segunda-feira, agosto 09, 2010

O APEDREJAMENTO DE SORAYA.


Boas a todos, ou a ninguém. Ás vezes acho que falo para o vazio. Mas isso é apenas um detalhe.


Vi este filme no sábado e fiquei sem dúvida impressionado, principalmente com a capacidade, ou melhor...com a incapacidade do ser humano de discernir em certos momentos o bem e o mal.

Dizem que todos nascemos com um fundo bom. Sim...acredito que sim. Não existe maldade, quando vimos ao mundo. É inconcebivel para mim, enquanto ser humano, mesmo com crenças ou não religiosas que se possa apedrejar alguém até ao seu último suspiro. Que forma...mais horrível de se morrer.

Este filme é baseado na história veridica de Soraya e passa-se numa aldeia algures no Irão. Como é certo e sabido e deviso ás suas crenças culturais, ao próprio Corão, para eles, mulher que olhe, sorria para outro homem, cometa adultério....é morta á pedrada. 

A pergunta é: Pode isto ser possivel? E é possivel e aceite porque razão?

Vamos a factos: Quando os fariseus trouxeram a Jesus uma mulher que havia sido pega em adultério e perguntaram a Ele se ela deveria ser apedrejada, Jesus respondeu: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” (João 8:7). Isto não deve ser usado para indicar que Jesus rejeitava a pena de morte em qualquer situação. Jesus estava simplesmente expondo a hipocrisia dos fariseus.

Um exemplo está em João 8. A mulher adúltera, em flagrante adultério, deveria mesmo ser morta a pedrada. Aqueles homens que iriam apedrejar a mulher, a princípio, não estavam errados. Erraram em outro sentido, porque também eram pecadores! Mas está em Levíticos e Deuteronômio a lei de Deus ordenando apedrejar mulheres adúlteras.

Mas Jesus, não só censurou os que queriam apedrejá-la (falta de amor), mas como ele também não a apedrejou (acto de amor). Jesus não descumpriu a lei, mas colocou o amor na frente, e então o que prevaleceu?

Prevaleceu o amor e a misericordia. Não posso questionar Deus e os seus Designios de forma nenhuma. Assim como não posso questionar as vezes que eu quiser o meu patrão no trabalho, o gerente de uma empresa. Seguimos regras e se queremos trabalhar, por muito que muitas coisas nos desgostem...temos de aceitar. Porque é assim que funcionam as coisas aqui. Se aqui existem regras...porque não lá em cima?

Aqui não temos bombas atómicas? Não matamos, invadimos países, não cometemos atrocidades, não utilizamos armas quimicas? Isso é coisa de Deus...ou dos Homens??

Eu fiquei chocado e fico com o apredejamento. Não vejo isso como uma solução para fazer justiça. Nenhuma justiça pode ser considerada moral e ética quando se condena á morte alguém. Não existe nada de moral e ético...morrer apedrejado, num sofrimento atroz.

Como não foi moral e nem ético a morte de Jesus Cristo.

 O homem pode bater numa mulher no Irão quando quiser e como quiser. Nunca vi um homem ser apedrejado por cometer adultério. Mulheres ao longo do tempo...foram aos milhares.

Na verdade muitas culturas, principalmente as árabes baseiam-se no antigo testamento que era bastante "sanguinário" e recheado de Regras.

A maioria das pessoas não concorda, mas existem milhões...isso mesmo...milhões de pessoas que concordam, porque é algo escrito na Lei de Deus.

Eu questiono-me com o seguinte...se a morte por apedrejamento é algo que Deus ditou como sua palavra ( porque realmente está escrito, tanto na biblia como no Alcorão) não existem 2º oportunidades para as pessoas? E se Jesus Cristo...tivesse uma 2º oportunidade e não fosse condenado?

Eu sei que nem tudo se tem de perdoar...ou talvez sim...depende do ponto de vista. Mas por trás de um "simples" apedrejamento, adultério....existe uma história, existe um desenlace do porquê de tudo ter acontecido. Acredito que muitas mulheres sejam de facto libertinas e acreditando na palavra...cometem erros. Mas também acredito que muitas mulheres são levadas a tal ponto....por nossa culpa.

Mas dai....a serem brutalmente apedrejadas? Assassinadas? Pelo marido, filhos, Pai, amigos? Para que serve tamanha humilhação? E de que serve quando.....todos pecamos na realidade?

Não mereciamos então...sermos todos apedrejados?


Até amigos...

1 comentário:

Sofia Caetano disse...

Ola, escreveste pelo menos para mim que te li.... acabo de ver o filme e acho que ainda nao me recompus....
Quanto aos designios de deus ou as regras do patrão, cada um é livre e interpreta como quer o que lhe é oferecido.
Simplesmente porque estou com um nó na garganta preciso partilhar.... Sinceramente eu acho deus ainda nao escreveu nada...nem Corão nem Biblia...a minha verdade é que deus é SEMPRE amor...e s te regeres pela regra do amor...não ha erro! O meu deus libertou-me, e só me ensinou a AMAR, libertou-me de tal modo que até o posso questionar, mas nunca deixar de AMAR! e Deus nao escreveu NADA alguns homens dizem q estiveram c ele ouviram-no....Olha eu estou com ele todos os dias quando saio de casa e dou um bj aos meus sobrinhos, a minha avó!
Acho sinceramente repugnante qualquer tipo de violência, pois se nos julgams tao superiores aos outros animais, talvez devesse-mos estudar um pouco de etologia!
Se as regras nos livros sagrados sao para nos guiar...porque nao tem as vacas, os peixes, livros sagrados? Eles nao apedrejam ninguem!
Matam e morrem...por um motivo parte de algo maior...eu n vejo algo maior na pena de morte por adulterio...! As razões históricas ainda me engasgam mais... então precisamos ser domesticados por livros...mas os lobos nao são e nao ha registos de torturas entre os lobos...morte sim, tortura nao!
Enfim acho que ja expus o que penso apesar do nó na garganta ter aumentado!
Obrigada e Boa noite!