sexta-feira, abril 13, 2007

Eu vi....porque eu realmente sei que vi!!


Eu vi...porque realmente sei o que vi. Eu sei...porque realmente senti o que vi.No entanto há sempre tanta coisa que nos passa ao lado. Conseguimos muitas vezes ser tremendamente egoistas na vida. No nosso seio familiar conseguimos ajudar as pessoas, ser amaveis, conselheiros e de certa forma disponiveis conforme as circunstâncias para prestar ajuda. No entanto, olhamos para a televisão e temos pena das pessoas mais necessitadas, aqueles meninos que choram, aquelas pessoas que fogem da guerra, aqueles que estão ás portas da morte sem ajuda nenhuma. Sem medicamentos, sem forças , sem um amigo, sem um ombro. E nós no meio de tanta fé em Deus, tantas religiões existentes, tantas promessas de melhoramento como pessoas, como humanos e de promessas feitas de aos 4 cntos do mundo...continuamos sentadinhos.



Passamos na rua e mesmo ali perto de nós é como se essas mesmas pessoas estivessem lá em Àfrica. Em frente a uma televisão dizemos..." Possa...se pudesse ajudava estas pessoas..." mas no entanto quando passamos ao lado delas e estas se aproximam ...o mais natural é pensar ..." Sai daqui Freak...não tenho nada.." e depois entramos num restaurante puxamos da nossa nota de 5/10 euros e comemos um belo bife, com arrozinho, batatinha, o nosso sumo e uma bela sobremesa. E voltamos a sair do café ou restaurante e lá está essa pessoa que nos estende a mão e da mesma forma como Pedro negou Jesus 3 vezes , voltamos nós a pensar ..." Sai daqui Freak...nao tenho nada."


Eu vi...porque realmente sei o que vi! Como vocês todos tem olhos de ver. Coração para sentir. Mas teimamos todos em viver a nossa vidinha , em que achamos que para ser felizes o que importa é apenas o nosso meio. A nossa estrutura. Aquela que nao pode desabar. De resto ou o resto que se foda! Porque realmente temos todos uma mente decréptica em relação ao mundo. Somos pessoas de mente mesquinha e fechada! Depois pensamos todos que somos melhores que todos e descobrimos a luz no nosso coraçao...


Eu vi...porque realmente sei o que vi...mas também..nada fiz! E ali no palco da vida...continuamos....
Sozinhos....



Bruno Fernandes

Sabedoria...

Lao Tsé, sábio chinês, dizia …


“A razão por que os rios e mares recebem a homenagem de centenas de córregos das montanhas é que eles se acham abaixo dos últimos. Deste modo podem reinar sobre todos os córregos das montanhas. Por isso, o sábio, desejando pairar acima dos homens, coloca-se abaixo deles; desejando estar adiante deles, coloca-se atrás dos mesmos. Assim, não obstante o seu posto ser acima dos homens, eles não sentem o seu peso; apesar do seu lugar ser adiante deles, não consideram isto uma ofensa”.

quinta-feira, abril 12, 2007

Um Azar nunca vem só...


È verdade amigos! Um azr nunca vem só! Na verdade tras sempre a companhia de alguém. Quando somos ricos...tudo nos corre bem. Mas...o pior é que quando somos pobres tudo nos corre mesmo mal. Pronto...hoje nao há testamentos em relação a escrita!
Bruno

quarta-feira, abril 11, 2007

Resolver os nossos males por via do Amor.


Não pode haver uma significativa evolução humana sem uma radical mudança naquilo que são os fundamentos dos modos de pensarJohn Stuart Mill, 1806-1873, filósofo inglês, Autobiografia .

Os conflitos repetem-se, mundo fora. Os crimes, os terrorismos e as guerras multiplicam-se. Às vezes até parece que vivemos à beira do apocalipse, ou que a apocalipse é um cenário bem possível. E os apelos inflamados ao amor e ao lado bom dos homens multiplicam-se.


Mas esses apelos são largamente ilusórios. Não por cinismo de quem os faz – os apelos são muitas vezes sinceros - mas porque a terra em que eles caem se revela incapaz de dar os frutos desejados.Essa terra estéril é, obviamente, o próprio homem - o homem que se desconhece a si mesmo e que é incapaz de ser ver na sua condição de animal cheio de contradições, cuja mente vive em ilusões criadas pela natureza e pela sociedade.

Continuamos a acreditar demasiado nas nossas razões, nos nossos orgulhos e indignações, na nossa pátria, nos nossos deuses e nas nossas ideias. E a escola e a sociedade continuam a alimentar esses vícios, em vez de os contrariar, mesmo nas sociedades mais tocadas pelos ventos do progresso e da modernidade. Continuamos prisioneiros do nosso entendimento animal da vida, e incapazes de rir e de desconfiar de nós mesmos, dos nossos ódios, das nossas pretensões. E enquanto assim continuarmos, sem mentalidades mais humildes e tolerantes, estaremos sempre prontos a odiar, sempre prontos a ser arregimentados, a matar e a alimentar guerras e conflitos. E os apelos ao amor, de pouco servirão.


Ide levar naquele sitio onde se colocam os supositórios...


Porra!! È no trabalho, é nos relacionamentos, é com os amigos, colegas, desconhecidos, fanáticos pelo Benfica!Irra!! Deixem-nos da mão é o que dá vontade de dizer! Há e tal tu és isto e aquilo. Há e tal...tu...nao prestas para nada! Possa!! De todos os lados existem queixas de tudo. Quando pensamos que até podemos e eu disse "até" podemos ter um dia calmo é quando vem alguém aqui no nosso ouvido com "´blá...blá...blá....e tal...e blá...blá....e isto e aquilo". Não há pachorra e não há paciência! Muitas vezes dá-me vontade de ir para o deserto onde estão os camelos e juntar-me a eles num retiro espiritual.


Cada vez mais as pessoas andam mais frustradas, andam mais nervosas e cada vez mais procuram a sua propria salvação. Seja através da fé, de novas religiões, de novos amigos, de novos companheiros e companheiras. Há uma ideia de que precisamos de amor de forma sustentável para que possamos andar mais descansados.Andam todos aos gritos a clamar a meio mundo o inferno irrisório das suas proprias frustrações. Não temos paz e paz diga-se de passagem é dificil de alcançar senão mesmo pegar na mochila e na bicicleta montanha e ir para o meio do deserto. Há uma linha que todos queremos seguir se sossego em que as pessoas melhor ou pior no minimo consigam entender-se e perceber-se. Essa linha é contantemente picada e levada ao extremo por todas as frustrações que temos. Quando alguem está em paz vem alguem e pimba....toma lá morangos e deus queira que por dois minutos te dê um Avc na ponta da pila.



Enerva-me profundamente que as pessoas nos relacionamentos que tem não consigam encontrar através das frases, palavras e formas de estar um meio termo para chegar a um entendimento. E não consigo perceber ás vezes até mesmo em mim este enorme defeito que temos de nunca nos sentirmos bem. OU não nos sentimos amados, ou sentimo-nos observados e não gostamos, ou vem o papão para nos violar a meio da noite! Ide levar naquele sitio onde se colocam os supositórios é o que me vêm á ideia. Porque é que as pessoas não arranjam uma forma de estar? De se entender? De falar? De ás vezes termos a necessidade que se impõe de sermos realmente politicamente correctos?! Porque é que neste mundo já futigado por climas, assassinos, violadores, serial killers, terroristas, invejosos e não sei mais quantas; porque é que no meio disto tudo nós mesmos como humanos e diferente de tanta corja que anda aí não nos sabemos comportar? Temos sempre a infeliz ideia e andamos a arranjar problemas que muitas vezes não nos dizem respeito.
O nosso subconsciente como ja disse muitas vezes é o nosso maior inimigo, porque é acima de tudo impulsivo. Não mede muitas vezes as consequências. Eu adorava ser indiano e dizer apenas a celebre frase do " Ké fror?". Isso sim...revela apenas paz de espirito lá com as vacas sagradas. Hoje...aqui...no mundo em que vivemos rodeado de bois e vacas insatisfeitas como cornudos extasiados pela trama e a adoração pelo prejurio lá vamos levando a nossa vidinha diária rodeados de anormais que não passam de objectos de desprezo e pura agonia para quem como nós tenta levar uma vida sossegada e acima de tudo uma vida onde possamos ser mais compreensivos, mais abertos, menos medrosos. Deus me livre estar vivo e andar vivo se não souber ter compaixão,humildade e o minimo de sabedoria para perceber as diferenças que todos temos. Tristes daqueles que muitas vezes como eu já o fiz tratam e retratam a vida com com olhares discretos de sub altezas que tem no cú o rei e a barriga. Tal como tantos outros, tambem eu já me portei como um verdadeiro pacóvio da sociedade. Mas tal como tantos descobri que saber viver é melhor do que não o saber.
Bruno Fernandes

A nossa aparência!

Hoje venho aqui ( pareçe o inicio de um programa de culinária) falar da nossa aparência. A forma como nos damos e a forma como nos vestimos. E juro solenemente que não vou dar uma de Paula Bobone. De facto há que dizer que um homem bem vestido, limpinho, dentes brancos, sorriso maroto, perfumado e cremoso é outra coisa. Ou seja...nao devemos nunca descurar a nossa aparência. Tenho aprendido isso com o tempo. Ás vezes ando vestido como se tivesse 20 anos. Tipo metade homem do Hip-Hop e outra metade tipo Clássico dos anos 60. È uma mistura esquesita que de momento não aconselho a ninguém. Alturas houve em que me vestia muito bem. Andava todo bonitinho. E aí nota-se pela forma como olham para nós. Mesmo sendo analfabetos se tivermos um fato em cima há sempre alguém que se engana e por momentos nos trata por Srº Engenheiro.
A forma como nos damos com os outros também têm influência. Tem influência a partir do momento que mostramos que também temos ideias, personalidade e outras formas de estar. Por todos os cantos e recantos nesta forma de sermos e de nos darmos existem sempre as janelas indiscretas. As pessoas que por alguma razão não gostam da nossa forma. Como também e naturalmente há o facto de não gostarmos da forma dos outros. A conjugação de personalidades, da nossa aparência , de manter um certo equilibrio na nossa pessoa muitas vezes é o que nos faz avançar mais um pouco na vida e claro está para tudo isto terá sempre de haver o cálice da sorte.
Tenho-me empenhado mais em mim. Precisamente porque reconheço que a nossa aparencia e forma de estar mereçe retoques.Temos de ter orgulho na nossa pessoa. Temos de tratar de nós com o devido respeito e vontade. Não podemos olhar para o nosso corpo e simplesmente desistir dele. Não podemos olhar para as nossas roupas e simplesmente abdicar de ter melhor porque aquilo que está serve! Ok..podemos ser humildes ...não podemos é ser idiotas. Tratar da nossa aparência é algo que não custa e é tão fácil e vão ver que se sentiram muito melhor com os resultados! E...há...não é necessário Herbalife ok?
Bruno Fernandes

terça-feira, abril 10, 2007

Às vezes andamos mesmo tristes...


È verdade caros leitores. Ás vezes andamos tristes com o que se passa á nossa volta. Ficamos e andamos revoltados com coisas tão grandes como ficamos com pequenas coisas. Naturalmente que umas vezes somos culpados, outras culpamos e outras ainda somos apenas fruto das raivas ou dissabores do momento. Sabem...uma das coisas que menos gosto e de que nunca fui alvo é que me apontassem o dedo em riste e me culpassem de algo que eu sei nao ser o culpado.Já vos aconteceu? A mim acontece todos os dias! Ou quase todos. Bom...nao tão exageradamente! De qualquer forma quem não se sentenao é filho de boa gente. E ás vezes sentimo-nos assim.


Tenho em mente e em crer que na verdade muitas vezes nós como pessoas não fazemos sempre o melhor. Bom seria se todos andassemos de mãos dadas com a perfeição. De facto isso não acontece porque somos seres imperfeitos. Mas nesta mesma estrutura de imperfeição há que salientar o facto de sermos e termos qualidades acima da média, mas que nem todas aproveitam ou sabemos como pessoas e gentes aproveitar.Todos temos a noção efectiva de que temos por assim dizer " defeito de fabrico" ; certo é e será dizer que mesmo com defeitos as nossas qualidades muitas vezes sobrepõe-se a tudo isto. Ás vezes andamos tristes porque nem só de alegrias vive o ser humano. A nossa condição estrutural é posta á prova em muitos casos.


De um lado temos as pessoas que nos amam, que nos querem bem e naturalmente pressupondo que somos pessoas de bem tratam-nos como tal. Por outro temos os defeitos que nem sempre estão á vista de todos. Defeitos esses que se mantem muitas vezes á margem , escondidos, num plano de conhecimento muitas vezes aquém daquilo que deveria ser. Eu tenho defeitos, assim como toda a gente. Tenho qualidades assim como tantos outros. Tanto nas derrotas como nas vitórias não existem herois ou derrotados...apenas pessoas que ganham e perdem. Tanto vitorias como derrotas já todos nós tivemos. No meio desta forma de sermos e nos mostrarmos aos outros, existem uns que nos veêm conforme somos e conforme mostramos. E existem os outros que lêem através dos actos o julgamento da propria consciência.


Não é possivel agradar a gregos e a troianos. Como não é possivel mostrar que o pior que temos e o melhor que temos. Andamos de certa forma a conta gotas. E andamos a conta gotas porque a visão dos defeitos cabe muitas vezes apenas a dois tipos de pessoas. Mãe e filhos. Não existe melhor do que uma mae ou o proprio filho(a) do conhecimento profundo daquilo que temos ou nao temos como seres humanos. Existe durante a vida uma amostra daquilo que somos. Da parte boa e parte má. Cabe ás pessoas que connosco trilham o caminho da vida a observação errónea ou verdadeira sob a forma como nos veêm. Nem sempre estão certas quanto aquilo que verdadeiramente somos. Muitas vezes acertam, outras nem por isso.


Quanto a mim tenho a plena certeza em mim que apesar dos meus defeitos tenho orgulho na forma como sou para mim e para os outros. Mesmo que a observação ou os dedos inquisidores sejam como na roleta russa. Um dia somos bons...outro maus. Um dia ganha-se....outro perde-se. No entanto a roda da vida é isto mesmo. È sermos e termos consciência daquilo que somos e não somos. Fazemos e não fazemos. Ás vezes andamos tristes. Também connosco é uma verdade. Porque nao somos imunes aos erros.
Mas também com os outros. Eu sei que erro...e erro tantas vezes em tanta coisa, mas de uma coisa eu sei dentro de mim...não sou aquilo que as pessoas em algum momento possam pensar que sou. E é nisto, na minha forma de ser que tenho de me debruçar.
Eu não gosto das injustiças que outros cometem sobre outros.Como nao gosto das injustiças que outros cometem sobre mim. Mas também e em verdade temos de dar ás outras pessoas o direito á sua opinião sobre nós mesmos.Liberdade de expressão seja correcta ou na medida que fôr é sempre bem vinda. De certa forma também nos faz olhar para nós e perguntar " Será que é mesmo?".....


Bruno Fernandes