quinta-feira, dezembro 20, 2007

EU LÁ PRECISO DISSO!

Hoje por incrivel que pareça e na brincadeira um amigo meu disse-me ao telefone " Tu és um gajo que precisa de terapia urgentemente, tu és louco a escrever no blog". Então...vamos lá falar de Terapia e o que ela significa em suma! What a fuck is Terapia? Bom terapia é nem mais nem menos eu...uma/um terapeuta, duas cadeiras ou uma cadeira e uma cama e alguém que nos pode ou não ajudar nos nossos problemas, medos, receios, ansiedade,relacionamentos e afins...interiores. Já fiz terapia não nego, assumo publicamente que aos 13/14 anos ia 2 vezes por semana a um psicólogo para falar dos meus problemas. Obrigado quase pela minha mãe que achava que eu era um rapazinho que estava num estado de loucura total e nao me conseguia resolver sozinho.
Andava triste,cabisbaixo e lutava comigo mesmo á procura de respostas que ainda não tinha.O que aconteceu meus amigos é que eu chegava lá, entrava no consultório e tinha um homem barbudo á minha frente que me mandava sentar e dizia: " Então Bruno...conte-me o que se passa consigo?" A minha vontade era responder:" Não...eu insisto...conte-me os seus, tem ejaculação precoce??" Enfim...eu lá ia falando....falando...falando....e ele ficava horas a ouvir-me. Metia a caneta na boca e sussurrava um : ...." Hummmmm...estou a ver...." isto....continuamente! Agora amigos....." Hummmmm..estou a ver" è uma ajuda do camandro!! Eu queria respostas!!!!!! Fui alguns dias até que desisti da ideia.
À medida que fui crescendo as respostas vieram.Surgiram de todos os lados. O meu coração e pessoa cresceram até cedo demais. Percebi os caminhos, o que era na verdade aprender a amar, partilhar, compartilhar, darmo-nos na totalidade. Percebi quem eu era e como era. O que queria na verdade, o que procurava na verdade.Com o tempo e com mais segurança fui-me apercebendo de que realmente á patamares em que as pessoas necessitam de se encontrar a si mesmas.Há patamares em que nem nós estamos prontos para os outros, nem outros para nós. Seja em parentescos, amizades ou amores. Sempre que li livros de auto ajuda, da percepção do que é felicidade, caminhos,introspecção, mudanças e afins....foram de acordo ao que sempre pensei. Um destes dias li o livro do Segredo.
Um livro excelente e que anda muito em voga. È um bom livro que de certa forma nao muda a nossa vida mas que nos dá certas indicações nas entrelinhas.Há muitas formas de terapia, de auto ajuda. Mas a melhor de todas é sermos nós mesmos. A aprendizagem da vida, um coração diferente, uma visão resplandecente, um ser iluminado, um olhar diferente e uma forma de sentir que nem todos tem ou a usam é a melhor forma de terapia que vem de dentro de nós para fora.Transparência e autenticidade bastam na verdade , para sermos diferentes. Que melhor terapia podemos ter do que sabermos o que valemos?Que melhor terapia podemos ter do que amor de toda a gente á volta? Do que reconhecerem em nós o motivo principal de nos amarem? Que melhor terapia podemos ter senão mesmo a dedicação fruto do trabalho que desenvolvemos com outros?Na amizade?No amor?Em tudo?
As terapias ajudam sem duvida num melhoramento de muita gente. Mas não melhoram nada se as pessoas nao seguirem a voz do coração, se nao forem mais justas, mais abertas, mais dedicadas. È um erro muitas vezes ouvirmos os outros e nao nos ouvirmos a nos.Um dia uma terapeuta disse-me que não nos podemos entregar na totalidade ás pessoas. Que erro tremendo! Porque está realmente na entrega o facto de haver amor em abundância. Hoje sinto-me feliz porque me mantive na minha linha , no meu eu...e no que sou. Mudar esta prespectiva era mudar o que nunca fui.
Bruno

1 comentário:

' Claudjinha disse...

é o que eu digo, andas mto sensível. então, não gozaste com o terapeuta?! eu sabia que tinhas que ter levado qq tipo de tratamento, mas continuas louco! eu tb andei em montes de psicólogos qndo era pitinha, mas... só escrevo um post por dia no blog :P