sábado, junho 12, 2010

VAMOS...NÃO SE ENGANEM....

NÃO JULGUE OS OUTROS...ANTES A SI MESMO!

Já pararam para perceber quantas vezes o julgamento e o pré-julgamento é utilizado em uma simples conversa  informal, em família ou entres amigos? Comecem a anotar todas as vezes em que frases como as seguintes, tidas como triviais, são ditas por vocês e pelos demais: “Você viu como a fulana engordou? Será que está grávida ou deprimida?”; “Olha só o carrão que ele comprou! Deve estar nadando em dinheiro ou roubando.”; “Como você fez uma loucura dessas?!” (dirigindo-se a uma pessoa que acabou de bater o carro).

 Essas são apenas algumas dentre tantas outras frases que são, aparentemente, inofensivas e das quais nem os homens escapam: “Ele só conseguiu o cargo de chefia porque dormiu com a chefe.”; ou ao ouvir sua esposa dizer que outro homem é lindo: “Só pode ser gay!”; “Porque você fez isso???” (dirigindo-se ao filho pequeno que acabou de quebrar um copo).


Acrescento, ainda, o mais comum e não menos pernicioso, de todos os casos de pré-julgamento ofensivo, geralmente através de frases proferidas por crianças nas escolas, ao se depararem com um coleguinha de quem não gostam, cujos exemplos nem me atrevo a citar, uma vez que todos nós sabemos muito bem quais são e até as consideramos igualmente inofensivas, afinal “são apenas crianças”! No entanto muitos adultos carregam consigo traumas adquiridos na escola, na época em que também eram crianças! E isso, aparentemente, ninguém leva em consideração.



Já perceberam a quantidade de julgamentos e pré-julgamentos que fazemos o tempo todo sem nos darmos conta? E o pior... Como se isso fosse normal. Triste, não?
 
Resolvi olhar as pessoas como espelhos. Espelhos das falhas que cometo, dos erros de educação pré-conceituosa vinda de nossos ancestrais e da sociedade hipócrita em geral, que ditou normas de convivência social, baseadas em seus próprios interesses e pontos de vista. E “ai” de quem não seguir essas regrinhas!!! É considerado um alienado, esquisito e até louco. Ou seja, fomos criados para obedecer “sem pensar” e muito menos questionar, assim como no regime militar. Caso contrário somos denominados “anti-sociais” e excluídos do convívio social.
 
“Não julgueis para não serdes julgado” – Jesus Cristo.

MUDANÇAS DE PAÍS...OU MUDANÇAS IMAGINÁRIAS?


Durante a nossa vida, entendemos sempre que algo é necessário para fazermos uma mudança. Mudamos de casa, mudamos de amigos, mudamos de trabalho, mudamos a forma de ver a vida consoante o crescimento e a vida que vamos tendo.

Todas essas mudanças tem um efeito em nós. Quando somos novos a nossa mudança está sempre centrada em "mudar o mundo" fazer a diferença. Regemo-nos por essa diferença porque acreditamos que mudando as coisas mudamos tudo o que existe na nossa volta. Sonhamos, pensamos que conseguimos.

Com o passar do tempo algumas mudanças são efectivadas, outras acabam por cair no esquecimento. Ou porque não conseguimos, ou porque simplesmente desistimos, porque a mudança requer uma persistência que para muitos não é alcançavel.

Mudanças de vida, principalmente de país, de um mundo para o outro requer muita coragem e poder de decisão. Essas mudanças nós sempre pensamos, sonhamos om elas e nos propomos  aseguir em frente. Mudamos por amor, por trabalho, por qualidade de vida, por estrutura...mas mudamos essencialmente por nós.

Não podemos esquecer que fazer mudanças não é algo fácil. Não é algo que possamos fazer de espirito aberto sem pensar numa quantidade enorme de consequências que possam advir dessa mesma vontade de mudar.

Mudar de País, de um continente para outro é diferente de mudar no mesmo País de uma cidade para outra. As culturas são diferentes, as pessoas são diferentes, o sistema de regras de sociedade é diferente.

E para tudo precisamos de estar plenamente convictos das nossas acções. Eu sou portugues...moro em portugal, mas já vivi no Brasil em São Paulo. Quando saí nunca pensei na adaptação em si. Sabia que a adaptação á lingua era a mais fácil de todas. Porque afinal nos entendíamos.

O que mais me assustava era o trabalho, como essa mudança poderia ser benéfica para mim em termos profissionais também. O que eu conseguiria? O que eu ganharia? E se isso....obtendo me daria um tipo de estrutura que me mantivesse acordado e de objetivos de fácil concretização. Foi duro no inicio.

Não foi duro pela adaptabilidade ao País. Duro no sentido das saudades, de ver um país diferente do meu e de me estruturar mentalmente para a mudança da própria diferença em si.

Nas mudanças...não podemos querer e desejar que tudo seja igual ao que tinhamos. Existe uma dependencia de uma série de situações que temos de nos adaptar até nos sentirmos plenamente...em paz!

Até isso acontecer, demora.Existe um ritmo de adaptabilidade ás pessoas, formas de pensar, ver as coisas. Como tudo na vida...mudança também implica sorte. Sore nos trabalhos, nos contactos, nos amigos que fazemos, na forma como as pessoas nos recebem, o trabalho que temos e todo um estilo de vida que fica dependente de uma sorte quer podemos ter ou não.

Essa sorte não vejo que seja como do acaso. Essa sorte depende também de nós mesmos. Como somos, como nos damos, como encaramos as coisas. Como encaramos a vida, aceitamos as pessoas, somos humildes e acima de tudo abertos a novas reestruturações de vida.

Muitos de nós quiando se trata de fazer mudanças sem empolgam no inicio. Porque so depois da mudança existe a consequência dessa mesma mudança. Com o tempo e até consumarmos a mudança somos invadidos por um leque de pensamentos e indefinições que acabam por nos incutir medo e nos forçar em muitos casos á desistência...até antes da consumação.

E aqui se define também o ser humano e a sua capacidade de encarar todas as diferenças e assumir com coragem e persistência um sonho, objectivo e consumação do acto.

Eu poderia muito bem...como tantos outros e outras deixar que a vida que tinha, fosse rica ou pobre, boa ou má, tomasse conta da vontade. E nesse sentido...poderia não ter feito, nao ter decidido e concerteza hoje poderia estar melhor ou pior.

De qualquer das formas...estando melhor ou pior e convivendo com as suposições, nunca saberia em circunstancia nenhuma como teria sido.

Hoje tenho uma historia para contar. Hoje eu poderei dizer que eu fiz!  Se me perguntare ou quando me questionam se eu já viajei, ja fiz, já beijei, transei, curti e vivi...eu poderei dizer gritando para o mundo: SIM!! EU JÁ FIZ!

Esse é o livro da nossa vida. Ele não tem um conjunto de sonhos, objectivos e páginas e páginas de suposições! Ele é repleto de acção! garantia de vendas baseado garantidamente num ser humano que como outros concluiu  no tempo que deveria os seus objetivos.

Antes de sairmos para um País totalmente novo, temos de olhar para nós e priemeiramente verificarmos que tipo de pessoas nós somos. Até que ponto vai a nossa capacidade!? Somos passivos ou activos? Preferimos o que temos e com isso...levarmos a vida normal de todo o mundo...conquistando no nosso espaço , dominío nosso e da nossa vida tudo....ou por outro lado, queremos rechear a nossa vida como um parque de diversões?

A minha vida é um conjunto de tudo. Um parque temático de diversões, de medos,receios. Mas não é baseada em suposições, do que eu poderia ter feito e nao fiz? Já magoei, já fui magoado, já me senti péssimo, já me fizeram sentir péssimo. Já pensei ir a espanha feito louco desde lisboa até espanha  e fui. Já pensei em ir me encontrar com uma namorada que vivia do outro lado do mundo e fui.


Se antes de ir eu pensei se valeria apena ir?  Pensei...mas também pensei que se não fizesse tanta coisa....não valeria apena viver o nosso mundinho tão fechado e recheado de suposições.

Eu acho que posso ter um bomn trabalho, eu acho que posso namorar aquela, eu acho que +posso querer beijar aquela pessoa. Eu acho que posso vir a casar, acho que posso ser feliz. Acho que posso ser rico ou simplesmente ter o suficiente.


Mas achar determina as consequencias de tudo o que desejamos? Ou é a própria consequencia de escolhermos e fazermos que determina tudo o resto?


Imagina um belo carro num Stand de Automóveis. Você não recebe o suficiente para comprar. Não tem poupanças suficientes para comrpar aquele carro. Logo aí partimos do pressuposto do "É impossivel" ou não consegumos porque é algo que para nós é inultrapassável. Então desistimos...e vamos so Stand ao lado e vemos algo mais em conta e compramos.

Mas...com esse carro que vc comprou, voce arrumou um bom trabalho de vendedor. Com o tempo o patrão te enche de elogios, aumenta vc, por consequencia do seu trabalho em prol da empresa. Hoje e passado tempo de vc ter visto aquele carro...vc tem dinheiro para comprar o que tanto sonhou.


A diferença nas pessoas e no que desejam está na preseverança e persistência de acreditar na possibilidade de consumar seus objetivos.

Eu poderia viver o sonho de ser feliz. E vivo. Quem não vive esse sonho!? Mas só poderei ser completando os meus objetivos como homem. Me propor a ser feliz. 

No mundo em que vivemos , nas mudanças que fazemos, no rol de pensamentos que temos existe sempre um medo adjacente á tomada de posições e caminhos que entendemos escolher. Se são fáceis? Não são! Mas quem falou que no mundo em que vivemos as coisas são fáceis?

As mudanças imaginárias nos dão um rol de pensamentos e sentimentos que quase nos fazem ter um orgasmno cósmico interiror.

Pensamos em belas mulheres, carros, viver com grana, sair, nos divertirmos, na possibilidade infindável de como na imaginaçã somos capazes de tudo. Transformar essa capacidade de sonhar em actos na vida real é completamente diferente. trabalhamos 8 a 10 horas sucessivamente, correria louca para pegar transportes, trânsito , comemos á pressa, vivemos numa selva.

Chegamos a casa ligamos a televisão é so desastres, capitalismo exacerbado, consumismo, comemos algo rapido, vemos um filme, falamos um pouco com amigos, namoradas,  voltamos ao mesmo e lá estamos nós no outro dia tentando batalhar para que a vida nos corra tão bem ou melhor como vemos nas revistas cor de rosa.

E no caminho de casa, trabalho, vamos sonhando com a suposta mudança. Mas nos enchemos de preocupações, no que acarreta isso. Vc dará como facto consumado de que mudar a sua vida mudaria o seu mundo? Vc supõem que mudar traria para você beneficios melhores? Vc acha que a mudança poderá ser melhor ou pior do que a propria vida que você possui?

Como podemos nós desejar ter tudo e ser felizes se é apenas a consumação imaginária do que sentimos?

Como podemos querer viver sem sentir na realidade?

Nós seres humanos mudamos constantemente todo o tempo, uns pra melhor, outros pra pior, mas todos merecemos o beneficio da dúvida.

Mesmo eu ficando no meu país que é Portugal...eu nao vou deixar de pensar em mudanças, em trabalho, em grana , em melhoria de vida. Mas existe uma diferença entre o pensar no que pode ser...e pensar no que poderia ter sido...

Vivemos no medo fruto do que aprendemos, tivemos e possuímos. A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro. Porque vivemos com medo do futuro incerto. Vivemos com receio do que poderemos ter ou nao ter.

Eu tenho casa aqui...eu me divirto aqui...eu ganho bem aqui...eu mantenho uma vida boa aqui. Se eu for para outro lado eu terei isso? Mas...ao invès....tendo isso tudo aqui...é um dado adquirido que terei sempre?

Um amigo meu, com bastante grana, aos 31 anos...não tinha rtabalho, não tirou cursos. Seus pais eram super ricos. Então ele tinha uma vida de fazer inveja a muita gente. Viveu sempre com tudo, teve sempre tudo. Até que descobriu que o Pai era viciado no jogo, tinha inumeras dividas. A mãe faleceu, o pai dois anos depois foi preso e ficou com um rol de dividas que nem o dinheiro todo dariam pra pagar isso.

Perdeu o pai, a mae, a boa vida...e aos 32 anos se viu forçado a trabalhar pela primeira vez. A ter muito menos do que tinha, a comer não do bom e do melhor, mas apenas do mais humilde com a grana que recebia e poderia comprar. Nunca quis fazer mudanças, porque achou que os pais eram...eternos.

E por achar isso...criou nele a ideia desde novo que seria menino e feliz para sempre. Erro....total!

Faltaram os pais...faltou a grana...e teve de começar a aprender a ganhar dinheiro sozinho, sem criados para lhe fazerem as coisas ou trazerem...aprendeu a viver.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Todos os dias estamos em mudança. Numa frase, num sorriso, numa lágrima, numa novidade.

Hoje eu posso andar e caminhar feliz. Hoje eu posso sorrir e me divertir. Mas hoje eu tambem posso sair de casa, ser atropelado por um carro e ficar numa cadeira de rodas pra toda a vida. Teria então de me proporcionar um estilo de vida que me permitisse encarar as mudanças trágicas em momentos de plena felicidade.

Cada momento que pensamos que temos tudo...que perderemos tudo se vivenciarmos mudanças são momentos de pura demagogia.

Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."


Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
 

FORÇA PORTUGAL...!!


Portugal vai ter a sua 4ª participação num Mundial de Futebol.

Ficou em 1966 em 3º Lugar...

Em 1986 no Mundial do México não passou a fase de Grupos onde estavam inseridos: Marrocos, Inglaterra e Polónia.

Em 2006 ficou em 4º lugar no mundial da Alemanha.

Resta saber se agora no mundial de 2010....irá até á final!

Eu acredito que sim! Por isso....força Portugal!

quinta-feira, junho 10, 2010

FICA DE 4 PRA MIM...



COMO NÃO PODEMOS TER TUDO...FAÇA ESCOLHAS DIFERENTES...





UlTRAPASSE O AMOR...


Se o amor tudo ultrapassa....vc me adotaria?

MISERAVELMENTE HUMANO...



Nunca conheci quem tivesse levado porrada.Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,Indesculpavelmente sujo.

Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,Que tenho sofrido enxovalhos e calado,Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;

Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado Para fora da possibilidade do soco;Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,

Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.Toda a gente que eu conheço e que fala comigoNunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos,Arre, estou farto de semi-deuses!

Onde é que há gente no mundo?Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra? Poderão as mulheres não os terem amado, podem ter sido traídos - mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído.Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?

Eu, que tenho sido vil, literalmente vil, vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Fernando Pessoa

quarta-feira, junho 09, 2010

EXCESSO DE TRABALHO!


Hoje estou naqueles dias que ando com excesso de trabalho profundo. Mas profundo mesmo. Desde manhã até agora não parei nem um minuto! "...Bruno isto, Bruno aquilo, liga para aqui, para ali.."...

E se eu der em gigolo? Não é mais fácil? Assim sempre posso escutar:

..."Bruno me faz isto, me faz aquilo, aí ta bom, nossa...que delicia"...

Pronto...mudo de profissão ou nao?

terça-feira, junho 08, 2010

A NEUROSE DA IDADE...






NÃO DUVIDES QUE ESTE CORPO....



FICARÁ ASSIM....



Quando eu era mais novo...tinha o sonho de ficar velho o mais depressa possível. Porque ficar velho para mim era o expoente máximo da liberdade. Muitos jovens, pensam que ficar velho é algo horrivel. Sim...algo horrível porque hoje a sociedade e muito mais do que antigamente é feroz!

Dilacera-nos a alma. A competição, as revistas, as saídas, a forma como olhamos para os outros e os outros olham para nós, o poder de sedução, A verdadeira imagem de que somos naturalmente imortais. Entre os 20 e os 30 consideramos que nunca envelheceremos. Brancos, negros, chineses, seja o que for, pensamos sempre que aquele culto de imagem que fazemos de nós, cheios de vida e saúde, sempre prontos a sair é eterno. O culto á beleza é tão valorizado que olhar para um corpo nú de uma pessoa idosa é significativamente horrivel.

Na verdade o problema não está apenas no significado de olhar. Está no valor que damos a esse mesmo olhar. De certa forma não nos queremos ver assim.Algum dia perderemos aos poucos as nossas faculdades. Visão, olfacto, audição. Ficamos mirrados, corcundas, mal conseguiremos andar, a locomoção mais dia, menos dia comecerá a ser mais dificil. No entanto o expoente máximo de liberdade não é quando somos jovens...sim quando ficamos velhos!

Aos 70/80 anos...sou capaz de conduzir um carro na estrada a 20 kilometros a hora...e ter uma fila de carros atrás buzinando e dizendo:

"...Anda com essa merda depressa, velho fedido!!"

Ao que posso responder:

...Depressa porquê, se eu estou morrendo?"...

Na verdade aproveitamos a vida e temos uma percepção muito maior quando estamos velhos...do que quando somos novos. Somos mais maduros, mais inteligentes, mais sábios e temos toda a liberdade pra dizer o que quisermos.

Hoje se eu assaltasse um banco...eu sei que sofreria as consequencias disso. Novo...com uma vida pela frente...ficar preso...não poder viver a vida do melhor jeito...é ruim!

Mas agora velho??? O que me impede!? Não terei eu muito mais liberdade em velho...do que em novo?
Se eu for preso em velho o juiz vai dizer o quê?

...."Por assalto á mão armada e por atentar contra a vida das pessoas...vc terá prsião perpétua!"...
Prisão perpétua com 80 anos? Não me façam rir! Daqui a umas horas eu morro...cara!rss

Na verdade amigos o medo de ficar velho...essa neurose que eu direi antes que é fruto da solidão da alma está significativamente ligado...á falta de estrutura da nossa propria consciencia. De hoje em dia não sabermos o que queremos. Não sabemos decidir.

 Hoje em dia é necessário ter muita coragem para envelhecer e superar todas as dificuldades que esta fase da vida proporciona. Não se deve ter medo de ficar velho. Preferem o qê?? Morrer novos? Antes ficar velho e viver do que crescer sem ficar velho!

 Como em qualquer idade, novos desafios aparecem. É preciso saber se adequar às novas limitações do corpo e buscar novas atividades. É importante que a pessoa idosa tenha sempre consciência de sua importância, e saiba que é nele que mora a memória do passado, podendo desfrutar das recompensas e satisfações que acompanham a maturidade, mesmo em uma sociedade obcecada pela juventude.

Nas sociedades orientais...os idosos são idolaterados. São vistos como pessoas sábias, seguras de si e é um orgulho alguém estar perto deles.

´Nós temos medo de envelhecer, porque vivemos no medo escandaloso de terminar sozinhos. O tempo vai passando e com o tempo a idade se aproxima a passos largos.

Quantas vezes não olhamos para trás e não pensamos: Se eu soubesse deveria ter feito daquele jeito! Se eu soubesse...teria aproveitado aquele emprego, aquele namorado(a), deveria ter pedido desculpas, deveria ter dado uma tapa. Seja lá o que for. O problema da neurose, tem a ver com a transformação da incondicionalidade do amor...em sistemáticas condicionalidades.

As frustrações, os medos, os receios, as dúvidas, as não tentativas de ir em frente, o deixar andar. E com isso..vai tudo ficando remoído dentro de nós durante anos. Isso  causa instabilidade, saturação, descrença numa vida melhor.

Por isso digo: Saia de casa, vá ver um amigo que não vê ha muito, pedir desculpa a alguém que fez mal, tirar a roupa a dar um mergulho no mar num dia de chuva torrencial. Andar descalço pelas ruas. fale de amor com as pessoas, se dê, viva, experencie! Medo? Tenho é medo que a idade passe...sem que não possa ver o que no tempo certo eu supostamente deveria ter feito. Faça..orgulhe-se e viva cada momento como se fosse o último!

Deixe o medo da vida de lado! Seja você mesmo! A vida, os momentos, todos os desejos você consegue atingir...quando acreditas! Então acredita! Solta a tua alma, as asas do teu desejo!

O medo...nunca será ausência de coragem...

eu ensino isto a ela....



E que ilações vocês tiram?