sexta-feira, março 19, 2010

PAI NUNCA DESISTE!


Pois é!! Hoje é dia 19 de Março de 2010! E...sendo dia 19 de março de 2010, uma sexta feira normal, solarenga, é também in extremis...dia do Pai! Por esse motivo parabéns para mim e para a minha rica catarina! Por diversas vezes me pergunto, se tenho sido um bom Pai!? Ou de que forma um Pai pode ser considerado "Bom"? Mas chego á conclusão que ser bom ou mau Pai está no feed-back que temos dos filhos. Está na resposta que eles nos proporcionam, nos momentos de carinho, na nossa própria ausência em alguns momentos. Está na entrega única que nos dão. Ser bom Pai ou ser mau pai é subjectivo, porque encerra várias questões, umas de fácil discussão, outras de uma subjectividade duradoura.


Tenho tentado como pai ser igual a mim mesmo. Ou seja dar do que sei, do que tenho para mim como certo a proporcionar a uma filha.Não conseguimos sempre ser certos semper e com isso é normal errarmos diversas vezes. No que me toca, tento errar o minimo de forma também a minimizar dores posteriores a quem amamos. Mas ser bom pai não depende apenas da forma como ensinamos, desejamos, queremos ou pretendemos usufruir de todos os momentos com os filhos. Esse dependencia de um filho relativamente ao amor, nem sempre é seguida e compreendida da melhor forma.


Hoje em dia estou certo que os Pais, ou melhor o papel de Pai é muito mais valorizado e importante no que toca ao acompanhamento, do que antigamente. Hoje já se vê pais a assistirem aos partos, a ir a ecografias, nas reuniões escolares a estarem mais perto dos filhos e com isso a simbiose entre ambos é deveras muito maior.


Um Pai nunca deve desistir de um filho ou filha. Seja que ocasião isso for. Deve estar sempre atento ás mudanças, deve estar atento na escola, no dia a dia. Mas...torna-se complicado poder fazer isso tudo, quando se tem filhos de pais separados.


Sem duvida que existem diferenças abismais. O tempo com os filhos é menor, o acompanhamento faz-se a conta gotas e as estratégias de educação com o tempo nao passam de puzzles espalhados que dificilmente se poderao juntar as peças.


É fácil ser Pai quando se tem uma familia. Mas é muito complicado quando os filhos se veem privados dos Pais. Seja uma mãe ou neste caso,um Pai.

No meio disto tudo existe algo que ensino sistemáticamente á minha filha. Ser Corajosa. Não ter medo! E sendo certo que não podemos retirar o medo ás pessoas...quanto mais a uma criança, estou seguro de que também eu tenho feito um bom trabalho. Existe um progresso que conseguimos acompanhar na visao que temos dos nossos filhos. E esse progresso chama-se Amor.

E amor com filhos, apesar de toda a incondicionalidade, apesar das barreiras exitentes, tem de ser sempre incondicional! Amigos...uma das coisas pela qual eu gosto de ter a primazia de dizer é o facto de poder salientar que sermos diferentes, nao é e nem significa sermos iguais.


Porque a diferença que reside em nós é o que nos separa dos outros. O que nos torna mais fortes foi já tudo aquilo que em alguns momentos nos enfraqueceu.


Durante anos tenho tido o privilégio de assistir como quem assiste a um filme melodramático á eterna sessão de cinema, com direito a pipocas e tudo, do que tem sido a minha vida.


E durante essa longa metragem de vida com acesso a todo o tipo de momentos , percebo que sermos incondicionalmente diferentes, corajosos e amados é a nossa eterna sabedoria.


Existe um posto que ninguem me tira e esse posto é o meu coração. Um dia a minha filha disse-me:


-Pai, nao interessa o que fizeste. Interessa o que podes vir a fazer.



Sem dúvida filha....sem dúvida!