segunda-feira, julho 24, 2006

Amizade..

"A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentir constrangidas."

Tyson Gentry

"A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse."

Cícero


Passeava eu ontem pelos sites e Blog s quando me deparei com estas duas frases.Por alguns segundos fiz uma introspecçao válida sobre a verdadeira amizade e sobre todos os amigos e amigas que tenho.Uma amiga minha a certa altura dizia-me "Mas afinal quem sao os verdadeiros amigos?" e eu na altura nao soube responder. Passei tantos anos com tanta gente , tantos conhecidos, tantas caras, tantas formas de convivência que amigos verdadeiros, de presença de necessidade, de "amor", nao posso ....negar que tive.
E continuo a tê-los.Portanto olhando para as duas frases tentei rever os meus verdadeiros amigos naquele enquadramento.Naquelas frases fui pondo e tirando quem eu podia, quem se assemelhava mais a verdadeiros ou verdadeiras amizades na minha vida.Temos os amigos de uma vida e temos os amigos das ocasiões.
E os amigos e amizades das ocasiões sao aqueles que passamos pouco tempo, que nem sempre estao presentes e que de certa forma nao há enraizadas convivências suficientes para considerarmos grandes amigos. São bons amigos. Mas que apenas ali estão.Nao são o tipo de amigos que morreriam por nós. São apenas os amigos. Os amigos de uma vida, sao aqueles que praticamente nos conhecem desde muito novos. Viveram conosco experiencias, choraram connosco, riram connosco , entraram e sairam da nossa casa,entramos e saimos da casa deles, foram aqueles por quem vimos passar amores e desamores, foram aqueles que apoiamos quando estavam tristes, que elogiamos e alegravamo-nos quando estavam felizes.
Amigos de infância são esses mesmo. Cuidadamos deles e eles cuidam de nós. Não interessa quanto tempo passa ou em quem nos tornamos. Eles estão la sempre. Com respeito, com alegria, com palavras de conforto, com sinceridade e acima de tudo com a honra e alegria de viverem essa amizade como se de um amor se tratasse.
Porque a amizade é isto mesmo. É amar. É ser amado! È dar e é receber. È a vontade, a dignidade de sabermos e e visualisarmos que ...ali está um amigo. Tenho orgulho em mostrar e em ter. A Amizade é isto mesmo...sabermos estar em silencio sem que possamos ficar constrangidos nesse mesmo silencio. Saber olhar olhos nos olhos mas entender que alguem esta ali e alguem esta aqui. E nesta separaçao de olhares...sabemos e confiamos que alguem, que esta do outro lado mantenha o silencio que mantiver...eu confio. Porque no silencio de um amigo esta a amizade de uma vida.
Bruno fernandes

Sem comentários: