segunda-feira, julho 24, 2006

O que é ser um Bom Pai?

Bem..de volta ao lugar do meu aconchego! O que vou falar agora é apenas uma ligeira visão que nós homens devemos ter em atençao! E isto serve apenas para nós Homens pais de filhos! Antes de mais aquele estigma que existia que a delegaçao de toda uma educaçao ficava apenas centrada na mãe, hoje em dia começa a ser quebrado pela maior e mais interventiva participaçao dos Pais. Hoje em dia sendo nós já uma geraçao diferente , com outras ideias estamos muito mais receptivos á ideia de educar e dar amor. Mas começo por um alerta que ao longo do tempo eu proprio tenho acompanhado na minha vida.
E é de extrema importancia termos em mente e coração que tudo o que fazemos nós como adultos tem repercussões em crianças, principalmente os filhos. Tudo o que somos em parte e na nossa essencia e forma de estar assim como o estado educacional que temos foi-nos transmitido pelos nossos pais. No meu caso só mesmo a minha querida mãezinha! Portanto de forma a serem estabelecidos regras, e principalmente um bom ambiente de paz e serenidade é crucial no crescimento das crianças alguns factores que agora para nós homens e nao só deveremos todos levar em conta:
Evitar transferir aos filhos problemas que são dos pais, evitando aborrecimentos na frente da criança, evitar falar mal do companheiro ou companheira para a criança e evitar usar a criança para se vingar do companheiro ou da companheira.
Nesta primeira fase neste rol de "nao fazer" ou nã deveremos agir dessa mesma forma todos nós em parte já o fizemos. Porque muitas vezes nao existe discernimento necessário para determinados momentos. E é esse discernimento que devemos e deveriamos ter. Muitos de nós em pequenos, sofremos na pela e na personalidade todo este conjunto de factores.
Dá a sensaçao que os filhos muitas vezes nao são filhos mas apenas peluches ou objectos que ali estao e nada compreendem! Nada mais errado meus caros! Alias por serem pequenos temos a ideia no nosso subconsciente que nada entendem e que para eles nao existe a noçao do porque que os pais discutem. Afinal sao apenas crianças que gostem de brincar e nao lhes preocupa mais nada! Mas é uma noçao errada.
As crianças são tão inteligentes ou mais do que os proprios adultos. Tem uma visao quase estratégica de tudo o que se passa. E em casa discussão, em cada momento de mal estar e em cada tomada de posiçao dos Pais...meus amigos...eles entendem e sofrem! Agora a pergunta é: Sabendo de antemão que nós proprios ja sofremos, que já tivemos a nossa dose na nossa infancia e adolescencia, que ja passamos por problemas...agora que temos filhos ...voltamos ao passado? Quanto a mim ...é ignorância latente! E falo por mim! Porque eu próprio sou ignorante como tantos outros no trato e formas de repetir certos erros do passado!
Um dos grandes problemas que noto nos pais separados ou casais em uniao de facto é a falta de dialogo. Ou melhor, existe em muitos casos o dialogo mas não existem ordens de ideias. Existem regras que uns concordam outros nao. Queremos fazer ver ao outro que a melhor forma de educar é aquela e outro faz-nos ver a nós que a melhor é determinada forma. Ora..como nao há consenso , nao há formas de entendimento básico, numa base de amor e de amizade que tem de forçosamente de existir até pelo bem da criança e estabilidade...como nao existe quem paga sempre e a primeira pessoa que atingimos é um filho. Porque?
Bem...ao tomarmos uma decisaõ contra um companheiro ou companheira nao estamos a tomar contra ele. Mas sim contra um filho. Acreditem no que vos digo porque a minha pequenez e infância foi passada em tribunais numa troca de acusações sem precedentes. Não existia amor por um filho...existia era o ódio e a soberba de quem ficava em melhor posiçao. Enquanto somos adultos queremos sempre deixar os nossos pontos de vista bem vincados. Eu quero, eu posso e eu mando.
Temos na ideia que eu como tantos outros e outras pessoas ao delimitarem uma educaçao e regras pre estabelecidas para uma criança que ela será mesmo feliz com as nossas regras e o que achamos que sera e é melhor para ela ou para ele. Ora somos pais é natural que tenhamos uma visão de como educar e dar educaçao a uma criança. Cada um especial e de trato diferente na educaçao que da. Mas quase todos iguais na forma de ver as coisas. Discutimos...a criança paga! Divergimos..a criança paga! Andamos de costas voltadas...a criança paga!
Somos cinicos e maldosos...a criança paga! Somos demasiados profissionalizados na educaçao e trato da criança...ela paga! Portanto...de certa forma pensamos sempre que basta saber educar. Mas nao basta! Temos de dar , mostrar, unir e demonstrar amor total amor por alguem que mal ou bem terá os nossos valores , parte do nosso eu e da nossa personalidade. Todos nós somos culpados de actos menos dignos a que proporcionamos a ver e a assistir alguem que faz parte de nós.
Como pais deviamo-nos envergonhar de momentos que proporcionamos. Seja em que ocasião for e seja quem for o ocasionador desses factos. Depois é extramamente importante a figura de uma presença masculina no crescimento da criança. È importante no ponto de vista social, no convivio, na presença e no amor e carinho que temos para dar. Normalmente as mães pensam sempre que o amor de um homem dado a uma criança nao é tao grande como o delas. Ora porque estamos mais afastados, ora porque nao participamos em tantas outras actividades ora porque esse contacto é esporádico por força de muitas coisas ás vezes alheias a todos.
Mas é importante que se saiba que nós como pais de filhos antes de sermos pais somos homens. E o homem é aquela peça que muitos conheçem, brutamontes, pouco dado a contactos de sentimentos ou gestos de grandes carinhos. Somos um pouco distantes porque tambem assim Deus nos criou. Somos distantes por fora mas grandiosos na forma de sentir por dentro. O problema das mulheres é que querem fazer de nós um novo "rabo de saias" mas nao dá! Somos diferentes. E ás vezes é complicado perceberem a diferença que existe entre os sexos.
Quer queiramos quer não. A nossa presença efectiva na vida dos nossos filhos é e sera sempre constante. È até ao fim dos nossos dias. Até á nossa morte. Se quisermos dar um sentido de resgatar a figura paterna na vida dos nossos filhos temos de ser mais realistas. Precisamos de ver o nosso tempo, repensar nas nossas acções, diminuir muitas vezes as culpas, verificar os laços de afecto, de carinho e de todo o amor que temos.
Só existem duas pessoas no mundo capaz de proporciaonar verdadeiramente e dar a conhecer tudo o que existe em termos de sentimentos aos nossos filhos e essas pessoas são O Pai e a Mãe. Só eles tem condições de impor regras, estabelecer limites para que os nossos filhos possam alcançar a sua verdadeira felicidade.
Podemos ao estar felizes, andar angustiados, de costas voltadas...mas o mais importate na vida o que é verdadeiramente importante não somos nós nem a nossa felicidade que desejamos alcançar...eles sim...elas...as crianças sao a verdadeira fonte de felicidade. Eles sim...mereçem ser felizes e ter estabilidade emocional proporcionada pelos pais.
A ausência do pai gera nos filhos um sentimento de medo de se envolver em relacionamentos saudáveis. É um facto que muitas pessoas não evoluem no amor porque se ressentem da falta do amor paterno.
Pensem nisso amigos...sejam melhores homens...sejam melhores PAIS!
BRUNO FERNANDES

Sem comentários: