quarta-feira, agosto 11, 2010

MEDO DE FRACASSAR...




"...Quem vence na vida não se identifica com os seus fracassos, mas considera-os lições valiosas a aprender..."


Concordo com esta frase plenamente. O que faz com que as pessoas sintam receio? O que faz com que pensem tanto? As dúvidas, indecisões, mudanças, finanças?
 
Tenho um amigo meu, que nunca arriscou nada. Tem 37 anos e só mudou de trabalho 2 vezes. Ganhava mal no primeiro emprego, mas manteve-se fiel ao mesmo. E foi ficando, ficando, mesmo passando por dificuldades, nunca quis sair. Tinha medo de nao se dar bem em outro, receio que não ter potencialidades, para singrar em outro emprego. A custo e depois de anos de andarmos todos a fazer força para ele mudar...lá mudou. Foi trabalhar para uma empresa de segurança. De novo a ganhar mal...e lá ficou até hoje.
 
Eu já estive em mais de 15 empregos até hoje aos 34 anos. Se me perguntarem: Estás satisfeito? Mal...de mim se estivesse! Porque na realidade nunca estou satisfeito. Continuo a pensar que podemos sempre melhorar, até na realidade encontrar algo que nos satisfaça parcialmente. ( Porque satisfeitos na vida nunca estaremos)! Quem diz que está satisfeito...mente. Podes estar no trabalho...mas no amor não. Logo...não existe satisfaçao total!
 
Mas isso leva-nos a outro ponto. 15 trabalhos...não revela instabilidade? Não! Bom...tenho 34...trabalho desde os 17 anos. Entre os 17 e os 25 foi onde a procura intensa e mudança de emprego teve mais efectividade. Primeiro...deu-me algo que muitos não possuem. Versatilitade em diferentes áreas! Desde servir á mesa como gerência. Desde Estafeta como secretário. Desde Obras em prédios como pizzeiro! Pois...é....já fiz de tudo! Menos dar o....entendem?
 
As pessoas receiam as mudanças. Porque muitas são agarradas ao que possuem. Não mudam porque já vivem em casa que alugaram ou compraram ha muito tempo. Não saem do trabalho, porque receiam que em outro lugar se dêem mal, não saem da cidade porque, tem tantos amigos e não conseguem desfazer-se disso. Não mudam porque o que ganham, proporciona-lhes uma vida estável. E não mudam porque não acham ( e alguns muito bem!) que não devem mudar.
 
Afinal o que temos nós? Amigos? Fantástico! Dinheiro?Fabuloso! Uma bela casa e carro!? Excelente! Isso basta-nos na verdade!?
 
A pergunta que durante anos me debato é: Eu morro...sei disso. Hoje...amanhã...algum dia destes. Mas...nada levarei comigo. Nem dinheiro, nem carros, nem amigos, nem status, nem familia. Nada! Zero! Niente!
 
Mas há duas formas de encarar a morte: Fiz tudo o que quis e vivi e vida da melhor forma.
 
Ou: Vivi a vida da forma que ela me permitiu!
 
Sabem...quando saí de Lisboa e fui viver um ano para São Paulo ( Brasil) descobri que não existe fracasso. Não existe medo, não existe limites na nossa vida. Perdi amigos? Perdi dinheiro?Perdi casa? Carros? Uma vida possivelmente estável? Sim...perdi muita coisa! Mas imaginem o que ganhei?
 
Força, solidariedade, partilha, cumplicidade, amor, vivência, conceito de vida, estrutura mental mais forte, etc...etc!
 
Se o "invisivel"....se o que sentimos aqui dentro...é mais poderoso do que aquilo que possuímos cá fora...como muitos dizem: Eu fracassei?
 
O fracasso só existe na inoperância que damos á vida.
 
Acho engraçado muitos dizerem que: Tenho tudo!!
 
Não tem nada...! Já ouviram mulheres ou homens dizerem: Aquela pessoa é tão estupida, não tem nada dentro da cabeça! Pode ser rico...mas é um mulherengo, só faz sofrer os outros. E por aí fora...
 
Nunca viram gerentes a humilhar pessoas? Empregados? Pessoas que acham que tem tudo e que com isso são autênticos Deuses? Pessoas que se gabam do dinheiro que possuem...mas na verdade estão vazias!?
 
Vocês chamam isso de sucesso?
 
Então o que dizer....do fracasso....
 
Pensem....
 
O fracasso é a oportunidade de começar de novo com...inteligência...
 
Amigos...sejam inteligentes...ou morram...na dúvida!
 
 

1 comentário:

Cris Medeiros disse...

Eu mudei muito minha vida, e continuo mudando, mas eu só mudo o que me incomoda. O que está satisfatório, hoje em dia não mexo, porque já quebrei a cara feio, de uma forma que me arrependi tanto que aquilo parecia um pesadelo...

Então tomei por regra me perguntar antes se o que vou mudar está me incomodando realmente... Ainda continuo mudando muito e quebrando a cara... rs... Mas se não estava bom antes, pelo menos não vem o arrpendimento.

Recentemente fiz uma mudança na minha vida que estou me sentindo quase arrependida, mas lutando pra reverter... É que tava ruim antes e agora ficou pior, bem pior... rs

No emprego vai bem, não vejo nada errado lá. Que fique do jeito que está, quero mudar outras áreas da minha vida...

Beijocas