quinta-feira, julho 20, 2006

Inadaptado ou adaptado?

Possa....viver sozinho até que não é nada mau. Mas de certa forma para nós homens sentimo-nos um pouco inadequados e inadaptados ao trabalho da lida da casa.Quando somo mais pequenos, temos a fofinha e a querida da mamã. Trata-nos da roupa, da comida, de todo um planejamento diário que quase nunca fazemos. habituamo-nos a que façam tudo por nós nesse sentido. Pronto...grandes mamões isso sim é o que somos.


Adaptamo-nos á ideia de estar sozinho...mas ficamos inadaptados quando olhamos para nós e nos vemos numa casa com salas,quartos, cozinhas, casas de banho...etc! E pensamos com muita calma.." Dasse...eu sou so um para isto tudo!!!" Pois é...e onde está a mamã agora? Agora é mentira! A mamã já esta velha, tem osteoporose, tem problemas de coraçao. O mais provavel era chama-la para lavar as minhas cuecas e ela ter um a AVC. E mesmo antes de morrer ainda ter a dignidade de dizer enquanto segura nas Boxers.." Porquê meu filho? Eu nao te ensinei a ser Porco!" Pois...é ...será melhor mesmo esquecer então a mãezinha!

Temos uma casa só para nós....mas eis um problemita! Pagar contas! Ora é EDP, ora é SMAS, ou a conta do telefone, Internet, do gás, do cartão do telemovel, é comprar comida, é roupas, é alimentar um cãozinho porque temos na verdade medo de viver sozinhos! Enfim uma panóplia de coisas. Mas nem tudo é mau! Podemos por a musica alta, chegarmos quando bem entendermos, andar todos nús pela casa....bem...fazemos o que mais podemos e desejamos fazer.

Mas e entao uma criada? Porque nao ter uma criada!? Contratar uma criada é o sonho de qulquer homem que viva sozinho e seja solitario. Tem de ser nova, tem de ser gira, bem torneada e no minimo tem de ter trabalhado na Passerelle (clube de Strip). Mas contratar uma criada é chato...remexe nas nossas coisas, ve as nossas intimidades, lava o que nao deve e daí por umas semanas ja nos esta a dizer "Amor trás-me o pequeno almoço á cama" Portanto...fora de questão!

Somos uns inadaptados porque vemo-nos sozinhos e desleixamo-nos, pomos as meias na maquina de lavar loiça, deixamos as cuecas penduradas no candeeiro e quando alguem nos visita de repente....ai mãe...toca a correr porque temos de mostrar que somos limpinhos e higiénicos.

Adaptamo-nos bem ás situações...mas inadaptamo-nos mal aos momentos....porque será?

Mamã..estás aí?

terça-feira, julho 18, 2006

Minha Preferida....Metade!

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.

Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.


Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço,Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada.Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei...

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito. E que o teu silêncio me fale cada vez mais. Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente Complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.Porque metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.E que minha loucura seja perdoada.


Oswaldo Montenegro
(Post por Bruno fernandes)