quarta-feira, agosto 30, 2006

Todos sofremos!

Nao se pense que somos todos fortes! Nao se pense que somos todos de ferro, de aço, que tenhamos uma capa de betão que nos protege de tudo! Não se pense que não sofremos! Porque todos sofremos! E sofremos porque queremos Viver! É tão simples! É tão lógico que ás vezes fugimos a toda a verdade!Nao se pense que não omitimos! Porque omitimos! E não se pense que nao mentimos..porque mentimos! Mentimos para não fazer sofrer,omitimos para não magoar.Não se pense que nao sofremos...porque sofremos! E apenas porque queremos viver, descobrir, sentir. Somos todos um só. Com sentimentos , com vida, com ideias e ideais. Mostramo-nos fortes, combativos e corajosos...mas sofremos. Sofremos pela espera,pela perda, pela má noticia.Sofremos por nós e pelos outros. Mas temos de viver, vivemos para não morrer.Porque ninguém quer morrer.Ninguem quer sofrer.
Não se pense que não somos fortes, porque somos até no inferno da solidão. Na desgraça que nos acompanha de tempos em tempos nas nossas vidas. Mas é isto...viver...é nao parar...é poder sentir. Não se pense que nao amamos.Porque todos amamos..porque afinal vivemos! Vivemos e sentimos porque somos todos isto! Um único ser. Um só! Todos desconfiamos, todos queremos, todos desejamos,todos queremos experimentar esse exilir da vida. Vida essa que nos custa , que nos droga, que nos incube de aprender a viver. E viver é sentir. Viver não é mostrar que somos corajosos, que aprendemos a passar por tudo, que sabemos ser felizes. Viver também é sofrer. Viver é uma mescla de omissões, de mentirinhas, de jogos, de sentimentos trocados,de querer,de gritar, de chorar,de sorrir....viver é apenas viver! Viver a vida e poder sentir.
Somos todos únicos, especiais, confiáveis, amantes, maridos,namorados,amigos,companheiros,soldados...enfim.Guerreamos connosco,com outros,mostramo-nos invictos ,mostramo-nos solidários,queremos ser fortes,mostrar que estamos bem ...mas nao passa muitas vezes de uma atitude incontida de coragem indigna! Sermos corajosos é mostrar que somos quem somos! È mostrar que amamos, que erramos, que sabemos perdoar, que sabemos ser humildes, que sabemos tanto ganhar...como perder! Afinal quem és tu? Quem é ele? Quem somos todos e o que fazemos aqui!?
Pareçemos muitas vezes animais ,loucos,sedentos de poder, de felicidade,somos muitas vezes como uma simples nota de dinheiro. Andamos de mão em mão , deixamo-nos humilhar,humilhamos, ficamos contentes e tristes.Compramos e vendemos, temos e nao temos. Conquistamos e desistimos! Somos como uma simples nota de dinheiro que para tudo serve. Mas o que aprendemos mesmo? Que mudanças temos!? Afinal o que temos mesmo!? Como nos sentimos!? Em que mentimos? O que omitimos!? O que queremos dizer?O que queremos que nos digam!? O que queremos da vida!? Todos sofremos...nem sempre temos respostas para tudo....Cristo perguntou ao Pai...."Pai...porquê?".....ele perguntou.....até ele.......perguntou.....
E nós?
Bruno Fernandes

segunda-feira, agosto 28, 2006

Tudo é uma Merda!

O mundo é uma merda. Nao acreditam!? As pessoas são uma merda. Ainda nao acreditam!?A Minha geração é uma merda.Continuam sem acreditar!? Os nossos tempos são uma merda.Entao?! Eu detesto o mundo, odeio a guerra, odeio as pessoas, odeio minha geração, odeio estes tempos de merda. Odeio é demasiado forte...talvez em vez de odiar eu apenas nao goste..pronto...nao vou muito com a cara delas! Odeio aventuras. Isso mesmo! Detesto! Odeio aventureiros. Uma aventura é algo superficial, não se paga a si própria, não tem valor real. As pessoas compram aventuras e gastam as suas vidas. As nossas vidas estão vazias e felizes de aventuras. As nossas aventuras são estupidas, a nossa vida é uma merda. Vamos acabar todos sozinhos.Bem..quase todos! Eu odeio pessoas...bem...nem todas! A verdade ás vezes é essa! Odeio o mundinho que apresentam, odeio a forma como se mostram aos outros!Pessoas são hipócritas, são cinicas, são irónicas e são falsas.Pessoas enganam. As pessoas dissimulam-se por auto-proteção. As pessoas usam a aventura para preencher as suas vidas merda.

O lema do mundo de hoje em dia é: "mais vale uma vida vazia que uma vida cheia de merda". Mas isso dá no mesmo. Uma vida vazia é uma vida merda. Eu odeio as pessoas. Todas as pessoas alguma vez mentiram para mim. Todas as vezes eu menti para alguem! Todas as pessoas alguma vez leram minhas poesias em vão.Todas leram o que escrevo em vão! Todas as pessoas amaram-me e eu amei e algumas maltrataram-me e eu maltratei até ao infinito. As pessoas são dúbias. As pessoas são labirintos sem fim, dentro de um interminável quebra-cabeça irresolvível, e que vai da merda ao diamante. As pessoas magoam-se a si mesmas, tudo isso para que um dia elas aprendam a não se magoar. Isso é a aventura.

Vamos viver intensamente nossas vidas mundanas, podres, de merda, e quem sabe um dia não queiramos conhecer a paz encontrada. A Felicidade que tanto se procura. O medo de nao acabarmos sozinhos. As pessoas pregam que a paz só é encontrada depois de uma inspeção microscópica na merda. Isso legitima qualquer guerra, qualquer conflito: quer dizer então que a paz só existe com uma carabina apontada para cabeça. Eu odeio a aventura fútil das pessoas, e a sua maneira evasiva de justificar seus erros de forma tão superficial. Vamos aceitarmo-nos como somos! Vamos mas é tentar percebermo-nos!

Vamos contar a verdade, e assumi-la: nós não valemos nada. Nós somos uma merda.Eu odeio a guerra. A guerra me desgraça-me. A guerra é o auge da aventura egoísta das pessoas. Da pessoa!Por isso é que temos um país como temos! Resolver o caso da casa pia em meses?Nada disso...vamos demorar anos! Por causa dos lobbys, por causa daquele que conheçe o outro e do outro que conheçe o outro....fica mal resolver em semanas! Podemos ferir susceptibildades! Mas ir ao cu ás crianças foi em tres tempos nao foi!? Rica merda que somos todos! Vimos para a rua porque timor foi invadido pelos indónesios e mataram muita gente! Mas pela nossa gente ficamos e m casa e nao mexemos uma palha! Olhamos para a Tv e dizemos "olha está mal" e se fosse com um filho nosso? Era "olha esta mal"? Pois...pareçe-me que nao nao é? Morremos de fome também, mas mostramos ao mundo como podemos parecer ricos. Alimentamos o próximo com a nossa fome. Ganhamos salário mínimo e compramos um telemoveis a pagar em dez vezes.

Porque eu nunca fui um imbecil. Mas a torrente, a corrente já tentou levar-me, e eu muitas vezes caí. Hoje eu quero fugir, quero buscar meu lugar ao sol, principalmente meu lugar em frente a uma árvore, e tocar numa viola sem pensar na estupidez humana criada e chorada pelo Homem, pela pessoas. O existencialismo já dizia que o grande problema do homem é o homem: é verdade. Eu digo mais: o grande problema do Homem é a aventura do Homem. Porque o Homem sem a aventura não é nada.

Porque o Homem sem o seu ego de merda não é nada. Porque um homem sem foder uma menina é a mesma coisa que ela sem dar a sua cona (há que dize-lo com todas as letras) para homem errado. São duas merdas tentando viver a grande aventura experimental da vida. Uma vida de merda, preenchida de buracos. Vazios. Eu admiro os que pensam assim, que nem eu.

Admiro mais os que conseguiram se livrar dessa pressão social. Dos muros pinkfloydianos do ego geral. Da necessidade vazia de afirmação psicológica e financeira. Admiro os loucos perdidos, os mendigos falantes, pois para ser livre há que ser louco. Odeio os racistas. Odeio os fascistas. Odeio tudo que me cerca, sejam libertários ou retrógrados. Odeio pessoas que constróem muros e buracos pra ganhar dinheiro. Odeio gente fútil que sai por aí tentando encontrar gente fútil.Detesto nao me apaixonar! Detesto ter que pensar no presente como salvaguarda do Futuro! Odeio yahoo, messenger,sapos, clixs e todas as formas de arte ao avesso. Que rica merda comtemporanea de conhecimento mais idiota! E achamo-nos tao diferentes...tao unicos! Odeio televisão ao avesso. Odeio o conceito de merda que é a televisão. Odeio propaganda. Odeio manipulação de mentes. Odeio gente, quero ser música.
Quero ser eu....
Bruno

Confissões...

Muito gostava de poder adivinhar o que os outros estão a pensar…Acho que somos muito fingidos,somos cínicos e irónicos. Escondemos daqui.Nao falamos dali. Afinal medrosos também. È por medo de perder o que conquistamos? Especialmente quando se trata de revelar os nossos afectos. Noto que mais facilmente declaramos o ódio que o amor! Estou a lembrar-me da canção dos Clã- a única de que gosto-, em que se diz que às vezes mais parece que estimamos as pessoas que de facto amamos. Contudo somos todos tão frágeis e carentes de amor!…e somos todos tão aparentemente fortes e autosuficientes! E somos todos super corajosos..… É um desespero…


Bruno