quinta-feira, julho 27, 2006

SOMOS NEURÓTICOS OU NAO CONFIAMOS?

As pessoas são melindrosas. Elas não querem ser criticadas, não querem que alguém as diga para fazer isso, para não fazer aquilo. E essas pessoas pensam que não podem render-se porque elas são muito poderosas. Elas são apenas doentes, neuróticas. Só um homem ou uma mulher poderosa pode render-se – os débeis, nunca. Porque na rendição acham que a fraqueza delas será revelada para o mundo todo.
Elas sabem que são débeis, conhecem seu complexo de inferioridade, assim elas não podem curvar-se. É muito difícil para elas, porque se curvar será aceitar que são inferiores. Só uma pessoa superior pode curvar-se, pessoas inferiores nunca podem. Elas não podem respeitar ninguém porque não respeitam a si próprias. Não sabem o que é respeito e estão sempre com medo de render-se porque rendição significa fraqueza para elas.
Portanto se você sentir que é difícil confiar, então você tem que regressar. Você tem que escavar fundo nas suas memórias. Você precisa ir ao seu passado. Você precisa limpar sua mente das impressões do passado. Você deve estar tendo uma grande pilha de lixo de seu passado; descarregue-o. Essa é a chave para fazer isso: se você puder regressar não apenas como memória, mas como um reviver.
Faça disso uma meditação. Todo dia, à noite, por uma hora, apenas regresse. Tente descobrir tudo que aconteceu na sua infância. Quanto mais fundo você for melhor – porque estamos escondendo muitas coisas que aconteceram, mas não permitimos que elas borbulhem na consciência. Deixe que elas venham à tona. Indo todos os dias, você irá sentir cada vez mais profundo. Primeiro você lembrará de algum lugar onde você estava na idade de quatro ou cinco anos e você não será capaz de ir além disso. Subitamente, você se defrontará com um muro da China. Mas prossiga.
Aos poucos, você verá que está indo cada vez mais fundo: três anos, dois anos.As pessoas chegaram a ponto de regressar até onde elas nasceram do útero. Existem pessoas que alcançaram as memórias do útero e pessoas que foram além do útero, para dentro da outra vida quando morreram.Mas se você puder alcançar o ponto de onde você nasceu e puder reviver esse momento, isso será uma profunda agonia, dor. Você irá quase sentir como se estivesse nascendo novamente.
Você pode gritar como a criança gritou pela primeira vez. Você se sentirá sufocado como a criança se sentiu sufocada quando pela primeira vez ela ficou fora do útero – porque por alguns segundos ela não era capaz de respirar. Havia muito sufoco: então ela gritou e a respiração veio, e a passagem dela ficou aberta, seus pulmões começaram a funcionar. Você pode precisar ir até esse ponto.De lá você retorna. Vá e volte novamente, cada noite.
Isso levará pelo menos de três a nove meses e a cada dia você se sentirá mais aliviado, mais e mais aliviado, e a confiança irá surgir simultaneamente, ao lado. Uma vez que o passado foi limpo e você viu tudo que aconteceu, você fica livre disso. Essa é a chave: se você se torna ciente de qualquer coisa na sua memória, você se liberta disso. Consciência libera, inconsciência gera uma servidão. Desse modo a confiança se tornará possível.Os psicólogos descobriram isso – que o amor é comida. Apenas há vinte anos atrás, se alguém dissesse que o amor era uma vitalidade sutil, então os cientistas dariam risadas.
Eles pensariam, “Você é um poeta, vive em ilusões e em sonhos. Amor e comida? – tudo bobagem”. Mas agora pesquisas cientificas dizem, “Amor é alimento”. Quando o alimento é dado para uma criança, isso nutre o corpo dela; e se não for dado amor, então a alma dela não é alimentada. Sua alma permanece imatura. Agora existem meios de medir se a criança está sendo amada ou não, se o calor que ela necessita está sendo dado a ela ou não.
Você pode fornecer a criança todo o alimento que ela necessita, todos os cuidados médicos que ela precisa, num hospital. Apenas remova a mãe, e lhe dê leite, remédios, cuidados, tudo, mas não a abrace, não a beije, não a toque.Muitos experimentos foram feitos. A criança, aos poucos, começa a encolher nela mesma. Ela fica doente, e na maioria dos casos morre, por nenhuma razão visível. Ou, se ela sobreviver, ela sobrevive no mínimo: ela se torna um imbecil, um idiota.
Ela irá viver, mas irá viver no limite. Ela nunca será profunda na vida, não possui nenhuma energia. Abraçar a criança, dar o calor de seu corpo para ela é alimento, um alimento bem sutil. Agora isso está sendo, aos poucos, reconhecido.Deixe-me fazer uma predição para vocês: daqui a vinte ou trinta anos, os psicólogos chegarão a revelar que confiança é até mesmo alimento mais elevado, de grande potencia – mais elevado que o amor... Como oração. Confiança é devoção, mas é muito sutil. Você pode sentir isso. Se você tiver confiança, você subitamente verá que comigo você está indo numa grande aventura, e sua vida começa a mudar imediatamente. Se você não tiver confiança, você vai ficar parado lá.
Eu continuo falando, continuo lhe puxando; você está travado – de alguma maneira você continua me perdendo. Deixe sua confiança surgir. Essa confiança será uma ponte entre eu e você. Dessa forma, palavras ordinárias se tornam luminosas, assim minha presença pode tornar-se um útero, e você pode renascer.Aqueles que confiam porque estão com medo, porque querem alguém em quem se apoiar, a quem se apegar, eles estão assustados e querem a mão de alguém, eles olham para o céu e oram a Deus apenas para se sentirem seguros. Você já observou? Às vezes passando por uma rua escura à noite você começa a assoviar, ou a cantar – não que isso irá ajudar.
Mas ajuda de certa maneira. Cantando, você fica mais aquecido. Cantando, você fica ocupado, o medo é reprimido. Assoviando, você começa a se sentir bem. Você esquece que está no escuro e que isso é perigoso, mas isso não faz uma real diferença na realidade. Se houver medo e perigo ainda está lá. De fato, é até maior, porque uma pessoa que está ocupada em cantar pode ser roubada mais facilmente porque estará menos alerta. Ela será menos cautelosa enquanto assobiando.
Ela está criando a ilusão ao redor dela assoviando. Se sua confiança surge do medo, melhor não ter essa confiança. Ela é falsa.Ouvi contar...Mulla Nasrudin sentou na cadeira do barbeiro e perguntou, “Onde está o barbeiro que costumava trabalhar nessa cadeira?
“Oh, esse foi um caso triste”, o barbeiro disse. “Ele ficou tão nervoso e desanimado com o pobre negócio, que um dia quando um cliente disse que não queria uma massagem, ele ficou fora de si e cortou a garganta do cliente com uma lâmina.
Ele agora está no hospital psiquiátrico do estado. A propósito, você gostaria de uma massagem, senhor?”“Absolutamente!” - disse Mulla Nasrudin.Com medo você pode dizer ‘absolutamente’, mas isso não será confiança. A confiança nasce do amor, e se você descobre que não pode confiar, então você precisa trabalhar duro. Você tem um passado bastante sobrecarregado, erradamente sobrecarregado. Você precisa limpá-lo, clareá-lo.
Osho, Extraído de: The Beloved

Sem comentários: