sexta-feira, dezembro 15, 2006

Let s Talki About Peace and Harmony...

Hoje vamos falar um bocadinho de paz e harmonia. Eu nunca andei muito nestas andanças de paz e harmonia, apesar de todo o ser humano ter e saber o que significa estes dois adjectivos. No entanto há coisas que eu não entendo quanto a mim. Sendo que numa prespectiva mais abrangida vou tentar aqui dissecar as duvidas. Um dos primeiros pontos fulcrais no meu entender é que para haver paz e harmonia entre as pessoas é necessário todas elas estarem abrangidas e "tocadas" pelo espirito do amor.
Para as pessoas terem a percepção de paz, de amor, de harmonia, não basta entendermo-nos a nós como humanos no nosso eu. Isso é sem duvida egocêntrismo. Para mim não pode existir paz e amor, tal como harmonia se não tentar perceber, entender, dissecar, procurar, observar e escutar os outros. Para mim não basta achar-me eu mesmo senhor da percepção estrelar com ideais assumidos de que eu de mim para mim sou a base que os outros tem de procurar para manter um fio condutor entre todos. O mesmo será dizer: Toquem-me e serão salvos. Não somos salvadores de almas, nem de pessoas. Entendam que ninguem salva ninguem. Aquele que mais busca....é aquele que mais precisa.
Todos procuram paz e harmonia, porque é isso que falta nas nossas vidas. De vez em quando todos experimentamos agitação, irritação, desarmonia, sofrimento; e, quando isso acontece, não mantemos esses sentimentos só para nós. Propagamo-los também aos outros. Agitação permeia a atmosfera que circunda a pessoa em sofrimento. Todos aqueles que entram em contacto com a pessoa em questão, contaminam-se também, ficando igualmente agitados, irritados. Certamente que não é essa a maneira adequada de viver. Mas todos nós que procuramos manter a harmonia ou amor entre pessoas , esquecemo-nos sempre de quem nem todos estão abertos a isso. Não porque não querem. Simplesmente há muita gente que nunca foi até aos meandros de paz e harmonia. Outros porem até como eu escrevem, falam, clamam pela paz....mas nao passa de simples matrizes instrutórias e que de pouco servem. Porque na prática muitas vezes é oq ue se vê.
A verdade é que somos humanos. Já todos sabemos disso. Pertencemos a um só planeta rodeado de todo o tipo de pessoas. E cada pessoa tem uma forma de estar e pensar. Na verdade falando com pessoas mais profundamente entendidas sobre o assunto , explicaram-me que é muito complicado haver paz e harmonia no mundo em que vivemos hoje. Hoje se repararem manter a paz e harmonia numa cidade e num mundo em constante ebulição não é o mesmo que manter a paz e harmonia numa aldeia rodeado de vaquinhas e mé-més. Para perceber os outros é necessário entender os porquês de tudo.
Se me enviarem para uma aldeia distante no meio da natureza onde haja as tais vaquinhas, as ovelhinhas , umas quantas casinhas de pessoas de bem que trabalham no campo...aí sim...a ver se nao conseguimos todos manter a base do amor e harmonia. Agora...numa cidade, luzes , carros, chefes, manda e desmanda, escolas, professores, corrupção, assaltos, mortes, catastrofes , pessoas de varias culturas, pensamentos demasiadamente diferentes, uns que entendem e percebem determinados conceitos mas outros que estão pouco se lixando para isso...então aí sim...digam-me se podem manter a paz e harmonia no meio da confusão?È possivel?
È sim? Como? Simples...temos de estar todos em consonância.Complicado?Sem duvida!Para se entender a paz e harmonia. Não basta lermos o que significa paz ou harmonia. Amor ou ódio. Temos de nos questionar de tudo. Tentar perceber todas as variantes e ambientes á nossa volta. E principalmente entender as pessoas, oq ue as leva a agir de tal modo, porque agem, quais são as dúvidas, as mágoas, os sofrimentos. Não se pode pedir a um juiz que apenas condene um assassino porque ele matou. Mas porque matou? O que o levou a matar? Será que foi ele que matou? Será que nao é inocente?
Meus amigos é tudo tão simples como uma conta básica de matemática. È tudo uma questão de lógica e observação. Temos por norma explicar as coisas, fazer as pessoas entender. Temos por norma esperar que as pessoas entendam ou subentendam. Mas vocês falarem com pessoas de mente aberta mas fechadas no seu casulo de opiniões, de algo que acreditam piamente...é complicado haver consenços. Porque é assim mesmo...mas nao deveria ser. Acho que cada pessoa deveria perceber o ponto de vista de cada um. Harmonia e amor...é mesmo isso. Entender porque cada um reage assim, o que o faz reagir assim e porque reage assim. È simples.
Ja uma vez disse aqui que nao estamos num num convento de shaolin ou budista. Já uma vez disse que nós não somos nem melhor , nem pior que os outros. Quando pensamos que somos a luz, a energia do sol, a dádiva da vida , a razão do bem pelo bem....é quando nao sabemos nada. Ainda nao se aperceberam que voces andam todos perdidos? Ainda nao se aperceberem que para manter as energias do bem, não basta dizer que gostam do bem! Que querem o bem! Não basta acharmo-nos preparados para fazer o bem...temos de o entender.
Perguntemo-nos a nós próprios.O que procuro eu? De que preciso eu? De que necessitam os outros? Como posso ajudar? De que forma posso ajudar? De que que forma os outros aceitam essa ajuda? Como estão eles receptivos para receber essa ajuda? Quem são eles e quem sou eu?
Conhecimento único único de mim proprio, dos meus defeitos, da forma como magoo, retrospectiva interiror, sarar das mágoas, exercer a cura a harmonia e a paz pelo perdão, reconhecer os erros, as atitudes, reconhecer quando somos injustos, mas tambem primar pela verdade e justiça.
Na verdade nem todos temos a mesma verdade, a mesma justiça. Mas tambem quem somos nós para falar de verdade e justiça quando cometemos tantos erros? Todos nós comtemplamos os erros crassos que temos todos uns com os outros. Ás vezes percebemos o erro, outras acreditamos que o erro muitas vezes, faz parte da nossa causa justa. Faz parte da nossa justiça.Para mim e quanto a mim, tal como para vocês existem justiças e credos diferentes. Tal como existe o catolicismo, ser muçulmano , protestante ou Budista. Cada religião tem de acordo com os seus principios as suas causas justas. Cada um acredita que aquilo que diz, que fala, que acredita é o seu maior bem ou trunfo. Mas será? Será que todos olhamos na verdade para a justiça, para a harmonia, para os erros ou duvidas da mesma forma?
È obvio que não. Porque acreditamos e nos regemos de forma pragmática por ideais. Ideiais esses que quanto a nós são sempre verdadeiros e mais valias. São essas mais valias que nos moldam no crescimento. Tal como os valores que aprendemos. Tal como a base da ética que nos regemos. Sem duvida que tudo isto é ultrapassavel em função daquilo que as pessoas tem por base acreditar. Não podemos matar ...mas matamos.
Não podemos mentir mas mentimos. E não podemos trair mas traímos.Não podemos roubar, mas roubamos.Não devemos sacrificar , mas sacrificamos e nao devemos magoar...mas magoamos. Não existe meios termos. Determinadas acções fazemo-las por acreditar-mos, que não as estamos a fazer para prejudicar. Naturalmente que nesta prespectiva de zelar pela verdade, pela harmonia e pela propria satisfação pessoal deixamos deslizar as nossas acções baseadas naquilo que efectivamente desejamos e claro está nos convém a nós como humanos tambem.Temos de certa forma "matar" a fome e o desejo que temos. Não podemos ficar aprisionados da ideia pré estabelecida ou do pacto de não agressão , apenas porque achamos que não é certo.
Está mais do que evidente através da historia que manter a harmonia é algo complicado. Consegue-se equilibrar a balança apenas por um determinado peridodo. Porque as pessoas , as gentes são feitas tanto de paz como de guerra. Aqui todos fazemos escolhamas, aqui tudo vale em nome de um fim. Em nome de um querer ou de um credo. Mantemos a harmonia para escamotear a verdade. Iludimos a mentira com o amor. Não nos apercebemos naturalmente que somos na verdade pessoas reles. Que o que interessa acima de tudo é a nossa verdade. A nossa coragem, o facto de sermos fortes. E dentro dessa força que venham os fracos que serão pisados.
Há de facto incrugências latentes quando falamos todos de harmonia ou de amor. O entendimento disto tudo está muito para alem da mente humana, que é mentacapta e tão estupida em tantas alturas que confunde bom com mau, sorte com azar entre tantas estupidezes proprias do ser humano. Ninguem é livre. O livre arbitrio não passa de uma ilusão. Temos escolhas para fazer, podemos escolher o que entendermos na definição de darmos amor, receber amor, mas esse livre arbitrio funciona como um presidiário. Somos presos e estamos presos neste mundo. Ninguém aqui é livre. Aqui nascemos... e aqui morremos.
Harmonia e paz, não passa de certa forma de auto realização pessoal de nós para nós e de nós em relação aos outros. São definições básicas que já estão programadas desde os primórdios do século. Nós queremo-nos sentir bem, queremos que os outros se sintam bem. Queremos que o mundo ande de mãos dadas na roda da vida e que todos se entendam. Tenho uma pergunta...Are you all fucking crazy s ? Serão vocês de outro planeta? Sentem que são de outro lado? Ou são tão obtusos e idiotas que a vossa mente está doente, podre?
Deixem-me dar-vos uma noção criteriosa do que é amor e paz. Amor e paz é imaginarem tal como Deus, jesus ou os apostolos falaram estarem num paraiso onde o ciume nao exista, onde a cobiça nao exista, onde a mágoa nao exista, onde nao haja tristeza, entre outros. Esse mundo é o mundo que todos querem, todos falam e todos anseiam. Porque existe uma parte destes sentimentos que deixam de existir. Simplesmente pela propria razão obvia de Harmonia, paz e amor. Para haver harmonia os sentimentos tem todos de estar em consonância. Logo nao existindo sentimentos de tristeza, de magoas ou memorias holograficas que detestamos, então sim a harmonia a paz , a alegria das relações de uns com outros é sem duvida algo que todos desejamos. Certo cambada? Acho que estão de acordo!
Agora voltemos á terra! Ponham os pés no chão! Então é simples , até para a pessoa mais estupida e saloia. O que tentamos fazer hoje aqui entre todos, pelo menos entre aqueles que acham que entre nós deve haver convivencia salutar entre os povos, entre as pessoas, pais e filhos , etc, existe algo que nos retira desse proprio retiro da harmonia. O facto de sermos postos á prova constantemente. O facto de cada um de nós ter sentimentos de negatividade, de maldade, de raiva , de odios, de magoas, de tristeza, de ganacia, de poder , de desejo. Não podemos por de lado os sentimentos que fazem parte de nós. Não podemos e nem devemos. E não devemos porque? Simples!
Eles existem para os trabalharmos. para os moldar, para nos tornar-mos pessoas melhores. Mais justas. Aqui quando alguem nos faz algum mal, nao age de acordo com aquilo que achamos justo, ou de certa forma não tem a mesma visaõ ou valores que nós , o normal é exercer então sobre nós um profundo auto recolhimento e tentar entender , porque existem pessoas assim, porque agem de certa forma connosco, o que os leva a fazer isso, quais são as suas motivações, entre tantas outras.
Manter a harmonia aqui meus amigos tem regras. Aqui meus amigos tudo tem regras. Aqui há valores que as pessoas acreditam,mas que são facilmente ás vezes ultrapassados. Em nome do amor e da harmonia lutamos como se fosse em nome de Deus. Fazemos a nossa Jihad Islâmica em nome daquilo que acreditamos ou aquilo que nos é possivel acreditar A harmonia é bom, o amor é bom, os valores existem para despertar as nossas mentes, existem para que tudo aquilo que acreditamos não seja posto em causa. Temos de nos manter fieis á nossa harmonia, ao nosso amor , aos nossos valores e á nossa justiça interior.
Pactuar com tudo aquilo a que se chame de harmonia em nome de amor, amizade ou valores ou honradez é pactuar com um mundo de falsidades, que ninguem gosta ou faz por isso mas que indirectamente entramos em nome da nossa propria auto estima pessoal e bem estar interior. Queremos sempre ficar bem connosco e queremos sempre ficar de acordo com o caminho que traçamos. Chamamos Harmonia e paz, chamamos amor e envolvência , mas ultrapassamos as regras constantemente. Mas não serve amigos para quem apenas lê. Serve para mim também que no meu mundo de tanta obras por fazer, de tanto amor por dar, tambem eu me perco na inconstante forma de ser e perceber.
Na dúvida existente, nos caminhos que percorremos, nos mares desbravados, na essência que todos temos...perdemo-nos e reencontramo-nos. Não vivemos num mundo perfeito. Seria exigir de mais ao proprio mundo, ás proprias cidades, pessoas, gentes que cada um á sua maneira desbrava caminhos para encontrar um lugar onde possa sentir-se util , amado e em harmonia com todos.
Queria por mim manter os valores que temos. Que aprendi na minha caminhada, de amor, de sentimentos mutuos, honrar os compromissos, honrar as pessoas,amigos,pais,filhos e conhecidos. Tenho por mim que a estabilidade de cada pessoa define a sua consciencia, o seu amor, a sua harmonia, a sua existencia. Acredito tal como tantos vós que num mundo que não este , num lugar que não este, e num dia que não este todas as verdades, todas as atitudes, todos os valores ensinados e passados, toda a expressão de amar e ser amado, toda a paz de querer e ás vezes não ter...tenho por mim que um dia terei isso.
Tenho por mim e na minha consciência que algum dia deixaremos de ultrapassar aquilo que por nós tem sentido nao ultrapassar. A minha consciencia dita-me que muitas vezes errei, que muitas vezes nao honrei, que muitas vezes nao utilizei da melhor forma tudo o que aprendi, tenho por mim que não sendo fraco ás vezes nao sou verdadeiro. Sinto que a minha harmonia será tão só um caminho de salvação , para me esconder dos meus erros, das minhas duvidas e fingir no meu eu que tudo esta bem.
Não escondo que a satisfaçao pessoal é mais forte que aquilo que chamamos valores harmónicos, amor transcendental, honradez nas nossas atitudes. Não escondo que não sendo mais , nem menos que A, B ou C cometo erros. Não posso é efectivamente perder-me naquilo que acredito. Não posso de maneira nenhuma tapar o sol com a peneira. Não posso perder o rasto do meu coração, das pessoas que comigo partilham, partilharam e entendem que harmonia ,paz e amor estão ligados entre si. Duvidas tive durante anos, de mim mesmo. Das minhas faltas comigo e com os outros, da minha valorização e acreditação enquanto homem. Em alguns momentos perdi-me na imperfeiçao latente de começar uma verdade com uma mentira. Em alguns momentos nã soube ser honrado. Mas em todos os momentos honrei os meus amigos.
Os meus amigos costumo dizer são a minha pátria. São parte integrante de mim, fazem parte de um elenco, de estabelecimento de relações, de fortificação de amizade, de dar, de receber, de nos amar-mos entre todos como quem ama uma mulher. Entre a estabilização de parametros, de confiança mutua, soubemos sempre discernir entre todos os pólos de amizade, soubemos sempre efectivamente olharmo-nos nos olhos e perceber que amizade versus egoismo não era algo praticavel entre nós. partilhei com todos as minhas duvidas, confiei em todos na minha solidão, procurei em todos um anjo , um prestimo, uma mao amiga, um consolo, um abraço, uma palavra amiga.
De todos recebi o que desejei e em todos estabeleci parametros normais de amizade. Com todos eles procurei dizer que eu confio em ti. Como quem confia numa mulher. Em todos acreditei que quando amamos um amigo, quando necessitamos de um amigo ele estará sempre lá. E com todos existiu sempre condutas , regras e confiança. Amigo, mulher, marido, filhos, pais, para mim são as bases dos valores que nos ensinam.
Deles tiramos todas as conclusões, observamos toda a sua forma de estar, entendemos cada palavra. De todos tirei um ensinamento. Com uns as relações estabelecidas nunca foram quebradas. A confiança foi sempre um parametro em mim com os meus amigos que finco até ao fim. A harmonização da amizade está traduzida também ela no elo da confiança. De um pacto interior que não está latente mas todos o sabem de "não agressão". A harmonia so se consegue mediante parametros e valores que que desejamos sejam cumpridos na sua integra. Confesso que eu já desiludi amigos e amigos já me desiludiram a mim.
Confesso que na base da harmonia e da confiança entre homens existe uma certa soberba, uma certa ganância, uma certa gula, uma realização pessoal. Nunca tive para mim que as pessoas não fazem as coisas por mal. Isso seria fazer de nós uns anormais. Todos pensamos dentro de nós, todos temos objectivos, todos almejamos algo. Na verdade caros amigos, não somos de ferro, ás vezes temos mesmo de ultrapassar barreiras na busca do que queremos. A harmonia perde-se sempre em algum momento, porque essa busca existe sempre. Quando alguem fica magoado em prol dos desejos dos outros, não podemos falar na harmonização ou na procura do amor. Tudo se resume a um espectro de realização pessoal. Tudo se resume á gula, ao poder, ao ter, ao querer e ao desejo.
Não podemos resumir paz, harmonia quando todos nós enfraquecidos , sozinhos na nossa busca tomamos por valores pessoais , tomamos por ideáis a nossa propria auto satisfação. Quando assim é, essa busca de auto realização pessoal, essa subida frenética das escadas da felicidade e da satisfação, ficamos cegos. cegos porque nos esquecemos que um certo dia um avô nos ensinou o que era valores, cegos porque não tomamos atenção nos degraus que subimos. Cegos porque não existe honra quando não existem hérois. Todos sem excepção cometemos delizes macabros. Todos sem excepção em muitos momentos trocamos aquilo que sentimos por aquilo que queremos.
Este ano meus amigos aprendi que as ideias que tenho de valor, de honra , de confiança, de harmonia de paz e amor, tem de se saber ser repeitadas. Este ano caí inumeras vezes na minha sombra, no meu eu, nas minhas atitudes. Hoje, sabendo que tambem errei, que tambem ultrapassei, que tambem fiquei cego, sinto que tudo o que aprendi é para cumprir. Ser eu mesmo significa ser mais forte. Ser eu mesmo, significa ter mais harmonia, ter mais amor e ser mais honrado nos meus compromissos.
E uma coisa aprendi..."nunca faças aos outros aquilo que nunca gostarias que te fizessem a ti..."
Bruno Fernandes