segunda-feira, junho 18, 2007

DESCONHEÇO POR COMPLETO...

Olá a todos. Durante a semana estive a fazer contas á vida. Coisa que naturalmente eu tanto quanto vocês o fazem, assim como milhares de outras pessoas. Mas as minhas contas não foram apenas financeiras. Não no sentido do que posso ou nao gastar, a quem posso ou nao ajudar, e de que forma fazer para ter algum dinheiro e poder financeiro. È complicado poder gerir as coisas quando estamos sozinhos e quando há sempre muita coisa a fazer.
Mas naturalmente uns mais do que outros e mediante o seu posto profissional e a forma como aprendem a gerir as coisas, até o fazem muito bem. Tudo depende sempre de um conjunto inumero de factores para que a nossa vida nos corra bem. Mas...de certa forma não nos podemos queixar de tudo o que se passa á nossa volta. Temos de ser justos e aprender a assimilar a tal frase de que: " Cada um tem o que mereçe". Podemos sempre e temos caminhos que nos levam a poder fazer e determinar as escolhas que desejamos e queremos para a nossa vida.
Nada é fácil. Este fim de semana também me apercebi que mesmo que queira melhorar a minha vida estou limitado pelos outros. Se quiser um part time é complicado ter porque vou influenciar a vida de alguém. Quer dizer...poder podemos sempre fazer tudo. Mas a questão é se realmente temos de começar a olhar mais para nós e para o que necessitamos ou continuar sem grandes meios a viver a ilusão de que podemos vir a ter. A grande questão e que de certa forma me absorve é : Por onde posso dar a volta sem estragar os horarios e a vida dos outros, por onde posso arranjar tempo para estar com a minha filha e como o posso fazer de forma a que eu tenha para mim?
Gerir tudo isto é complicado. Vejo-me com 31 anos e ainda muito por fazer na minha vida. Não ando nada feliz com o trabalho até porque as pessoas pensam apenas em nome do profissionalismo. Cada vez mais a exigência do trabalho é algo que todos olham com uma certa gula. O poder do dinheiro faz crescer água na boca a todos. O querer ter, o querer possuir é algo que tambem a mim passa pela cabeça. Só que não podemos dissociar o trabalho da vida familiar ou a nossa propria vida e os nossos problemas.
Sempre ouvi não só para mim como para outros colegas a célebre frase arrogante e que revela uma prepotência extrema de que: " Não tenho nada a ver com os seus problemas ou vida pessoal". Ninguém se sente bem a ouvir determinados tipo de comentários que em nada são abonatórios. Concordo em parte e mediante o contexto que obviamente a nossa vida a nós pertence. Mas julgo que poderia e deveria haver mais humanização e compreenção em relação a tudo. È muito fácil substituir alguem no trabalho.
È fácil despedir alguém, é facil demais mandar um pontapé a alguém. Nunca é fácil substituir um pai ou uma mãe. Isso nao se substitui. Quando temos dinheiro e poder, quando temos a nossa cabeça livre de problemas todos nos batem nas costas e dizem " Mas que grande profissional" almoços todos juntos, jantamos todos juntos, vamos a festas e a nossa cabeça trabalha bem melhor em tudo. Dificil é quando pouco temos e de tudo precisamos.Aí a resposta é que não prestamos ou que não sabemos fazer isto ou aquilo.
Imcompetentes talvez seja a palavra certa. As pessoas não sendo obrigadas a conhecer a nossa vida...desconheçem por completo tudo. Lembro-me que na escola quando entravamos nas nossas primeiras aulas, falavamos um pouco de nós, do que desejavamos e o que queriamos para o futuro. Era uma forma de nos darmos a conhecer e todos os dias havia a preocupaçao do professor em dar as aulas mas tambem estar ali para nos ouvir e encaminhar da melhor forma. Hoje crescemos e as evidências, a pressão é tão grande que o que todos querem é Trabalho e resultados.
A ganância exacerbada de termos para nós tudo e amealharmos para os nossos bolsos tudo o que possa vir é estonteante. Noto nas pessoas um gozo enorme em ter grandes carros, excelentes roupas e possuir um certo glamour que os enche de luz. Mas é uma luz podre. È dificil perceber as pessoas. Mas não entendo quando olham para nós e dizem do alto do seu pedestal " Vira-te sozinho". Pensei muito durante a semana, em prós e contras do que posso ou não tentar. Na verdade sinto-me um pouco perdido nas ideias.
Até porque não sei qual é o passo correcto a dar. Há anos atrás sentia-me mais seguro e bem mais calmo, mesmo apesar de um ou outro problema que poderia ter.Hoje tudo é muito mais complicado para mim. Hoje quero uma coisa, amanha ja quero outra. Hoje quero ir para ali...amanha já quero ficar aqui. Hoje tenho tudo e amanha nao tenho nada. Não existe um caminho ainda seguro que eu possa caminhar de livre e espontanea vontade porque existe sempre alguem nos ouvidos a dizer-me algo. Ás vezes gostava de ser surdo e estar mesmo sozinho no meu mundo. Sem amigos, sem familia, sem ninguém.
Ser egoista por uns momentos e pensar apenas no silencio de mim mesmo , sem ter de pensar em toda a gente. Aliás é facil eu fazer as minhas escolhas. O mais dificil é que existem pessoas que me fazem parar nessas escolhas. Não posso simplesmente ultrapassar essas barreiras de olhos fechados. Ás vezes penso que : " ok...estou limitado por A, B ou C" mas essa limitação é uma limitação imprópria. Todas as vezes que fui em prol das outras pessoas, todas as vezes que pensei nos outros , os outros tramaram-me.
Não sou santo e como tal ás vezes percebo as reacções das pessoas. Não me esquivo ás minhas deficiências na vida. Mas...todos escolhem os seus passos e não olham para trás. Porque a vida é deles e porque a escolha é deles. E fazem-no muitas vezes sem o pensar.
Bom..eu vou continuar a pensar no que é melhor para mim...nunca esquecendo os outros...esse sim é o meu grande mal...não ser mesmo egoista.
Bruno