sábado, julho 29, 2006

Limites e Liberdade.

Para quem tem filhos como eu por exemplo há sempre a tendência de sermos ou nao demasiadamente inflixiveis em determinados momentos. Ao propormo-nos a explicar o que são limite e liberdades proprias nao podemos esquecer que tivemos a dada altura a idade que eles hoje possuem. Muitas vezes por fruto de muitas vidas que levamos e formas educacionais que tivemos, utilizamos de certa forma, directrizes umas vezes de liberdade total mas vigiada, outras vezes de regras e limites para essa mesma liberdade. Mas afinal dar ou facultar a uma criança liberdade estamos nós a solta-la para descobrir tudo a seu tempo ou estamos a limita-la dentro dessa mesma liberdade?
Educar para os limites é submeter a graves riscos os jovens e adolescentes. A idéia que está por trás dos limites é que a liberdade é um fim e não um meio. Diz-se: “o jovem é livre, mas não deve ultrapassar o limite”. Falso. O jovem deixa de ser mais livre quando faz o que quer dentro de determinadas fronteiras. O jovem exercita melhor a sua liberdade quando escolhe dar o melhor de si, quando aspira à excelência humana, quando aspira a coisas grandes.Quando na curiosidade do seu ser e actividade normal procura e aprende tudo em seu redor.
A liberdade é um meio e não um fim. Um meio para poder fazer coisas maravilhosas ou arruinar-se como pessoa humana. Quando se faz da liberdade um fim o jovem e o não jovem torna-se um escravo da própria liberdade. É livre mas não sabe o que fazer com a liberdade.
Não é mais livre o jovem que fica ás voltas em torno dos precipícios sob o risco iminente de cair e bater a cabeça nas rochas ou morrer afogado. É mais livre quem usa a liberdade como um meio para construir coisas na ilha. Quem edifica uma casa para viver, quem se diverte subindo a uma montanha, quem cultiva uma horta que produz frutos... Ou seja, quem tem um projeto de vida atraente, seja no terreno científico, artístico, cultural, esportivo, etc.

A diferença entre educar para a liberdade como fim e como meio está em ter um projeto vital. Cada pessoa é diferente e precisa encontrar seu lugar no mundo. Educar é conduzir para fora o melhor de cada um. A missão do educador é descobrir o que há de melhor em cada pessoa e estimular as crianças para que cultive os seus melhores dons. Isso supõe saber que há um melhor e um pior, ou seja que há projetos vitais que tornam felizes as pessoas, e modos de vida que escravizam e tornam infelizes os outros.
Em qualquer caso, o educador (pais) precisa de saber mostrar aos jovens quais as melhores aspirações que podem cultivar. A liberdade é um dom que pode frutificar ou perder-se, mas nunca um fim em si.

A educação, por essa razão, não é apenas fixar limites, mas orientar em direção a metas de excelência e objetivos no uso da liberdade. Não é impor ou coagir a liberdade, mas canalizar a liberdade de modo que frutifique em benefício dos outros e da própria pessoa.
A criança, o jovem e o adolescente precisam sempre de uma orientação para se tornarem adultos e poder empreender por si a própria vida. É uma arte complexa e delicada. Cada pessoa é diferente. Orientar é ir soltando a linha até que um dia os filhos, os alunos enfrentem o mar sozinhos, por conta própria, com segurança e confiança. Em muitos casos o rumo que os filhos tomam na vida não é responsabilidade dos pais, mas os pais têm obrigação de educar os filhos. Portanto aqui também a egigência e a forma como os pais podem entrar em consenso de ideias e bases para os filhos é importantissimo.
A educação que apenas fixa limites ou estabelece regras sistemáticas não parece ser a melhor receita educativa para o desenvolvimento da personalidade dos filhos.

Os pais precisam dominar a inquietação que sentem por eles e deixá-los realmente livres como pássaros a sair do ninho, mas amparando-os; devem compreender os seus anseios, mas prontos a recebê-los outra vez nos braços quando for preciso.

Ás vezes o maior problema não reside nos filhos...mas sim nos Pais!

Bruno Fernandes

sexta-feira, julho 28, 2006

Como era bom ter 90 anos!

Há pois é! Como era bom ter 90 anos! Ser velhinho. Eu nao gosto de ter 30 anos. A sério que não! Aliás detesto ter esta idade. Já repararam que quando somos novos pensamos que á nós é que nos acontece tudo de mal? Nós é que temos problemas! Somos problemáticos, aborrecemo-nos invariavelmente com pieguices. Senão reparem numa hipotética conversa com o avô de 90 anos.

- Então meu netinho? Estás aborrecido?
- Nem sabes o que me aconteceu avô! !Queria alugar um filme no video clube e eles nao tinham, depois decidi ir ao cinema e não havia bilhetes para o filme que eu queria.Saí dali peguei no carro e atropelei um cãozinho tetraplégico. Estou desolado avô!! Corre-me tudo mal! E tu avô?
- Bem....meu filho...hoje consegui acordar novamente. A bacia continua deslocada e o cancro maligno continua a absorver-me tudo. Soube tambem que mais um amigo morreu hoje pela manhã.Mas cá estamos....
Pois...cá estamos! Dificil a nossa vida não é? É tão complicada...

Mas a sério adorava ter 90 anos. Não havia problemas. Não entendo! Olhem poderia roubar numa boa. Ninguem me prendia! Quem é que prende velhinhos de 90 anos? Aliás quando tiver 90 anos quero ser ladrão! Poder entrar num supermecado, e roubar umas garrafinhas de vinho de Uyskie. Mesmo que o segurança me mandasse parar eu só responderia:
-O que foi? Sou velho!? Não sabes ver? Estou a morrer!
Claro que o segurança iria dizer ao supervisor:
- Ele está a morrer...não vale apena chamar o exército para o prender.

Depois dali punha-me no carro e ia a curtir pela estrada a saborear o passeio. Não entendo quando estamos velhos á sempre a tendência de nos martelarem ao ouvido : Acelera! Pé na tábua...tipo " Estás a morrer!" Mas acelera porque? Eles querem é curtir a vida. Estar numa boa. Deixem-nos! Depois a policia apanha-os porque vão a 20 Km à hora e manda-os encostar, porque tem uma fila de trânsito atrás de 15 km. E claro o Sr.Agente da Lei não pode solidializar-se com tal situação! Então manda-os encostar. Só que a vontade que dá de responder é mais ou menos assim:
- O que foi!?? Não vês que estou a morrer!?
- Há...o Sr. tem o direito de permanecer em silêncio porque vinha a 20 km há hora.
-Pois...tenho o direito...nao tenho é a Habilidade....agora caga nisso e deixa-me mas é ir roubar coisas ao supermercado!
Acho fantastico ter 90 anos! Já pensaram que nós com 90 anos vamos ouvir Black I Pies? U2?Xutos e Pontapés? Já notaram que vamos ser asneirentos como tudo? Que vamos fumar ganzas? Já se aperceberam disso? Hoje por exemplo...se disser uma asneira do tipo " Ai a merda" em frente ao avô ele diz logo:
-Então??
-Pois avô...tens razão! Peço desculpa ! Eu sei que a mãe ouviu. Não volta a acontecer.

Quando formos velhos...nao vai ser assim. Enquanto eles hoje ouvem...Elvis, Nat King cole, Choupin,Mozart....etc....e ficam deliciados dentro da sua extrema educação...nós vamos ouvir RAP! Já pensaram? RAP? Tipo....

..." Kill the white people...there is no Hop for the saints ...kill the white people" e vamos estar a curtir bué. Hoje em dia eles tem paciencia para nos levar a todos lado. Quando formos nós mais velhos....nao vamos ter essa paciencia! Já pensaram no nosso futuro neto a falar connosco? Como seria?

- Oh avô...leva-me ao Jardim Zoológico!!!Por favor?
- Jardim Zoológico? Estás parvo? Mas és algum gay? Go to the Zoo? Are you Nut s?Vai-te foder!Vai tu sozinho!
- Oh Mãe o avô disse que eu era gay! E disse para eu me ir foder!!!
- Não sejas queixinhas! Aproveita e nao faças queixas a essa cabra senão ponho-te no forno!
Sermos assim como 90 anos é dificil de imaginar...mas é verdade..vamos ser assim! Feios, mal educados e maus!
Depois hoje quando nos pedem para os ajudar com as compras ficam sempre maravilhados!

- Aiii filho podes com dois sacos cheios??? Tu és tão forteeee!! Fazem de nós o Mr. Universo. Como se nao tivessem tido a nossa idade. Depois se pego em mais um..quase que tem um orgasmo!
-Meu Deus!!!! Bruno!!! Mais um saco?!?! Como és forte!!! Tu devias estar a combater o crime!!!

Há pois é....90 anos não é? Como era porreiro.....aii como era....


Bruno Fernandes

quinta-feira, julho 27, 2006

SOMOS NEURÓTICOS OU NAO CONFIAMOS?

As pessoas são melindrosas. Elas não querem ser criticadas, não querem que alguém as diga para fazer isso, para não fazer aquilo. E essas pessoas pensam que não podem render-se porque elas são muito poderosas. Elas são apenas doentes, neuróticas. Só um homem ou uma mulher poderosa pode render-se – os débeis, nunca. Porque na rendição acham que a fraqueza delas será revelada para o mundo todo.
Elas sabem que são débeis, conhecem seu complexo de inferioridade, assim elas não podem curvar-se. É muito difícil para elas, porque se curvar será aceitar que são inferiores. Só uma pessoa superior pode curvar-se, pessoas inferiores nunca podem. Elas não podem respeitar ninguém porque não respeitam a si próprias. Não sabem o que é respeito e estão sempre com medo de render-se porque rendição significa fraqueza para elas.
Portanto se você sentir que é difícil confiar, então você tem que regressar. Você tem que escavar fundo nas suas memórias. Você precisa ir ao seu passado. Você precisa limpar sua mente das impressões do passado. Você deve estar tendo uma grande pilha de lixo de seu passado; descarregue-o. Essa é a chave para fazer isso: se você puder regressar não apenas como memória, mas como um reviver.
Faça disso uma meditação. Todo dia, à noite, por uma hora, apenas regresse. Tente descobrir tudo que aconteceu na sua infância. Quanto mais fundo você for melhor – porque estamos escondendo muitas coisas que aconteceram, mas não permitimos que elas borbulhem na consciência. Deixe que elas venham à tona. Indo todos os dias, você irá sentir cada vez mais profundo. Primeiro você lembrará de algum lugar onde você estava na idade de quatro ou cinco anos e você não será capaz de ir além disso. Subitamente, você se defrontará com um muro da China. Mas prossiga.
Aos poucos, você verá que está indo cada vez mais fundo: três anos, dois anos.As pessoas chegaram a ponto de regressar até onde elas nasceram do útero. Existem pessoas que alcançaram as memórias do útero e pessoas que foram além do útero, para dentro da outra vida quando morreram.Mas se você puder alcançar o ponto de onde você nasceu e puder reviver esse momento, isso será uma profunda agonia, dor. Você irá quase sentir como se estivesse nascendo novamente.
Você pode gritar como a criança gritou pela primeira vez. Você se sentirá sufocado como a criança se sentiu sufocada quando pela primeira vez ela ficou fora do útero – porque por alguns segundos ela não era capaz de respirar. Havia muito sufoco: então ela gritou e a respiração veio, e a passagem dela ficou aberta, seus pulmões começaram a funcionar. Você pode precisar ir até esse ponto.De lá você retorna. Vá e volte novamente, cada noite.
Isso levará pelo menos de três a nove meses e a cada dia você se sentirá mais aliviado, mais e mais aliviado, e a confiança irá surgir simultaneamente, ao lado. Uma vez que o passado foi limpo e você viu tudo que aconteceu, você fica livre disso. Essa é a chave: se você se torna ciente de qualquer coisa na sua memória, você se liberta disso. Consciência libera, inconsciência gera uma servidão. Desse modo a confiança se tornará possível.Os psicólogos descobriram isso – que o amor é comida. Apenas há vinte anos atrás, se alguém dissesse que o amor era uma vitalidade sutil, então os cientistas dariam risadas.
Eles pensariam, “Você é um poeta, vive em ilusões e em sonhos. Amor e comida? – tudo bobagem”. Mas agora pesquisas cientificas dizem, “Amor é alimento”. Quando o alimento é dado para uma criança, isso nutre o corpo dela; e se não for dado amor, então a alma dela não é alimentada. Sua alma permanece imatura. Agora existem meios de medir se a criança está sendo amada ou não, se o calor que ela necessita está sendo dado a ela ou não.
Você pode fornecer a criança todo o alimento que ela necessita, todos os cuidados médicos que ela precisa, num hospital. Apenas remova a mãe, e lhe dê leite, remédios, cuidados, tudo, mas não a abrace, não a beije, não a toque.Muitos experimentos foram feitos. A criança, aos poucos, começa a encolher nela mesma. Ela fica doente, e na maioria dos casos morre, por nenhuma razão visível. Ou, se ela sobreviver, ela sobrevive no mínimo: ela se torna um imbecil, um idiota.
Ela irá viver, mas irá viver no limite. Ela nunca será profunda na vida, não possui nenhuma energia. Abraçar a criança, dar o calor de seu corpo para ela é alimento, um alimento bem sutil. Agora isso está sendo, aos poucos, reconhecido.Deixe-me fazer uma predição para vocês: daqui a vinte ou trinta anos, os psicólogos chegarão a revelar que confiança é até mesmo alimento mais elevado, de grande potencia – mais elevado que o amor... Como oração. Confiança é devoção, mas é muito sutil. Você pode sentir isso. Se você tiver confiança, você subitamente verá que comigo você está indo numa grande aventura, e sua vida começa a mudar imediatamente. Se você não tiver confiança, você vai ficar parado lá.
Eu continuo falando, continuo lhe puxando; você está travado – de alguma maneira você continua me perdendo. Deixe sua confiança surgir. Essa confiança será uma ponte entre eu e você. Dessa forma, palavras ordinárias se tornam luminosas, assim minha presença pode tornar-se um útero, e você pode renascer.Aqueles que confiam porque estão com medo, porque querem alguém em quem se apoiar, a quem se apegar, eles estão assustados e querem a mão de alguém, eles olham para o céu e oram a Deus apenas para se sentirem seguros. Você já observou? Às vezes passando por uma rua escura à noite você começa a assoviar, ou a cantar – não que isso irá ajudar.
Mas ajuda de certa maneira. Cantando, você fica mais aquecido. Cantando, você fica ocupado, o medo é reprimido. Assoviando, você começa a se sentir bem. Você esquece que está no escuro e que isso é perigoso, mas isso não faz uma real diferença na realidade. Se houver medo e perigo ainda está lá. De fato, é até maior, porque uma pessoa que está ocupada em cantar pode ser roubada mais facilmente porque estará menos alerta. Ela será menos cautelosa enquanto assobiando.
Ela está criando a ilusão ao redor dela assoviando. Se sua confiança surge do medo, melhor não ter essa confiança. Ela é falsa.Ouvi contar...Mulla Nasrudin sentou na cadeira do barbeiro e perguntou, “Onde está o barbeiro que costumava trabalhar nessa cadeira?
“Oh, esse foi um caso triste”, o barbeiro disse. “Ele ficou tão nervoso e desanimado com o pobre negócio, que um dia quando um cliente disse que não queria uma massagem, ele ficou fora de si e cortou a garganta do cliente com uma lâmina.
Ele agora está no hospital psiquiátrico do estado. A propósito, você gostaria de uma massagem, senhor?”“Absolutamente!” - disse Mulla Nasrudin.Com medo você pode dizer ‘absolutamente’, mas isso não será confiança. A confiança nasce do amor, e se você descobre que não pode confiar, então você precisa trabalhar duro. Você tem um passado bastante sobrecarregado, erradamente sobrecarregado. Você precisa limpá-lo, clareá-lo.
Osho, Extraído de: The Beloved

MENTES TÓXICAS.PESSOAS QUE SE ACHAM DONAS DA RAZÃO!

Sinto que isso está em algum lugar e se tornou parte de seu bio-computador. A mente funciona como um computador, e seguimos alimentando suas atitudes. Estas vão se acumulando lá e pouco a pouco se tornam profundamente entranhadas.Personalidades podem ser divididas em duas categorias.
A primeira, os psicólogos chamam de personalidade T, tóxica, e a outra chamam de personalidade N, nutridora.Uma personalidade tóxica está sempre olhando as coisas de uma maneira negativa. Toda a visão do mundo da personalidade tóxica é depressiva, triste. A personalidade tóxica se esconde atrás de belos rostos. Um perfeccionista é uma personalidade tóxica. Você não pode apontar algo errado num perfeccionista, porém a idéia toda de ser um perfeccionista é para encontrar erros, enganos, falhas. É um truque.
Você não pode encontrar qualquer defeito no homem que procura por perfeição, mas na verdade essa não é sua meta, perfeição é uma estratégia. Ele quer procurar pelas falhas, enganos, erros, qualquer coisa que esteja faltando, e essa é a melhor maneira – manter uma aparência de perfeição para que ele possa comparar com o ideal e condenar sempre.Essa personalidade tóxica sempre olha naquilo que não é e nunca olha naquilo que é, desse modo o descontentamento se torna natural. Uma personalidade tóxica envenena seu próprio ser; não apenas isso – goteja veneno.Isso pode ser uma herança.
Se você conviveu na sua infância com pessoas que tinham uma atitude negativa para com a vida... Isso pode estar oculto em termos brilhantes, belas linguagens, ideais, paraíso, Deus, religião, a alma; eles podem usar belas palavras, eles estão simplesmente tentando... e eles falam a respeito do outro mundo somente para condenar este mundo. Eles não estão preocupados com o outro mundo. Eles não possuem nenhum interesse em santos, mas somente para provar que os outros são pecadores, eles irão falar a respeito dos santos.É uma atitude muito mórbida. Eles dirão: Sejam como Jesus – eles não estão de jeito nenhum interessados em Jesus.
Se Jesus estivesse lá eles seriam as últimas pessoas a irem ter com ele, porém, só para condenar vocês, essa é a estratégia deles. Vocês não podem se tornar Jesus, assim vocês se tornam vítimas. Eles sempre vos condenam. Eles criam valores, moralidades, atitudes puritanas. Eles são os moralistas, os moralizadores; eles são os grandes envenenadores do mundo.E eles estão por toda parte. Essas pessoas acabam se tornando professores, educadores, reitores, santos, bispos, papas; eles acabam se tornando essas coisas porque dessa forma eles podem condenar.
Eles estão até mesmo prontos para sacrificar tudo se lhes for permitido a alegria de condenar os outros. Eles estão por toda parte, escondidos de muitas maneiras. E eles estarão sempre fazendo coisas para o seu bem, para seu próprio bem, então vocês ficam indefesos contra eles. A herança deles é real, grande. Eles dominaram toda a história.Essas pessoas imediatamente se tornam dominadores.
A própria ideologia deles os ajuda a dominar porque eles podem se tornar condenadores. E eles falam em termos racionais. O racionalismo também é parte da personalidade T. Eles são muito sugestivos... É muito difícil derrotá-los na argumentação. Eles nunca são razoáveis, porém são sempre racionais.É preciso saber a distinção entre um homem razoável e um homem racional. O razoável nunca é somente racional, porque um homem razoável sabe pela própria experiência que a vida engloba ambos – o racional e o irracional; a vida tem ambos – razão e sentimento, a mente e o coração.Um homem razoável é razoável.
Um homem racional nunca é razoável. Ele força a lógica sobre a vida – e a lógica pode ser perfeita; a vida nunca pode ser. Ele sempre olha para o ideal e ele tenta forçar a vida a seguir o ideal. Ele nunca olha para a vida e para a realidade da vida. Seus ideais são contra a vida.A segunda personalidade, a personalidade N, a personalidade nutridora, é totalmente diferente. Ele não possui ideais, realmente. Ele apenas olha para a vida e a realidade decide seu ideal. Ele é muito razoável. Nunca é perfeccionista; é total, mas nunca um perfeccionista.
E sempre olha para o lado bom das coisas. A personalidade N está sempre esperançosa, radiante, aventureira, confiante, não condenatória. Essas são as pessoas que se tornam poetas, pintores, músicos.Se uma pessoa tipo N se torna santo, então existe um santo real. Se uma pessoa tipo T se torna santo, então é um falso santo, um pseudo-santo. Se uma pessoa tipo N se torna pai, então há um pai de verdade. Se uma pessoa tipo N se torna mãe, ela é uma mãe real. A pessoa tipo T é um pseudo pai e pseudo mãe.
Serve apenas de truque para explorar a criança, para torturar, dominar, possuir e esmagar a criança, para se sentir poderoso esmagando a criança. O tipo T está na maioria, assim você pode estar certo que você está carregando uma herança como todo mundo. Mas uma vez que você se torna cônscio, não há mais problema. Você pode se mover de T para a N muito facilmente.Algumas coisas para lembrar.
Se você se sentir preguiçoso, não chame isso de preguiça. Escute sua natureza; pode ser que isso seja bom para você. Isso é o que chamo de homem razoável. O que você pode fazer? Se a preguiça chega até você, então isso é o que você tem que fazer. Quem é você para decidir contra isso? E como você pode vencer contra isso? Mesmo na sua luta você estará preguiçoso. Quem irá vencer? Você será sempre derrotado, e assim você se sentirá desnecessariamente miserável.Seja realista. Escute seu próprio ser. Cada um possui seu próprio jeito. Algumas pessoas são muito ativas, correndo; não há nada errado nisso.
Se eles se sentem bem assim, é bom para eles.E não criem ideais de que vocês têm que fazer isso. Não tenham quaisquer - deveres – os deveres criam uma espécie de neurose. Então a pessoa fica obcecada. O – dever – está sempre lá, de pé e lhe condenando, e você não pode desfrutar de nada. Desfrute! Mate o – dever – completamente e esteja aqui-agora. O que você puder fazer, faça; O que você não puder fazer, aceite. É assim que você é, e você está aqui para ser você mesmo, ninguém mais. Pouco a pouco você verá que o seu T está se transformando em N. Você será nutridor e você desfrutará mais, você amará mais, e você ficará mais meditativo.De fato, para um preguiçoso se tornar meditativo é mais fácil do que para uma pessoa ativa.
Eis porque todo o Oriente se tornou preguiçoso – eles meditaram demais. Meditação é um tipo de passividade. Uma pessoa ativa se sente muito inquieta. Apenas sentar em silêncio é a coisa mais difícil. Não fazer nada é a coisa mais difícil para uma pessoa ativa realizar.Apenas desfrute e se mova de acordo com o seu ser – nada de deveres, nada de ideais, do contrário eles lhe envenenarão.
Olhe para a vida com profunda esperança. Ela é realmente bela. Apenas olhe para ela, e não espere por perfeição. Não pense em termos de desfrutar as coisas somente quando elas forem perfeitas; senão você nunca desfrutará.Se uma pessoa tipo T encontrar Deus, irá imediatamente descobrir algum defeito nele.
Eis porque Deus está escondido – devido às pessoas tipo T. Ele se revela para os tipos N, nunca para os tipos T. Ele se revela apenas para aqueles que podem ser nutridos por ele – não somente isso, mas para aqueles que podem nutri-lo.Portanto apenas relaxe, desfrute, aceite, e os problemas desaparecerão.
Bruno Fernandes - Osho, Extraído de: The Passion For the Impossible .

Passo a Explicar como sou....anda complicado!

Ora pois bem. Se bem notei vai em 74 pessoas que já leram o meu blog. Agora vou apontar para as 100 pessoas! Já era um marco significativo aqui no meu bloguito! Mas entre os que conheçem assim assim, os que conheçem menos bem, os que conheçem muito bem ou nada até...hoje venho expor de uma forma simplificada para quem quiser entender a verdadeira forma para não haver o tipo de espasmos tipo : " Nao acredito que sejas assim" ou Então: " You are always the same"
Entender as pessoas e as suas formas passa por aceita-las sem critica-las. Ou seja, sei quem és...como és...como funcionas...como te dás e mostras e ...aceito-te como tu és. A critica inibe, fere,suja a alma de quem critica e de quem é criticado. Ao criticarmos estamos tão só e apenas a olharmo-nos ao nosso mesmo espelho.
Para quem nao acredita muito que cada pessoa tem um determinado padrão e estado de alma e apenas julga por julgar, vamos por partes ou melhor....vamos lá darmo-nos a conhecer. Porque é o conhecimento que é a água da vida. Se percebermos que somos desta forma e agimos desta forma melhor será mais fácil a compreensao do ser humano. Ou seja...se nao quisermos ser estupidos e "Mouros" é só percebermos as auras que nos envolvem e a minha...é Lilás.

Socialmente, o indivíduo de aura lilás tende a ser solitário, temendo que os outros não entendam a sua maneira de viver. Ele vive mais no mundo de sua mente, e é raro expressar o que sente no íntimo com medo de ser ridicularizado, criticado ou isolado. Assim sendo, muitas vezes desenvolve comportamentos compensatórios destinados a fazer os outros pensarem que ele está se adaptando às normais sociais, quando, na verdade, só está interessado em criar uma aparência "aceitável e normal" que proteja sua autonomia. Por exemplo: muitas pessoas de aura lilás parecem estar prestando atenção quando, na verdade, sua mente está a milhões de quilômetros dali.

O indivíduo de aura lilás tem laços frouxos com a própria família e alguns poucos amigos íntimos. Como o indivíduo de aura índigo, não tem muita necessidade do estímulo emocional vindo de fora, pois ambos vivem perfeitamente bem no "mundo de dentro". Envolve-se ativamente com sua vida mental: obras de arte, escritos, pesquisas, e todas as formas de expressão psicológica e artística. Tais obras são seus reais amigos, filhos, a própria natureza.
A expressão sexual é uma área onde ele pode agir de acordo com o mundo que vê em sua fantasia. Está entre os indivíduos mais criativos sexualmente, entre os mais dispostos a experimentar, embora costume impor limites à exploração sexual, limites esses que ele não ultrapassa e que têm por base sua necessidade de segurança física e psicológica, e não são necessariamente os mesmos de uma sociedade inibida.

A própria necessidade de ficar sozinho é a fonte de poder do indivíduo lilás. Ter a coragem de ser diferente, de buscar outras ambições que não envolvem poder temporal e humano. Como é geralmente criticado (sobretudo pela família) por não ser tão "ambicioso e agressivo", desenvolve a capacidade mnemônica de se camuflar.

Costuma ter pouca percepção do relacionamento entre tempo e espaço. Corre o risco de assumir compromissos que não cumpre. Na verdade não pretende ser desatento; só é meio difícil para o lilás - como uma espécie de defasagem - perceber a diferença entre a fantasia e o real. Parece atado a um mundo de sonho permanente, e se souber se conectar a esta fonte de inspiração sem se afogar nela, será um transformador social através de suas obras. Para o indivíduo de aura lilás pode ser inclusive doloroso viver nesse mundo físico. A realidade pode ser sempre um "duche de água fria", com suas exigências e limitações. Quando os amigos e a família ficam insistentes demais, exigindo que se torne mais responsável e confiável, ele pode ficar furioso; precisa de um pouco de tempo e de solidão para ficar com suas fantasias e sonhos.
Acho que chega...mas fico fascinado por saber que eu sou assim. Triste por tanta gente nao entender que esta é a minha essência...
Bruno Fernandes

Os Génios da Estupidez ...que não sabem que sao!

O que acabo por observar é que um dos problemas da Estupidez é que ninguém tem uma definição realmente boa. De facto, os gênios são amiúde considerados estúpidos por uma maioria estúpida (apesar que ninguém tem, tão pouco, uma boa definição de genialidade). Mas a estupidez definitivamente existe, e há muito mais dela do que sugerem os nossos mais terríveis pesadelos. De facto ela domina o mundo , o que é claramente comprovado pela forma com que ele é governado e pelas pessoas que dele fazem parte.
Nós mesmos como Humanos ao considerarmo-nos grandes na nossa imensidão e sem margem para grandes erros é considerarmo-nos "Nâo Estupidos" e ao considerarmo-nos acima da propria lei da estupidez que todos temos. Estamos a ser mais estupidos e soberbos que a propria lei. Temos a mania da imensa forma do ser especiais que som,os, da forma como lidamos com toda a gente. Mas se formos a reparar....somo estupidos. Porque nao sabemos lidar com toda a gente do mesmo modo. Nascemos estupidos e somos estupidos porque...nunca o deixamos de ser. Porque é mesquinha a nossa herança. Porque ja Jesus Cristo Dizia: "Pai perdoa-lhes porque nao sabem o que fazem"
E é mesmo isto que fazemos e dizemos. E temos sempre na ideia que o que dizemos é serio, é justo e nao pode ser beliscado! Se é beliscado algo que dizemos na nossa imensa estupidez de pensamento....salta-nos a tampa. Porque somos perfeitos? Ou será porque nao deixamos de toda a bondade que temos e amor...ser tambem uns perfeitos estupidos?
Existem 5 Leis da Estupidez que passo a referir e a transcrever:
Primeira Lei: Sempre subestimamos o número de pessoas estúpidas.
Segunda Lei: A probabilidade de que uma pessoa seja estúpida é independente de qualquer outra característica de sua personalidade.
Terceira Lei (a de Ouro): Uma pessoa estúpida é alguém que ocasiona dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio.
Quarta Lei: As pessoas não estúpidas sempre subestimam o poder de causar dano das pessoas estúpidas. Constantemente elas se esquecem que em qualquer momento, e sob qualquer circunstância, associar-se com gente estúpida invariavelmente constitui-se em erro com prejuízo.
Quinta Lei: A pessoa mais perigosa que pode existir é a estúpida.
Em cada um de nós há sempre factores de estupidez que nem nós sabemos que existem. Habituamo-nos a querer ser melhores mas esquecemos sempre o que é mesmo necesseraio para melhorar. E o necessario é trabalhar a estupidez, a pouca sensatez, a soberba, o preconceito, a mesquinhice e todo um rol de inteligencia artifical que nos faz pensar que muitas vezes estamos acima dos outros.


Geralmente tendemos a culpar a perversidade intencional, a malícia astuta, a megalomania, e outros defeitos morais pelas más decisões. E as pessoas tem muitos defeitos morais. A grande maioria tem o defeito de nao saber nem ter tacto da vida e pensarmos muitas vezes que conhecemos a vida sem que tenhamos realmente sabido em terra firme o que é realmente a vida em si! A morte! A desgraça! A Pobreza! A indignidade! A Fome! Portanto...os defeitos morais dos inteligentes nao é mais do que o uso da sua prepotencia moral para defenir a sua estupidez interior. Defeitos Morais ...tudo isso conta, é claro, mas qualquer estudo cuidadoso da história, ou dos fatos, leva à conclusão invariável de que a maior fonte de terríveis erros é puramente a estupidez. Quando ela combina com outros fatores (como acontece amiúde) os resultados podem ser devastadores.
A essência da estupidologia é a tentativa de explicar por que razão as coisas não funcionam – e em que medida isso se deve à estupidez humana, que é a causa da maioria de nossos problemas. Mesmo quando a causa não é a estupidez, fazemos com que as conseqüências sejam piores, pela estupidez da forma como reagimos e como tentamos solucionar o problema.
E conseguimos ser mais estupidos ainda quando o problema esta quase morto e tentamos reanima-lo de novo. Somos fracos e somos estupidos porque nao sabemos lidar com causas e atitudes de nós para nós e dos outros para nós. O ser humano lida muito mal com as relações pessoais. Lida mal com o que foi passado e lida mal com o que é presente. E as repercussões de futuro são sempre as piores.
È fácil lidar com a estupidez. Basta estar atento, ser realmente incisivo, perceber e compreender danos que causamos e nos causam na infinidade de problemas que acarretam a estupidez.
Só continua estupido quem gosta de o ser....
Bruno Fernandes

quarta-feira, julho 26, 2006

Brasil...o que tens tu de Diferente?





Pois é...já há largos anos que o Brasil é o meu país de eleição para poder conhecer. E por largos momentos pergunto-me de o porquê de ser tão diferente de outros?Tanta vivacidade no meio de tanta pobreza. Tanta alegria e festa no meio de tantas tristezas. O que move tanta gente e tantas pessoas a procurar o brasil como País para umas férias, para viver, para poder desfrutar de toda a imensa beleza que nos desperta?O que tem assim de tão diferente? Já sei que as mulheres vão dizer...as paisagens, as praias, o Cristo rei no Rio de Janeiro..essas coisas. Bem quanto aos homens de certo que nao iram dizer isso. Na cabeça dos homens perguntem-lhes porque escolhem o Brasil e a resposta é simples: MULHERES!
Mas só existem mulheres no Brasil? Não existem em portugal?Espanha?Outros países?Porque mulheres de nacionalidade Brasileira?
Em primeiro lugar o brasil é diferente porque: É enorme, auto-suficiente e isolado o suficiente para desenvolver uma sociedade paralela, com atitudes próprias em relação a assuntos importantes como religião, raça e sexualidade". No Brasil não existem assuntos tabus como existe em portugal. Se aqui vimos a vizinha a fazer sexo com o marido atraves da janela...é melhor calarem-se todos. è tabu falar nisso. Fica mal. Nao fica nada bem! Épá e tal...é o vizinho!
No Brasil Viram? Boa...Joguem isso na Internet com direito a downlods!Mas os homens saõ loucos por duas coisas nas mulheres brasileiras ...é geral....terem bunda grande e serem Safadas. Mas existe um Dogma associado a safadas em Portugal que muitos pensam que denomina e desculpem a expressão a mulher brasileira de Puta.De Kenga. De viciadas em sexo.
Mas...devo dizer...Viciadas em sexo é natural. Vivem num Pais tropical , onde o calor é quase todo o ano. E calor propicia a sexo! E ser viciada ou viciado em sexo nao tem nada de mal.Bem pelo contrario.Pior do que faze-lo sempre era nunca fazer...
A Diferença existente na sua cultura é de uma vivacidade e abertura tão grande que até mesmo a pessoa mais inibida e timida nao consegue ficar indiferente. As pessoas são super simpáticas, tem um modo natural de agir e estar.O facto de serem vistos dessa forma principalmente a nivel sexual não chega a ser um demérito. A forma como tratam a sexualidade é a meu ver melhor que o moralismo hipócrita que muitos de nós como outros demais europeus usam. Motivo de vergonha é a desigualdade e injustiça e a indiferença com que lidamos com que o povo muitas vezes lida com as situações.
Há por parte das pessoas em geral uma visão errada do brasil e de muitas das suas gentes. A cultura enraizada é enormissima e de enorme valor. Normalmente quem visita o brasil vem sempre maravilhado.O Brasil nao é apenas o país dos moteis ou transas ou sexo livre e espontaneo a qualquer preço. O Brasil é um conjunto de culturas, de riqueza e de uma extrema arte no bem que é receber. Agora que tem lindas mulheres...é verdade...que sao um povo diferente e amis quente é verdade...que sao uam cultura sem tabus é verdade. Mas isso faz do brasil uma "casa" de prostituiçao?
Portugal é um País com uma taxa de analfabetismo enorme, com cultura de mesquenhice, do bate boca, de bebados, de loucos a matarem-se na estrada e por aí...e isso faz de nós um País de anormais?
Em contrapartida....o Brasil é um pais de enormissima desigualdade social. De muita pobreza, de roubos,esturpos, assassinatos de revolta do seu proprio estado social latente que a sociedade acabou por criar e enraizar no seu mais profundo manto.
O Brasil a meu ver tem é um mal que pertençe aos media...que é a imagem de cultura pornográfica que passa para o exterior.A imagem da mulher semi-nua, das boas transas, da troca de favores, das imcopetencias do Governo e tudo o que deixam transparecer para fora doq ue é seu.Elis Regina uma vez disse que no Brasil nao é apenas carnaval e samba...cantam muitas vezes as suas mágoas e tristezas.
No geral e para terminar...o Brasil por tudo e mais alguma coisa é uma enorme montra de soluções , de crenças, de mulheres, de praias, de paisagem, de vida e alegria para quem deseje um dia poder disfrutar de tudo isso.O Brasil possui pessoas fantasticas, de enorme valor, com crenças , medos,receios,atitude mas acima de tudo uma forma de ver a vida que muitos de nós nossa mesquinhice, no nosso eu, na nossa forma de estar de pessimismo acentuado ..nao temos nem possuimos!
Já agora...quando é que posso ir ao Brasil?hihihih!
Bruno Fernandes
BMAEC

DIARREIA CEREBRAL...

Olá a todos meus ilustres amigos! Hoje venho falar de uma receita de jindungo que a minha Tetravó me ensinou. Junta-se com Canabis....ops....nao era isto que eu queria dizer...vamos dár uns espaços. Acompanhem-me pois vou descer de linha. Ariops...aqui vamos nós...so...let s looki at the Trailer....

O que é isto afinal da grande gonorreia, diarreia cerebral. Ora não mais que um ataque malevolo ás mentes sãs como as nossas, as vossas e como de tantos outros espalhados por este planeta. Vou dar uns exemplos de Diarreia Cerebral acentuada:
- Professores que moram em lisboa e vão trabalhar para os Açores.
- Funcionários publicos a quem falta 2/3 anos para completarem 30/35 anos de carreira e estão...quase....quase......mas mesmo quase ....a terem direito a tudo por que trabalharam e ...rua num piscar de olhos. Ja nao sao necessários.
- Invasões como no Koweite pelo iraque, como em timor pela indónesia, como da parte de Israel no Libano, como dos USA no Iraque ...são todas estas consideradas gonorreias acentuadas por parte dessas grandes mentes Mundiais.
- Temos ainda as separações porque partiram um prato e a culpa nao é de ninguem.
- Temos a playstacion 1 e 2 , Nintendos, Segas entre outros porque achamos que é a educaçao do seculo.
- Deixamos 8/9 horas as crianças numa cresche , porque o estado mental gonorrónico da sociedade assim o exige. Eles nem precisam de pais para crescer. Aliás deem-lhes uma arma para as mãos e tornem-lhes nos novos Batman s and Robin da Sociedade.
-Vivemos Nervosos, loucos, desvairados, sedendos de sexo,loucos por gajas,por rabos,por mamas. Andamos loucos por dinheiro, por fama, por reconhecimento, andamos loucos e sedentos de mais e mais e mais. Nós não ambicionamos. Somos é gananciosos. Somos o protótipo do próprio e unico Rei Leão...só nos falta a Juba. Há...e fazer Miau!
-Trocamos de relacionamentos, trocamos de pares, vivenciamos , ouvimos, gritamos , andamos podres e somos podres nas acções que muitas vezes tomamos. Somos mono-gonorráticos, seres individuais, seres sem a minima noção espiritual ou presença de espirito. Nao temos arte, somos burros, somos indecisos, somos fruto daquele palhaço que decidiu comer a puta da maça e nos deixou uma herança genética horrivel.
- Vivemos para a guerra, para a mesquenhice, para o ciume, para o julgamento. Pensamos que andamos numa aprendizagem...but that s a Fucking Lie...andamos simplesmente é a viver. E a capa que usamos nao é de mudança é apenas de sombra do nosso verdadeiro eu. È uma obrigaçao quase imposta pelos valores e momentos da vida e pelas qual temos de nos submeter de forma a não cairmos em desgraça.
- Somos todos bons, giros, altos, loiros,morenos. Somos todos do mundo, pertençemos a este grande planeta do adão que comeu a Maça, dos Hitlers que assassinaram, dos holocaustos, das destruiçao massiva do mundo, da falta de vergonha dos homens, dos governantes, das sociedades limitadas e reservadas, somos do mundo dos terrotistas, de corta cabeças, de mortes infantis, do poder pelo poder.
- Somos merda! Somos apenas homens e mulheres assustados com este mundo imenso. Fomos criados e postos no mundo para ver toda uma panóplia de situações que nao temos muitas vezes arcaboiço para levar com tudo.Por isso...andamos sempre indignados,magoados, criamos ódios, fazemos macumbas, espetamos a agulha no boneco do vooddo para fazer mal , tomamos calmantes, ficamos doentes, nao vivemos...vivenciamos é tudo muito depressa. Somos a criaçao eterna do mal porque do mal foi comida essa grande porca que é a maçao do Adãozinho.
- Fomos postos na terra para ser testados por Deus. Para aprender. Para sobreviver....do mundo para o mundo e com o mundo. Mas nao aprendemos ....apenas vivemos. Porque se aprendessemos nao cometeriamos erros. E estamos sempre a comete-los. Sistematicamente e indubitavelmente. So podemos aspirar a ser melhores um pouco...nao chamo aprender chamo auto cultivarmo-nos espiritualmente. Por isso é que temos diarreia cerebrais...
Só pensamos em merda...
Bruno Fernandes

terça-feira, julho 25, 2006

Miseravelmente humano..

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,

Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,

Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,

Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;

Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.

Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semi-deuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído.


Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Fernando Pessoa
in Obra Poética
Companhia Aguilar Editora

Ok...vamos lá ser felizes...




A abelha não pode ser feliz. Ela não pode criar nem recriar a si mesma porque não pode individualizar-se.Ela não é feliz nem infeliz. Não é livre e não tem vontade própria. Ela simplemente é!Tem uma vida padronizada, igual a das outras abelhas. Dá sempre uma resposta programada. Durante todo o tempo ela repete um comportamento pré-determinado geneticamente. Não tem consciência da própria existência.
Não tem a possibilidade de fazer escolhas e de correr riscos. Não tem dúvidas.Não sente solidão, nem ansiedade, nem angústia. Não se preocupa com o futuro nem com o passado. Não fica ansiosa nem deprimida. Não sabe que tudo na vida é relativo e passageiro. Nem ao menos sabe que vai morrer.O ser humano pode ser feliz quando escolhe ser autêntico e torna-se um indivíduo que cria e recria a si mesmo. Esse individualismo não existe naturalmente. Ele tem que ser construído. Somente o homem individualizado pode ser feliz. A felicidade não é produto da sorte, do destino, da herança genética ou social, nem de qualquer outra forma de pré-determinação. A felicidade tem que ser conquistada. O homem conquista a felicidade aprendendo a aceitar e a expressar seus próprios pensamentos e sentimentos. Buscando se auto-conhecer e se auto-determinar, transformando seus pensamentos e sentimentos em vontade própria e sua vontade em projetos de vida.

O que é preciso para que um humem se individualize e tenha vontade própria?Constatar que não gosta de estar alienado, estranho de si até ao ponto de não reconhecer-se e decidir conhecer sua verdade. Conscientizar-se de sua insatisfação com as amarras, acreditar que pode ser livre e empenhar-se para se libertar. Aceitar que tudo na vida é relativo e passageiro, que está só no mundo e que conta apenas consigo mesmo para expressar e defender seus pensamentos, sentimentos e vontades e para realizar seus projetos de vida. Tornar-se responsável pelas próprias escolhas. Desenvolver a habilidade de dar respostas criativas e corajosas.Conquistar segurança interna através do exercício constante do auto-conhecimento e da auto-afirmação.
Tornar-se autônomo e correr seus próprios riscos, assumindo o sofrimento dos erros e fracassos e o sabor dos acertos e vitórias. O homem que não escolhe indivíduoalizar-se vive fingindo que é uma abelha, repetindo-se metódica e sistematicamente. Sua vida é previsível, rotineira e monótoma. Este é o homem ansioso, deprimido ou apático. Ele é alienado! Ele não é livre nem acredita que possa libertar-se. É dependente! Não conta consigo mesmo. Não sabe que tudo na vida é relativo e passageiro. Tem pouca auto-estima e frágil auto-confiança. É escravizado! Não tem vontade própria. Realiza a vontade dos outros e não a sua.
Seu projeto de vida é elaborado pelos outros. É robotizado! Dá sempre uma resposta programada pelo outro. Reproduz um rígido modelo determinado socialmente. Segue padrões pré-estabelecidos. É carente e inseguro! Quer que o outro lhe dê garantias, segurança e estabilidade; no casamento, no emprego e nas relações sociais. Não sabe que a garantia que lhe dão é ilusória e que a segurança externa e a estabilidade constituem o pior risco, porque têm o preço da sua liberdade. É acomodado! Escolhe o pouco garantido pelo outro ao muito que dependa de suas próprias conquistas ou que envolva algum risco. Prefere a apatia da rotina ao dinamismo do amor. É derrotista e derrotado! Não aceita correr riscos. Quer que o outro decida por ele e se arrisque em seu lugar. Quando o outro aceita, acaba ficando com as vantagens para si. É irresponsável! Não se conhece e não se determina. É ingênuo! Acredita que pode agir como uma abelha e ainda assim ser feliz. É inexistente! Sua vida é uma simulação! Para ele a vida é um teatro!

Psicólogo Jadir Lessa Psicoterapeuta ExistencialAutor dos livros Solidão e Liberdade e A Construção do Poder Pessoal

Mudanças


Pode o indivíduo, que é responsável pelos conflitos e misérias em si mesmo existentes e, portanto, existentes também no mundo, consentir que seja a sua mente-coração embotada por filosofias e idéias falsas? Se vós, que tendes criado essa luta e sofrimento, não vos modificardes fundamentalmente, poderão os sistemas, as conferências, os planos, promover a ordem e a boa-vontade? Não é imperioso que vos transformeis, porquanto assim como sois o mundo é?

Vossos conflitos interiores se traduzem por desastres exteriores. Vosso problema é o problema do mundo, e só vós o podeis resolver, não outrem; não podeis confiar a outros a solução. O político, o economista, o reformador, é, tal como vós, oportunista, idealizador de planos engenhosos; mas o nosso problema — esses conflitos e misérias humanos, essa existência vã, causadora de tantos desastres e angústias — reclama algo mais do que expedientes engenhosos, do que reformas superficiais de políticos e propagandistas. Requer-se uma mudança radical da mente humana, e pessoa alguma pode levar a efeito essa transformação, senão vós mesmos. Porque, conforme sois, assim é o vosso grupo, vossa sociedade, vosso chefe; sem vós, o mundo não existe; em vós está o começo e o fim de todas as coisas. Nenhum grupo, nenhum chefe pode estabelecer o valor eterno: só vós o podeis.

São inevitáveis catástrofes e misérias, quando os valores temporais e sensuais prevalecem sobre o valor eterno. O valor permanente e eterno não é produto da crença: vossa crença em Deus não significa que conheçais o valor eterno; só a maneira como viverdes vô-lo mostrará na sua realidade. A opressão e a exploração, a agressividade e a crueldade econômicas resultam inevitavelmente da perda da Realidade. Vós a tendes perdido quando, professando amor a Deus, abonais e justificais o homicídio, quando justificais o assassínio em massa, em nome da paz e da liberdade. Enquanto atribuirdes importância suprema aos valores dos sentidos, haverá conflito, confusão e sofrimento. O matar a outrem jamais pode justificar-se, e perdemos de vista o imenso significado do homem, quando deixamos preponderar os valores materiais.

Teremos misérias e tribulações enquanto a religião estiver organizada como parte do Estado, como serva do Estado. Ela ajuda a justificar a força organizada como norma do Estado, alimentando por essa maneira a opressão, a ignorância e a intolerância. Como pode a religião aliada ao Estado preencher a sua verdadeira e única função de revelar e conservar o valor eterno? Quando está perdida a Realidade e não queremos achá-la, impera a desunião e o homem está contra o homem. A confusão e a miséria não podem ser banidas pelo processo esquecediço do tempo, pela idéia confortante da revolução, que engendra tão somente indolência, aceitação ostensiva e tendência contínua para a catástrofe; não devemos permitir que o curso de nossas vidas seja orientado por outros, para outros, ou em benefício do futuro. Somos nós mesmos os responsáveis pelas nossas vidas, não outra pessoa; somos responsáveis pela nossa conduta, não outro; não será outro que nos poderá transformar. Cumpre que cada um descubra e sinta em si a Realidade, porquanto só aí se encontra a alegria, a serenidade e a sabedoria suprema.

Mas de que maneira alcançaremos esse estado — mediante modificação das circunstâncias externas, ou mediante transformação interior? A modificação exterior implica controle do ambiente, mediante legislação, mediante reforma econômica e social, mediante conhecimento dos fatos e instável melhoramento, quer violento, quer gradual. Mas, poderá a modificação das circunstâncias externas produzir uma radical transformação interior? Não é necessária, primeiro lugar, a transformação interior que se tenha um resultado exterior? Podeis mediante a legislação, coibir a ambição, porque a ambição origina crueldade, egoísmo, competição e conflito, mas pode a ambição ser erradicada pela ação exterior? Não irá ela, reprimida por um lado, afirmar-se por outro? O móvel interior, o pensamento-sentimento privativo não determina sempre o ambiente exterior? Para se conseguir uma transformação externa pacífica, não seria necessário verificar-se, primeiramente, uma profunda mudança psicológica? Pode o exterior, por agradável seja, proporcionar satisfação duradoura?
O anseio interior está sempre a modificar o ambiente exterior. Psicologicamente, conforme sois, assim é vossa sociedade, vosso Estado, vossa religião; se sois lascivos, invejosos, ignorantes, vosso ambiente é o que sois. Nós criamos o mundo em que vivemos. Para se efetuar uma modificação radical e pacífica é necessário que haja transformação interior, voluntária e inteligente; esta mudança psicológica não se consegue certamente pela compulsão, e se o for, haverá conflito e confusão interiores, de tal ordem que mais uma vez precipitarão a sociedade no desastre. A regeneração interior deve de ser voluntária, inteligente, sem compulsão. Devemos primeiramente procurar a Realidade e só então poderá haver paz e ordem em derredor de nós.
Quando nos aplicamos ao problema da existência, partindo do exterior, entra imediatamente a funcionar o processo dualista; na dualidade há conflito incessante e tal conflito somente insensibiliza a mente-coração.
Quando nos aplicamos ao problema da existência, partindo do interior, desaparece a divisão entre o “interior” e o “exterior”; desaparece, porque o interior é o exterior, porque o pensante e seus pensamentos são um só, um todo inseparável. Mas, erroneamente, separamos o pensamento do pensante e, ocupando-nos só da parte, procuramos educá-la e modificá-la, esperando com isso transformar o todo. Torna-se, pois, a parte cada vez mais dividida e existe, assim, cada vez mais conflito. Devemos, por conseqüência, interessar-nos pelo pensante, interiormente, e não pela modificação da parte, que é o seu pensamento.

Mas, infelizmente, a maioria de nós está colhida entre a incerteza do exterior e a incerteza do interior. É essa incerteza que devemos compreender. É a incerteza dos valores que produz conflito, confusão e sofrimento, impedindo-nos de seguir um curso claro de ação, quer exterior, quer interior. Se seguíssemos o exterior com plena percepção, notando o seu integral significado, esse curso nos conduziria inevitavelmente, ao “interior”, mas, infelizmente, perdemo-nos no exterior, porque não somos suficientemente flexíveis na investigação de nós mesmos. Se examinardes os valores dos sentidos, pelos quais são dominados os vossos pensamentos-sentimentos, e tomardes conhecimento deles, imparcialmente, vereis clarificar-se o “interior”. Essa descoberta trará a liberdade e a alegria criadora. Mas, não pode outra pessoa fazer por vós essa descoberta e adquirir para vós o esclarecimento que ela traz. Ficará saciada a vossa fome, se observardes outra pessoa comer? Pela vossa própria auto-vigilância cumpre desperteis para a percepção dos valores falsos e a descoberta do valor eterno. Só poderá haver uma radical transformação interior e exterior quando o pensamento-sentimento se desprender dos valores sensuais geradores de conflito e sofrimento.

Krishnamurti – Do livro: O Egoísmo e o Problema da Paz – Editora ICK – 1949

segunda-feira, julho 24, 2006

Amizade..

"A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentir constrangidas."

Tyson Gentry

"A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse."

Cícero


Passeava eu ontem pelos sites e Blog s quando me deparei com estas duas frases.Por alguns segundos fiz uma introspecçao válida sobre a verdadeira amizade e sobre todos os amigos e amigas que tenho.Uma amiga minha a certa altura dizia-me "Mas afinal quem sao os verdadeiros amigos?" e eu na altura nao soube responder. Passei tantos anos com tanta gente , tantos conhecidos, tantas caras, tantas formas de convivência que amigos verdadeiros, de presença de necessidade, de "amor", nao posso ....negar que tive.
E continuo a tê-los.Portanto olhando para as duas frases tentei rever os meus verdadeiros amigos naquele enquadramento.Naquelas frases fui pondo e tirando quem eu podia, quem se assemelhava mais a verdadeiros ou verdadeiras amizades na minha vida.Temos os amigos de uma vida e temos os amigos das ocasiões.
E os amigos e amizades das ocasiões sao aqueles que passamos pouco tempo, que nem sempre estao presentes e que de certa forma nao há enraizadas convivências suficientes para considerarmos grandes amigos. São bons amigos. Mas que apenas ali estão.Nao são o tipo de amigos que morreriam por nós. São apenas os amigos. Os amigos de uma vida, sao aqueles que praticamente nos conhecem desde muito novos. Viveram conosco experiencias, choraram connosco, riram connosco , entraram e sairam da nossa casa,entramos e saimos da casa deles, foram aqueles por quem vimos passar amores e desamores, foram aqueles que apoiamos quando estavam tristes, que elogiamos e alegravamo-nos quando estavam felizes.
Amigos de infância são esses mesmo. Cuidadamos deles e eles cuidam de nós. Não interessa quanto tempo passa ou em quem nos tornamos. Eles estão la sempre. Com respeito, com alegria, com palavras de conforto, com sinceridade e acima de tudo com a honra e alegria de viverem essa amizade como se de um amor se tratasse.
Porque a amizade é isto mesmo. É amar. É ser amado! È dar e é receber. È a vontade, a dignidade de sabermos e e visualisarmos que ...ali está um amigo. Tenho orgulho em mostrar e em ter. A Amizade é isto mesmo...sabermos estar em silencio sem que possamos ficar constrangidos nesse mesmo silencio. Saber olhar olhos nos olhos mas entender que alguem esta ali e alguem esta aqui. E nesta separaçao de olhares...sabemos e confiamos que alguem, que esta do outro lado mantenha o silencio que mantiver...eu confio. Porque no silencio de um amigo esta a amizade de uma vida.
Bruno fernandes

CAPRICORNIANOS.

O capricorniano nem sempre é o que parece ser externamente, duros e um tanto insensíveis, pois após assumir um compromisso ou um relacionamento é muito fiel e dedicado. Por gostar das coisas certas nos devidos lugares, dá a impressão de ser uma pessoa formal e sistemática.


Possui uma certa tendência à rivalidade e à necessidade de impressionar, mas no fim mostra o seu maravilhoso e excêntrico senso de humor e dá um sorriso largo, fazendo com que se esqueça qualquer coisa exagerada que tenha feito.


De uma maneira geral, existem praticamente dois tipos de capricornianos: o selvagem e indomável, que ama a liberdade e é difícil de controlar, e o triste e reprimido, preso e sem liberdade para correr livre. Entretanto, nos dois tipos existem muitas atitudes que se assemelham, principalmente a inclinação para a reclamação, muitas vezes sem fundamento útil.

Até o mais ambicioso e bem-sucedido capricorniano tem sua hora de reclamar. Existe uma certa solidão no capricorniano e é nessa área sensível que podemos ajudá-lo sem que ele perceba. A realização das suas ambições freqüentemente coloca-o na posição solitário de quem chegou ao topo e detém a responsabilidade final. Lida muito bem com essa situação, mas sem dúvida pode ficar separado de todas as outras pessoas.

O capricorniano deve se conscientizar de que pode ser muito severo e convencional com os filhos, mas as crianças desse signo aprenderão a não se levarem tão a sério.


As áreas do corpo de Capricórnio são os joelhos e as tíbias, com uma tendência ao reumatismo, que se pode evitar com calor e exercícios. A pele, os dentes e os ossos também são regidos por esse signo.

O que é ser um Bom Pai?

Bem..de volta ao lugar do meu aconchego! O que vou falar agora é apenas uma ligeira visão que nós homens devemos ter em atençao! E isto serve apenas para nós Homens pais de filhos! Antes de mais aquele estigma que existia que a delegaçao de toda uma educaçao ficava apenas centrada na mãe, hoje em dia começa a ser quebrado pela maior e mais interventiva participaçao dos Pais. Hoje em dia sendo nós já uma geraçao diferente , com outras ideias estamos muito mais receptivos á ideia de educar e dar amor. Mas começo por um alerta que ao longo do tempo eu proprio tenho acompanhado na minha vida.
E é de extrema importancia termos em mente e coração que tudo o que fazemos nós como adultos tem repercussões em crianças, principalmente os filhos. Tudo o que somos em parte e na nossa essencia e forma de estar assim como o estado educacional que temos foi-nos transmitido pelos nossos pais. No meu caso só mesmo a minha querida mãezinha! Portanto de forma a serem estabelecidos regras, e principalmente um bom ambiente de paz e serenidade é crucial no crescimento das crianças alguns factores que agora para nós homens e nao só deveremos todos levar em conta:
Evitar transferir aos filhos problemas que são dos pais, evitando aborrecimentos na frente da criança, evitar falar mal do companheiro ou companheira para a criança e evitar usar a criança para se vingar do companheiro ou da companheira.
Nesta primeira fase neste rol de "nao fazer" ou nã deveremos agir dessa mesma forma todos nós em parte já o fizemos. Porque muitas vezes nao existe discernimento necessário para determinados momentos. E é esse discernimento que devemos e deveriamos ter. Muitos de nós em pequenos, sofremos na pela e na personalidade todo este conjunto de factores.
Dá a sensaçao que os filhos muitas vezes nao são filhos mas apenas peluches ou objectos que ali estao e nada compreendem! Nada mais errado meus caros! Alias por serem pequenos temos a ideia no nosso subconsciente que nada entendem e que para eles nao existe a noçao do porque que os pais discutem. Afinal sao apenas crianças que gostem de brincar e nao lhes preocupa mais nada! Mas é uma noçao errada.
As crianças são tão inteligentes ou mais do que os proprios adultos. Tem uma visao quase estratégica de tudo o que se passa. E em casa discussão, em cada momento de mal estar e em cada tomada de posiçao dos Pais...meus amigos...eles entendem e sofrem! Agora a pergunta é: Sabendo de antemão que nós proprios ja sofremos, que já tivemos a nossa dose na nossa infancia e adolescencia, que ja passamos por problemas...agora que temos filhos ...voltamos ao passado? Quanto a mim ...é ignorância latente! E falo por mim! Porque eu próprio sou ignorante como tantos outros no trato e formas de repetir certos erros do passado!
Um dos grandes problemas que noto nos pais separados ou casais em uniao de facto é a falta de dialogo. Ou melhor, existe em muitos casos o dialogo mas não existem ordens de ideias. Existem regras que uns concordam outros nao. Queremos fazer ver ao outro que a melhor forma de educar é aquela e outro faz-nos ver a nós que a melhor é determinada forma. Ora..como nao há consenso , nao há formas de entendimento básico, numa base de amor e de amizade que tem de forçosamente de existir até pelo bem da criança e estabilidade...como nao existe quem paga sempre e a primeira pessoa que atingimos é um filho. Porque?
Bem...ao tomarmos uma decisaõ contra um companheiro ou companheira nao estamos a tomar contra ele. Mas sim contra um filho. Acreditem no que vos digo porque a minha pequenez e infância foi passada em tribunais numa troca de acusações sem precedentes. Não existia amor por um filho...existia era o ódio e a soberba de quem ficava em melhor posiçao. Enquanto somos adultos queremos sempre deixar os nossos pontos de vista bem vincados. Eu quero, eu posso e eu mando.
Temos na ideia que eu como tantos outros e outras pessoas ao delimitarem uma educaçao e regras pre estabelecidas para uma criança que ela será mesmo feliz com as nossas regras e o que achamos que sera e é melhor para ela ou para ele. Ora somos pais é natural que tenhamos uma visão de como educar e dar educaçao a uma criança. Cada um especial e de trato diferente na educaçao que da. Mas quase todos iguais na forma de ver as coisas. Discutimos...a criança paga! Divergimos..a criança paga! Andamos de costas voltadas...a criança paga!
Somos cinicos e maldosos...a criança paga! Somos demasiados profissionalizados na educaçao e trato da criança...ela paga! Portanto...de certa forma pensamos sempre que basta saber educar. Mas nao basta! Temos de dar , mostrar, unir e demonstrar amor total amor por alguem que mal ou bem terá os nossos valores , parte do nosso eu e da nossa personalidade. Todos nós somos culpados de actos menos dignos a que proporcionamos a ver e a assistir alguem que faz parte de nós.
Como pais deviamo-nos envergonhar de momentos que proporcionamos. Seja em que ocasião for e seja quem for o ocasionador desses factos. Depois é extramamente importante a figura de uma presença masculina no crescimento da criança. È importante no ponto de vista social, no convivio, na presença e no amor e carinho que temos para dar. Normalmente as mães pensam sempre que o amor de um homem dado a uma criança nao é tao grande como o delas. Ora porque estamos mais afastados, ora porque nao participamos em tantas outras actividades ora porque esse contacto é esporádico por força de muitas coisas ás vezes alheias a todos.
Mas é importante que se saiba que nós como pais de filhos antes de sermos pais somos homens. E o homem é aquela peça que muitos conheçem, brutamontes, pouco dado a contactos de sentimentos ou gestos de grandes carinhos. Somos um pouco distantes porque tambem assim Deus nos criou. Somos distantes por fora mas grandiosos na forma de sentir por dentro. O problema das mulheres é que querem fazer de nós um novo "rabo de saias" mas nao dá! Somos diferentes. E ás vezes é complicado perceberem a diferença que existe entre os sexos.
Quer queiramos quer não. A nossa presença efectiva na vida dos nossos filhos é e sera sempre constante. È até ao fim dos nossos dias. Até á nossa morte. Se quisermos dar um sentido de resgatar a figura paterna na vida dos nossos filhos temos de ser mais realistas. Precisamos de ver o nosso tempo, repensar nas nossas acções, diminuir muitas vezes as culpas, verificar os laços de afecto, de carinho e de todo o amor que temos.
Só existem duas pessoas no mundo capaz de proporciaonar verdadeiramente e dar a conhecer tudo o que existe em termos de sentimentos aos nossos filhos e essas pessoas são O Pai e a Mãe. Só eles tem condições de impor regras, estabelecer limites para que os nossos filhos possam alcançar a sua verdadeira felicidade.
Podemos ao estar felizes, andar angustiados, de costas voltadas...mas o mais importate na vida o que é verdadeiramente importante não somos nós nem a nossa felicidade que desejamos alcançar...eles sim...elas...as crianças sao a verdadeira fonte de felicidade. Eles sim...mereçem ser felizes e ter estabilidade emocional proporcionada pelos pais.
A ausência do pai gera nos filhos um sentimento de medo de se envolver em relacionamentos saudáveis. É um facto que muitas pessoas não evoluem no amor porque se ressentem da falta do amor paterno.
Pensem nisso amigos...sejam melhores homens...sejam melhores PAIS!
BRUNO FERNANDES

MAS QUE GRANDE FIM DE SEMANA!!

Olá...nao me apeteçeu escrever patavina durante este fim semana. Aliás começo por dizer o seguinte:
Sexta nao tive água! Boa?
Sábado nao tive água!! Boa?
Vá lá ...domingo lá apareceu o senhor de fato de macaco que dizia ser da EPAL a pedir imensas desculpas porque tinham fechado cá fora a torneira principal. Mas fecharam porque? Ora...porque havia uma ruptura na casa ao lado da minha! E fantastico nem avisam os vizinhos. Fecham e pronto! Portanto , nao estao bem a ver. Desde sexta feira que eram pratos, roupas, casa por lavar, água para o cão que nao havia. A mim aconteçe-me de tudo. Será que é castigo de Deus? Eu acho que o azar tem-me é perseguido. Isto o que era giro era receber o meu ordenado e ir viver para um país tropical longe de todos. Bem longe! Hehehe! Mas já faltou mais...ando a pensar a sério no assunto! Vamos ver o que dá! Para passar fins de semanas assim mais vale ir para fora. Vai lá vai!
Mas não é tudo!! Quando no sábado me ponho na minha casal boss a cair de podre para ir ter com os meus amigos , o pneu furou mesmo no meio do transito.Eram carros a apitar, pessoas a mandar vir, eu a transpirar que nem um porco, nervoso, stressado, naquele momento juro que so pensava " Por favor , Deus queira que me apareça um camião TIR". Encosto a mota e vou ligar afinal para quem? Deixa cá ver com quem posso contar ou quem me poderá safar. Mas..nao havia ninguem disponivel. Hoje já raramente há pessoa disponiveis para mim. Há pois é! Os amigos andam tão longe que ja mal falamos.
Mas é giro quando nos encontrams e fazemos a mesma festa que faziamos ha 15 anos. Mas estas vidinhas mudam sempre. É o preço do progresso pessoal que todos nós temos. Então encostei a mota mesmo na berma a muito custo, olhei para o telemovel , percorri todos os numeros e ....desisti. Por momentos olhei para dentro de mim e pensei.." Mas que grande fim de semana". Ou como o outro diz..."Mas ca Ganda Filho de Deus"
Em casa sem água, loiça acumulada, roupas e roupas para l
avar, a máquina sem trabalhar, a casa por limpar, chaõ por lavar, mota com o pneu furado, transito infernal porque anda tudo na praia e pareçe que vem da China para ir para Santo Amaro de Oeiras. Então pensei "What a fuck can I do?" Bem...como a proxima bomba estava a uns bons kilometros, sentei-me na berma do passeio e pus-me ali a ver os carros passar. Pronto...imaginei que era uma parada de bombeiras. Fiquei ali um bom tempo sentadinho a levar com o sol! E so pensava em "Water".
Bom...nao podia ir até á bomba encher a boca de ar e levar até ao pneu! Isso nao sendo impossivel iria demorar uns anos.Não tive outra alternativa e pegar na mota e ir a pé até á bomba. O mais engraçado é que do ponto onde me encontrava até á proxima bomba, naturalmente a pé iria demorar uns 45/50 minutos....agora me mota...pneu vazio....bem elevem para 2 horas a pe numa boa. Mas até posso considerar um fim de semana super giro e cheio de actividade. Haja paz e descanso no meu mundo! hhihihi! Mas ate gosto do meu mundo assim, cheio de novidades a casa semana e a cada fim de semana.
Bem chegado á bomba o primeiro gajo que me apareçe foi um "junkie" ..." Tens aí uns trocos" bom...eu nao tinha água em casa,era a roupa para lavar, ainda tinha de ir ter com a minha menina, tinha a casa para lavar, o meu tempo alterou-se todo, mal dormi, estava stressado por andar duas horas a pe, o pneu vazio.....olhei para ele com uns olhos cravados de ódio e disse alto e em bom som (coisa que nao é normal em mim) " Vai pedir trocos ao caralho!" desculpem a expressão...mas foi mesmo assim que saiu.
È que ele nem ai nem ui...foi-se logo embora. Bom...estando eu na bomba. Lá fui eu encher o pneu. Lá voltou ele ao estado normal e lá me pus eu a caminho. Mal saí da bomba começei a ouvir um ruido estranho no tubo de escape.Olho para tras e olha que lindo!! Faíscas de fogo!!! Parecia que estava a atirar foguetes! Ora a junçao que liga o tupo de escape é separada por um metal apertado com parafusos. Ora...esse metal soltou-se e ao tocar no tubo ...metal com metal em andamento faz faisca! Ja nao me bastava tudo o resto. Mas ok...todos mereçemos ter um mau fim de semana.
Lá parei a mota de novo, tirei o parafuso de um sitio e pus no outro e aquilo ficou melhorzito.Bem no sabado a primeira vez que me deitei na cama nem ai...nem ui...caí pedrado. Pareçia que tinha feito uma directa durante a semana. Dormi...dormi...dormi....eram 7:12 da manha de domingo acordo ao som de "Abram alas ao Noddy" e do me apeteçeu dizer "dasseeeeeeeeeeeeeeeeeee"..olhei para o lado vi a minha querida menina toda sorridente e um Bom dia cheio de alegria! Naquele momento, olhei para ela e pensei..." deixa-me ter a tua idade por favor" aliás como era bom recomerçarmos de novo desde pequenos sabendo tudo o que sabemos hoje!
Lá tive de acordar, cambaleando de um lado para o outro sempre a pensar na porcaria da água que não tinha em casa. Depois, é o vestir, tomar o pequeno almoço, e ir a correr para a praia, cheio de sacos, carregados com comida, arcas frigorificas quase tudo em fila pelo transito como quem fosse ver um concerto. Mal pus os pés na areia pimba...a porcaria de um pau aguçado enfiado mesmo nos confins da areia chegou e bastou para ainda agora mal conseguir apoiar o pé.
na altura que pisei so me deu para olhar para o horizonte , crivar os meus olhos bem no oceano e pensar..." Isto o que falta agora é mesmo um Tsunami". Depois de ter faltado agua, loiça para lavar,roupas em cima umas das outras, casa por limpar, o pneu furado,duas horas a andar, o junkie a pedir trocos, as faiscas na mota , acordar com o Noddy, ir para a praia carregado...depois de isto tudo...fiquei 20 minutos na praia! Fantastico! Estava muito sol, etc...etc...tinhamos de vir embora porque ja estava muito quente. Então...mas para ficarmos mais tempo na praia era necessário estar a chover a potes nao!? Mas se vamos para a praia é porque tem de necessariamente haver sol nao? Há e tal e sol faz mal! Ok...a partir de agora vamos todos para a praia quando começar a nevar! Boa?Fixe...
Saio dali volta para casa, almoço e toca a correr para ir para belem, passear, e esperar. Bom...com isto tudo são 7 da tarde , lá pego eu na minha casal Boss, toca a cair de podre, coitadinha meto-me á estrada já stressado com tanta coisa e pronto...finalmente chego a casa. Abro a água e ..........VOILÀ!! Já tenho água!!! E pronto...Mas que grande fim de semana! Pior mesmo acho que era ir para a tropa matar pirilampos. Mas eu vou fazer a vingança! Hihihi!
Pronto meus amigos...moral da Historia....
Quem espera...sempre alcança!
Bruno Fernandes