terça-feira, outubro 17, 2006

Diabo e Anjo!

Pois é...muitos podem pensar que não...mas a verdade é que todos temos vozes dentro de nós que de certa forma nos leva a agir não como manda a nossa propria consciencia...mas como mandam esses dois grandes malandros....o diabinho e o anjinho! Eles estao escondidos bem dentro do nosso subconsciente...é atraves deles e do que nos dizem que fazemos ou temos determinadas acções. Mas será que eles existem mesmo? Ou somos nós que com tantos medos, receios, vontades, esperanças, duvidas e afins....os inventamos? Quando nos culpam ou culpamos alguem nao dizemos.." A culpa foi do diabo ou anjo" porque na realidade nao existem.
O que existe na nossa pessoa , bem cá dentro de nós são acima de tudo mesclas de sentimentos que muitas vezes nao sabemos gerir como humanos. A dificuldade não está muitas vezes em nós...a dificuldade prende-se no plural das questões. Ou seja...nós não sabemos ouvir. È como seguir os conselhos de alguem? Quem é a pessoa que segue os conselhos de outra pessoa? podemos ouvir...dar razao...ou nao...mas seguir conselhos?Nenhum ser humano faz isso! Ninguem segue conselhos. Porque seguir os conselhos é deixarmos de fazer as coisas por nós e fazermos pela cabeça dos outros. Eu sei que á primeira vista pode pareçer absurdo..mas não é! Se pensarmos todos bem...todos sabemos que seguimos sempre o nosso eu! O unico conselho que ouvimos é a nossa propria voz. Porque pensamos que ela está correcta e é a mais certa a seguir. O que nem sempre aconteçe ou é a mais pura das verdades!
Por isso é que temos esses supostos seres "angelicais" que nos ditam a forma de agir ou estar! Tantas são as vezes em que duvidamos da capacidade que temos, das acções que praticamos. Cada um de nós tem a noçao perfeita dentro dos nossos ideiais que pratica o bem e faz o bem! Mas...o católico nao pensa da mesma forma que o Muçulmano! O budista nao pensa da mesma forma que o ortodoxo! Portanto a ideia de fazer bem...e sermos correctos é apenas baseado no que ouvimos dentro de nós e não pelos outros.
Por exemplo...imaginemos que eu quero ir a determinado ponto! Um amigo meu tem o mesmo mapa que eu. Temos as mesmas rotas e os mapas sao iguais tendo como pano de fundo, estradas e caminhos a tomar! Mas na verdade...apesar de termos mapas iguais a forma de entendimento do mapa e como chegar ao destino será sempre diferente. Por isso é que muitas vezes nao conseguimos ser coerentes e nao conseguimos ouvir. Ouvimos sim...mas ouvimos a nossa razao! Mas se chegar a uma base de entendimento com o amigo na forma como chegar tudo sera mais facil. O problema nao esta quem tem ou quem nao tem razão...esta em pequenas concessões, esta na forma como realmente entendemos e nao na forma como achamos que devemos entender.
Por isso é que acho que deviamos muitos de nós fazermos exorcismos diários á consciência, porque ainda nao sabemos agir como verdadeiros humanos. Seres que foram criados á imagem de Deus.....deveriam supostamente ser á imagem de Deus!! Então porque raio temos tantos defeitos? Nao me venham cá dizer que somos pecadores ...somos humanos...errar é humano....etc! Se Deus nos fez á imagem dele supostamente e seguindo esta linha de raciocinio...supostamente...Deus..comete erros tambem não? Se acreditarmos que viemos e fomos mesmo criados por Deus, que todos os seres vivos foram criados por Deus...posso concluir que os Dinaussauros foram um...erro.....não? Porque nunca animais daquele porte poderiam hoje conviver com os humanos. Daí o que posso pensar é que Deus não mediu , ou nao previu que ao criar aqueles animais..eles proprios atingissem tamanhos incomensuráveis! Posso concluir que sendo feito á imagem dele o erro e o livre arbitrio que nos deu é o mesmo que ele usou para ele proprio. Porque é que tantas pessoas acham que Deus nunca poderar errar? Como é que tantas pessoas tem a certeza disso? Calma...nao estou a falar contra Deus ou a dizer blasfémias!
Acho que Deus nao anda aí com um chicote se tivermos duvidas ou colocarmos quesões pertinentes! Mas tambem acho que nao acreditando em Deus...temos de acreditar em algo. È assim que somos , desde os primordios do tempo. Ninguem acredita em Deus, ou melhor as pessoas nao tem verdadeira fé. As pessoas tem de acreditar em algo para se sentirem bem consigo proprias. Porque é sempre bom acreditarmos em algo.E acreditar em algo significa ser diferente tambem. Significa que nao estamos no patamar que aquela pessoa esta. Mas somos mesmo crentes? Pois eu acho que a fé não passa de uma ilusão. As pessoas que dizem acreditar mesmo...seguem mesmo os ensinamentos de Deus?
Vemos pessoas a largar tudo para se entregar á verdade de Deus? Não vemos pois nao? Ou se houver serão muito poucas. As pessoas nao precisam de Deus. As pessoas precisam é de acreditar em algo. Começamos por acreditar e somos ensinados a acreditar em Deus. E sabemos que aquilo que esta escrito é a verdade suprema, mas descobrimos mais tarde o espiritismo , descobrimos o tarot, as estrelas, os chakras e afins e achamos que existe Deus noutra plenitude que não aquela que esta descrita na Biblia. Então por momentos aquilo que acreditavamos hoje em dia nao tem tanto valor como antigamente...já achamos que talvez o que esteja escrito seja....em ....demasia. Sabem porque? Porque somos preguiçosos....em seguir determinadas vontades. È mais facil meditar do que ir a pé até Meca!
Portanto anjos ou demónios que tenhamos, verdades ou mentiras, conspiraçoes ou nao conspirações os humanos saõ como os camaleões....estao sempre em constante mutação!
Bruno Fernandes