quarta-feira, outubro 11, 2006

Dia de relaxamento!!

Olá...pronto...tinham saudades minhas nao é? Eu sei...eu sei...é o efeito que produzo! Bom ja nao escrevia há muito tempo. Estive digamos sem ideias e sem muita vontade. Espero que a falta de vontade nao vos leve a pensar que sofro de preguiçite aguda. Acontece que o que me leva a voltar a escrever é a vontade. Ou seja voltei a readquirir vontade. E desta vez nao venho falar de nada de especial a nao ser mesmo de relaxamento da consciencia e das proprias pessoas.
Somos atormentados, atormentamos, vivemos e nao vivemos de acordo com o que dizem e nao dizem as pessoas. Preocupamo-nos com coisas mesquinhas que muitas vezes nos levam praticamente a estados de consciencia de pura neurose exacerbada. Ficamos nervosos, discutimos e mandamos tudo pelo ar. Hoje falava com um amigo meu e ele dizia-me " O que contribui para a sociedade as questões de merda?" ou seja por exemplo quando num jornal sai uma noticia do tipo " Ele nao me ama mais" ....mas a pergunta...é: E o que é que nós publico em geral , pessoas que consomem jornais diários, revistas cor de rosa e afins, o que é que interessa se realmente a pessoa A nao é mais amada pela pessoa B? O que nos interessa saber por exemplo numa primeira página de um jornal ou revista sensionalista que a Floribela tem um calo no pé? Porque é que as pessoas se preocupam com mesquinhices? Porque é que as pessoas acham que uma noticia supostamente sem nexo vende tanto?
Onde eu quero chegar é ao facto de nós portugueses sermos uns cuscos da vida alheia. Somos limitados no interiror do pensamento por uma razaõ simples...porque...nao pensamos. E ao nao pensarmos as ideias nao fluem, não há diversividade de ideias nobres ou verdadeiras. Preferimos vender merda, porque sabemos que as pessoas gostam de ...merda! E ao fazermos isto nao estamos apenas a chamar "bando de idiotas" aos que compram, estamos a auto intitularmo-nos a nós proprios como profissionais verdadeiramente estupidos e sem visao estratégica. Ora se eu penso que a merda que vendo é boa e que as pessoas compram significa que o meu ideial natural está ao nivel delas. Merda por merda...somos todos farinha do mesmo saco. Pelo menos....é o que devem pensar! Não existe uma estratégia séria porque nao confiam nos portugueses. Ou melhor acham os portugueses burros...vai daí vamos torná-los mais burros ainda.
O mesmo se passa ás vezes nao nossa vida. Quantas vezes nos fazem a nos de idiotas? Quantas vezes fazemos dos outros idiotas? Quantas vezes apontamos o dedo e nos apontam a nós? E quantas discussões existem por causa dessa mesma estratégia que deveriamos ter a nivel de consciencia e nao temos? Partimos todos do pressuposto inicial que erramos! isto é ponto assente. Ninguem está acima de ninguem nesta hierarquia de erros que cometemos e e nao cometemos. De qualquer das formas todos nós estamos sempre prontos para a "Guerra" e essa guerra é a guerra interior que temos uns com os outros.
Os conflitos nao se baseiam em estratégias em que ficamos semanas a pensar , dia após dias ou noite após noite. Os conflitos surgem mesmo por falta dessa estratégia que poderia nos complementar na vivência diária uns com os outros. Uns conseguem faze-la muito bem. Outros nem por isso. E é tão simples como dizer que muitas vezes deveriamos estar á margem de mesquinhices e guerras psicologicas. Tal como é feito entre estaçoes de televisao, revistas ou jornais...também é feito o mesmo no dia a dia. Agora a pergunta é: Como ás vezes conseguimo-nos abster da nossa propria estupidez e mesquinhice e dos outros tambem?
Como é que podemos em determinadas alturas ter em determinado ponto a vantagem ou a inteligência de " Isto pára aqui!" è assim tão dificil haver um auto controle emocional que nos coloque um travão? Tempo de resposta ? Mas todo o efeito causa uma reacção! Vendemos merda porque muita gente gosta de ler merda! Mas se pararmos de vender essa mesma merda...as pessoas logicamente param de a comprar! Ou seja tal como no plano pessoal..se nao acalentarmos mesquinhices e guerras as pessoas param tambem! É tudo simples ou ás vezes nem por isso.
Por isso e com certeza é sempre o mais complicado o relaxamento da propria pessoa e dos estigmas de ataques que prepertamos e muitas vezes funciona como um boomerang não nos dá nem nos deixa espaço para pensarmos com a calma necessária. As ideias correm a 1000 porque as pessoas falam a mil. Não há um tempo de pausa , de discernimento, de compreenção mesmo que momentanea. Accção versus Reação causa e causará sempre o imbrólio da disputa que todos nós de forma directa ou indirecta convenhamos que o fazemos.
Costuma-se dizer que a cama que fazemos é a cama onde nos deitamos. Ou seja as acções que tomamos na vida acaba sempre e de certa forma por causar um efeito boomerang que muitas vezes se arrasta séculos. A isto chamo de "vicios" alimentados pelo nosso subconsciente e pela forma de agirmos que nos coloca muitas vezes em posiçao de macaquinho de imitaçaõ. Não nos desfazemos desses vicios primeiramente porque nunca foram tratados ou trabalhados de forma a perceberem-se a sua origem. Dessa forma quem comete um ...comete mais. Nao tratando de um ...arrastam-se os outros.
Somos viciados na disputa, na guerra e principalmente no atrito a que nos damos sem que consigamos entender que tudo isto leva a que afinal? A uma sociedade melhor? A um estado de alma mais consciente da sua limitaçao? A mais atritos? E quem são os culpados? Um?Dois? 20 mil? Um milhão?
Porra...sinceramente...tirem um dia de relaxe, relevem, façam ouvidos moucos, usem da boa disposição, gozem, riam...façam da vida um stand up comedy! Todos nós temos dias bons e maus...mas fazemos fazer disso um passo para a desumanizaçao? Não há bons e maus! Há desentendimentos e ouvidos moucos! È dificil perceber, como é dificil compreender! Nós falamos, eles falam, nós matamos e eles matam. Não se trata de sermos inteligentes. Trata-se de sermos burros porque nao sabemos usar a inteligencia. O mundo entra em ebuliçao com pouca coisa.
Nao se pode fazer um cartaz de Maomé porque os loucos dos árabes desatam aos tiros e a matar pessoas! Porque é que responderam tão indignados? Porque nao entraram em conferencia e tentaram perceber o que eles quiseram dizer? Porque...acção....provoca reação! As pessoas nao estao interessadas em ouvir os outros. Porque interessa é ouvirmos a nossa razaõ. Eles fizeram ...entao está mal! Mentira! Eles fizeram....vamos perceber porque o fizeram afinal!
Entrar no interior da terra, requer astucia,planeamento, dados suficientes, cientistas,recursos humanos e requer muito tempo de aprendizagem e de testes, no sentido de se entender como podem entrar e de que forma o farão! Com as pessoas passa-se o mesmo! Ás vezes quando nos atiram uma pedra nao deveriamos responder atirando outra! Eu quero tentar perceber porque me atirou a pedra! Qual a razao porque o fez! Ok...entando que enquanto penso posso estar prestes a levar com outra....mas.....era assim que deveria ser!
Mas nós , eu proprio aqui presente nao faço isso, nem fazemos. Tentamos estabelecer perimetros de paz sem criar efectivamente bases de sustentabilidade para o mesmo. Nós pensamos que muitas vezes criamos as bases, mas estas sao apenas construidas pelas nossas supostas suposições interirores. O que nos falta a todos, é saber planejar, escutar, perceber, definir, interiorizar e então depois sim quando fôr a altura da Acção versus reacção estaremos muito mais capacitados de saber responder com muito mais á vontade e calma.
Em suma...saibam relaxar, saibam pensar que é necessário haver estratégias e formas de chegar a tanta gente sem que para isso tenhamos que pensar que A , B ou C é por definiçao um idiota que não entende nada. O Povo só é estupido quando quando quer ...e só faz do Povo estupido quem pensa que não é estupido.
Merda por merda...não façam merda....até para a propria porcaria é necessario estabilidade...senão sai diarreia...
Bruno Fernandes