quinta-feira, julho 27, 2006

Os Génios da Estupidez ...que não sabem que sao!

O que acabo por observar é que um dos problemas da Estupidez é que ninguém tem uma definição realmente boa. De facto, os gênios são amiúde considerados estúpidos por uma maioria estúpida (apesar que ninguém tem, tão pouco, uma boa definição de genialidade). Mas a estupidez definitivamente existe, e há muito mais dela do que sugerem os nossos mais terríveis pesadelos. De facto ela domina o mundo , o que é claramente comprovado pela forma com que ele é governado e pelas pessoas que dele fazem parte.
Nós mesmos como Humanos ao considerarmo-nos grandes na nossa imensidão e sem margem para grandes erros é considerarmo-nos "Nâo Estupidos" e ao considerarmo-nos acima da propria lei da estupidez que todos temos. Estamos a ser mais estupidos e soberbos que a propria lei. Temos a mania da imensa forma do ser especiais que som,os, da forma como lidamos com toda a gente. Mas se formos a reparar....somo estupidos. Porque nao sabemos lidar com toda a gente do mesmo modo. Nascemos estupidos e somos estupidos porque...nunca o deixamos de ser. Porque é mesquinha a nossa herança. Porque ja Jesus Cristo Dizia: "Pai perdoa-lhes porque nao sabem o que fazem"
E é mesmo isto que fazemos e dizemos. E temos sempre na ideia que o que dizemos é serio, é justo e nao pode ser beliscado! Se é beliscado algo que dizemos na nossa imensa estupidez de pensamento....salta-nos a tampa. Porque somos perfeitos? Ou será porque nao deixamos de toda a bondade que temos e amor...ser tambem uns perfeitos estupidos?
Existem 5 Leis da Estupidez que passo a referir e a transcrever:
Primeira Lei: Sempre subestimamos o número de pessoas estúpidas.
Segunda Lei: A probabilidade de que uma pessoa seja estúpida é independente de qualquer outra característica de sua personalidade.
Terceira Lei (a de Ouro): Uma pessoa estúpida é alguém que ocasiona dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio.
Quarta Lei: As pessoas não estúpidas sempre subestimam o poder de causar dano das pessoas estúpidas. Constantemente elas se esquecem que em qualquer momento, e sob qualquer circunstância, associar-se com gente estúpida invariavelmente constitui-se em erro com prejuízo.
Quinta Lei: A pessoa mais perigosa que pode existir é a estúpida.
Em cada um de nós há sempre factores de estupidez que nem nós sabemos que existem. Habituamo-nos a querer ser melhores mas esquecemos sempre o que é mesmo necesseraio para melhorar. E o necessario é trabalhar a estupidez, a pouca sensatez, a soberba, o preconceito, a mesquinhice e todo um rol de inteligencia artifical que nos faz pensar que muitas vezes estamos acima dos outros.


Geralmente tendemos a culpar a perversidade intencional, a malícia astuta, a megalomania, e outros defeitos morais pelas más decisões. E as pessoas tem muitos defeitos morais. A grande maioria tem o defeito de nao saber nem ter tacto da vida e pensarmos muitas vezes que conhecemos a vida sem que tenhamos realmente sabido em terra firme o que é realmente a vida em si! A morte! A desgraça! A Pobreza! A indignidade! A Fome! Portanto...os defeitos morais dos inteligentes nao é mais do que o uso da sua prepotencia moral para defenir a sua estupidez interior. Defeitos Morais ...tudo isso conta, é claro, mas qualquer estudo cuidadoso da história, ou dos fatos, leva à conclusão invariável de que a maior fonte de terríveis erros é puramente a estupidez. Quando ela combina com outros fatores (como acontece amiúde) os resultados podem ser devastadores.
A essência da estupidologia é a tentativa de explicar por que razão as coisas não funcionam – e em que medida isso se deve à estupidez humana, que é a causa da maioria de nossos problemas. Mesmo quando a causa não é a estupidez, fazemos com que as conseqüências sejam piores, pela estupidez da forma como reagimos e como tentamos solucionar o problema.
E conseguimos ser mais estupidos ainda quando o problema esta quase morto e tentamos reanima-lo de novo. Somos fracos e somos estupidos porque nao sabemos lidar com causas e atitudes de nós para nós e dos outros para nós. O ser humano lida muito mal com as relações pessoais. Lida mal com o que foi passado e lida mal com o que é presente. E as repercussões de futuro são sempre as piores.
È fácil lidar com a estupidez. Basta estar atento, ser realmente incisivo, perceber e compreender danos que causamos e nos causam na infinidade de problemas que acarretam a estupidez.
Só continua estupido quem gosta de o ser....
Bruno Fernandes

Sem comentários: