quarta-feira, janeiro 03, 2007

Elaine Cintra

Certa vez escrevi aqui no blog uma frase de um titulo que dei a uma crónica chamada :

" Estamos condenados a ser livres" e livres de consciência. Libertos de preconceitos e pessimismos exacerbados. Há sempre uma tendência de que o que escrevemos, na verdade nunca é aquilo que sentimos. Andamos com adornos de paninhos quentes, com medos, receios e afins. Nas relações que estabelecemos entre uns e outros , há definições de regras interiores que pelas quais nos guiamos. O que falamos ou dizemos aqui e dependendo sempre de quem escreve , temos por base tentar escrever de acordo com a nossa consciência, o nosso respeito , o carinho que sentimos sempre coisas ou frases que tentem de certa forma não magoar terceiros. Ás vezes as nossas tentativas saem goradas fruto da nossa impaciência e a forma explosiva que em muitos casos eu e tantos outros se remetem a fazê-lo quase instintivamente.


O Capricórnio ( eu mesmo) tem por base ser pouco dado a regras. Assim está escrito na personalidade de cada um. Somos pouco dados a regras ou a seguir determinadas formas de pensamento. Mas somos inconstantes nessa mesma perspectiva de regras. Ao longo da escrita deste blog desde que foi criado por mim dividi-me na minha experiência com outros, na minha relação com outros, nos amores, nas paixões, nas justiças ou injustiças de cada um. Dividi-me por justiça e não justiça. Ao falar do meu mundo e de tudo o que me rodeava , à medida que fui escrevendo , fui –me cada vez mais apercebendo do que somos todos nós, o que precisamos, o que fazemos, o que desejamos e acima de tudo pude através de mim e dos outros ter uma ideia de como nós humanos podemos realmente mudar. O que é necessário para mudar e o que podemos fazer para mudar. Foram as vivências, as pessoas, as ideias, o coração de cada um, as minhas explicações e as dos outros que me fizerem entender o caminho que tinha a seguir.

Ao aperceber-me de tudo o que realmente existe na alma humana, assim como na minha também, remeti-me por breves momentos ao ensaio sobre a minha própria lucidez. O medo, a estranheza, a fúria, o ódio, a mágoa, a alegria e a tristeza de repente acalmaram. A paz que temos de nos dar efectivamente a nós mesmos não só depende da abertura que temos para o nosso interior, como também da dádiva que é de conhecermos os outros. Os outros é o mundo.São as pessoas, são os pensamentos, as angustias as outras formas de vida. Só assim podemos melhorar.


Entendendo que o mundo não gira á nossa volta, que estamos sozinhos, que não somos os únicos e que sofrer é um verbo não para um…mas sim para todos. Não posso nem devo individualizar a minha pessoa, nem posso ser egoísta remetendo-me a mim mesmo como o corpo ou a alma ferida. Tenho de olhar á minha volta , tal como o fiz e questionar todas as razões e acontecimentos da minha vida. Como disse há tempos atrás…fez-me imensamente bem sofrer. Porque ao sofrer…entendi. Lamento que na caminhada que temos pela vida o sofrimento que temos resulte também na triste analogia de que os outros também sofrem. Hoje porém o meu sentimento de tristeza, não se apagando amenizou-se, foi-se fechando. Porque assim é necessário para com olhos de ver podermos ter de novo na nossa visão um jardim cravejado de flores, pássaros, sons que nos fazem dançar no meio das nuvens.

Entendo para mim que cada um de nós necessita sempre de reflectir as suas origens, a sua forma o seu desenho da alma. Entendo que não mudamos porque temos de mudar. Mudamos porque a visão que temos da vida, das pessoas da sua razão ou não …faz-nos mudar. Acho que cada pessoa é enorme dentro de si mesma quando opera uma mudança. Acho e tenho a certeza que cada mudança operada em prol da sua felicidade é um caminho de luz e paz. Tenho por mim que a ordem que estabelecemos nos patamares que subimos é irrelevante. O importante sempre foi e será aprender a respeitar , aprender a ser feliz, dedicarmo-nos sempre, mas sempre a quem nos faz o bem. Sendo assim saberemos discernir entre o que nos é bem vindo e é mal vindo. Deus quando fecha uma janela abre sempre outra. Quando abrimos uma porta abrimos uma nova esperança.

E todos nós temos uma nova esperança. Tenho eu para mim como tenho para quem me rodeia e gosto. Apesar de agirmos na nossa individualidade no que concerne a ser felizes , teremos de agir sempre com a ideia de que não somos felizes apenas com uma pessoa. Uma pessoa não trás felicidade. Uma pessoa trás um pedaço dela , para nós sabermos tratar, amar, cuidar e respeitar. Mas muitas pessoas…trazem muitos pedaços. Trazem mais e mais alegria, trazem migalhas de amizade, de querer , de amor. O que nos complementa não é a ideia que somos felizes com uma pessoa no mundo. O que nos complementa é que no mundo sejamos felizes. Eu faço parte do mundo assim como o mundo faz parte de mim. Hoje vou terminar o meu capitulo em relação e este blog. E estabelecer a partir daqui o fecho de tudo o que falei, seguindo então novos capítulos e novas historias. Mais alegres, mais bem humoradas, mais elaboradas e definidas. Acima de tudo quero alegria, esperança , vivências e recordar sempre aquilo que somos. Portanto para fechar este capitulo e com a entrada de 2007, também eu desejo que no que me toca a mim seja um excelente ano. Eu estou em crer que será. Esperanças renovam-se assim como as pessoas.Quero agradecer seja lá a quem for, começando por aquele que lê e não me conhece acabando nas pessoas que fazem parte do meu mundo o meu obrigado pelo passado, pelo presente e pelo futuro que espero seja para todo o mundo se bem que é difícil de paz e bem estar entre todos.

Compreende-se e compreendo como pessoa que ás vezes existe uma dificuldade de se falar de sentimentos. No entanto na entrada para um novo ano desejo no me concerne a mim como pessoa felicidade e amor. Coisas simples mas que de facto são difíceis de atingir por tantos traumas, defeitos, ciúmes, questiúnculas idiotas que temos sempre uns com os outros e connosco mesmo na nossa consciência. Desejo acima de tudo melhorar-me como pessoa. Algo que é um objectivo perfeitamente atingível e que aliás sinto-me no bom caminho e feliz com isso.

De certa forma sinto-me orgulhoso de estar cada vez melhor interiormente. Coisa que já vinha conseguindo há meses anteriores. Mas faltava-me algo para que a complementaridade e percepção daquilo que posso fazer e atingir fosse de facto uma realidade. Ao entrar neste novo ano propus-me também eu na minha individualização a uma coisa. Olhar de forma diferente para os sentimentos e pessoas que por nós nutrem. E acima de tudo...fazer tudo diferente e nada igual. Erros existem para serem remediados. E assim tenho tentado fazer de uma maneira completamente diferente. Aprendi acho que em demasia até com o ano de 2006. Fez-me recuar tanto tempo atrás que a vontade de transformação superou tudo o que eu em mim imaginava.

Existe uma pessoa nova na minha vida. E pessoas realmente existem para nos dar um novo fôlego. Pessoa a quem tenho aqui que com alegria, sem pessimismos ou medos salientar pela positiva nos últimos meses, até porque perdi-me tanto em tanta escrita ás vezes até injusta em parte que nunca falei dela. E o único espaço em que acho que também sejas reconhecida pela dedicação e esforço que tiveste é também este. Apesar de ser um espaço “meu” é um espaço publico de toda a gente. Alguém que tem superado a imagem que tinha. Alguém que tem sido uma pessoa fantástica e muito especial também. Por muitos meses foram poucas as vezes que a dei a conhecer aqui. O Blog sempre funcionou como o meu diário pessoal e poucas ou nenhumas foram as vezes que te dei o tributo também devido pelo apoio constante que me tens dado e que seria injusto não salientar. Não somos justos muitas vezes na prática que temos da escrita. Eu tento de certa forma e em alguns momentos sê-lo. E hoje vou tentar sê-lo e num caso particular para ti.

São poucas as pessoas que fariam uma viagem de lugares tão distantes para tentarem ser felizes, pela esperança de acreditarem em alguém, de confiarem nas palavras de outra pessoa. São poucas as pessoas que acreditando que a vida delas também pode dar certo se dão ao “luxo” quase "louco" de fazerem o que tu fizes-te. Na verdade olhando para a palavra amor…ela é um pouco disso também. Apimentada por uma dose de loucura, paixão, fogo que até ás vezes arde sem se ver. Por ti, por uma esperança, por um amor, por um objectivo, pelo rumo traçado sem medos como que numa espécie de aventura, vieste dar-te a conhecer. Chegas-te medrosa, tímida, com receios de tudo o que poderia ou não acontecer. Vieste conhecer quem sou, como sou e de que forma sou.



Na verdade trouxeste também tu coisas novas à minha vida. Todas as pessoas trazem na verdade coisas novas à nossa vida. Senão de certa forma não precisávamos de ninguém e sendo assim seguiríamos o nosso caminho caminhando na nossa solidão. Alguém tem sempre alguma coisa diferente. Acordas-te em mim segredos escondidos, destapas-te o véu da tristeza e com o teu sorriso trouxeste a tua contagiavel alegria e bom humor. Deixas-te que a alegria, o alto astral próprio de ti invadissem o meu coração também.

Há uma complementaridade na química, no olhar, no excelente humor que tens. Há uma complementaridade de sentimentos que não renegas e mostras. De certa forma conseguiste superar as expectativas que eu tinha de ti. Ès uma pessoa e tens-me dado a entender e perceber que és aberta ao bom entendimento, tens sempre uma piadinha no meio da conversa, és bem irónica quando queres também, mas acima de tudo tens-me mostrado que quando se gosta...não existem razões para medos , nem barreiras. Isso tenho aprendido de facto. Aliás no amor ou na busca do amor apenas se exige respeito e dedicação. Nesta caminhada de conhecimento , de seres tranquilamente conscientes dos seus actos, tudo flui muito mais rapidamente.

Deste-me a conhecer aos teus amigos e amigas ( eu não te dou a conhecer aos meus tá?rsrs) mostraste-me um lado do mundo muito mais alegre, sempre com a esperança e dedicação que temos de ter para os outros. Sempre estive e agradeci a todas as pessoas que passaram e passam na minha vida. Sempre agradeci a Deus por ter colocado na minha vida boas pessoas, que gostaram, gostam e se dedicam a mim. Tenho os meus melhores amigos, as minhas melhores amigas, tenho a minha linda filhota e agora tu. Realmente a vida não deixa de ser um enorme livro de aprendizagem. Talvez o único que podemos ser ao mesmo tempo autores, realizadores e actores. O que me faz perguntar de certa forma e esclarecer-me a mim mesmo ao ponto de me perguntar …o que cada um de nós faz ou pode fazer por amor? Por outra pessoa? Até que olhando de trás para a frente soube que cada pessoa escreve as páginas da sua vida conforme a sua consciência e caminho vai ditando.Cada pessoa é um livro diferente. Cheio de acções,tramas,dramas alegrias e tristezas. Acho que só no ultimo capitulo do livro assim como da nossa vida…saberemos se tudo valeu apena ou não. Hoje não posso dar respostas concretas se tudo realmente vale o que vale ou não. Na verdade é o que é. Simplesmente isso.

Mesmo longe durante tantos meses , nunca deixas-te de me ligar sempre. Nunca deixas-te de querer saber de mim, como estava, como me sentia, por anda andava, em que pensava, como pensava. Nunca deixas-te de perguntar os porquês, as duvidas, as acções. De te preocupares. De ti...nao tenho nada a apontar por enquanto. Tens sabido ser uma pessoa inteligente e tens sabido sempre entender-me e conhecer-me da forma que eu sempre te disse que era e sou, se bem que alterado em muita coisa, fruto das mudanças interiores que refiz. Na verdade nunca conhecemos ninguém tal como é até conhecermos mesmo na sua essência.Por vezes desiludimo-nos, por outras surpreendemo-nos. Tenho notado que és extremamente sensível e nesse ponto como no do bom humor somos muito parecidos sem dúvida.

Nestes últimos meses tens-me dado muita força, tens mostrado mesmo apesar de teres "levado" com tanta coisa, tanta informação, não desistis-te. Mesmo depois de seres confrontada com muita coisa, não te perdes-te e soubeste procurar a melhor forma de interagir comigo. As perguntas essenciais sempre soubeste faze-las. Sempre fui uma pessoa extremamente alegre, sensível, curiosa e dada aos outros. Ganhei mais do que perdi na verdade. Tal como tu..também tive desilusões e também tiveram comigo. Na interacção com o mundo não existe fórmulas especificas de como agir de como dar ou receber. Existem experiências que tal como num laboratório todos nós vamos fazendo, até atingirmos a fórmula indicada.

Mas estou muito feliz por estar diferente, sentir-me renovado, ter aprendido tanta coisa e acima de tudo...tinha a certeza que pessoas especiais estão destinadas para quem é especial também. Não tenho duvidas que sempre fui abençoado e tive sorte na vida. Tu és tambem...o meu momento de sorte. Ao olhar para a minha vida e perguntar-me se tinha feito algo de especial durante tantos anos, cheguei à conclusão de que fiz sim.Aliás todos fazemos sempre algo de especial! Seja para ajudar o próximo, como para nos ajudarmos a nós mesmos. Fiz de facto muita coisa também por quem me rodeou e quem me rodeou também o fez por mim. Os meus amigos, a minha família, os meus conhecidos, as minhas relações. E ao fazer por alguém , ou por pessoas algo com significados especiais, então sim sendo e considerando-me nessa perspectiva filho de um Deus maior, omnipresente, também…nessa perspectiva sou também eu um ser especial. Filhos de Deus nunca serão sem a menor duvida seres inferiores. Serão sempre especiais. Diferente, nunca igual, mas especial sempre.


Fiz-te uma promessa inicial que procurarei sempre mantê-la ou pelo menos tentar, de certa forma fazer diferente.Não ser diferente na essência, mas moldar-me na forma e entrega como me vêem e eu vejo os outros.Pela mudança, pela diversidade, pelas pessoas e pelos sentimentos....e essa promessa não a quebro de forma nenhuma. Desde que me propus a mudar todos os dias olho para trás e penso que de facto há coisas que não posso, não devo, nem quero fazer. O passado serve nunca para esquecer. Mas sempre como pano de fundo. Tenho um enorme orgulho também pelo meu passado. Apesar de nem sempre ter sido justo nas minhas acções. Mas orgulho pelas pessoas. Pela dedicação, pelo amor e pela amizade. Não fosse isso ou o meu passado e hoje ainda estaria de certa forma adormecido no meu interior. Pela minha mudança e pela manutenção da minha felicidade e das pessoas que do meu mundo fazem parte. È através da dor que aprendemos. E é através da dor que todos aprendemos a amar de novo. È fácil...nada se esquece...tudo se renova e nada se perde!Nós nunca perdemos nada. A vida e enquanto seres viventes deve ser sempre apreciada ao máximo. Agradecer pelo que tivemos e temos. Mesmo com justiça ou injustiça, nada se perde a não ser que o desejemos.


Na verdade tens sido e superado tudo aquilo que pensava de ti. Nunca pensei que a tua entrega, a tua emoção estivessem tanto á flor da pele. Normalmente eu fui sempre assim. São raras as pessoas que tem as emoções tão á flor da pele. Conheço tanta gente, mas gente calada. Gente fechada. Gente inibida. Diferentes apenas. A noção das outras pessoas quando estamos longe nada tem a ver com aquilo depois, com que somos confrontados. E a confrontação final a que tivemos então direito passado tanto tempo, foi aquela que de inicio sempre tive de ti e hoje mantenho. Nas minhas escolhas nunca me enganei. Por observar tanta coisa e ouvir sei quase de cor e salteado o que é certo e errado na vida. Como pessoa e mulher superas-te sem duvida toda a ideia base que eu tinha construído. Ganhamos sempre alguma coisa na vida. Mais esperança, Mais pessoas, novos conhecimentos, novos amores, novas amizades, mas acima de tudo , ganhamos em vivência. De facto seres de outra cultura, outra forma de pensar, de estar, de agir acabou por de certa forma encaixar na forma que sempre fui eu na minha pessoa e que todos os meus amigos me conhecem.Alegre, divertido e expontaneo.Daí na verdade e no meu interior não ter duvidado bem ca dentro da verdade.

O segredo das pessoas e vivências não está no amor ou na forma como nos damos. Esta na forma como entendemos cada pessoa e forma de ser. E ao percebermos isso o encaixe..é perfeito. A forma como deixas-te expressa o que querias, desejavas, os teus anseios, a atitude que tiveste ao ires-te embora…por tudo…estou agradecido. Pela forma mais simples que existe de as pessoas, tal como tu, tem de demonstrarem todo o carinho que tu demonstras-te. De uma forma abnegada, livre e espontânea tomei para mim que a autenticidade das pessoas não está nas palavras mas sim nos seus actos. E o acto de demonstrar tudo o que sentimos, de falar, de brincarmos, de nos abrirmos para o mundo é sem dúvida a eterna certeza de que quem é assim é com toda a certeza feliz.

Porque consigo entender hoje muito melhor determinadas coisas e assim sendo mais fácil fica para mim saber agir. Hoje…faço tudo diferente. E estou feliz por isso. Na vida nem sempre fazemos o que é justo de uns para outros e de outros para nós. Mas na verdade o ensinamento que vem da justiça ou injustiça é o que nos molda e nos deixa livres. E liberdade é espontaneidade, é força, dedicação , amor, amizade.

Mas no fundo aqui neste blog esta de tudo. E tudo é isto mesmo. Saber dar também a mão à palmatória , reconhecer nos outros como estou a reconhecer em ti o enorme bem que estás a fazer-me. Sem receios,sem medos,com alegria e satisfação, com prazer e dedicação deixo em ti e para ti Elaine Cintra a pessoa que sempre te disse que eras...fantástica mesmo.Pelo menos nos meses que se tem passado é a ideia que tenho. Um dia escrevi aqui para ti uma frase que dizia.." Eu topo elaine" ...Hoje...passado meses....Subscrevo essa frase sublinhando e assinando por baixo mais do que nunca. Pela mudança das pessoas, pelo prazer enorme que é mudar, encontrar novos caminhos,pelo respeito do passado, pela graça do presente…saberemos de certo e assim sendo ser muito melhores do que sempre fomos.

Muchas Gracias...

Bruno Fernandes

Sem comentários: