quarta-feira, abril 04, 2007

BENFICA - F.C.PORTO...POLICIAS E AFINS!


Pois é amigos...tivessem sido estas queridas guardas florestais a tomar conta do evento do grande clássico Nacional e em vez de se ouvirem petardos a arrebentar e adeptos a sairem de maca....o mais provável era eles nao ligarem patavina ao classico e ficarem 90 minutos a olhar para estas beldades. Isso....meus Morcões....babem-se todos e pode ser que assim nao cometam as incrugências de estado de sítio que colocam o futebol Português.
Já viram a comissária da PJ assim , nestes trajes a tomar conta das ocorrências? Andava tudo feliz da vida a cantar: " Não és mulher pra ele...tu mereçes muito mais"!
Acho que os ladrões entregavam-se de livre e espontânea vontade. Se fosse preciso entregavam o dinheiro roubado e afins. Mas não! Temos Policias feios, porcos e maus! Pareçem todos saidos do Filme " O Senhor dos aneis" - aqueles trols todos. Depois a maioria dos policias sao um bando de analfabetos. Só sabem utilizar a pistola, mandar parar - ..." Há e tal...o senhor tá altoado..."
Ninguem consegue ter uma conversa amenizante com um policia! Fazem todos aquela cara de que pra eles só existem 2 tipos de pessoas. Eles e os Assassinos. Não conseguem ser cordiais,respeitosos e bem educados. Vai daí o melhor mesmo é criar a PJ GIRLS.
Ou criar uma linha do tipo PJ HOT LINE FOR BAD BOYS. Enfim....como seria diferente o País....com mulheres na policia assim....
Ai vida....
Bom...tenho de ir...ainda nao li o suplemento da revista nº 85 da playboy!

terça-feira, abril 03, 2007

O Engano da Bondade...

Endureçamos a bondade, amigos. Ela também é bondosa, a cutilada que faz saltar a roedura e os bichos: também é bondosa a chama nas selvas incendiadas para que os arados bondosos fendam a terra. Endureçamos a nossa bondade, amigos. Já não há pusilânime de olhos aguados e palavras brandas, já não há cretino de intenção subterrânea e gesto condescendente que não leve a bondade, por vós outorgada, como uma porta fechada a toda a penetração do nosso exame. Reparai que necessitamos que se chamem bons aos de coração recto, e aos não flexíveis e submissos. Reparai que a palavra se vai tornando acolhedora das mais vis cumplicidades, e confessai que a bondade das vossas palavras foi sempre - ou quase sempre - mentirosa.
Alguma vez temos de deixar de mentir, porque, no fim de contas, só de nós dependemos, e mortificamo-nos constantemente a sós com a nossa falsidade, vivendo assim encerrados em nós próprios entre as paredes da nossa estuta estupidez. Os bons serão os que mais depressa se libertarem desta mentira pavorosa e souberem dizer a sua bondade endurecida contra todo aquele que a merecer. Bondade que se move, não com alguém, mas contra alguém. Bondade que não agride nem lambe, mas que desentranha e luta porque é a própria arma da vida. E, assim, só se chamarão bons os de coração recto, os não flexíveis, os insubmissos, os melhores. Reinvindicarão a bondade apodrecida por tanta baixeza, serão o braço da vida e os ricos de espírito. E deles, só deles, será o reino da terra.
Pablo Neruda, in 'Nasci para Nascer'

Ninguem pensa com os pés...ou será que sim?

Pois é amigos...nós e aquela forma sermos e estarmos calada, escondidos nos nos nossos proprios fantasmas.Realmente ninguem pensa com os pés. Ou melhor muitos de nós pela fragilidade das situações, muitas delas criadas pelas janelas indescretas das outras pessoas, escondem-se para dentro de si e passam a pensar com os Pés. Mas na verdade e como é natural..ninguem pensa com os pés. Na verdade desde muito novos que somos quase ensinados a engolir sapos. E engolimos muitas vezes durante a vida toda.
E porque? Simples...por causa dos malditos ensinamentos de regras e predesposições que "tem de ficar bem" senão somos postos á margem da sociedade como uns rebeldes loucos. O grande prazer da vida reside nao em fazer o possivel ( porque isso todos fazemos) mas sim, reside em fazer o impossivel. Todos nós temos capacidades para nos proporcionar-mos a nós mesmos esta eterna capacidade de ir mais além. Aliás como portugueses , arrisco em afirmar que somos dos povos mais combativos e astutos que existem. Mas somos medrosos. Ninguem pensa com os pés...mas todos me levam afirmar que muitos o fazem.
Eu sei e tenho plena certeza que durante a vida temos sempre de arriscar. E arriscamos muitas vezes , porque pensamos que alguma situação poderá ser vantajosa para nós. Portanto há que tirar proveito das vantagens. Mas...até das próprias desvantagens da vida temos de aprenedr a tirar os devidos proveitos.Ninguém pensa com os pés...é verdade, mas muitos o fazem. Fazem-no por medo e burrice. Hoje com 31 anos de vida, poderia dizer que estou na fase da contençao. Ou pensar que já nao deveria arriscar e limitar-me a ver o tempo passar, como quem está sentado numa praça e vê o amontoado de gente que anda de um lado para o outro. De certa forma esta expressão de arriscar, de tentar, de ir mais além, leva-me a pensar, tal como sempre pensei que devemos ter sempre em nós de certa forma um espirito rebelde e aventureiro. Sermos muito calmos, parados, andarmos contentes com a vidinha que levamos, casa-trabalho-casa e afins, só nos torna mais amorfos.Mais resignados com a vida. A insatisfaçao é um conjunto de coisas que não fizemos e nao fazemos. Ou vivemos com isto...ou fazemos por mudar estas condições.
Ontem á noite estava eu deitadinho na camita, quando me perguntei mais uma vez : " O que é que queres ser quando fores grande?" e faço esta pergunta há 31 anos! E durante 31 anos...e ainda hoje nao descobri o que quero ser. Na verdade vamos tendo trabalhos que é mais do que óbvio que não é aquilo que desejamos fazer. Os trabalhos impõe regras, determinam horários, estamos dependentes deles para perguntar ou pedir se podemos ir a um médico, visitar um familiar doente,se podemos faltar porque nao estamos bem. Somos dependentes de patrões, filhos, amores...enfim. Há pessoas que realmente consegum desprender-se de tudo isto. Pegam na mochila e lá vao conhecer o mundo. largam tudo e deixam tudo para tras. Porque tem uma imensa necessidade de Liberdade. Não os condeno.Muito pelo contrário...até admiro a coragem deles.Ninguem pensa com os pés...mas estamos sempre abrangidos por um conjunto de ideias, regras, filosofias e esquemas. Estamos agarrados ao amor,á necessidade dos amigos, a sermos reconhecidos, vistos, condecorados, aplaudidos por um e por todos.
Mas mesmo assim...escondemo-nos. Temos medo das frases, dos toques, da imagem que trasmitimos, da pessoa que vivemos, do mundo que nos rodeia. E anos vão passando e assim vamos levando a vida. Arriscamos muitas vezes mal. Decidimos muitas vezes mal. Vivemos a vida muitas vezes mal. Não porque é um desejo sublime,mas sim porque pensamos com os pés muitas vezes. Queremos tanto uma vida condigna e boa, queremos tanto manter um estilo de vida que o risco que corremos tem de ser minimo. E é a esse minimo risco, que damos o cognome de Liberdade.Da liberdade que escolhemos.
Ontem devagarinho lá fui pensando para mim...tens de fazer alguma coisa! Tens de ser diferente sim...mas diferente com actos. E acho que em alguns casos e certos aspectos eu sou. Mas nao sou na minha liberdade. Durante anos sempre quis duas coisas. Poder viajar e ter uma relação totalmente aberta onde a base da conversação e o espaço de cada um fosse respeitado. Tenho uma coisa que admiro numa pessoa. E essa pessoa ( Sim...tu Marina) compreende dois factores essenciais Liberdade e Amizade. È das pessoas que conheço que tendo uma relação consegue manter e separar tudo tin.tin...por tin.tin. Nao existem medos, receios! Se tiver que sair com os eternos amigos sozinha sai, se tiver de sair acompanhada pelo namorado sai, utiliza realmente a sua propria liberdade como ela deve ser utilizade.Sem medos, receios ou suposições de outros. Eu admiro as pessoas que nao pensam com os pés. Admiro as pessoas que no proprio respeito bem estar consigo mesmo , consegue levar a liberdade , amor, amizade ao mais alto nivel.
Para mim as relações tem de ser mantidas abertas e sem subterfugios. Se assim não for...será um caminho longo a percorrer. Hoje continuo dizer que não ha nada como a amizade. Como ja disse a minha amiga Marina " A amizade é o amor mais sublime que existe". Saber conciliar as duas coisas e conseguir ser livre ao mesmo tempo é transcendental. Ontem percebi que posso nao ser medico, advogado, ter muitos estudos, ser dominado por patrões, obedecer ás vezes até a regras estupidas, mas tenho orgulho tambem em mim. Apesar de tantos azares em tantos momentos na vida acabo sempre por ser quase abençoado por diversos quadrantes. A minha humildade mantem-se, o meu bom humor mantem-se, a prespectiva de luta e rebeldia mantem-se. Não me condeno por nao ter. Vou-me condenar sim...se nao vier a ter. A luta deve ser sempre cosntante. Na busca da nossa propria liberdade. A luta deve ser constante pela amizade, pela partilha,pelo conhecimento, pelo amor.
Hoje para alem de me considerar no meio de tudo uma pessoa de sorte, sempre que perco de um lado ganho de outro, considero que há sempre um anjo que olha por mim. Tenho a certeza que nao estou sozinho. Tenho a certeza que tambem sou abençoado por muitas razões.E acima de tudo...apareçem-me na frente sempre pessoas fantasticas. Por muitas razões mereçemos viver e manter as convicções de amizade e liberdade tal como amor num ponto muito alto de valorização. Admiro profundamente algumas amizades minhas que sabem realmente dar o valor devido a tudo isto. Admiro as pessoas que podem respirar á vontade que estão nuas perante todos. Admiro a coragem de certos amigos, admiro a coragem por serem como são...mas acima de tudo admiro quem luta contra a ignorância a inoperância e a resignação!
Nao gosto de ver as pessoas que pensam com os pés. Que se fecham num mundo em prol dos outros e deles. Eu gosto que haja pessoas diferentes pelo simples designio que serão essas pessoas que irão transmitir a futuras gerações um espirito mais empreendedor, mais livre e mais tolerante. Farto de me esconder ja estive eu. Farto de ser quem nunca fui estou eu. Todos devemos fazer o que temos a fazer. Os grandes épicos do mundo, os chamados hérois...foram os que lutaram por liberdade, paz, amizade e amor entre todos. E por incrivel que pareça...continuamos todos escondidos no nosso canto com medo de mostrar que as lutas, as formas de nos darmos , o que muitos nos ensinaram e o que de muito bebemos de livros e ensinamentos....pouco ou nada nos dizem.
Continuamos a caminhar sobre o manto do receio. Amamos com cuidado porque a nossa vidinha nao pode ser abalada por mais nada. Tenham cuidado! Ontem á noite...lembrei -me de dizer.." puta que pariu". Deu-me vontade de olhar para mim e pensar " Nao deixas de ser um idiota cínico". E somos cínicos na manutençao de amizades, amores ou desamores porque não nos libertamos.Há que manter em muitos casos um certo Low profile. Puta que pariu , porque nao somos feitos da mesma massa que outros. Somos nós! Sou eu tu ou outro. Lutar pela nossa imagem de marca independentemente da forma como nos veêm é um bem precioso. Puta que pariu , para aqueles que nao sabem dar valor a tanta coisa. Para os ignorantes e leigos que levam a vida de forma hipócrita e medrosa.Para as pessoas que se mostram serem umas na frente e outras por tras.
Puta que pariu para os amigos falsos, para aqueles que nos dão uma palmada nas costas e depois lixam-nos. Puta que pariu para todos aqueles que saõ ignorantes na forma de pensar, nos ideias retrogadas que tem. Ontem lembrei-me que sozinho podia chamar nomes a toda a gente...tipo o meu grito para aqueles que nao mereçem realmente amizades, nao mereçem a luta ou serem apelidados de justos. Ontem lembrei-me que tinha de me auto elogiar e perder a mania do " há e tal sempre fui humilde" e é verdade. Nunca cresci pra ninguem, nunca me armei em grande ou bonzão! È assim que no trabalho, entre amigos etc...me conheçem. Toda a gente ja me deu pontapés por eu ser como sempre fui. Por acreditar, por partilhar e ser cumplice em tanta coisa. Pois...ontem olhei para o alto ( nao é pra ti senhor) e pensei...mesmo..."Puta que pariu para vocês bando de ignorantes"...e senti-me bem.....porque sabe bem ser livre!
Bruno Fernandes