quinta-feira, novembro 09, 2006

ESTUPIDAMENTE DIFERENTES!

TEMOS ESTA MANIA ESTUPIDA DE PENSAR QUE GOSTAVAMOS DE SER DIFERENTES. EU QUERIA SER DIFERENTE, TU DEVERIAS SER DIFERENTE.ELE DEVERIA SER DIFERENTE. PROCURAMOS PESSOAS DIFERENTES PORQUE NÃO GOSTAMOS DA DIFERENÇA QUE OUTROS EXERCERAM EM NÓS. QUEREMOS SER DIFERENTES. E GOSTARIAMOS DE SER DIFERENTES PORQUE? PORQUE A DIFERENÇA RESIDE MESMO NO FACTO DE SERMOS DIFERENTES. AS ESCOLHAS RESIDEM NAS DIFERENÇAS. E É POR CAUSA DA DIFERENÇA QUE FAZEMOS ESCOLHAS. MALDITAS ESCOLHAS E MALDITAS DIFERENÇAS. PORQUE SER DIFERENTE SE NA VERDADE SOU O QUE SOU?
PORQUE LUTAR CONTRA A MUDANÇA? MAS QUE MUDANÇA?PELA DIFERENÇA?PELA ESCOLHA? MISERAVELMENTE VEMO-NOS IMPRÓPRIOS PARA CONSUMO, COMO QUE UMA EMBALAGEM ABERTA E DEIXADA AO RELENTO DIAS A FIO. A EMBALAGEM É BEM CAPAZ DE SE AGUENTAR, CONTRA CHUVAS, SOL,DIAS DE SECA OU TROVOADAS.MAS O CONTEUDO..AII...O CONTEUDO, ESSE ESTRAGA-SE COM O TEMPO. TRISTEMENTE NOS ACHAMOS CAPACITADOS PARA A MUDANÇA.PARA A DIFERENÇA..PRONTOS QUE NEM REIS Á ESPERA DO SEU NOBRE CORCEL. NO NOSSO RESPLENDOR IGUALAMO-NOS A UM REI SEM TRONO.PENSAMOS QUE NO SENTIDO DA VIDA, TODOS SOMOS DIFERENTES.
MAS NA MESMA MEDIDA...TODOS NASCEMOS E MORREMOS.QUE SENTIDO EXISTE ENTRE O NASCIMENTO E A MORTE? QUE VERDADE É MAIS CRUEL QUE UMA MENTIRA CRU E VIL?QUE PALAVRA É MAIS SENTIDA QUE UM ACTO TRESLOUCADO?

GOSTAVAMOS DE SER DIFERENTES. DIZEM-ME! ESTRANHA FORMA É A QUE CONSTATO QUE NADA FAZ DIFERENÇA. O QUE TEM MAIS O RICO QUE VIVE NA SUA SUMPTUOSA MANSÃO QUE O POBRE QUE VIVE NA BERMA DA ESTRADA? QUE DIFERENÇA FAZ O RICO TER MAIS E O POBRE TER MENOS?SERÁ QUE NOS EQUIVALEMOS PELA QUALIDADE OU QUANTIDADE?SERÁ QUE SOMOS TÃO POBRES NO ESPIRITO QUE O CÉU É O LIMITE?MAS QUEM DISSE QUE O CÉU ERA O LIMITE?QUEM CONHEÇE DE VERDADE O CÉU? TU?EU?ELES?

DEVERIAMOS SER DIFERENTES DE QUE?E DE QUEM? QUANDO ME ERGO PERANTE VOZES DISCORDANTES E FAÇO DO MEU DISCURSO A DIFERENÇA,NÃO É ESTAR A DIFERENCIAR-ME DOS OUTROS. ESTOU A COLOCAR-ME ACIMA DOS OUTROS. ESTOU A PROCURAR SER DIFERENTE?MAS QUE MANIA, QUE ESTADO DE ALMA, DE VER E SENTIR É ESTE, QUE NOS LEVA A CONSTATAR QUE TERÁ DE HAVER UMA DIFERENÇA?QUE TEMOS DE SER DIFERENTES?POR QUEM ME TOMO PARA ME ACHAR REI E ELE BOBO DA CORTE? POR QUEM ME TOMO PARA NA VERDADE ACHAR QUE TENHO A FORÇA DA MUDANÇA? O ESPECTRO DA DESIGUALDADE? SER DIFERENTE É NÃO SER IGUAL. É COMPACTUAR COM A DESIGUALDADE ENTRE OS DEMAIS. EU POSSO ...TU NÃO! EU CONSEGUI....TU NÃO! POR ISSO ESBATEMOS AS DIFERENÇAS NAS FACES UNS DOS OUTROS. TORNAMO-NOS COMO MISERAVEIS NA ALMA. DOENTES POR DENTRO. SOMOS CORROMPIDOS PELA TRAMA QUE SE ESBATE NAS NOSSAS VEIAS. A TRAMA DA DESILUSÃO, DA VIDA, DAS MEMÓRIAS, DOS SENTIDOS NUNCA APURADOS NA DESCOBERTA DE UM SENTIDO PARA NÓS PROPRIOS.

FELIZES CARREGAMOS O FARDO DA INOPERÂNCIA DE TENTARMOS SER QUEM NÃO SOMOS.ANDAMOS PELOS VALES E MONTANHAS E ESPALHAMOS A BOA NOVA DE QUE CONSEGUIMOS. SOMOS DIFERENTES. LIMITADOS NA FORMA DE PENSAR, RECORREMOS ENTÃO Á VALENTE ASTÚCIA DE ASNOS QUE PERNOITAM NO SEU ESTÁBULO. COMEMOS O PÃO QUE O DIABO AMASSOU. QUEREMOS MUDAR!! QUEREMOS MUDAR! GRITAMOS TODOS EM UNISSEMO! MUDEM A CASA, MUDEM O TRABALHO, MUDEM A MESA DA COZINHA E AS CADEIRAS. MUDEM DE FATO, DE VESTIDOS, MUDEM DE HOMEM E DE MULHER. MUDEM DE VIDA. MAS...ESPEREM.PORQUECOMBATEMOS CONTRA NÓS MESMOS?SIM..PORQUE NÃO ESTAMOS A COMBATER OS OUTROS. ESTAMOS A COMBATER A INSASATEZ, A MESQUINHICE, AS ESCOLHAS, AS DIFERENÇAS, AS ALEGRIAS E TRISTEZAS. HÁ QUE MUDAR!! HÁ QUE MUDAR, REPETIMOS NÓS EM VÓS ALTA! MUDEMOS TODOS ENTÃO! SERES INOPERANTES E INCONSTANTES. ASNOS DA SUA PROPRIA CONSCIENCIA. SERES LIMITADOS QUE SE VEEM DE REPENTE COM A LUZ NUM NOVO TUNEL!

VIVA! VIVA! GRITAMOS NÓS! QUE VENHA A MUDANÇA! QUE HAJA UM NOVO SOL! UM NOVO DIA! QUE TENHA EU MESMO A MINHA FELICIDADE! QUE SEJA EU O PORTADOR DA MISERAVEL FORMA DE PENSAR. QUE SEJA EU O SALVADOR DA MINHA PROPRIA ALMA. PORQUE QUERO SER DIFERENTE. PORQUE A DIFERENÇA RESIDE NA FELICIDADE. NO LANÇAMENTO DOS DADOS. QUE ME CALHE UM NUMERO! QUE ME SAIA A SORTE GRANDE! AIII SORTE MALDITA! NÃO CONSIGO! NÃO ME REVEJO NUM NUMERO! NEM NUM OBJECTO A QUE CHAMAM DADO! NÃO ME REVEJO NUM JOGO! NÃO SOU UM JOGO! NÃO SOU UMA PEÇA DE XADREZ OU DAMAS. NAO POSSO REDESENHAR-ME COMO NUMA BANDA DESENHADA QUALQUER!NÃO POSSO SER DIFERENTE PORQUE NÃO ME QUERO EXIGIR A UMA DIFERENÇA! QUERO SER EU! SOZINHO OU ACOMPANHADO. FELIZ OU INFELIZ. QUERO SER EU!

NÃO QUERO SER MELHOR QUE AQUELE, OU QUE O OUTRO SEJA MELHOR QUE EU. NÃO!NÃO...E NÃO! RIAM.SE DA DIFERENÇA. DA VONTADE E DA TRISTEZA.RIAM-SE DO DESGOSTO E DA CATASTROFE. RIAM-SE. RIAM-SE DE VOCÊS. QUEM SOU EU NA VERDADE? OU TU? QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE UM SER E OUTRO? ENTRE UM SANGUE E OUTRO?QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE O TER E NAO TER? PORQUE MEXER-ME SE MEXIDO JA SOU?PORQUE MUDAR-ME SE JÁ NASCI IMPOSTO PELAS MUDANÇAS?

A FUTILIDADE DE DE SERMOS QUEM SOMOS LEVA-NOS A DESEJAR SERMOS QUEM NUNCA FOMOS. INEBRIADOS E CEGOS PELA GRANDE ACLAMADA MUDANÇA DO SER. REGOJIZAMO-NOS PELA MALFADADA INQUISIÇAO DO CONSCIENTE E PELA REGRAS RIGIDAS DA ALMA.NUNCA NOS VIMOS COMO ALMA OU SER.VEMO-NOS COMO PESSOAS. COMO GENTE.COMO EU, TU OU ELES. GENTE QUE COMO TANTA GENTE, ANDA EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO. FITAMO-NOS EM OLHARES ALTIVOS DE QUE SOMOS GENTE DIFERENTE.GENTE...GENTINHA...SEJA LÁ COMO NOS POSSAMOS ACHAR. ANDAMOS AQUI NESTE MUNDO EM BUSCA DO CÁLICE E DO SOPRO DA ALEGRIA. QUEREMOS ESTAR ALEGRES. QUEREMOS VIVENCIAR. MALDITA HORA QUE SENTIR PARA NÓS É O MAIOR PESADELO.MALDITA HORA QUE TEMOS DE EXISTIR.

SENTADO AQUI NA MESA, AGARRADO Á DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE UMA MÃO QUE ESCREVE E OUTRA QUE CARREGA SOBRE AS TECLAS...PERGUNTO-ME...ONDE NOS PERDEMOS? A VIDA É SENAO UMA DEGENERAÇÃO DE TUDO.UM ACONTECIMENTO APOCALIPTICO DOS NOSSOS ACTOS. SOMOS PROFUNDOS ADMIRADORES DA MUDANÇA. PROFUNDOS ADMIRADORES DA PERDA DE ESSÊNCIA.PERDEMOS A FELICIDADE PORQUE NÃO A SOUBEMOS CONSTRUIR. PORQUE NOS EXIGIMOS PARA UM BEM MELHOR Á MUDANÇA. SOMOS TÃO FUTEIS.NA VERDADE PERDE-SE O QUE NADA SE GANHA. O QUE SE GANHA COM A MUDANÇA SENAO A PROPRIA INVALIDEZ DA ALMA? DEIXAMOS A ALMA SEMPRE MAIS DOENTE. MAIS POBRE. MAIS PROPICÍA A SERMOS MAIS FECHADOS, MAIS TRISTES, MENOS OUSADOS. PERDEMOS O EQUILIBRIO NA MUDANÇA E NA DIFERENÇA. PORQUE NUNCA NOS SOUBEMOS REGER PELO PRINCIPIO DA ESTABILIDADE. O ACTO DE SER NAO É O MESMO QUE ENTENDER.

ALGURES...DEIXAMO-NOS ESBATER PELA CRIAÇAO DE UM NOVO EU. PELO ESTADO LIVRE DE SER O QUE NUNCA FUI. A ALEGRIA DE OUTRORA TORNAM-SE APENAS MANCHAS SALPICADAS NOS SEGREDOS MAGOADOS , QUE FECHAMOS NUM PEQUENO BAU DE CONSOLAÇÃO. COMO UM PRÉMIO. COMO MASOQUISTAS QUE ABRIMOS UM DIA, APENAS PARA SENTIR A LEVE BRISA DO QUE FOMOS E NAO SOMOS MAIS.PERDEMOS A PUREZA, PORQUE NOS TORNAMOS MAIS IMPUROS. PROPRIO DE GENTINHA COMO NÓS QUE ACHAMOS QUE PERDER É UMA DESONRA. NEM O HÉROI PODE SE ACHAR HEROI QUANDO NA VERDADE NUNCA FOI ENSINADO A SE-LO.

NA VERDADE...NÃO CONHECEMOS A VERDADE. SE ASSIM FOSSE NÃO NECESSITARIAMOS DE MUDANÇAS. DE DESIGUALDADES. NUNCA FOMOS ENSINADOS A CONHECER A VERDADE. É COMO SE ME APRESENTASSEM UM DEUS NUMA CAIXA FECHADA. TOMA ....ESTE É DEUS.MAS QUE AO MESMO TEMPO ME DIRIAM..."NAO ABRAS". SÓ TEMOS NOÇAO DA VERDADE ATÉ AO DIA QUE PERCEBERMOS QUE TUDO O QUE NOS ENSINAM É UMA MENTIRA.
SE ME ENSINAM VALORES, ALGURES ENCONTRAREI ALGUEM QUE NÃO OS TEM, SE ME ENSINAREM ÉTICA, ALGURES ENCONTRAREI ALGUEM QUE NAO OS TEM, SE ME ENSINAREMM VERDADE, ALGURES ENCONTRAREI ALGUEM QUE PRODUZ A MENTIRA ESCAMOTEAMDO-A COM A VERDADE. SE ME ENSINAREM FELICIDADE....BEM...ALGURES ENCONTRAREI ...DE CERTO INFELICIDADE.A VERDADE...NÃO CONHECEMOS. ESCONDE-SE TÃO BEM ESCONDIDA, QUE ATÉ A PROPRIA MENTIRA REVELA-SE E DÁ-SE A CONHECER QUAL UM PROFETA DA SALVAÇAO DO EU.RECONHECERMOS A REALIDADE É INUTIL. COMO É INUTIL CRIARMOS A ILUSAO DE QUE A REALIDADE É FELICIDADE. FELICIDADE É TÃO SÓ A MATERIALIZAÇAO DA INUTILIDADE, DE QUE ASNOS COMO NÓS PENSAM ENCONTRAR NO UNIVERSO EXISTENTE.

AQUI NAO EXISTE FELICIDADE SEM INFELICIDADE. NAO EXISTE VERDADE SEM MENTIRA. NAO EXISTE LEALDADE SEM DESLEALDADE. AQUI NÃO EXISTE AMIGOS SEM INIMIGOS. NÃO EXISTE FIDELIDADE SEM INFEDILIDADE.AQUI...TUDO O QUE EXISTE COMPLEMENTA-SE COM O QUE NÃO QUERIAMOS QUE EXISTISSE. POR ISSO...QUANTOS DE NÓS NÃO ALMEJAMOS UM "MUNDO" MELHOR?DIFERENTE? APENAS FELICIDADE, AMIGOS,AMOR,HONRA,LEALDADE,VERDADE, SENSATEZ, PAZ? AQUI NAO EXISTE. EXISTE UMA. MAS AQUI UMA NAO EXISTE SEM A OUTRA.POR ISSO NAO VIVEMOS TODOS NUM MUNDO DE MENTIRA? DA TRISTE REALIDADE QUE DE SERMOS DIFERENTES É SERMOS....DIFERENTES. DIFERENTES? DE QUE? DA INUTILIDADE?

NUNCA FIZ SENAO SONHAR DURANTE A MINHA VIDA. MESMO POBRE OU DESCALÇO, SEMPRE ME DEIXEI LEVAR PELA MINHA VIDA INTERIOR. TUDO O QUE APRENDI FOI OBSERVANDO.PERTENCI SEMPRE AQUELE QUE NAO VIVE NO MUNDO QUE VIVE , E AQUELE QUE NUNCA PODE SER O QUE QUIS SER. NAS LAMENTAÇÕES DO MEU INTERIOR, DO QUE SE É E NÃO É, DO QUE SE QUER E NAO QUER, VIVI SEMPRE OBSERVANDO. TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER PARA MIM. TUDO É SENTIDO AO MAIS INFIMO PROMENOR. TUDO É DISSECADO COM A MAIOR DAS MINUCIAS. VOTAR-ME AO ESQUECIMENTO É VOTAR-ME Á PERDIÇAO DE MIM MESMO. TUDO O QUE PENSO TEM UM SENTIDO PARA MIM. TEM UMA LUZ DE VERDADE QUE ME ABRE PORTAS NA ALMA. MAS NAO QUERO ENTRAR EM NENHUMA.
QUERO ANDAR PERDIDO NA CRIANÇA PURA QUE LÁ DENTRO DOS MEANDROS DA CONSCIENCIA SEI QUE SOU. ENCONTRO UM AMIGO OU OUTRO EM QUEM ME ENTREGO EM BRINCADEIRAS E GESTOS.ÁS VEZES PAREÇE QUE NAO VIVO AQUI. AQUI EM MIM. QUE O QUE VEJO É APENAS A TRISTEZA PROPRIA DE QUEM NADA QUER VER. ÁS VEZES PAREÇE QUE ESTE CORPO QUE NADA É ME PRENDE OS PÉS Á TERRA E ME OBRIGA A FICAR. FICAR PARA CONHECER, SENTIR. MAS EU NAO QUERIA. É COMO SE TUDO ESTIVESSE NUM DESFOCADO INTENSO E EU ME PERGUNTASSE....QUEM SÃO VOCÊS?VOCÊS QUE NADA ENTENDEM, QUE NADA VEEM, QUE NADA PERCEBEM? QUEM SÃO VOCÊS?

ÁS VEZES GOSTAVA DE ENTRAR NA CABEÇA DAS PESSOAS E QUE DENTRO DELAS ELAS EXTRAISSEM TUDO DE MIM. QUE ENTENDESSEM. MAS É TÃO DIFICIL ENTENDER QUANDO...SE É DIFERENTE. COMO ERA BOM QUE AS FIGURAS DOS MEUS SONHOS FOSSEM REAIS. GOSTAVA DE JUNTAR TODOS OS AMIGOS IMAGINÁRIOS DAS CONVERSAS ENTABULADAS AQUI DENTRO DE CASA COM ELES. NA REALIDADE OS MEUS JANTARES, AS MINHAS CONVERSAS, O MEU TEMPO DEPOIS DO TRABALHO , A MINHA VIDA SÃO AS TROCAS , OS RISOS, AS TRISTEZAS QUE COMIGO ME ENTRETANHO A DISSECÁ-LAS.SOFRI SEMPRE MAIS E MAIS NAO COM A CONSCIENCIA PESADA, MAS COM O PESO DE ESTAR A SOFRER COMIGO. MAS DE TODA A FORMA AMIGOS TEMOS DE TENTAR SER FELIZES COM O QUE TEMOS. SO TEMOS ESTE MUNDO.ASNOS,IDIOTAS, MAGOADOS OU FELIZES…É NESTE MUNDO QUE VIVEMOS….

RECORDO-ME DE MIM...TAL COMO SOU...E RECORDO-ME PARA ME MANTER TAL COMO ME CONHEÇO....


BRUNO FERNANDES

quarta-feira, novembro 08, 2006

Liberdade!

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


Fernando Pessoa

Cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo,
Cansaço...

Álvaro de Campos

EU TENHO RAZÂO!

EU TENHO RAZÃO

por Dario Lostado

Esgrimindo esta frase:
eu tenho razão,
Desfazem-se os casamentos,
Perdem-se os amigos,
Pais e filhos se afastam,
Os povos vão à guerra,
As discussões se estendem e azedam,
Destroem-se os diálogos,
Matam-se os homens.

Mas quem tem razão? Razão é uma virtude que só é possuída por quem acredita que não a tem. Porque, se acredita no contrário, já não a tem.
Pois ninguém tem toda a razão.
Todos têm, da razão, alguma coisa (contanto que falem com mediana razoabilidade.

Em caso de discussão, ninguém tem toda a razão com exclusividade.

Não é possível a ninguém conhecer a verdade completa de todas as coisas, sob todos os aspectos. Somente o Uno, Aquele que tudo conhece e que é a própria Verdade, tem toda a Razão. E justamente Aquele que tem toda a razão permite que nós também tenhamos a nossa pequena parte da razão. O importante é respeitar a parte de razão "do outro" – mas sem reticências, com sinceridade. É preciso reconhecer que o outro pode perceber aspectos que eu não vejo. Desde que coisas e problemas apresentam diversos ângulos e que eu, a partir da minha perspectiva, não os posso ver todos...
Ninguém tem toda a razão.

Mas todos nós temos, normalmente, uma parcela de razão. Às vezes maior, às vezes menor. Mas uma parcela. Quem concede e compreende a razão do outro, aumenta o grau da sua própria razão. Quem se fecha na sua única razão, amesquinha essa razão. Limita-se. Tem menos razão. Ao dialogar, é necessário ser compreensivo. Diálogo compreensivo é o daqueles que tentam compreender a posição contrária, não, porém, a partir da sua própria perspectiva e, sim, a partir da perspectiva contrária. As coisas, a partir da perspectiva do outro, serão vistas de outro modo. Surgirá um ângulo que antes não era visto.

Os fanáticos de uma determinada ideologia só enxergam uma única perspectiva, e negam-se a ver outra, diferente dessa. Quanto mais cegos ficarem, menos razão terão. O único modo de crescer como pessoa e viver mais intensamente é crescer em amplidão de consciência e compreensão do mundo. Aparentemente, o fanatismo é um dos modos de essas pessoas apregoarem a insegurança que sentem. Elas precisam manter teimosamente suas atitudes de teimosia e rejeição às atitudes alheias porque interiormente reconhecem a pouca consistência de suas ideias.

A razão da imensa, da infinita verdade, você a terá: ela lhes será concedida na medida em que reconhecer que não está com toda a razão.

Luís Almeida Auxiliar de A. Educativa

O Homem que enche o pavilhão Atlantico...mereçe estar aqui!!

Individuo Javardo

First Day Of My Life...

O HOMEM DO TALHO

Mais um dia...

Olá a todos! E a todas ...claro! Não nos podemos esquecer das meninas! Espero que esteja tudo bem com vocês! Bem...eu cá ando! Perguntam vocês - " Cá...andas...onde?" Obviamente no trabalho! Uns em casa, outros na escola, outros no desemprego...bem...quanto a mim e a muitos de vocês nos nossos ridiculos trabalhos. Claro...para alguns os trabalhos não são assim tão ridiculos. Sabem qual era o meu sonho quando era criança? Ser piloto da força aérea! Só não fui por causa do medo das alturas. Estranho não? Queremos ser e seguir uma carreira e nao vamos por medos. Isto é como gostar de ordenhar vacas. Gostamos das vacas , mas temos medo de levar um coice.
Mais um dia ...porque estamos vivos. E isso deveria muitas vezes ser motivo de rejubilo. Se bem que damos pouca importancia á vida em si. È natural estarmos vivos para quem normalmente está de boa saúde. Passa a ser normal acordarmos e fazermos a nossa vida. Eu normalmente gosto de acordar a cantar mónica Sintra. Não me perguntem porquê, mas é um fetiche desde que a vi a 1º vez a cantar. Acordo, preparo-me para mais um dia ao som inebriado que me corre nas veias dessa grande diva da musica pimba.
Mais um dia porque pensamos sempre que será um bom dia. Mas muitos de nós já acordam com o stress matinal. São os carros lá fora a apitar, são algumas obras que normalmente alguns tem perto de si, é aquilo que não sabemos que temos de vestir, é a pensar no que temos no trabalho, em suma...acordamos a pensar em problemas. Não vamos viver a vida em si. Vamos literalmente quando saímos de casa para o "mundo dos Problemas". Quem dera que fosse um mundo de fantasia , como no filme da Cinderela ou da Gata Borralheira, ou até quiça, entrarmos num filme do Alexandre Frota e as suas assistentes. Bom...não necessáriamente por esta ordem.
Mais um dia porque e como diz o paulo Bento ( treinador do Sporting) fundamentalmente vamos encontrarmo-nos com o colapso diário que são as pessoas. Vamos ao encontro de problemas, de risos, de choros, de um conjunto de pessoas que todas elas tem a sua forma de estar no mundo. Aliás como qualquer um de nós. Somos muitas vezes os receptores de quem se aproxima de nós e quem confia em nós para debatermos em conjunto o limbo do "inferno" de cada vida. Tentamos ser parciais (ás vezes nem por isso) tentamos encaminhar toda a gente com a nossa forma de visão para a reestruturação diária com um ou outro conselho.
Claro que sabemos que seguir conselhos é coisa que ninguém ouve ou segue. Como eu costumo dizer...seguimos o nosso proprio faro. Mas é bom escutarmos muitas vezes o que os outros nos dizem. Porque percebemos que na nossa vida está incluida também a vida dos outros. Portanto é falso quando subimos a uma cadeira e dizemos " eu sigo o meu destino sozinho". Se pensarem bem não seguimos. Porque nunca andamos sozinhos.
Mais um dia..apenas mais um dia em que vamos vivendo. Umas vezes com esperança, outras nem por isso. Mas vamos vivendo. Apenas isso...dia após dia. Sinceramente...não há outra forma. A úncica forma é mesmo viver.Com problemas, duvidas, com mágoas, com passado, presente, filosofando, divertindo-nos, chorando,rindo,ouvindo historias. Na verdade por muito que falemos, por muito que possamos pensar, umas vezes somos realmente ouvidos, em outras a vida passa mesmo a correr. Temos de nos adaptar ás mudanças. Não que sejamos obrigados. Mas assim é a vida que corre como as nuvens no céu. Eu sei que lamentamos muitas vezes uma vida que não tivemos rapazes e raparigas. Eu sei disso. Por isso nos surgem tantos "Porquês?" não é? Porque isto ou aquilo. Etc...Etc. Sinceramente não nos podemos culpabilizar de nada.Muito menos lamentar. Ninguem nasce ensinado a adapatar-se ás pessoas, ou a casar-se, juntar-se,namorar-se. Ninguém sabe quando entra para um trabalho como será mesmo o trabalho em si. Temos apenas vagas ideias. Isto funciona como em todo o lado. De principio Amamos...mas no fim...odiamos.
Criamos sempre em nós aquele estigma da culpabilização. Um sentimento de frustraçao que realmente existe. Porque é frustrante quando as coisas não dão certas. A verdade é essa. Por isso é que quando estamos nervosos, chateados, aborrecidos, magoados, utiçlizamos de tudo contra quem supostamente para nós agiu de forma errada. Funciona como auto defesa magoar os outros. Quer queiramos quer não...as pequenas vinganças não estão nos actos...mas sim nas palavras. O que eu proprio e individualmente aprendi, é que estamos todos muito longe de ser designados como pessoas "boas", isto sem tirar o bom que temos em parte na nossa essência e tudo o que nos foi ensinado por pais pela vivencia da vida. Na verdade, procurar vivermos melhor, mais calmos e conduzir melhor as relações com amigos ou familia, ou alguem mais proximo, só é possivel se nos tirarem metade do cerebro ferido, metade do coração partido. porque tudo fica. As memórias holográficas ou em forma de fotos que temos são recordações. Ninguem se dá ao luxo de dizer " I Forgot" damo-nos apenas ao luxo de dizer , porque queremos acreditar que o que dizemos é a verdade. Que tudo esquecemos. Pura mentira. Passamos é por cima. E para passar por cima temos de ser um pouco frios e na verdade corajosos, para podermos caminhar numa nova estrada.
Mais um dia...apenas mais um dia. Na esperança que este dia seja melhor que o anterior. Agora se me perguntarem o que quero? O que desejo? Quais são os meus anseios? Sinceramente era a oportunidade de nascer de novo. Saber o que sei hoje e nascer de novo com toda a informaçao colhida ao longo de 30 anos de vida. Esperam lá...nascer de novo é demais. Recuava apenas alguns anos na minha vida. Às vezes gostava de voltar ao passado...lá está por mais um dia, por mais um momento. A vida não está nas grandes mudanças...estará sempre associada ás pequenas mudanças.
Então por mais um dia...vamos lá viver. E esperar que o amanhã seja sempre melhor...
Bruno

terça-feira, novembro 07, 2006

Porque é que as cortinas se fecham?

É uma pergunta que faço constantemente! Porque será que tantas vezes se fecham as cortinas da nossa vida? Sabem quando ás vezes estamos rodeados de amigos, de pessoas que gostam de nós, de vivacidade, de alegria, de momentos de lazer, de amor e carinho? Sabem essas vezes que tanto nós gostamos e desejamos? Agora imaginem um palco cheio de gente, pessoas que conheçem, com quem se dão e entregam, com quem havia alegria , mas que de repente vocês se sentem nesse mesmo palco mas desta vez...sozinhos? Como se fossem um quadro , ou uma pintura antiga que colocassemos no sotão? È estranho...é tão surreal.
Vemos as mudanças da vida, das pessoas ali á nossa frente. Por momentos toda a observaçao que fazemos ás vezes quase se torna num suplicio melancólico. Com a vontade de dizer-mos " Ei...estou aqui também"; acenamos, aproximamo-nos...mas nada. É como se estivessemos ali a fazer presença. Por momentos os amores, passam a desamores insconstantes. A rasgos de melancolia incontida. Não sendo como o digo mas ás vezes, pareçe que existe a teoria da conspiraçao. Não no sentido real de alguem conspirar contra nós. Mas pareçe que no ar existe a dúvida dúbia, ou não, de sermos ali bem vindos na realidade. As conversas passam apenas a ser uma razão de ter de existir, por educação, para nos sentirmos ligeiramente mais reconhecidos e um pouco mais vistos. È estranho quando de um momento para o outro passamos do centro das atenções para apenas mais...um. Como um actor que cativava multidões e que hoje mais velho apenas consegue juntar umas quantas pessoas num café. Apenas mais uma pessoa que está ali. Bem verdade será dize-lo que temos de sempre dar lugar aos outros.
È como se fosse uma substituiçao num jogo. Como alguem que está a jogar no campo , mas que tem de sair para entrar outra pessoa. No final de contas e na verdade , todos nós somos substituiveis. Não permanecemos intactos. Nem os ditadores o permaneçem. O que deveria acontecer era na montra do amor, sermos realmente saudadados e amados como tal. Amados como amigos, amados com amor, com disciplina. Não somos Deus.Por isso o acto de amar alguem passa sempre por diversos estados de euforia e momentos. Nem mais, nem menos. Por isso não sabemos manter o amor.
Ficamos assustados com o facto de manter um e não dar atenção ao outro. Será que perdemos? Será que deixamos de ser felizes? Vivemos assustados, com medo das reacçoes! Com medo do que os outros pensam. Somos medrosos....a verdade é essa. E o mais incrivel é que somos capaz de entrar em guerras, de lutar contra politicos corruptos, contra pessoas, de impor as nossas ideias...mas em relação ás pequenas coisas...somos tão idiotas. Sentimo-nos fortificados, sentimo-nos enormes no nosso ser por muitas vezes lutarmos contra tudo e contra todos. Com que finalidade? Qual é a finalidade de manter um amor? Para nos afirmarmos como pessoas felizes temos de equilibrar a balança e fazer escolhas. Amar, não é um acto isolado. Por isso nos escondemos muitas vezes no amor de uma pessoa só. Não interessa se os outros nao amam. Não interessa se não me fazem feliz...mas aquele amor...tem de me fazer feliz. Porque quero...e preciso! Porque manter o amor é necessario ser livre e equilibrado. Livre de si mesmo e dos outros. Livre para saber amar. Livre de amarras ou mágoas. È estranho e dói-nos , como nos corroi a alma quando nos olham como um quadro do passado. Como se nos dissessem " Não me és nada" - Mantemos o bem estar do palco porque assim é necessário perante o olhar do publico.
E depois...bem....depois saímos tal como entramos..desconhecidos...varridos quase como alguem que não mereçe mais um olhar atento, e acabamos por desaparecer na escuridão da noite.Por meros momentos, o que eramos deixamos de ser. Acabamos por nos sentir sozinhos. Não tenho medo de ficar sozinho nunca tive. Tenho medo é da tristeza que isso me provoca. Tenho medo das pessoas. Do seu modo de agir, da forma como eramos e deixamos de ser um ápice! Viva a coragem de todos. E viva o mundo no seu explendor de amor. A ele ergo as minhas mãos e bato palmas á razão da nossa tristinha existência em que nos tentamos manter no palco da vida. Como diz uma amiga minha...." O teu tempo...que foi...já foi" - E acho que é dentro desta base que muito provavelmente ando ainda a dormir, ou se calhar o mal é mesmo meu.
Gostava de ser mais frio, mais contundente, mais corajoso, mais cruel, mais calculista mais altivo nas minhas atitudes. Gostava de ser mais contundente nas respostas, de consegui atraves de frases ou palavras inflingir dor, de ser mais incisivo. De conseguir humilhar as pessoas. Gostava... mas não consigo sê-lo. Não consigo deixar de ser este menino, mimado a quem tiraram um chupa. Não consigo ver as coisas como quase objectos. Como algo que tiramos da prateleira e substituimos. Não por objectos. Mas por dores, magoas. Como algo que esculpimos, tratamos, mas depois já não nos serve de nada. nem nunca conseguirei. Por isso olhamos e olham-nos com cara de " o que fazes aqui? Ou por quem te tomas tu?" Nunca conseguirei deixar de ser e de pensar com o coração.Porque é assim que sou e serei sempre. Pensar com a razão? Pensar de acordo com os livros , ensinamentos, nunca me tornarão melhor...mas sim mais confuso. Gosto de travar conversas entabuladas com os meus amigos imaginários em casa, gosto de perceber os assustos, de ir até á pontinha do iceberg, de poder perceber todas as coisas da vida. Limitar-me apenas ao certo ou errado nunca me tornará uma pessoa melhor. Tornar-me -ei apenas uma pessoa mais confusa, mais perdida, massacrada pelas desventuras da vida. Libertar-me é procurar-me!
Entendemos muita coisa, mas nao temos sabedoria para resolver as questões do coração.Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Muitas vezes as questões do coração são tratadas com uma capa. Colocamos uma capa por cima porque temos de passar por cima dessas situações. Porque é horrivel ter de lembrar, ter de falar. Então muitas vezes tentamos contornar o problema com uma capa. Tentamos incutir aos outros a normalidade da anormalidade.
Quando queremos mostrar a razão...perdemos. Porque a razão não está subjacente á realidade.A razão está subjacente á ilusão que criamos dentro de nós , porque queremos ser felizes e viver contentes com a razão do nosso lado. Perder a razão, é perder o equilibrio de tudo o que conhecemos.È de certa forma perdermo-nos de nós proprios.Por isso existe o medo de encarar a verdade, de sermos confrontados. Porque o confronto exige uma explanaçao total da alma. Ir até ao fundo da alma e abrir o coração. E nem sempre para nós isto é fácil. È pena as pessoas nao trabalharem em grupos de forma a encontrar equilibrios. Era tudo mais facil. A propria individualizãção da razão leva-nos ao afastamento. Afastamento acaba em dor. Como é que conjugamos dor com amor? Amor com razão?Razão com harmonia?Harmonia com Mágoa? Como é que conjugamos isso tudo se tantas vezes somos nós que vivemos na frustração do passado, do presente e com medo do futuro? O que podemos nós exigir se nem nós temos discernimento para nós mesmos? Aii que bom podermo-nos achares seres capacitados de amor. Construimos o Teatro e trazemos as figurações. Porque queremos mostrar que está tudo bem. Porque queremos mentir. Nunca deixamos de mentir. Mentimos tanto para esconder a verdade que paira sobre nós. Então...vamos caminhando algurando um futuro melhor sobre um ninho de amor artificial. Eu quero amor! Eu desejo amor! Não de uma pessoa! Que nao é uma pessoa que me faz vibrar ou viver! Preciso de amor incondicional! Com riscos, com tramas, com ciumes, com vivacidade, com alegria, com verdade e amor aos olhos de todos. Porque abrimos o coraçao ao amor , mas na sociedade essa amor precisa de regras? Estupido nao é?
E nós não queremos saber do certo ou errado. Não queremos saber na verdade dos ferimentos. Porque andamos todos á procura da cura. Queremos saber apenas da felicidade. Do auge do cume. Da ponta do Iceberg. Por isso a aparencia da vida e o teatro que mantemos é errado. Não é livre. Não é feito com amor amor devido. Porque no mundo das aparencias é onde existe o cortejo das dores, dos males, da forma como nos olham e como nos tratam. Mas pronto...cá caminharemos todos com a nossa verdade, com a nossa razão...com o sentido que cada um dá a si proprio e aos outros. Mas sempre...livres de pensamento. Porque afinal é na liberdade que está a verdadeira felicidade. Libertarmo-nos de nós...não é libertarmo-nos dos outros.
Ontem o meu amigo Ricardo ( já sei que deves estar a ler isto ó "poeta" de meia tijela...heheh.) perguntava-me como é que conseguia falar de mim, das minhas coisas e dos outros num blog? Como é que conseguia explanar sentimentos. Isso fez-me lembrar uma outra pergunta em tempos tambem de uma amiga em que me chamava á atençao para o mesmo.
A pergunta é: Queremos utilizar este espaço que é nosso para que? E para tudo há e existe um espaço. Existem cafés, telefones, emails,computadores, cartas...e Blogs! Tudo é um espaço de comunicação que nos pertençe por direito próprio á explanaçao de ideias, sejam elas boas ou más. È um espaço de sentimentos. È um diário do quotidiano, da vida, de pessoas, de opiniões que nem sempre tem de agradar nem a gregos nem a troianos. È um espaço que lê quem deseja, que comenta quem quer, que dá liberdade ás pessoas de pensarem e poderem opinar contra o que digo. Na escola aprendi que trabalho de grupo desenvolve muitos sentidos em nós, assim como o individual tambem. Aprendemos imenso. Este Blog serve tão só como somente para todos em conjunto e assim quem quiser, conhecido ou desconhecido poder e ter a oportunidade de dizer tambem o que bem entender. Aliás alguns de vós fazem-no e muito bem por email. A minha forma de escrita baseia-se na minha vida, no que penso ou vejo. Sou um observador nato. Portanto baseio-me no que observo. Porque é de observações que conhecemos as pessoas. Aqui falo principalmente de mim e como me sinto. Tenho esse direito não? Afinal o blog pertence-me! Livro de reclamações...não existe ok?
Bruno
O que foi? Não venham cá com lamúrias de que não gostaram do que escrevi! lol.Já agora...nunca mais chego ás 100 pessoas?

segunda-feira, novembro 06, 2006

PARABENS FILHA!!!


Pois é querida! Hoje fazes 4 anos! O que o teu Pai te deseja neste dia é que continues a ser o que és! A tua essência, a tua forma de ser, o amor que demonstras, a vivacidade que tens, a forma como te entregas e acima de tudo o amor que tens dentro de ti. Eu sei que para ti foi um ano muito complicado. Provavelmente muito mais do que até eu próprio possa imaginar. Sei que sofreste, que ficaste triste, choras-te e que andas-te muito sentida. Magoou-me muito o coraçao, ver-te em tempos tão triste com tudo. Mas acredita que muitas vezes os adultos tem atitudes que não são propositadas, mas fruto do momento. Atitudes irreflectidas que muitas delas tem proporções más na vida das pessoas. E sei que no teu intimo e dentro de ti gostarias que tudo fosse diferente meu anjo. Todos nós o desejariamos penso eu.
Mas um dia quando fores mais velha, irás concerteza entender que Deus tem os seu proprios designios para nós. E que nós invariavelmente traçamos o nosso destino. E dentro desse destino que vamos caminhando ano, após ano....cometemos erros próprios de nós. Próprios de seres humanos. Gostava que tudo fosse diferente. Mas sempre te ensinei que nada é um dado adquirido.Sempre te disse que a vida é feita de momentos. E para tudo há o seu momento. E gostava muito que fosse diferente por ti querida. Pela tua propria felicidade. Sabes...filha...o teu Pai, apesar de ser tão irreverente quanto tu, ás vezes ligeiramente distante deste mundo, tão á parte da realidade como ás vezes o sou...nunca por nunca te deixarei de amar. O amor que tenho por ti é de uma enormidade inimaginável. E acho que sabes isso.
Hoje por uns segundos quero sentir-te comigo, no meu colo, a adormeceres junto a mim, o sorriso maravilhoso que exalas quando estás comigo, quando sorris, quando te dás a mim. Hoje por uns segundos quero ouvir-te cantar, quero ouvir as tuas histórias, os teus segredos e medos. Hoje por uns segundos quero olhar para os teus olhos brilhantes e dizer-te que te Amo. Que sei que me amas a mim, que gostas de mim e principalmente que nunca caminharás sozinha. Porque o teu Pai com muitas ou poucas posses, com bom ou mau feitio...terá sempre amor para te dar. Tentarei sempre por ti fazer o meu melhor, tentarei sempre estar presente. Continuas a iluminar os meus dias, a minha alma.
Continuas a fazer como sempre farás parte de mim. Ès algo meu. Tens algo de mim. És parte da minha pessoa. Um bocadinho de mim que será sempre teu até ao fim dos nossos dias. Que estes teus 4 anos te tragam e continuem a trazer amor, carinho e estabilidade. Obrigado por seres uma filha fantástica. Obrigado por todo o amor que sempre me deste, pelos abraços, pelo carinho, pelas horas tambem más que nos uniram ainda mais. Obrigado por seres linda. Tenho um enorme orgulho em ti. Orgulho-me imensamente por ter uma filha como tu. Obrigado também por compreenderes o teu pai, por me dizeres tantas vezes na tua inocência "deixa lá..eu estou aqui pai". Obrigado por confiares em mim porque sabes que tambem confio em ti. Que Deus te acompanhe sempre, com muita saude e alegria. E se alguma vez te faltei e ficas-te triste...que me perdoes, porque nunca o quis fazer para te magoar.
Do teu Pai
Bruno Fernandes