sexta-feira, junho 23, 2006

Meditaçaõ! Ontem estive lá!!

Olá! Estou de volta para partilhar com quem de direito e quem lê o meu blog que ontem estive lá! Estive lá...perguntam vocês? Numa casa , agora transformada em Fundaçaõ! Casa Indigo, ou seja e desde ontem , Fundação de Crianças Indigo! A pergunta que se devem estar a questonar neste momento será mesmo...Crianças Indigo? Mas o que é isso? Aqui vai uma breve explicação:
Uma Criança Índigo é aquela que apresenta um novo e incomum conjunto de atributos psicológicos e mostra um padrão de comportamento geralmente não documentado ainda. Este padrão tem fatores comuns e únicos que sugerem que aqueles que interagem com elas (pais em particular) mudam seu tratamento e orientação com objetivo de obter o equilíbrio. Ignorar esses novos padrões é potencialmente criar desequilíbrio e frustração na mente desta preciosa nova vida.
Existem quatro tipos diferentes de Índigos e cada um tem uma proposta:
Humanista: Primeiro, existe o Índigo Humanista que vai trabalhar com as massas. Eles serão os futuros doutores, advogados, professores, vendedores, executivos e políticos. Vão servir as massas e são hiperativos. São extremamente sociais. Conversam com todo mundo e fazem amizade facilmente. São desastrados do ponto de vista motor e hiperativo, como dito anteriormente, e de vez em quando, eles vão dar com a cara nos muros, pois esquecem de pisar no freio. Eles não sabem brincar com apenas um brinquedo. Ao invés disso, trazem todos para fora e os espalham. Às vezes, não tocam na maioria destes. São do tipo que têm que ser permanentemente lembrados pois freqüentemente se esquecem das ordens simples e se distraem. Por exemplo, você pede para eles arrumarem o quarto. Eles começam a arrumar e de repente encontram um livro e começam a ler porque são leitores ferozes. Certa vez, eu estava em um vôo onde estava uma criança de cerca de 3 anos que estava aprontando. Sua mãe deu-lhe o panfleto de segurança do avião e ele o abriu todo com todas as figuras. Ele permaneceu sentado, muito sério como se estivesse lendo, muito sério e intenso na concentração. Ele estudou o folheto por uns cinco minutos e eu sabia que ele não poderia ler mas ele pensava que ele estava. Este é o típico Índigo Humanista
Conceitual: Os Índigos Conceituais estão mais para projetos do que para pessoas. Serão os futuros engenheiros, arquitetos, projetistas, astronautas, pilotos e oficiais militares. Eles não são desajeitados, ao contrário, são bem atléticos como crianças. Eles têm um ar de controle e a pessoa que eles tentam controlar na maioria das vezes é a mãe se são meninos. As meninas tentam controlar os pais. Se eles são impedidos de fazer isso, existe um grande problema. Este tipo de Índigo tem tendência para outras inclinações, especialmente as drogas na puberdade. Os pais precisam observar bem o padrão de comportamento dessas crianças quando elas começarem a esconder ou a dizer coisas tais como, "Não chegue perto do meu quarto": é exatamente quando os pais precisam se aproximar mais.
Artista: Este tipo de Índigo é muito mais sensível e freqüentemente menor em tamanho, embora isso não seja uma regra geral. Eles são mais fortemente ligados às artes. Eles são criativos e serão os futuros professores e artistas. Em qualquer campo que eles se dediquem será sempre pelo lado criativo. Se eles entrarem na medicina, eles se tornarão cirurgiões ou pesquisadores. Quando eles entrarem nas artes, eles serão o ator dos atores. Entre 4 a 10 anos eles podem pegar até 15 diferentes artes criativas - fazer uma por cinco minutos e encostar. Portanto, se diz às mães de artistas e músicos, "Não compre instrumentos, mas alugue". O Índigo Artista pode trabalhar com até 5 instrumentos diferentes e então, quando eles entrarem na puberdade, escolherão um campo e se empenharão para se tornarem artistas nessa especialização.
Interdimensional: O Índigo Interdimensional é muito maior do que os demais Índigos, do ponto de vista de estatura. Entre 1 e 2 anos de idade você não pode dizer nada para eles. Eles dizem: "Eu já sei. Eu posso fazer isso. Deixe-me sozinho". Eles serão os que trarão novas filosofias e espiritualidade para o mundo. Podem ser mais valentões porque são muito maiores e também porque não se encaixam no padrão dos outros três tipos.
Claro que o assunto Indigo é muito mais abrangente do que uma singela explicaçao. De qualquer das formas muitos de nós já adultos somos considerados Indigo tambem. Mas é uma questão de procurar informaçao e perceber-se certas e determinadas coisas.
Voltando ao meu assunto principal...ontem em 30 anos de vida tive uma experiencia que nao sendo Marcante, foi..muito produtiva e serviu de aprendizagem também. Produtiva no sentido da visão que muitos nós temos e das crenças existenciais que nos leva muitas vezes a duvidar de tudo. E ontem tive uma liçao produtiva porque produziu em mim paz e serenidade.
Meditar...meditamos nós sempre em tantos assuntos da nossa vida.Meditamos num problemas, numa situação, em algo que nos faz sentir mal, meditamos nos porquês, nas mudanças , na forma de contornar problemas. Meditamos sistematicamente. Meditamos,pensamos, idealizamos, montamos cenários possiveis e imaginários na nossa mente constantemente.
Ontem...pensei de inicio quando entrei na Fundaçao, que ia encontrar pessoas infelizes, em busca e sedentas de salvação! Como encontramos em muitas igrejas, em seitas, em grupos religiosos de toda a espécie. Pensei que ia encontrar pessoas tristes, cabisbaixas, pensei que seria mais uma figurinha que no meu eu pessoal e ser apenas mais um em busca de algo.
Procuramos de alguma forma sentirmo-nos bem com algo. Queremos sair muitas vezes do daquele ser que pareçe ter um rótulo de "inadaptado". Quando se passammuitas coisas na nossa vida qualquer que seja a via ...esse mesma via funciona logo como a nossa tábua de salvaçao. Agarramo-nos a Deus, a Buda, convertemo-nos ao Islamismo, convertemo-nos á crença de que seguindo aquele caminho seremos diferentes e estaremos num outro patamar.
Posto isto...foram todas as coisas que me passaram pela cabeça. Mas cometi um erro! Ou seja o erro de pensar que as pessoas vão a determinados lugares apenas pelo facto de todos nos sentirmos ás vezes infelizes ou tristes. Quando me pergunto porque estamos sozinhos ou infelizes a resposta que obtemos vem do nosso proprio eu. Porque somos infelizes porque queremos. É simples! Porque não avançamos. Porque nao queremos! Porque temos medo!
Ontem entrei numa sala com cerca de Vinte e tal pessoas. O mais incrivel do que me apercebi ontem, naõ foi a cara de infelicidade, a cara de " Eu preciso disto para obter salvação"...pelo contrario. Vi pessoas com uma paz tremenda no seu interior, com gosto e satisfação por estarem ali. Descobri que o que fazia ali nao era obter salvação para rigorosamente nada! Nós somos a nossa propria salvação! Cada dia que temos é a nossa tábua de salvaçao! É o acreditar, o lutar, o ser corajoso e acima de tudo deixar que fluam sempre pensamentos positivos. Positividade chama positividade.
O que fazia naquela sala, tanto eu como pessoas era apenas deixar fluir as energias, era obter conhecimento, era poder partilhar o que sentiamos e como essa mesma meditaçaõ , leve, em partilha com o mundo, com a terra, com o ar e com os movimentos energéticos do cosmos.
Pensarão vocês! Ganda Maluko! Cosmos!? Movimentos energéticos? Terra ? Ar? Por acaso o teu sonho não era trabalhar na NASA? Não...nada disso! Tem tudo a ver com a forma que nós proprios como seres trabalhamos o nosso intimo, o nosso eu e o nosso espirito! E como nos deixamos ir!
Quando me sentei e a Oradora se é assim que a posso chamar disse: " Vamos meditar e deixarmo-nos levar, sem pensarmos em mais nada" eu pensei..." Pois...deve ser fácil para ti que meditas há anos..." mas agora e para mim? Principalmente eu que a concentração nunca foi o meu ponto forte. Sendo a minha aura Lilás, passo a vida no mundo dos sonhos e fantasias. A concentraçao é dúbia muitas vezes. A explicaçao da minha aura dizia que era do tipo de me integrar em grupos apenas pela aparência. Como sou um ser solitário tentava enquadrar-me ás vezes em grupos para mostrar que fazia e faço parte também de todo este processo de evolução planetária.
No entanto...na hora de meditar e se nao estou em erro meditamos perto de uma hora, de inicio claro que estava muito tenso. Mas meditar o que? O que é isto? As primeiras coisas que pensei foi na minha vida nos ultimos 5/6 meses. E quando pensei fiquei nervoso, fiquei triste, fatigado.Porque passo a vida a pensar nisso. Tenho momentos de paragens e profunda tristeza. De repente voltei anos atrás e continuei triste. Sem eu querer estava com vontade de chorar. Eram apenas pensamentos. Eis que de repente num profundo silencio na sala, endireitei os meus pés, pus as mãos sobre os joelhos, respirei fundo e senti uma energia incrivel em toda a sala. Como se me dissessem..."Nao tenhas medo Bruno...estamos todos aqui"
Senti-me seguro, pareçe que as pessoas me abraçavam e me pediam para ir com elas. Inclinei ligeiramente a cabeça, abstraí-me de tudo, com quem estava, quem eram as pessoas, o que fazia eu ali e qual o proposito daquilo tudo. Deixei-me ir de repente. Sabem quando vêem na Televisao um Furacão ? Aquela poeira e vento incrivel que roda sobre si mesmo fazendo pareçe uma espiral? Pois...senti-me a ser puxado para cima. Mas o Incrivel era que pareçia comandado por uma carroça com dois cavalos. Um nao me deixava ir, e outro queria que subisse. Vi muitas caras lá em cima. E ao ve-las perguntavam-me porque no meio daquilo tudo me deixavam cá em baixo! Mas ouvi algo como .."Vem nao tenhas medo" então subi.
Mas nao subi repentinamente. Sentia-me a subir em slow motion de inicio vendo cada pedaçinho de tudo. E de repente parecia que tinham posto um aspirador no cerebro a 200 km á hora e lá fui eu por ali acima. Não sei se foi omeu subconsciente que criou aquelas imagens, se é pelo facto de querermos sentir algo que nós proprios criamos visualizações resultantes da propria meditação.Não sei...nem quero saber sinceramente. Quero sentir. E senti. Senti-me super leve, mas á minha volta apesar de sentir as pessoas felizes via corações tristes, á procura de algo. Via vidas com necessidades, via as pessoas da sala com problemas , algumas procurando ainda o seu proprio eu e respostas para tanta coisa. Mas ali...naquele espaço via as pessoas em sintonia.
Ninguem falava, mas olhavamos um para os outros e transmitiamos energia. Foi também aí que descobri o que já sabia há muito tempo. Que tenho uma energia enorme dentro de mim. Não sei é utiliza-la. No meio da meditação ouvia sempre a frase.."Por favor deixa-me voar". Mas nao sei quem me dizia, quem era, de onde vinha e o que desejava.
De repente voltei a mim. Abri os olhos umas quantas vezes e perguntava-me a mim que sou tão céptico em tanta coisa..." Aquilo aconteceu?" é estranho...mas é tao bom e refrescante. Em jeito de brincadeira também eu me lembrei da frase publicitária " Red Bull dá-te asas"...neste caso...meditar da-te asas! E dá! O certo é que temos mesmo de nos distanciarmos de nós proprios , sair de nós de forma a olharmos cá para dentro e percebermos algumas coisas. Foi uma viagem com ida e volta. Mas foi uma viagem que tambem vai passar a fazer parte de mim.
E uma pequena liçao esta viagem deu...vive..sê feliz...viaja, ama, sente, deseja e aprende!
E assim o farei!
Bruno Fernandes

terça-feira, junho 20, 2006

Cresce...aprende e Vive!

OLá princesa do Pai!! Já fazia algum tempo desde que falei contigo e te dei alguns conselhos uteis para a tua vida! Tal como eu a tua querida mamã que tu tanto gostas também o faz sempre. Ama sempre o teu Pai...mas nunca , nunca te esqueças da tua mamã!Eu sei que ás vezes vês o que nao queres ver! Eu sei que ás vezes ouves o que nao queres ouvir!
E sei que tu minha princesa mereçes muito , mas muito na tua vida!E terás tudo! Porque o mereçes. Porque todos mereçemos ser felizes na altura que tiver que o ser! E que tu sejas feliz em todas as alturas. Porque o teu Pai, apesar de resingão, apesar de mauzão em alturas impróprias, apesar de querer o melhor para ti e para a tua mãe querida, o teu pai precisa de tempo para tanta coisa filha!
Tu tambem vais passar por fases em que irás pensar que estas sozinha! Mas minha querida! Seja em que tempo fôr, haja o que houver,nem que haja a pior catastrofe, estarei sempre ao teu lado! Como dizem os ingleses: " You Will Never Walk alone!" e nunca caminharás sozinha! Porque sozinha nunca estarás minah rica menina!
Ainda podes não te dar conta...mas tu tens pessoas á tua volta que te amam imenso! Sabes porque? Porque és uma menina cativante! Como diz a musica: " Você é luz é raio estrela e luar!" Ès especial meu anjo! Ès a menina especial de todos nós! Tão especial como a tua mãe!Sim...lá porque o Pai nao esta com a Mãe não quer dizer que nao adore a tua mãe querida! A tua mãe é muito importante na vida do Pai!
Aliás..sempre o será independentemente da vida filha! Não quero que te preocupes nem fiques triste com as nossas atitudes. Somos mais velhos mas tambem temos atitudes de crianças adolescentes. Tambem como tu..estamos a crescer! E de vez em quando tambem precisamos de umas palmadas fortes! O pai conta-te agora só a ti! Mas aqui entre os dois que ninguem está a ver, olhava eu há pouco para uma foto da tua mãe de há uns 8/9 anos atrás e realmente minha filha...tu és tal e qual a tua mãe!
Tens a fibra dela! Tens a veia Lutadora! Tens a coragem e a determinação dela!No meio da infelicidade que temos, das agonias, das dores no peito, no meio da solidão e da tristeza, tambem conseguimos encontrar alegrias e das largas a essa felicidade!
Cresçe, aprende e vive sabes porque? Porque assim a tua mãe me ensinou! Com todo o orgulho que posso ter...tenho principlamente em ti minha filha e na tua mãe! Eu sei que sou grande!Mas também sei que ás vezes nao sou grande coisa!Mas tu tentas esforçar-te ás vezes por nao pedires mais pastilhas...nao é filha? Pois...o Pai esforça-se para aprender e crescer.
Umas vezes conseguimos aqui...outras ali.Mas vamos crescendo filha! Todos crescemos. E todos guardamos no peito, as feridas e as formas que fomos moldados e ensinados! Tu podes voar sem asas filha! Porque tu serás bem melhor que os teus pais. Porque o que te ensinamos nao é para atingires a perfeiçao querida! Porque não somos perfeitos!
Ensinamos-te coragem e determinação! Ensinamos-te amor e justiça! Ensinamos-te a amar e a ser amada! Ensinasmos-te a ter desejo e a ser desejada! Porque mais do que tudo...e mais do que todos...o nosso tempo vai escasseando...mas o teu e assim queira Deus...não!
Na altura que te escrevi, falei -te em arrependimento e na forma como deverias levar a tua vida! Obvio que levarás da forma que entenderes e que com o tempo serás educada. Mas saberás concerteza ter a tua propria personalidade que ainda se forma em ti! E já é grande! Pura! E Unica! Às vezes remeto-me aqui ao silencio e no meu pensamento para comigo, indago, muitas vezes se algum dia irás ler o que escrevo! Espero bem que sim! Porque aqui o Blog nunca irá perecer.
Ficará sempre activo mesmo que depois da minha partida alguem que por engano dê um clik e venha aqui ter! Sabes querida...nem sempre o teu Pai que eu sei que tu adoras e amas sabe entender as coisas á sua volta! Demoro muito para perceber coisas que ás vezes até seriam normais aos olhos de outros. Por isso e dessa forma acabo por criar pouco espaço de manobra para as pessoas, eu em relação a elas. E elas em relação a mim.
Digamos que é uma vertente que em mim nunca esteve muito trabalhada.Às vezes na vida somos muito impulsivos. Chegarás também a um ponto da tua vida que para ti será complicado aceitares determinadas coisas, coisas essas que até aos olhos de outras pessoas podem ser normais e aceitáveis de bom grado.
Mas humanamente...humanos somos! Quem nos dera nao ter de magoar nem sair magoadaos! Mas todos temos consciencias diferentes, pensamentos diferentes, atitudes diferentes. Somos todos assim filha! Mas ama sempre, nunca deixes de amar! Porque é do melhor que podes ter !! Mesmo que nao recebas, mesmo que nao sintas em ti todo o amor que podes dar e tens!Ou mesmo que não saibas fazer uso e fruto dele.Nunca desistas de trabalhar o amor que tens! Sabes porque? Porque tens de lutar pelos teus sonhos! Tens de lutar pelo que queres e desejas! Mesmo que algum dia te encontres em partes do teu espirito que nem tu proprioa te reconhecerás neles...não tenhas medo! Não dês um passo atras! Podes sempre voar sem asas! Porque os seres puros voam sem asas...
Porque assim..cresçes...aprendes e Vives!
Pois vive filha e voa...porque ....YOU WILL NEVER WALK ALONE!!
Do teu Pai
Bruno Fernandes!

segunda-feira, junho 19, 2006

Estou de volta...

A VOCÊ PODE TER DEFEITOS,VIVER ANSIOSO E FICAR IRRITADO ALGUMAS VEZES,MAS NÃO SE ESQUEÇA DE QUE SUA VIDAÉ A MAIOR EMPRESA DO MUNDO.SÓ VOCÊ PODE EVITAR QUE ELA VÁ A FALÊNCIA.
HÁ MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM,ADMIRAM E TORCEM POR VOCÊ.GOSTARIA QUE VOCÊ SEMPRE SE LEMBRASSE DE QUE SER FELIZ NÃO É TER UM CÉU SEM TEMPESTADE,CAMINHOS SEM ACIDENTES, TRABALHOS SEM FADIGAS,RELACIONAMENTOS SEM DESILUSÕES.
SER FELIZ É ENCONTRAR FORÇAS NO PERDÃO,ESPERANÇAS NAS BATALHAS,SEGURANÇA NOS PALCOS DOS MEDOS,AMOR NOS DESENCONTROS.SER FELIZ NÃO É APENAS VALORIZAR O SORRISO,MAS REFLETIR SOBRE A TRISTEZA, APRENDER LIÇÕES NOS FRACASSOS,ENCONTRAR ALEGRIA NO ANONIMATO.SER FELIZ É DEIXAR DE SER VÍTIMA DOS PROBLEMASE SE TORNAR UM AUTOR DA PRÓPRIA HISTÓRIA.
É ATRAVESSAR DESERTOS FORA DE SI,MAS SER CAPAZ DE ENCONTRAR UM OÁSISNO RECÔNDIDO DE SUA ALMA.É AGRADECER A DEUS A CADA MANHÃPELO MILAGRE DA VIDA.SER FELIZ NÃO É TER MEDO DOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS.É SABER FALAR DE SI MESMO.É TER CORAGEM PARA OUVIR UM “NÃO”.
É TER MATURIDADE PARA FALAR “EU ERREI”.É TER OUSADIA PARA DIZER “ME PERDOE”.É TER SENSIBILIADADE PARA EXPRESSAR“EU PRECISO DE VOCÊ”.É TER CAPACIDADE DE DIZER “EU TE AMO”.É TER HUMILDADE DA RECEPTIVIDADE.DESEJO QUE A VIDA SE TORNE UM CANTEIRO DE OPORTUNIDADES PARA VOCÊ SER FELIZ...E, QUANDO VOCÊ ERRAR O CAMINHO, RECOMECE!POIS ASSIM VOCÊ DESCOBRIRÁ QUE SER FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA.
MAS É USAR AS LÁGRIMAS PARA IRRIGAR ATOLERÂNCIA.USAR AS PERDAS PARA REFINAR A PACIÊNCIA.USAR AS FALHAS PARA LAPIDAR O PRAZER. USAR OS OBSTÁCULOS PARA ABRIR AS JANELASDA INTELIGÊNCIA. JAMAIS DESISTA DE SI MESMO.JAMAIS DESISTA DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA. JAMAIS DESISTA DE SER FELIZ,POIS A VIDA É UM OBSTÁCULO IMPERDÍVEL,AINDA QUE SE APRESENTEM DEZENAS DE FATORES A DESMONSTRAREM O CONTRÁRIO.PEDRAS NO CAMINHO ?GUARDO TODAS , UM DIA VOU CONSTRUIRUM CASTELO...
Fernando Pessoa