quinta-feira, novembro 01, 2007

Finalmente a minha viagem a Sao Paulo!

Hoje decidi escrever sobre a minha viagem em Maio a São Paulo. A minha primeira viagem ao continente Sul Americano. Neste caso ao Brasil, neste caso á cidade enorme que é São paulo. Passei 15 dias onde poderei dizer que foram divididos em duas partes. Uma parte mais melancólica por factores e circunstâncias pessoais. E uma outra de total deslumbramento e encantamento por me encontrar numa cultura e País completamente diferente. Não poderei dizer nunca que foi mau. Pelo contrário, apesar dos receios que ouvimos deste lado em Portugal sobre a violência e não só, não me senti de forma nenhuma intimidado nesses 15 dias.
Os dias foram passando e a confiança em estar numa cidade nova foi crescendo. Achei as pessoas muito simpáticas, rostos felizes mesmo que se abata sobre a cidade uma catástrofe. Os brasileiros são um povo deveras que sabe receber e acima de tudo constatei pelo que já conhecia cá do "povão" que estão sempre prontos a uma frase, uma palavra , um gesto de simpatia. Não posso dizer que tenha conhecido muita coisa. Na verdade foram poucos os lugares emblemáticos por onde andei. Na altura foi uma viagem feita não para lazer, ou para gastar dinheiro ou simplesmente para conhecer outro país.
Sinceramente apesar da empolgação de ir para um país novo, a sensaçaõ que eu queria e tinha naquela momento era de poder ajudar, poder cimentar uma relação que não estava tão bem quanto parecia. Acima de tudo foi uma viagem feita pessoalmente em nome daquilo que sentia e acima de tudo feita por amor a alguem. Prespectivas essas que mais tarde se goraram nao produzindo o efeito necessário. Valeu acima de tudo por em consciência prespectivar na minha visão que fiz o que podia. E valeu tambem porque foi a minha 1º ( concerteza nao será a ultima) a um país que sempre gostei muito. São várias as diferenças entre portugal e Brasil. Mas acho que o povo brasileiro é unico e ímpa no mundo.São unicos na forma como transformam tristezas em alegrias.
Tem um rol de culturas juntas que formam uma união entre todos sem grandes esbatimentos nas suas formas. São paulo esta dividido em várias áreas. Todas elas enormes. Muita gente tanto de manhã como á noite. gente bonita, gente feia,gente gorda e magra...como em todo o lado no mundo. Não difere em nada. mas somos um pouco diferentes. Somos mais reservados e eles bem mais abertos. Tem uma visão em várias vertentes que nós ainda nao conseguimos ter. Somos ligeiramente mais parados, mais ouvintes e mais observadores. Mas acho que aqui e ali tanto portugues como brasileiro se complememtam muito bem. Dependendo das prespectivas. Estive 15 dias na Zona leste, que para muitos é a zona dos "corinthianos" e talvez a zona menos bonita de são paulo. De qualquer das formas andei pelo metro e a pé e notei realmente nalgumas diferenças existentes. Tanto eles como nós estamos atrasados e avançados em muitas coisas. As diferenças não poderei dizer que são enormes, mas são sem duvida diferenças que se notam.
A violência e o receio numa cidade tão grandiosa como São paulo é o pão nosso de cada dia. para quem vive lá não deixa de ser normal, mas quem entra num país novo em um grande conhecimento quase que se mija pelas pernas abaixo. No entanto só podemos considerar "normal" num país que tem as maiores favelas do mundo e um nivel de pobreza enorme. Fora disso achei São paulo realmente uma cidade fabulosa. Uma das maiores metropoles do Mundo, com cerca de 12 milhões de Habitantes numa cidade apenas... e de todos os gostos e feitios.
Não posso obviamente comparar a Historia de São paulo com a cidade de lisboa. Não vi muitos monumentos, não tive essa oportunidade, mas daquilo que me deu a entender tem coisas realmente muito bonitas. nao é uma cidade histórica como lisboa ou outra do centro da europa mas tem a sua beleza única.
Uma das coisas que tive pena de não ter ido foi a uma praia. O tempo diga-se também não convidava muito a isso. Mas foi uma das coisas que falam tão bem que não conheci. E no Brasil para alem de São paulo estamos perto de outros estados fantasticos. Apesar das distancias serem enormes.
Enfim...foi uma bela viagem, com alegrias e tristeza, momentos bem passados, conheci pessoas novas, vi uma cidade nova, outra forma de entender as pessoas e como elas são no seu meio.Se me perguntarem de novo hoje se valeu apena...a resposta é Sim....sim...valeu apena em todos os sentidos. Se poderia ter sido melhor?Sim...sem duvida que sim.Mas valeu pela aprendizagem e pelo que ficou dentro de mim.
Bruno