quarta-feira, abril 11, 2007

Resolver os nossos males por via do Amor.


Não pode haver uma significativa evolução humana sem uma radical mudança naquilo que são os fundamentos dos modos de pensarJohn Stuart Mill, 1806-1873, filósofo inglês, Autobiografia .

Os conflitos repetem-se, mundo fora. Os crimes, os terrorismos e as guerras multiplicam-se. Às vezes até parece que vivemos à beira do apocalipse, ou que a apocalipse é um cenário bem possível. E os apelos inflamados ao amor e ao lado bom dos homens multiplicam-se.


Mas esses apelos são largamente ilusórios. Não por cinismo de quem os faz – os apelos são muitas vezes sinceros - mas porque a terra em que eles caem se revela incapaz de dar os frutos desejados.Essa terra estéril é, obviamente, o próprio homem - o homem que se desconhece a si mesmo e que é incapaz de ser ver na sua condição de animal cheio de contradições, cuja mente vive em ilusões criadas pela natureza e pela sociedade.

Continuamos a acreditar demasiado nas nossas razões, nos nossos orgulhos e indignações, na nossa pátria, nos nossos deuses e nas nossas ideias. E a escola e a sociedade continuam a alimentar esses vícios, em vez de os contrariar, mesmo nas sociedades mais tocadas pelos ventos do progresso e da modernidade. Continuamos prisioneiros do nosso entendimento animal da vida, e incapazes de rir e de desconfiar de nós mesmos, dos nossos ódios, das nossas pretensões. E enquanto assim continuarmos, sem mentalidades mais humildes e tolerantes, estaremos sempre prontos a odiar, sempre prontos a ser arregimentados, a matar e a alimentar guerras e conflitos. E os apelos ao amor, de pouco servirão.


Sem comentários: