segunda-feira, agosto 09, 2010

TENTAR MUDAR O MUNDO...OU IMAGINAÇÃO FÉRTIL?

Ontem estava a ver um documentário, onde no mesmo se falava sobre a juventude e a força, o querer e poder de mudar o rumo das coisas. Mudar o mundo! Mais paz, menos guerras, revoluções pacificas e graduais, derrubar a fome, a miséria, governos ditatoriais e afins. Quando somos jovens, temos na verdade uma força indescritível de querer fazer tudo.

Pensamos na verdade em muitos casos que somos imortais! Tudo é permitido e temos as nossas mesmas leis. Fabricamos regras, delineamos caminhos, seguimos passos de outros, outros seguem os nossos passos. Queremos ser lideres vigorosos, atentos e tentamos chamar toda a atenção para nós. No meu grupo de amigos e desde  a infância, nunca fui o lider. Não por falta de liderança ou incapacidade para liderar. Eu era o "tal", era e funcionava como o Guru dos amigos. O mais calmo, o mais serenos, o menos doido, o mais pacifico. De vez em quando cometia as minhas locuras. Tinhamos todos moto e em vez de andar a 80....passava a andar a 150. Era uma pequena loucura. Tão pequenina que acho, que nem adjectivar de loucura eu poderia chamar.

Tinhamos montes de ideias, vontades. Queriamos ser ricos, ter muito dinheiro, bons empregos, estar bem na vida e quando chegassemos aos 30 anos...pudessemos estar numa posição confortável. Tinhamos namoradas, íamos a bares, andavamos de mota e carro para todo o lado. Jogávamos futebol, íamos para discotecas e fizemos imensas directas na noite. Saía de casa ás vezes e só chegava no outro dia. Tantas mulheres que conhecemos, beijos trocados, olhares indiscretos. E tantas outras que ficaram por conhecer.

Queríamos mudar o mundo e na verdade eu hoje pergunto: Tantas regras que tinhamos, tantas vontades que na verdade acabamos todos por entrar violentamente nesse "Matrix" social que a sociedade nos impôs. Continuamos com mais guerras, mais fome, menos distribuição de riqueza, continuamos a ver disparidades incriveis de puro egoismo humano. E pergunto-me o que originou tudo isto?

A Guerra? Bom....guerra só existe porque um idiota de um governante e não sei como...controla milhares de imbecis que não conseguem dizer: EU NÃO QUERO MORRER! EU NAO VOU MATAR POR TUA CAUSA!

Quão estupidos podemos ser quando alguém nos diz MATA...e respondemos: SIM, SENHOR!! Alguém virou robocop e não se deu conta?

Eu estive no exército português 6 meses e num dos muitos treinamentos um sargento dizia alto e bom som: Se a Espanha nos atacar, temos de dizimar os espanhois. E se tivermos que atacar espanha, não sobra nenhum espanhol! Mulher,  criança, seja o que for!!

Eu fiquei simplesmente atordoado...do tipo: Como é que é??? E via os meus colegas aos berros, todos felizes da vida , por aquele idiota ter proferido aquilo. Morte aos espanhois!! Vamos dar cabo deles!!

Quando terminou o treino fui ter com o sargento e cinicamente...perguntei: Meu sargento ( bati a continência) peço permissão para falar! -Tem permissão soldado-Respondeu ele-

- O meu Sargento é solteiro? Casado?
- Casado e tenho 2 filhos meu rapaz! Aliás dois belos rebentos! Lindos os dois! ( Puxou da carteira e tirou uma foto, para me mostrar)
-Muito bonitos meu sargento! Imagino que gosta tanto deles,  que nunca os quererá perder!
-Claro! São meus filhos!
-Pois é...são seus filhos! Imagino que os espanhois pensam exactamente do mesmo modo!!

Bati continência e vim embora!

Na verdade amigos...mudar o mundo está também na forma como todos nós conseguimos deixar as outras pessoas a pensar. Hoje em dia ninguem pensa na verdade. As pessoas simplesmente fazem! Acatam! Calma...não se enervem e começem a dizer:..." Quem é que esse gajo pensa que é!!!!- Eu penso tá!??!"

Sim...eu sei...eu sei. Alguns pensam...outros simplesmente esperam que outros pensem por eles. O que eu quero dizer amigos...desconhecidos...e tu que estás aí a ler atentamente é que....vivemos num mundo de ideias mortas.

 Vivemos no mundo morto. O que temos hoje foi-nos deixado na verdade por pessoas que já morreram. Socrates, Platão, Jesus Cristo, Freund, Nietchze, entre outros ( Desculpem...este não morreu...) Quem nos deixou a filosofia? A psicanálise? A moral? Ética!?

Aquilo que nos foi deixado, este legado que vem desde os primordios gregos ( e não só), nós apenas nos limitamos a ensinar, seguir e aqui e ali estruturar com mais alguma frase, contexto. Não existe hoje muito por onde dizer ou fazer.

As pessoas no final de tudo...tentam ajudar da forma que podem. Mas continuo a dizer que a maior preocupação das pessoas é consigo mesmas. Será que vou ter mais dinheiro? Será que vão gostar da minha roupa? Será que esta pintura fica bem e ele vai gostar de mim? Será qeu vou ter sucesso? Será que vão gostar do meu blog? E se eu morrer? Será que arrumo alguma mulher que me ame?

Para muitos são perguntas normais.....mas pense mesmo...serão assim tão mais importantes do que...

E sendo assim como querem melhorar o mundo...?

Sem comentários: