quinta-feira, agosto 17, 2006

Bruno Nogueira...na SIC

Dalai Lama....

Casamento....mulheres so reclamam....

As pessoas não mudam...ou mudam?!

Todos as pessoas tem tendência em permanecer como sempre o foram; é preciso aprender a conviver com os outros como eles são.
As pessoas não mudam. Muitos (as) falam em mudar, mas não mudam. Na verdade, mudam apenas quando não têm outra alternativa.
Os tímidos continuam tímidos, os eufóricos permanecem eufóricos, as mulheres dominadoras seguem sempre na linha desse mesmo dominio, os maridos passivos continuam no mundo, os trabalhadores continuam trabalhando, o hipocondríacos continuam ler revistas e por aí vai. Freud explica. Literalmente.
Depois de tantos anos a presenciar e a conviver com pessoas e a falar com elas cheguei ao ponto máximo de pensar que....as pessoas nao mudam. Podem mudar de trabalho, cortar o cabelo, mudar de roupa, mudar de casa, mudar de cidade de País, mas....as pessoas interissicamente nao mudam.
Precisei de percorrer novamente um caminho distante para tentar perceber se afinal mudam ou nao as pessoas? Há ou nao diferenças gritantes do ontem para hoje e do hoje para o amanhã!As mudanças e é a conclusão que chego , não são necessariamente estruturais, na personalidade ou na índole das pessoas, mas nos seus valores, seus amores, e portanto, seus objetos de devoção...diagamos assim. As pessoas mudam conforme aquilo que acreditam mais.

Muita coisa na nossa vida muda, mas continuamos sendo nós mesmos. A conversão não implica na despersonalização da pessoa. O acreditar nao desacredita o acreditado.Não é que tenhamos mudado – o que mudou foi a maneira como convivemos com o que sempre fomos, e provavelmente vamos continuar a ser. O extraordinário nisso é que já não somos mais obrigados a ser o que sempre fomos. Um paradoxo não?
Não é que tenhamos mudado – o que mudou foi a maneira como convivemos com o que sempre fomos, e provavelmente vamos continuar a ser. O extraordinário nisso é que já não somos mais obrigados a ser o que sempre fomos.O que muda é que nos relacionamos de maneira tão diferente conosco mesmos, que as pessoas ao nosso redor dirão que parecemos outra pessoa. Conhecemos a verdade, e a verdade nos libertou. Na verdade, as pessoas mudam, mas em número, profundidade e velocidade inferiores ao que desejamos: pouca pessoas, mudanças razoavelmente superficiais e lentas. E as pessoas que pensam que mudaram sao aquelas que menos mudaram dentro de si.

Deixo um conselho,
Convivam a partir da gratuidade: paciência nos processos, perdão, mais amor, entrega e serviço do que cobranças, exigências e condições como se nos tratassemos por momentos de meros papeis burocraticos da sociedade. Aprendam a se relacionar-se com os outros da forma que eles são. Não tentem fazer novas as pessoas. Façam novos acordos. Vão ver comoa vida vai mudar. E os outros também...
As pessoas mudam a maneira de agir....nunca a maneira e forma de pensar.
Bruno Fernandes

Amar....é?

Julgo que uma forma geral, passamos a vida a tentar mudar os outros. Ao tentar que se adaptem às nossas expectativas. Até que ponto temos o direito de fazer isso?

E ao contrário, se nos pedirem para mudar, o que devemos fazer?

Num relacionamento é normal existirem incompatibilidades, até que ponto estas podem ser peremptórias para o fim de uma relação?

Todos temos um grau de exigência relativo à outra pessoa. Até que ponto devemos diminuir este grau?

Amar é limar arestas

Porque a palavra chave é: DIÁLOGO.

Amar é limar arestas.

Porque as relações não são campos de batalha, em que tem de existir um vencedor e um vencido. É tão mais fácil se ambos trabalharem para que seja a relação a vencedora, porque desta forma ambos ganham.É simples!

Amar é limar arestas.

Porque é mais facil criticar e acusar. O mais dificil é conseguir exteriorizar sentimos, motivos. O mais dificil é percebermos e fazermos o outro entender que as coisas só podem melhorar.

Amar é limar arestas.

Ninguém muda, porque outro pede ou quer ou assim o exige.

Só mudamos a nossa maneira de ser, pensar e agir, se realmente NÓS estivermos disponiveis para tal. Se nós percebermos que é melhor para nós. As mudanças têm de ser sentidas e voluntárias.

E porque amar não é anularmos e passarmos a ser azuis, verdes ou laranja.

Amar é também ter amor próprio e saber admitir quando os caminhos de ambos deixaram de se cruzar.

Amar...nao é dificil...

Dificil é saber amar...sem desistir!


Bruno Fernandes

domingo, agosto 13, 2006

RAP DOS GATO FEDORENTO

É MAIS IMPORTANTE UM AMOR OU UMA AMIZADE? OU SERÁ O CONTRÁRIO?

FAZ JÁ ALGUM TEMPO QUE TENHO BATALHADO NESTE LINHA DE PENSAMENTO. PARA MIM E NA MINHA OPINIÃO AMOR É IMPORTANTE SIM NA NOSSA VIDA, MAS NÃO HÁ NADA COMO A AMIZADE. AMOR SEM AMIZADE NÃO É AMOR. AMIZADE SEM AMOR NÃO É AMIZADE. SÃO DUAS FORMAS DISTINTAS E DUAS BASES DISTINTAS. UMA AMIGA EM TEMPOS DIZIA-ME QUE AMIZADE É A FORMA MAIS SUBLIME DE SE AMAR. OUTRA PORÉM DIZIA-ME QUE PREFERIA UM AMOR A UMA AMIZADE.

COMO DISSE Camões. “O amor é sublime e miserável, heróico e estúpido, porém, nunca justo”

QUANTO A MIM A AMIZADE CONTINUA A SER UM INVESTIMENTO MAIS LÓGICO QUE O AMOR. AMOR NÃO PASSA DE UMA PROMESSA DE FELICIDADE. DE ALGO QUE DESEJAMOS TANTO QUE POMOS DE LADO A AMIZADE PARA NOS ENTREGARMOS AO AMOR. NÃO EXISTE NADA MAIS TRÁGICO E SOMBRIO QUE ISTO MESMO.

LI ALGURES QUE O terapeuta F. Gikovate tenta responder. Diz que o prazer da companhia dos amigos é tão importante quanto o que existe nas relações chamadas amorosas. A confiança recíproca e a cumplicidade costumam ser até maiores do que as alianças encontradas entre os que se amam. Enquanto o amor erótico entre adultos é “evolução” do processo infantil dos tempos que amávamos nossa mãe, o nosso primeiríssimo amor, a amizade é um tipo de aliança muito mais sofisticada porque não busca a fusão narcisista e delirante com o outro. Porque é da natureza do amor erótico a fagocitação simbólica do outro, que às vezes sufoca com a rotina do cotidiano e termina matando o amor. Infelizmente, fica sem respostas, as outras perguntas.

ENQUANTO A AMIZADE ASPIRA A SER UM SÓ...NO AMOR ASPIRAMOS A SER DOIS. ALMA E CORPO. ACABANDO UMA GRANDE MAIORIA POR PERDER TODO O SENTIDO DO QUE É REALMENTE AMAR.

TANTO SOCRATES COMO CICERO PREENCHIAM A SUA VIDA COM INUMERAS AMIZADES.PORQUE UMA VIDA FELIZ NAO É AQUELA DE UM AMOR APENAS UM DO OUTRO. É DAS AMIZADES, DAS PARTILHAS, DA VONTADE E DO SENTIMENTO INCONDICIONAL QUE TEMOS DE NOS DAR UNS AOS OUTROS.

INFELIZMENTE HOJE EM DIA OLHAMOS MAIS PARA O AMOR COMO ESCAPE DE TUDO. COMO ALGO QUE BUSCAMOS INCESSANTEMENTE E NADA MAIS NOS PODE DETER A NÃO SER A FELICIDADE DE SER AMADA OU AMADO.

COM O AVANÇO DA IDADE E A CONQUISTA DA SABEDORIA COMEÇAMOS A PERCEBER E A ENTENDER QUE DE FACTO O AMOR É EFEMERO...IMCOMPLETO E INCERTO....

Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa: não acredito que aquele que não ama na­da se possa sentir feliz. Em geral fala-se do amor profundo, mas é a amizade que é profunda. Ela cava um ninho no coração e não sai de lá.

PODEMOS AMAR, PODEMOS DESEJAR MAS ACIMA DE TUDO..TER AMIGOS, AMAR DENTRO DESSA PLENITUDE E SABER GERIR TODOS OS ENVOLVIMENTOS INERENTES AO DAR,ESTAR,RECEBER E OUVIR...É UM DOM. E ESSE DOM...UNS PERDEM...OUTROS TROCAM APENAS POR AUSÊNCIA.

MAS É BOM SERMOS DIFERENTES E É BOM OLHARMOS EM NOSSO REDOR E TAMBÉM PODER DIZER..." NISTO EU SOU DIFERENTE"

BRUNO FERNANDES