terça-feira, janeiro 09, 2007

Bamos lá cambada...

Sem medos e sem receios , entremos neste novo ano revigorados! Vamos todos dar as mãos, abraçar o novo ano com unhas e dentes, arregaçar as mangas e entrar pela Igreja Universal Reino de Deus aos berros a pedir a Salvação e a Eucaristia Dominical todas as manhas antes do pequeno almoço. Bamos lá cambada! Não olhem para mim com essa cara do tipo: " Este gajo está a falar peruano?" . Não fui invadido pelo espirito da fé. Não é isso, mas ...vamos lá cambada...não andem tristes, cabisbaixos, a olhar para uns e outros sempre com aquele ar desconfiado! Estamos em 2007, verdade ou nao, andamos todos na casa dos 25/35 anos. Pelo menos todos aqueles que leem o meu blog. Daqui a uns anitos ( e olhem que passa rápido) temos 50 anos/60 anos.
Será que vamos andar sempre todos com medo de tudo? Com receios? Fobias? Traumas? Não podemos, não devemos e não desejamos. Tristes para que? Cabisbaixos com que fim? Sempre fui alegre, mas alegra-me mais aprender a ser alegre todos os dias. Às vezes da-me vontade de dar um pontapé na tristeza e dizer " Vai infernizar a vida ao Jorge Tadeu". Não sabem quem é o jorge tadeu nao é? ok....ok....é o pastor da Igreja Maná! Não sei porquê, mas apeteceu-me referir aqui o nome dele por alguma questão que de momento nao me ocorre. Mas de facto andarmos sistematicamente tristes , feitos zombies pelas estradas da vida, uns contra os outros, vivendo apenas os momentos como quem necessita de sangue para viver ...é foda!
Há dois tipos de culturas que conheço que de certa forma fazem-me olhar para eles e dizer: " Como é que vivem com tanta alegria?" um tipo...é os Brasileiros .Outro tipo é o meu amigo Beto. E não me venham dizer que Beto nao é uma cultura! Para mim o meu melhor amigo funciona como um mundo e uma cultura que cultiva alegria sistemática. Nunca em anos a fio que o conheço o vi triste ou a queixar-se de algo. Enquanto nós os "coitadinhos" os eternos "miseráveis" da triste sina que nos calha na vida andamos que nem ET s a pastar sobre os montes da nossa propria ignorância e inoperância de não sabermos dar o verdadeiro significado á expressão felicidade. Às vezes felicidade é aquela pessoa. Pronto. Gostamos um do outro? Que bom!!! Aqui vou ser feliz!! Quão estupidos e anormais podemos ser nós como pessoas para acharmos que a nossa felicidade depende apenas e só daquele ou daquela que nos pode fazer feliz? Quão estupidos ou ignorantes podemos ser para vivermos apenas de acordo com os designios do amor.
Como se o amor fosse a estrada que nos conduzisse ao Paraíso eterno. Amor sem felicidade total, no seu conjunto é como um iogurte fora de prazo. De inicio pode saber a algo. Embriagamo-nos e entrelaçamo-nos pelo espirito e gosto inicial de tudo. Uauuuu....I m in love....dizemos nós.Hummm....o "i m in love" é o estado inicial de paixão, estarmos apaixonados ou é apenas o nosso subconsciente a dizer-nos baixinho: " Só tens uma hipotese....senão...vais parar a um lar de idosos, sozinho e agarrado a uma botija de soro! Há...e a mijarmo-nos todos pelas pernas abaixo quando vemos as coxas da velha que está ao lado de 85 anos!" Eu sei que supostamente deviamos ter tesão...mas enfim...dá-nos para nos mijarmos!
Digamos que é um novo tipo de erecção a partir dos 70 anos...ou menos! Meus amigos...alegria necessita-se para este novo ano! O que quero dizer com isto tudo é que amor e amizade entre as pessoas tem que ser cada dia mais fortalecido, temos de ver o amor, amizade e a forma como nos damos como os outros como um caminho para a felicidade. Somos uns eternos seres apaixonados, por tudo e todos. Escrevi aqui há pouco tempo que todos temos duas hipoteses na vida...ou nós...ou todos. Falava nos brasileiros porque realmente são pessoas que trazem uma alegria contagiante. Super bem humorados...completamente diferente deste nosso fado de tristeza que é ser portugues. E falo no meu melhor amigo Beto, porque sem duvida é alguem que encara a vida de uma forma aberta e sem preconceitos. Com uma maldade aqui e ali ele vai sempre tendo a sorte e a positividade do lado dele. Quanto mais mágoa, tristeza tivermos maior negatividade trazemos á nossa vida. Disso..tenho a certeza absoluta.
A alegria ,o bom humor que todos os amigos conheçem de mim foi sempre algo de positivo que tive. Talvez por isso...tivesse tido como tenho sorte em tanta coisa. pensar positivo, livrar a alma de preconceitos, andarmos alegres é algo que temos cada dia mais de aprender. A vida pode ser madrasta para nós. Insuficiente...mas e para os meus amigos que cresceram comigo? Que nasceram em favelas, barracas...e para eles? Madrasta para mim quando tive tantos amigos? Quando me apaixonei? Quando dei o meu primeiro beijo? Quando me apaixonei pela primeira vez? Vamos lá cambada...eu sei que os anos , meses, dias,semanas são complicados...a vida é complicada, mas quando olho para a energia que outros aplicam nas suas vidas....pergunto-me..." Serei eu ...algum anormal?". Para a consumação de vidas, de relações com tanta gente...necessitamos de alegria. De viver, de sentir...sintam....apenas o que a vida nos proporciona...porque um dia...não mais poderemos sentir...porque não estaremos mais cá..
Bruno Fernandes

Sem comentários: