Perguntem a um tibetano onde fica Portugal. Será que ele sabe? Claro que não! O mais provável é dizer que Portugal é uma província chinesa.
Perguntem a um inglês se ele sabe onde fica Portugal. Será que ele sabe? O mais provável é dizerem-nos que somos uma aldeia no meio de Espanha!
Agora…se perguntarem a um francês onde fica Portugal. A resposta não pode ser mais elucidativa! …”Portugal? Sim…meias finais…campeonato do mundo! Jogam contra nós!...”
As pessoas ainda hoje ficam pasmas com a nossa força. Acham-nos um país plantado à beira mar, com poucos recursos , gente simpática mas burros e incultos.
As pessoas pensam que um país como o nosso Não Pode de forma nenhuma estar numas meias finais de um campeonato do mundo! Mas como é possível relativamente a outras grandes potências estarmos onde estamos?
A resposta é simples. Já estivemos, já fomos e estamos cá de novo! Quem foi uma das maiores potências do Mundo? Portugal! Quem descobriu praticamente todos os recantos destes oceanos e continentes? Portugal! Quem tem mais campeonatos do mundo em hóquei em patins? Portugal! O Eusébio é de onde? Portugal? A grande fadista que encantou os 4 cantos do mundo de Nome Amália Rodrigues era de? Portugal!! O grupo musical Madredeus que enche salas é oriundo de onde? Portugal! Chega? Já agora…o Benfica é de onde?Portugal!
Não sabem onde fica Portugal? Os ingleses gostam de chá porque fomos nós portugueses que levamos para lá! Incutimos o gosto pelo chá aos ingleses. As primeiras armas de fogo foram levadas de Portugal até ao Japão…incutimos e iniciamos revoluções, descobrimos e redescobrimos novos hábitos. Somos pequenos? Desculpem lá…pequenos são vocês! Nós somos grandes! E que orgulho tenho eu em ser um Português!!
Portugal…estás cá dentro! Somos pessoas que em qualquer parte do mundo nos desenrascamos. A língua é difícil? Não tem problema…sou português!! A adaptação é complicada? Não tem problema…sou português! É preciso ser louco e desvairado com um carro na estrada? Não tem problema!!! Sou Português!
Mas afinal o que é isto de ser português? Não nos chamamos Antónios, nem Manueis, nem somos Indígenas que vivemos no meio da Selva.
Somos o que somos…porque o que somos é o que temos! E o que temos foi o que conquistamos por direito próprio….
Bruno Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário