sexta-feira, janeiro 12, 2007

Verdadeira Amizade - For you My Friend

Para ti que dizes que nao faço uma unica referencia a ti mesmo...aqui vai!!

Costuma-se dizer que ninguém pode escolher a família em quenasce. Mas é possível selecionar os amigos, que são como a extensão davida. A amizade, um dos sentimentos mais nobres que existem, nasce de formaespontânea, pura e vai se desenvolvendo até chegar à maturidade.Caracteriza-se por uma afinidade muito grande com alguém, baseada no amor,no carinho, na ternura, no respeito, na compreensão, na troca e na ajuda.

É um sentimento muito sincero, que não depende da idade, de dinheiro e deposição social. O amigo é um dom precioso. A própria Bíblia diz que "quemencontrou um amigo encontrou um tesouro". A amizade é um sentimento limpo,verdadeiro e profundo. Instiga a pessoa ao apoio e ao incentivo, quando ascoisas estão bem. E à correção, com muito jeito e carinho, quando estãoerradas.

Amigo é aquele que está sempre presente, que adivinha o pensamentodo outro, sem melindrá-lo; que é sincero e faz da amizade um ponto positivona vida. No relacionamento diário, entra-se em contato com muitaspessoas. Mas o amigo torna-se alguém diferente, especial e único. E vistocom outros olhos - uma pessoa por quem a gente torce, vibra e sofre. Estápresente nos bons e nos maus momentos; é amado e tratado com muitasinceridade.

Além da afinidade, a amizade sólida baseia-se no convívio, nacompreensão e na manifestação desses sentimentos profundos. Por essarazão, é um processo. Não nasce pronta. A relação deve ser construída etrabalhada dia a dia, por ambas as partes, porque exige reciprocidade. Écomo cultivar uma planta que, se não for regada com freqüência, morre.

A amizade, quando não cultivada, desfalece, esfria e acaba.Quem gosta de outra pessoa não deve ter orgulho. Quando se éamigo, releva-se os defeitos e até o gênio difícil e a impaciência dooutro. A compreensão é uma característica da amizade. Os sentimentos sãolivres e descontraídos, expressos sem cobranças. Numa grande amizade, aspessoas são fiéis.

Ao amigo se fazem confidências, que, às vezes, não foramfeitas a ninguém. Há uma entrega do que se é, pois não há traição nemmesquinharias. O amigo sempre está pronto para tudo e se pode contar comele em qualquer momento ou situação de vida. Mais que um irmão, o amigo é a oportunidade que Deus dá a cadaum para encontrar sua metade. Com ele, a pessoa pode se revelarverdadeiramente: dizer não, sem medo de ferir; sim, sem medo de bajular; eas verdades, sem medo de ofender. Isso porque se acredita na amizade, porela ser isenta de paixão.

Num relacionamento assim, não existe inveja,orgulho, rancor ou grandes mágoas. A verdadeira amizade é eterna, como oamor. Com o amigo, inexiste a censura e o medo de ser por eleconhecido a fundo. Nesse relacionamento, tudo vem à tona: as fraquezas, oslimites, os defeitos, mas também as grandezas de alma e os aspectospositivos. Tudo é aceito, partilhado e vivenciado para o crescimento deambos.

A amizade é uma ligação espiritual, que deixa a impressão deque sempre se conheceu o amigo. Isso ocorre porque ele preenche a outrametade da pessoa. Da mesma forma que se encontra o amor, encontra-se tambémo amigo. Trata-se de uma preferência de identificação, de carinho, deternura e de vontades.

Atualmente, existem poucas pessoas que têm amigos e se fazemamigas. Há, também, as que vivem no seu próprio mundo, em que ninguémentra. Outras, por timidez, insegurança ou desconfiança, temem se arriscar,privando-se de uma das melhores coisas que Deus criou. Aqueles que sãoprofundamente infelizes com certeza não conseguiram experimentar a alegriade uma verdadeira amizade. Não se abriram para o outro e morrerão sufocadospelo seu egoísmo.

A infelicidade existente no mundo resulta da incapacidade deas pessoas criarem vínculos de amizade e confiarem nas outras. Elas pensamsó em si mesmas, revelando um egoísmo exacerbado. Não se dão ao trabalho detentar construir uma amizade. Não se arriscam. Preferem ficar sozinhas. Háuma carência de sentimentos positivos relacionados às outras pessoas. Porque é tão difícil alguém encontrar o lado positivo do outro?

Quando os homens descobrirem o valor da amizade, a vida se tornará melhor, porque vale a pena sentir a felicidade de contar incondicionalmente com alguém.
Dedico a todos os amigos que sempre estiveram ao meu lado em todas as ocasiões. Quero dedicar acima de tudo ao meu melhor amigo Beto ( Pirata) que apesar de malandro , safadinho...é o melhor amigo que sempre tive até hoje. Nunca te dediquei nada. Dedico-te isto hoje por me teres sempre acompanhado desde os meus 13 anos.Por teres estado sempre do meu lado. Por teres sabido sempre fazer criticas construtivas. Nunca me deixas-te na mão. Hoje os dois com 31 , reconheço em ti o enorme valor que dás também ao facto de sermos grandes amigos e de tanta coisa termos passado juntos. Estás aqui dentro do meu coração sempre.
Bruno Fernandes

quinta-feira, janeiro 11, 2007

E se Jesus fosse indiferente?

Já pensaram? E se Jesus fosse indiferente? Pus-me a pensar ( vá..lá..ainda penso) que se Jesus fosse e mostrasse indiferença a todas as questiunculas mundanas que perdoem-me a expressão rude e vulgar mas...estavamos bem fodidos. Ou seja imaginem um dos apóstolos...vá....tirando assim um há escolha...o Tibúrcio!! Não...o Tiburcio não pode ser. Não sei porquê, mas eram todos brancos os apostolos! Estranho nao? Ok...adiante! Imaginem Pedro ou São pedro como entendam chamar perguntar a Jesus:
- Diz-me Senhor, o que posso fazer para atingir o Paraíso?
- Bom...questão interessante...tu bebes não é Pedro? Vá...não sejas timido...responde lá...bebes assim um copito de vez em quando nas nossas ceias nao é?
-Mas...é o sangue de Cristo! O teu sangue Senhor!! Bebo porque nos dizes para beber!
- Ouve lá ó patego...se eu te disser que podes subir a maior montanha e enviares-te de lá cima cá para baixo...tu fazes isso?
-Obvio Mestre! Sei que a tua protecção Divina, me protegeria!
-Aiii meu Pai!! Santa ignorância! E também fazes chamadas pela PT a preços especiais não é? Aiii....estou rodeado de uma seita de masoquistas!
-Mas mestre ....os teus ensinamentos são a fonte dos nossos desejos!
-Pois...olha...não bebas um Xanax e não te cures não...espera que venha um milagre que vais ver!
-Mas mestre....eu rezo e penso no paraiso todos os dias!
-Mas eu lá quero saber se rezas em langerie ou se vieste de Bragança a pé até Jeruzalém! Agora deixa-me em paz que eu estou a Jogar ao FIFA 2006!
Bom meus amigos...como seria mesmo se Jesus, fosse indiferente? Não seriamos piores pessoas? Não estariamos envoltos na escuridão? Não seriamos de certo pessoas erróneas? Destronadas de desejos?De amor? Penso que sim...tendo a certeza absoluta da exactidão da expressão máxima que me dita o coração! Mas agora pergunto...tendo nós sido criados com amor, com carinho, com ensinamentos biblicos ( alguns de nós) porque é que somos tão distantes daquilo que é da mais fácil aprendizagem?Bom...eu tenho uma teoria! A culpa foi do beijo de Judas! Eu passo a explicar!
Na verdade Judas era homossexual! O beijo nao foi de traição. Judas essa grande cabra de pila enfeitada é que queria á força um beijo do seu Mestre. Queria dar um carinho, queria na verdade um mimo.Um abraço fraterno, daqueles abraços em que as mãos estão quase no cóxis. Mas jesus sempre lhe disse:
( Conversa gravada pela GOES em Jeruzalém)
- Judas...já te disse....isso é assédio! E se os outros apostolos nos veêm? Já pensas.te na imagem que eu irei transmitir ao mundo?
-Mas mestre...eu sou tu....e tu é eu! Somos feitos á medida um do outro! Vá lá...só um beijinho! Eu não te peço mais nada!
-Não e não Judas!! Eu dou amor e eu sou a expressão máxima de amor! Mas o que é que não entendes na frase " NO INICIO DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER" Repito..." HOMEM E MULHER"....repito mais uma vez " MULHERRRR". Desculpa Judas...mas achas que saís-te do rabo do teu pai? Deu-lhe uma diarreia forte e Puff....saís-te tu...foi?
- Mestre....estou a sentir-me pouco amado por ti. Onde está o amor que tens por todos?
- Oh Jovem...acende lá o charro que tens aí....e vamos dar umas passas...vou-te explicar uma coisa.
-Ok...Mestre...sou todo ouvidos.
- Olha Judas...eu tenho amor por toda a gente. Mas a minha morte será em beneficio de todo o mundo.
-Mas vais morrer? Tu vais morrer? Quem são eles? !Quantos são? Não tenho medo de nenhum!! Eu salvo-te!
- Judas...
-Sim..mestre?
-És tu que indirectamente vais-me matar...
-Eu? Aiiii...Cruzes!!
-Isso...mesmo...pregado na Cruz!
- Mas...porque eu? Com que fim!?
- Simples meu filho! Porque te renego um beijo. E sendo assim...o mundo vai ter de aprender a ser mais aberto. Vai ter de aprender a dar o verdadeiro significado ao amor. Pessoas irão sofrer por não saber dar amor. Pessoas iraõ sofrer por dar amor, mas não o receberão.
- Mas...eu entro....em que parte?
-Judinhas...a tua parte na historia é a coroa de espinhos. Enquanto eu prego o amor por todos, eu só o pozinho do amor...tu és o oposto. Ès o sentimento de reserva.Ès o medo, és o receio, és a parte que vai tomar conta do pior que tem o ser humano.Ès a regra, és a imposição latente do ser erróneo.Serás o receio das pessoas, serás a maldade que as pessoas carregam dentro de si. Serás a transposição da injustiça.Todas as pessoas que carregarem um judas dentro de si...receberam depois aqui no Céu...um porta chaves com a tua assinatura...pronto...depois diz que sou mau.
- Mas eu quis transmitir amor Mestre! Eu tentei beijar-te!! Como me podes acusar de ser uma coroa de espinhos!? Primeiro dizes " Ké fror", depois alteras para o mau da Fita! Lamentavel JC.
-Ouve lá...não ouviste o que te disse? Não percebes que o teu beijo seria sempre algo forçado? Algo que na tua predesposição e mediocridade seria sempre algo que faz parte da aceitação que os outros te devem dar? Não percebes que dentro da interiorização da tua verdade ...estás na realidade errado? Por isso mesmo assim será como te digo. Tu entrarás na alma das pessoas e serás tudo aquilo que renego. Ao não aceitares o amor entre homem e mulher...estás a renegar algo que o Dady lá de cima criou. Mas servirás para testares as consciencias das pessoas!Servirás de intermédio entre a justiça e a injustiça! Todos os humanos terão um pouco de ti. A diferença está na forma como se safam ao teu teste!
-Testar? Eu agora tenho cara de página de testes do 12º ano? Sou um exame Ad Hoc?Sim...criou..mas nao especificou ...cria o homem e a mulher mas nao diz..."Criei o homem e a mulher para ficarem e amarem-se sempre um ao outro"
-Pois...Judinhas... a tua leitura biblica anda mal...muito mal! È a penthouse que o menino le nao é? Malandro...vá....agora vá la fazer aquilo que tem a fazer, porque não posso estar vivo muito tempo.
Bom na realidade tudo podia ser diferente na história. O Noddy em vez de ser Noddy podia ser Moddy por exemplo. O Bob em vez de Bob, podia ser Dody- O construtor. Mas na verdade , tudo tem uma forma especifica de ser, de existir e de coexistir. Se Jesus fosse indiferente a aniquilação da especie humana, seria hoje muito pior , mais vasta e mais tumultuosa como nunca. A diferença é que tudo nao passa de uma historia suposta. A diferença é que ele nao era indiferente. E é esse amor que possuimos hoje que nos permite ainda...efectuar laços e ter laços com tantas pessoas. È devido á sua nao indiferença que temos amor, que damos amor e que recebemos amor. O Judas que temos é tudo aquilo que em mim vou renegando , são os testes da minha consciencia que não aceito ter. Os meus medos vão desaparecendo, a minha responsabilidade é a minha alegria de viver.Se Jesus fosse indiferente como seria na verdade eu? Que tipo de menino seria? Que tipo de coração teria? Se apenas existisse em mim um Judas imcompreensivel como amaria? De facto andamos sempre em testes diários com a vida e as pessoas. Em cada esquina existe um judas que nos testa. Em cada momento, no combate ao receio, aos medos, á indiferença, combatemos com amor. E combatendo com amor tudo o que nos possa parecer ruim, mau e injusto...sairemos sempre, mas sempre vencedores. Porque a espada da luz, da iluminaçao, da verdade..carregamos nós. Por um mundo melhor...vote num Jesus diferente!
Ficou bonito não ficou?hihihihi!
Bruno Fernandes

Iluminado parte II

















De volta ao "Iluminado" parte II. Bom...na verdade tenho uma iluminda em casa. Aliás quem tem cães tem com toda a certeza Cães iluminados pela expressão maxima do amor. São na verdade os nossos melhores amigos. Saltam, pulam quando chegamos a casa, choram porque querem mimos, amor, dedicação. São fieis ás pessoas dão-nos e ensinam-nos também que amar da forma que amam e se entregam é das coisas mais fácies que existe para eles. Que todos nós quando olhamos para um cão , pudessemos entender e viver a forma como se expressam. São meigos, carinhosos, dedicados ás pessoas. Tenho uma cadela fantástica. Desde ser uma querida autentica para toda a gente, entrega-se de alma e coração sem rosnar. Tenho-lhe dado mais atenção que em tempos anteriores. também porque caí em mim e não são só as pessoas que o mereçem. Foram tantas as vezes que a minha surdez e ignorância não quiseram ouvir-te. Foram tantas as vezes que cheguei a casa cansado e nem uma festa te dei. Limitava-me a dizer " cala-te". E tu ali triste...querias apenas um simples afecto. Apenas isso. E nada mais. Tenho de te pedir desculpas porque mereçes que te peça Pekyzinha! Portanto 2007 será um ano para ti muito bom. Cheio de comida, festas e adivinha? New House!
Bruno



O LIVRO DAS CARICÍAS.

Olá, de volta mais uma vez. Andam fartos de mim não é? Deixem lá nao são os unicos. Mas não tenho nada a ver com isso ok? Mentira...claro que tenho. Se não fosse também por vocês, não escreveria. Escrevemos, falamos nunca para uma parede mas para uma pessoa, várias ou multidões. Já viram se O Senhor Jesus Cristo falasse apenas para paredes? Hoje não saberiamos nada de história biblica. Portanto todos temos sempre a ver com tudo. Acabei de ler ontem um livro que recebi este ano. Chama-se o Livro das Caricias. E pela primeira vez consegui ler um livro em que pudesse dizer " Hey ..that s me in there". Fala acima de tudo dos medos das pessoas, da nossa pequenez, dos sentimentos escondidos, das reservas das pessoas em não falarem, o receio de ter que dizer isto ou aquilo, de fazer isto ou aquilo. Fala de daquilo que tanto vou apregoando ao longo deste blog. Fala de sermos justos, de nao sermos medrosos. Fala de amizade, respeito, ética, amor total e incondicional.
Se eu soubesse tinha escrito eu primeiro. Assim teria vendido os 15 milhões de exemplares que o autor vendeu. Estaria riquissimo a esta altura. Ora Porra...acho que ele me roubou o a alma. De qualquer das formas e como ia dizendo, foi o livro que mais gostei de ler ate hoje. Em cada frase, em cada palavra, fui percebendo melhor ainda que o que faço, a forma como vou agindo é uma forma correcta em termos de pensamento, de sentimentos e acima de tudo tal como o autor diz...Observação. È como se eu tivesse de certa forma 15 milhões de pessoas do meu lado a ouvir-me e a ler o que escrevo.
Mas voltemos ao livro. Nas várias fases do livro e são muitas, porque tem mais de 200 páginas, o autor explica na sua prespectiva e dando exemplos excelentes de como podemos mudar, da forma que podemos agir e como é fantastico as pessoas perderem o medo de se mostrarem. Tem uma verdade que muitas vezes combato aqui em relação a tanta gente. Muitas pessoas são tão reservadas que a propria reserva que fazem de si , faz com que se magoem mais, que sejam pessoas mais sérias, menos vivas, menos dadas e menos expressivas. Hoje ao olhar para mim e ao perceber o livro na sua plenitude e perfeição , percebo e entendo que todo o pozinho de caricias ( que são na verdade, todos os sentimentos de amor que possuimos) que todos temos..vai-se extinguindo ao longo dos anos e tempo. Começamos a reservarmo-nos, por medos, receios, frustrações, inibições e acima de tudo porque fica mal dizer isto ou aquilo, ou fica mal fazer isto ou aquilo. Vivemos num mundo de regras sempre. E não deveria ser assim em muitos casos.
Vamos extinguindo de nós as formas de dar amor. Porque nos vamos fechando muitas vezes sem nos apercebermos daquilo que fazemos. Quando queremos dar amor, expressamos todos os sentimentos seja por alguem escolhido por nos, seja em termos de amor ou amizade quase que somos apelidados de doidos varridos. Muitas vezes as pessoas não entendem o "pozinho" interior, que está crivado em nós , que gostamos de demonstrar é a mais pura essência e transparência de amor que temos uns pelos outros.
As pessoas tem medo de receber e dar amor. Porque a entrega ou a dedicação tem o seu preço exacerbado também. Quando começei a ler o livro , fui-me embriagando também pelas frases e palavras. Pensei tantas vezes em tempos anteriores e hoje também...porque é que as pessoas recusam um abraço? Um beijo? Uma caricia? Porque é que ao reservarem-se para eles proprios...nos reservam a nós também? Que mal existe no melhor sentimento expresso do mundo da alma? Que vantagem temos ao negar amor? Que vantagem temos em sermos reservados? Nenhuma pensarei eu. Ou talvez sim. Ao mostrar-me sempre como me mostrei livre de reservas e dado á expressão máxima de dar o que sinto, de oferecer o que tenho vivo como sempre vivi mais feliz comigo mesmo. Muitas vezes mesmo magoado por as pessoas não entenderem o significado de caricia, de dar e receber. Não existe uma predesposição para o amor ou amizade. Não existe uma predesposição da alma. Existem medos. Formas de nos reservarmos na nossa ignorância a algo que tem uma beleza transcendental. A limitação que nos impomos , muitas vezes cheios de regras , muitas vezes cheios de duvidas é por certo uma das formas que nos vai moldando a nossa forma de estar com outros.
Eu gosto de ti...então porque não mostrar? Tu gostas de mim ...então porque não demonstrar? Se temos amor, se temos amizade, se sentimos falta de um beijo, de um abraço apertado, se o que temos cá dentro é tão grande que ás vezes nem sabemos lidar com isso..porque nao demonstrar? È tão estranho. Durante tempos debati-me com esta questão. Pensava que de certa forma eu poderia estar louco ou errado. Faria mal em demonstrar amor? Faria mal em expressar tudo o que sentia ou sinto? Não! De forma nenhuma. Já sabia de toda a minha certeza que nunca na vida seria e é errado demonstrar. Nós é que somos feitos de dogmas e regras estupidas que nos limitam como pessoas. Medos, receios , ciumes, fatalidades moldam sempre o amor. È como entregar um pozinho de caricias e as pessoas em troca darem uma coroa de espinhos. Não tem cabimento. Não existe maior luz, não existe maior felicidade a não ser aquele em que mostramos toda a alegria que temos para nós e para os outros. Sermos como tanta gente é , reservados torna-nos pessoas demasiadamente serias, rigorosas e mal preparadas para a expressão máxima de sermos o que não queremos ser.
Durante o ano findo, refastelei-me sentado no sofá e fiz uma pergunta a mim proprio. Até que ponto devemos ir em busca da nossa felicidade? Até que ponto o amor vai? Pensei em várias suposiões, formas, estratégias interiores. Comparei os meus amigos, comparei relações, estabeleci regras e no final perguntei-me...alguém sairá magoado na busca da felicidade? E então sim... a resposta nunca poderia ser outra. Sim..há sempre pessoas que se magoam. Que magoamos quando na tentativa , numa busca de amor a nós, ao proximo , magoamos sempre alguém. Eu mesmo vivi isso em 2006. Como eu muita gente em tantos lugares do mundo viveu isso. A minha unica regra que mantenho ate hoje e aprendi durante largos meses foi...respeito. Para ser feliz tenho de aprender que o respeito que me é devido ao proximo tem tanto valor como o respeito que tenho de ter por quem amo ou gosto. Inibir-me e colocar de lado o respeito em prol de mim é retirar o amor que tenho pelo proximo e assim sendo deixar alguém magoado. Mas...na verdade compreendo melhor o mundo que me rodeia. Na mesma medida que finalmente me compreendi a mim. E ao questionar-me entre certos e errados descobri que na vida o amor mereçe respeito. E muitas vezes foi o facto de me afastar do respeito que não tive o amor devido. Foi por me afastar do respeito que o oposto ao respeito senti na pele. Não no sentido dramático da questão. Não no sentido de mágoa, desprezo. Sim no sentido de aprendizagem. Sinto-me orgulhoso de mim. Orgulhoso por ter entendido que só respeitando o proximo podemos ter uma visão maior e menos toldada, embaciada de amor.
O livro das caricias, mostrou-me também que sendo como eu sou, ser quem eu sou é a forma mais correcta de ser. Mostrou-me que mesmo que nao seja reservado, mesmo que da forma como me dou aos outros, da forma como me abro...mesmo sendo assim e sabendo que no mundo tanto há ovelhas como lobos sempre á espreita, mostrou-se de facto que ser da forma como sempre fui e sou é mostrar que o amor para alem de ser mostrado, tem de ser vivido, sem medos ou receios. Perdoei-me a mim mesmo das minhas atitudes durante uma vida. Percebo que para aprender tenho de passar por várias fases, etapas e exames. A minha consciencia esteve sempre de mão dada com o coração. Mas as razões dos meus impropérios, devaneios, maldadades e atitudes fazem parte da aprendizagem constante a que somos dados a perceber durante uma vida.
Hoje como observador, que o proprio livro fala, vou limitando-me a observar com atençao a forma do mundo agir. Há uma frase no livro que diz..."iluminado é aquele que com todo o amor e sabedoria interior demonstra sem pejo nem preconceitos todo o seu esplendor" . Por momentos, por um dia deixem que eu seja o iluminado. Por um dia deixem que eu seja altruísta e me considere hoje como sempre o fiz iluminado por ter tido sempre amor, por ter todo o carinho e amor das pessoas, por continuar a nao reservar-me...mesmo que não tenha a correspoindencia do mundo. Por um dia...eu quero ser o mundo. E que o mundo...a mim me pertença...
Bruno Fernandes

terça-feira, janeiro 09, 2007

Bamos lá cambada...

Sem medos e sem receios , entremos neste novo ano revigorados! Vamos todos dar as mãos, abraçar o novo ano com unhas e dentes, arregaçar as mangas e entrar pela Igreja Universal Reino de Deus aos berros a pedir a Salvação e a Eucaristia Dominical todas as manhas antes do pequeno almoço. Bamos lá cambada! Não olhem para mim com essa cara do tipo: " Este gajo está a falar peruano?" . Não fui invadido pelo espirito da fé. Não é isso, mas ...vamos lá cambada...não andem tristes, cabisbaixos, a olhar para uns e outros sempre com aquele ar desconfiado! Estamos em 2007, verdade ou nao, andamos todos na casa dos 25/35 anos. Pelo menos todos aqueles que leem o meu blog. Daqui a uns anitos ( e olhem que passa rápido) temos 50 anos/60 anos.
Será que vamos andar sempre todos com medo de tudo? Com receios? Fobias? Traumas? Não podemos, não devemos e não desejamos. Tristes para que? Cabisbaixos com que fim? Sempre fui alegre, mas alegra-me mais aprender a ser alegre todos os dias. Às vezes da-me vontade de dar um pontapé na tristeza e dizer " Vai infernizar a vida ao Jorge Tadeu". Não sabem quem é o jorge tadeu nao é? ok....ok....é o pastor da Igreja Maná! Não sei porquê, mas apeteceu-me referir aqui o nome dele por alguma questão que de momento nao me ocorre. Mas de facto andarmos sistematicamente tristes , feitos zombies pelas estradas da vida, uns contra os outros, vivendo apenas os momentos como quem necessita de sangue para viver ...é foda!
Há dois tipos de culturas que conheço que de certa forma fazem-me olhar para eles e dizer: " Como é que vivem com tanta alegria?" um tipo...é os Brasileiros .Outro tipo é o meu amigo Beto. E não me venham dizer que Beto nao é uma cultura! Para mim o meu melhor amigo funciona como um mundo e uma cultura que cultiva alegria sistemática. Nunca em anos a fio que o conheço o vi triste ou a queixar-se de algo. Enquanto nós os "coitadinhos" os eternos "miseráveis" da triste sina que nos calha na vida andamos que nem ET s a pastar sobre os montes da nossa propria ignorância e inoperância de não sabermos dar o verdadeiro significado á expressão felicidade. Às vezes felicidade é aquela pessoa. Pronto. Gostamos um do outro? Que bom!!! Aqui vou ser feliz!! Quão estupidos e anormais podemos ser nós como pessoas para acharmos que a nossa felicidade depende apenas e só daquele ou daquela que nos pode fazer feliz? Quão estupidos ou ignorantes podemos ser para vivermos apenas de acordo com os designios do amor.
Como se o amor fosse a estrada que nos conduzisse ao Paraíso eterno. Amor sem felicidade total, no seu conjunto é como um iogurte fora de prazo. De inicio pode saber a algo. Embriagamo-nos e entrelaçamo-nos pelo espirito e gosto inicial de tudo. Uauuuu....I m in love....dizemos nós.Hummm....o "i m in love" é o estado inicial de paixão, estarmos apaixonados ou é apenas o nosso subconsciente a dizer-nos baixinho: " Só tens uma hipotese....senão...vais parar a um lar de idosos, sozinho e agarrado a uma botija de soro! Há...e a mijarmo-nos todos pelas pernas abaixo quando vemos as coxas da velha que está ao lado de 85 anos!" Eu sei que supostamente deviamos ter tesão...mas enfim...dá-nos para nos mijarmos!
Digamos que é um novo tipo de erecção a partir dos 70 anos...ou menos! Meus amigos...alegria necessita-se para este novo ano! O que quero dizer com isto tudo é que amor e amizade entre as pessoas tem que ser cada dia mais fortalecido, temos de ver o amor, amizade e a forma como nos damos como os outros como um caminho para a felicidade. Somos uns eternos seres apaixonados, por tudo e todos. Escrevi aqui há pouco tempo que todos temos duas hipoteses na vida...ou nós...ou todos. Falava nos brasileiros porque realmente são pessoas que trazem uma alegria contagiante. Super bem humorados...completamente diferente deste nosso fado de tristeza que é ser portugues. E falo no meu melhor amigo Beto, porque sem duvida é alguem que encara a vida de uma forma aberta e sem preconceitos. Com uma maldade aqui e ali ele vai sempre tendo a sorte e a positividade do lado dele. Quanto mais mágoa, tristeza tivermos maior negatividade trazemos á nossa vida. Disso..tenho a certeza absoluta.
A alegria ,o bom humor que todos os amigos conheçem de mim foi sempre algo de positivo que tive. Talvez por isso...tivesse tido como tenho sorte em tanta coisa. pensar positivo, livrar a alma de preconceitos, andarmos alegres é algo que temos cada dia mais de aprender. A vida pode ser madrasta para nós. Insuficiente...mas e para os meus amigos que cresceram comigo? Que nasceram em favelas, barracas...e para eles? Madrasta para mim quando tive tantos amigos? Quando me apaixonei? Quando dei o meu primeiro beijo? Quando me apaixonei pela primeira vez? Vamos lá cambada...eu sei que os anos , meses, dias,semanas são complicados...a vida é complicada, mas quando olho para a energia que outros aplicam nas suas vidas....pergunto-me..." Serei eu ...algum anormal?". Para a consumação de vidas, de relações com tanta gente...necessitamos de alegria. De viver, de sentir...sintam....apenas o que a vida nos proporciona...porque um dia...não mais poderemos sentir...porque não estaremos mais cá..
Bruno Fernandes