quinta-feira, outubro 26, 2006

Estamos Condenados a ser Livres!

Para quem não sabe esta frase nao me perteçe a mim mas sim ao famoso filosofo existencialista e talvez o maior do nosso tempo Jean Paule Sartre. Durante os ultimos 2/3 dias estive a ler em casa um dos livros dele, no qual com uma sagaz e completa visão do ser humano descrevia o sentido de sermos ou estarmos condenados a ser livres.

A explicação não é mais do que termos nas nossas mãos o que chamamos de Livre arbitrio. Tanto podemos escolher o Bem, como o mal. Sendo que uma ou outro estão inteiramente ligadas. Nem sempre o que achamos na nossa consciencia que é o correcto fazer mediante o que nos é ditado pela força da nossa razão é o correcto. Mas é uma escolha. E as escolhas como sabemos nunca são fácies de digerir. Estar "condenado a ser livre" significa que somos os únicos responsáveis por gerar, a partir de cada situação, nosso próprio "mundo" - responsáveis pela escolha de nossas próprias metas, dos nossos métodos de alcançá-las, de nossas respostas à ansiedade da escolha.
Mas fazer uma escolha, seja ela certa ou errada depende tambem da forma como nós nos vemos e sentimos. Ou seja...muitas vezes quando decidimos tomar uma posiçao, fazer uma escolha, decidir sobre algo,não percebemos que muitos de nós, no entanto, recusam-se a encarar estes factos, porque não podem suportar a idéia de que são responsáveis pelo seu mundo. Preferimos muitas vezes acharmos que somos nós as vitimas eternas e por esse facto não encaramos a realidade no seu total.

Na verdade e nada mais do que a verdade, colocamos a culpa de nossas péssimas escolhas, ou dos nossos esforços fracassados, em uma infância infeliz, da infeliz vida que tivemos, na opressão cultural, na classe social, no preconceito, ou na sociedade em geral. Mas...e sem dúvida o mais importante, é que agimos de má fé ao não aceitar as nossas deficiências e sendo assim recusar aceitar intrepertar os próprios factos da vida em si. Nós mesmos. Engraçado que alguém é sempre culpado, alguem fez sempre alguma coisa, alguem magoou, matou, desmenbrou-....etc.

Mas o facto é que ao não aceitarmos de forma nenhuma aquilo que somos , os erros que temos, as incidências em forma de culpa que temos e que incutimos muitas vezes aos outros, fazem de nós eternos senhores de que tudo sabem, mas que interiormente nada percebem. Reconhecer-se na sua propria pessoa , conscientemente e aceitar que os erros que muitas vezes culpabilizamos o mundo e as pessoas, não são mais do que a nossa própria cegueira de não nos sabermos ver a nós. A isto chamo eterna teimosia e orgulho presunçoso de nos acharmos em certa medida senhores da razão, quando na verdade razão não existe quando agimos de má fé e não sabemos intrepertar os factos. Por alguma razão quando na verdade nos achamos injuriados, quando pensamos que estamos a agir em abono da verdade, procuramos sempre quem "coabite" da nossa ideia, da nossa verdade e de todo o pensamento envolvente. Quantas mais pessoas nos disserem " tens razão" mais fácil será para mim acreditar que estou a agir de acordo com a minha verdade. Nada mais do que pura ilusão...

A verdade não está naquilo que os outros supostamente nos possam dizer.A verdade está em nós, na lealdade que temos para connosco, para o amor que temos para connosco. Se eu não for o primeiro a acreditar em mim, se não souber olhar para tras , para o presente e não for o primeiro a dizer " Eu errei tanto tambem" nunca poderei colocar-me em posiçao de acusar ou de me achar com a minha soberba senhor da verdade. Será que não percebem que cada um de nós erra infantilmente? Não entendem que erramos para aprender? Se a minha filha errar ou cometer um erro, não a vou espancar para ela aprender. Uma criança precisa de tempo, precisa de amor, de carinho, de muitas horas de conversa, de ensinamentos! Mal de mim se ela errasse eu pagasse na mesma moeda apontado-lhe o dedo em riste. Não sabem que a culpa nunca morre sozinha? Que a consciencia não pesa apenas de um lado? Será que se entende que o amor, a amizade, a verdade, a duvida, o querer, a felicidade, o entender não esta ligado aos outros...mas sim a nós? Nòs somos donos e senhores de nós mesmos. Somos nós que temos a liberdade total como humanos , como seres viventes de sozinhos sabermos discernir a verdade e tudo o que a envolve. Livre arbitrio não é juntarmos 50 mil pessoas num estádio para tomar decisões.

Eu cada vez que me observo a mim mesmo . olho para trás e tento entender tanta coisa tanto no meu mundo , como na minha vida pessoal mais me acho do planeta marte. Não que eu queira com isto dizer " Hey man...i m difrent" porque supostamente ser diferente é estar-me a colocar-me num patamar diferente de outros. A mania de dizer que somos diferentes começa-me hoje em dia a soar mal...muito mal. Porque...somos diferentes em que? O padre que faz voto de castidade anda em abusos sexuais com meninos. O politico que é um homem serio e casado e visto pela populaçao como um homem "diferente" tem desejos sexuais por uma criança. Aqueles que pregam o amor em momentos de paz, que se mostram seres de iluminaçao e que muitos de nós seguem na fervorosa busca pela paz interior e felicidade, são aqueles que em momentos de aperto quase nos enforcam numa árvore á vista de todos! Colocamos dinheiro na Igreja , porque nos dizem que temos de ter amor pelos santos e alminhas, e que por conseguinte temos de "aprender a dar" porque "dar é receber", mas o valor que damos é para comprar vinho, ou por um pára choques novo no carro do padre. Os estados Unidos são um país diferente...ninguem pode ter bombas atómicas...mas ninguem as pode ter! Agora digam-me....somos realmente diferentes em que? Eu pergunto....outra vez......somos DIFERENTES EM QUE??
Bruno

Motas ou carros? E que tal a pé?

Bom dia ! Bem...bom dia uma ova! Estou que nem um pinto a afogar-se dentro de uma panela de pressão, com água até ao pescoço! Lisboa está caótica! Completamente! Ruas alagadas, lençois de água nas estradas, acidentes em cada esquina,ambulancias, policias a controlar o transito e claro está....chuva e mais chuva! Para quem anda de mota aqui como eu , só podemos ser loucos! Ou seja na ausência de um meio de transporte de 4 rodas ,vulgo carro , o que existe é estes motociclos, motões , seja lá o nome que desejem dar a estas aventesmas de 2 rodas. O que aconteçe é que brincamos todos os dias com a morte. Andar de mota não é mais do que fazermos uma equação válida de tempo e disponibilidade para a própria morte. Disponibilidade? Eu disse isto? Que estupidez! Nós lá estamos disponiveis para morrer!! Isto seria como nos perguntarem:
..." Olá tudo bem? Olha amanhã por volta das duas queres vir morrer? Vai ser super giro!..."
È obvio que não estamos disponiveis! Mas...a morte tambem nos bate á porta quando menos esperamos! Ou melhor....muitas vezes sabemos que vamos morrer! Quando temos uma doença grave por exemplo. Mas enfim! Engraçado que utilizamo-nos de veiculos/máquinas que nos podem vir a provocar o nosso proprio fim. È lixado! Mas de qualquer das formas até o facto de andarmos a pé, não nos salva da morte em si. Queremos salvarmo-nos de andar nas máquinas mas muitos de nós são ás vezes varridos/atropelados por essas mesmas máquinas.
A questão de motas ou carros é pertinente! Por um lado, o carro supostamente é mais seguro, se bem que a margem de manobra seja muito mais fácil de mota. O carro hoje em dia nao é um luxo como antigamente. Hoje é um bem necessário , talvez quase tanto como ter uma casa. De certa forma dá-nos um certo "status" possuir um carro. Com ele vamos a todo o lado , coisa que a pé é muito mais complicado. Com o carro levamos 4/5/6 pessoas. De mota apenas 2. Portanto existem prós e contras. No meu caso apesar de estar há anos a dizer " tenho de tirar a carta" é coisa que não ligo muito. Tenho feito tudo , mesmo sem o carrito. Faz falta sim...é uma verdade mas para mim não é a cereja no topo do bolo. Gostava mas nao faço disso a minha primordial "prenda". As pessoas sentem-se bem com carro.
Só o facto de andarmos de carro já nos dá aquele ego de atómos de superioridade interior. Sinto-me bem! Agora sim! Finalmente tenho carro. Ok...daqui a duas semanas batem com os cornos numa parede e de repente dizem " Dasse...fiquei sem pernas" e depois quero ver o ego e ares de superioridade que muitos tem quando olham pra nos e dizem..." Ohh...não tens carro ainda??" há...pois é! Eu não tenho carro...mas pelo menos tenho pernas! lol. Mas eu quero e vou tirar a cartinha! Não se preocupem meus fãs, que assim que tiver carta, apareço de cigarro na boca, coloco o meu melhor fato e abro a porta em grande estilo! Vá lá...tenho direito não?
Bruno

quarta-feira, outubro 25, 2006

O que vale um amigo(a)?

O que vale um AMIGO!


O que é um verdadeiro amigo:

Disse um soldado ao seu comandante:

-"O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo.

"Respondeu o oficial:-"Autorização negada!" "Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!"

O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.

O oficial estava furioso:

-"Eu não lhe disse que ele estava morto?!"-"Diga - me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?"

E o soldado, moribundo, respondeu:

-"Claro que sim, meu comandante!

Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: - Tinha a certeza que virias!"

"Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram."

Santa Paciência!!! War? For What?

Bom...pus-me esta noite a pensar....o que é que quer dizer ..."guerra santa?" é uma guerra santificada? È uma guerra em que levamos nova senhora num pedestal com rosas á volta?Sou capaz de imaginar e até de certa forma aceitar (se bem que a guerra nunca se aceita) que podemos ir para a guerra, por justiça, defesa do território e até quiça... por vingança...mas....ir para a guerra por Deus? Quanto a mim...não me soa...é mais ou menos, como ir combater um amigo imaginário.
Isso mesmo...vocês perceberem! Se calhar alguns de vocês estão a coçar a cabeça a perguntarem-se a vós mesmos: " Hummm..será que ele fala chinês?" Meus amigos...Wake up!! A realidade é mesmo esta! Guerra Santa é nada mais , nada menos que combatermos por um amigo imaginário! Se Vos dissessem que Deus era uma Pedra, ou tinha a figura da Betty Boop, vocês iriam acreditar e combater por ele ou ela!Estava escrito,por isso combateriam! Se vos estivesse escrito no alcorão, Biblia ou outro qualquer, que em vez de 70 ou 80 virgens havia 80 putas, provavelmente iriam na mesma. Mas alguma vez viram Deus? Existe alguma prova que ele existe? Dados concretos amigos....dados concretos...amigos...vamos lá! Não conseguem pois não? Há...e nao pensem que nao acredito em Deus! Acredito numa força enorme que dá pelo nome de Deus! Agora combater com o intuito de matar? Dizimar?Tirar vidas inocentes? Sorry...mas perdi-me em alguma parte daquilo que me foi transmitido? Ou seja...não me lembro de ter lido, ou que me tivessem passado para as mãos ou consciencia que : " Hey Man...Kill..because it s Good!"
Mas os combates não se travam apenas e só com armas! Também se travam com palavras. Não matam..mas moem! Mas enfim..estamos a falar da tão famosa "Jhiadd Islâmica". Eu se fosse Deus...muito sinceramente estaria na porta de uma mesquita ou igreja , sentado de perna traçada a falar ao telemovel e a fumar um charuto! E porque? Simples...alguem que saísse e perguntasse:
- Então Deus o que fazes aqui?
- Ora...estava farto de ouvir aquelas parvoices!
Guerra? For What? O que é que se ganhou desde que fazemos guerra até hoje? A sério...o que é que se ganhou? Conquistamos terras, cidades, matamos milhares de inocentes, criamos ex.colónias, desbravamos mares, terras...para que? O brasil é meu? Timor é meu? macau é meu? A india é minha? Marrocos é meu? A américa do Sul é pertença dos espanhois? A polonia é do Hitler? A russia é do Hitler? A Hungria é do Hitler? OK...quando digo Hitler quero dizer alemanha! Ou seja...de que nos valeu tanta matança? Tanto ódio? Isto é como os estupidos e analfabetos dos terroristas que cortam a cabeça ao pato Donaldo se não libertarmos os irmãos metralha! Tem cabimento? Ok...matem lá o patinho que os irmãos metralha são muito bonzinhos!
Será que não entendem? Não percebem que continuamos estupidos? Continuamos vazios? Continuamos seres a jurar fidelidade mas somos infieis na verdade? Não entendem que abrimos as mãos á harmonia mas por trás falamos em vinganças ?
War? Sorry...but for What?
Bruno

terça-feira, outubro 24, 2006

Ou 8 ou 80...ou sentimentos contraditórios...

Bom dia caros e ilustres leitores. Sejam um ou 50 , ou seja apenas eu. Mas sei bem que existem espíritos e fantasmas interessados na leitura deste puequeno livro de historias. Chamar blog está muito visto já. Assim prefiro chamar-me ou auto-intitular-me de contador de histórias! Não levam a mal pois não? A não ser que queiram fazer um referendo sobre a questão!

Mas enfim...o que me tras aqui hoje, é um tema que eu supostamente acho interessante aos meus olhos. Pronto...se nao acharem....tem um bom caminho a percorres até ao fundo da rua, isto sem serem cuscos e olhar para tras. Mas o tema em si " Ou 8 ou 80" é a forma que encontro para descrever essas grandes doidas da sociedade e por conseguinte da nossa vida que são efectivamente a mulher...ou mulheres, dependente da quantidade de amantes que vocês possuam! Ok...ok...estou a brincar!

E chamamos 8 ou 80 porque? É muito simples! Senão vejamos todos em conjunto num ambiente de amizade e solidariedade entre todos. Uma mulher tem por si só o dom e o engenho próprio delas , mesmo de, inconscientemente se acharem superiores aos homens nas medidas e ordens por elas tomadas. Ou seja...tenham calma que eu já explico...

Existe de facto uma vontade expressa de serem elas as dominadoras das situações, isto porque a mulher e é um facto cientificamente provado gosta como gostará sempre de ter a razão do seu lado. È inutil um homem tentar mostrar que a razão não é um dado adquirido mas sim uma opinião consciencial de que há temas e abordagens que nós temos que nos dão efectivamente uma maior consistência em termos de acontecimentos. Isto porque sendo a mulher uma figura "frágil" e uma figura que na sua grande maioria vive mais com os sentimentos do que com a força da razão. O homem é um ser mais terra a terra. Não vive tanto na razão dos sentimentos.Vive essencialmente e passo a expressão da força bruta.

Daí que muitas vezes na conjutura dos problemas ou na sua vida a mulher viva essencialmente do 8 ou 80. Porque a mulher ao contrario do homem tenta a todo o custo manter os relacionamentos, criar familia, ser dona de casa...etc...etc. Quando algo abala este estado de ordem por ela criado, abate-se sempre o seu chão, ou seja não pensando com a consciencia sintonizada e tentando perceber o homem a revolta dos 100 metros é feita em segundos. Acho essencialmente que a na sua grande maioria são sem duvida umas enormes exageradas. Istos é mais ou menos como querermos alguem. Não somos o bradd Pitt, mas tambem nao somos o corcunda de Notre Damme! Mas para elas ou se é giro ou não! Bem...pelo menos para a maioria!
Na sua grande maioria são oito ou oitenta por uma razão. A mulher odeia sofrer. Ou seja e quanto a mim evitar o sofrimento é simplesmente correr o risco de se abstrarir da realidade humana. Como detestam sofrer , porque efectivamente são mais sensiveis não existe um subir de degrau a degrau. Existe simplesmente a mudança completa, de forma a evitar esse sofrimento. Mas mudando ou não...continua sempre lá. Nós não somos actores de um drama da vida. Nós somos o proprio drama da vida.

Nós como humanos, e falando em homens e mulheres acabamos por ser em muitas ocasiões seres irracionais. Isso mesmo! Não somos seres racionais, porque fugimos a isso. Eu costumo dizer que fugimos ao melhoramento interior de nós próprios. Racional é aquele que pensa, que produz e cria. Irracional é o idiota que por fruto de não saber o que faz torna-se no vazio da sua propria consciência e por conseguinte dá razão aos seus actos ignóbeis. Quanto a mim somos idiotas porque apoiamos os desejos institivos, apoiamos na verdade o que é melhor para nós. E para nós o melhor, muitas vezes é sermos igual a tantos outros e vai daí ou : 8 ou 80! Não nos conseguimos conceber como pessoas melhores. Parem lá com a treta de sermos melhores, ou de sermos diferentes.
Ninguem é diferente quando se trata de sermos maus, ninguem é diferente quando se ataca ou outros, e ninguém prima pela diferença achando-se mais diferente dos outros ou melhor que os outros. Porque quando nos achamos melhor, ou diferentes dos outros, estamos logo aí a marcar uma posiçao de diferença em relaçao ao nosso semelhante. Aí nesse ponto estamos logo a desmarcarmo-nos da outra pessoa no sentido de nos acharmos melhores que ela na forma como chegamos ou atingimos diversos patamares ou niveis de pensamento. Um politico acha-se sempre superior ao sem abrigo.
Mas o sem abrigo tem a noçao exacta do que é passar dificuldades exremas, nao ter dinheiro, casa, comida. Há uma diferença entre eles em termos de extracto social ou posição na sociedade. Mas conscientemente nenhum é melhor que o outro. E quando alguem diz " sou melhor que tu" utiliza da sua soberba para se expor perante o outro com um Rei ou Rainha corado. E apenas e só isso gera logo um sentimento de "ódio" . Gera guerra. Gera conflito. Eu sou católico mas nao sou diferente do muçulmano. A questão não está na diferença ou sermos melhores que outros. A questão está na forma como existe entendimento para rebater as diferenças e assmi chegar a bom porto. Mas acham que entre nós homens e mulheres existe razão de um lado e outro?Porque nenhum de nós se pode dar ao luxo de dizer que é iluminado ou está consciente dos actos que comete. Porque 80% dos actos que cometemos não o fariamos se todos fossemos abertos ao amor e tivessemos total liberdade no coraçao , para compreender, amar, dar e viver para o bem e com o bem. Tudo isto exige de nós profunda compreençao, total apoio, uma mente aberta, exige tempo e seriedade. Não exige 8 ou 80.
Sempre pensei e disse que em muitas ocasiões nao são os homens que são estupidos ou insensiveis. Sâo as mulheres que exageram na sua visão apocaliptica que tem sobre nós. Não somos nós que somos falsos e hipócritas. Vejo mais depressa uma mulher a soltar o veneno que tem dentro de si quando se enerva que um homem a praticar o mesmo acto.
“[...] O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudades...sei lá de quê!
”Florbela Espanca, Carta no. 147, volume V, Lisboa, junho de 1930
As mulheres são muito exigentes, são exaltadas. vivem atormentadas pelas imagens quase holográficas de dor , de sentimentos. Por isso exigem de si mesmo um controle quase total de tudo o que as rodeia. perdendo esse controle das situações e de todas as emoções inerentes a isso...ou 8 ou 80.
E é sensivelmente aqui no 8 ou 80 que erram por completo na sua própria ideia de libertação ou razão. A mente devia ser mantida no coração enquanto não alcançar o Mais Alto Fim. Isto é a Sabedoria, e isto é a libertação. Tudo o mais não passa de palavras que elas proprias teimam incessantemente para nos castigar. O problema é que para além da sensibilidade natural e propria delas que tem , nao conseguem aliar isso á razão. E o fruto da razão, da sabedoria, da imagem que constroem acaba distorcida por elas próprias. E quem paga? Isso mesmo...os homens!
Quão estupidos é que temos de ser para muitas vezes olharmos para alguem parecido connosco e dizer-mos " Hey Man...that s me!!!"
Ser eu mesmo é onde está a principal diferença. Eu na forma de me ver, de me auto modificar por mim,para mim. E sendo assim...tornar-me melhor e saber discernir as coisas e os assuntos com muito mais percepção do que aquela percepção idiota do 8 ou 80.
Ser 8 ou 80 não é ser diferente. È fugir á realidade que existe.
Por isso meninas...lindas...antes de abir a boca exaltadas e com os nervos á flor da pele...parem...pensem...entendam as palavras, os motivos, a forma como falamos, olhamos e dizemos as coisas. O mal...não está em nós muitas vezes....está...em vocês!
Bruno