quarta-feira, novembro 15, 2006

Ate que ponto?

Até que ponto estamos conscientes do bem ou mal que fazemos pelos outros? Até que ponto sabemos que o que fazemos é certo ou é errado? Desde os primordios dos tempos que temos uma natureza pura. Todos nós temos bondade , amor,carinho, solidariedade, fraternidade pelo proximo. Acontece que não estamos habituados a desenvolver esse lado da moeda. Porque todos somos puros quando nascemos. Todos sem excepção.

Mas as nossas mentes tornam-se ordinárias. Tornam-se crueis, maldosas, invejosas e maliciosas. Não conseguimos manter essa pureza inicial porque nos perdemos na encruzilhada da vida. Perdemo-nos pelo medo, pelos companhias, por factores que nos fazem aos poucos deixar de ser quem nós eramos inicialmente. Sim...porque nós nao somos os mesmos que nascemos. Fomos alterando constantemente ao longo dos anos os nossos hábitos. As nossas visões. A forma de sentir, de dar e receber alterou-se definitivamente.

Até que ponto podemos alterar o estado de escuridão, a nossa forma de ver as coisas? Tenho-me debruçado no sentido de me perceber melhor. Tenho lido, frases, livros, visto e revisto os "profetas" os Gurus que de uma forma ou de outra falam da felicidade e do amor e tudo o que assim está ligado inerentemente. Não me tenho debruçado no sentido de me reger por alguém. Tenho tentado perceber por mim proprio. Contruir eu proprio as minhas frases, construir eu proprio o meu castelo de harmonia , amor e tudo o que tenha a ver com isto de forma a que as portas desse castelo um dia se abram na totalidade para toda a gente.

Houve grandes nomes na humanidade a quem vulgarmente chamamos de os "iluminados". Jesus Cristo, Ghandi entre outros foram pessoas que estavam muito á frente no seu tempo. Tinham uma ideologia de pregaçao de paz e amor que poucos o entendiam. Ou eram considerados bruxos ou agitadores malvados de multidões. Morreram por profetizarem e proferirem amor. Amor...simplesmente isto! Hoje....passados tantos anos...séculos até...continuamos nessa busca incessante.



Mas até que ponto...existe a necessidade de tanta procura...se isso já existe dentro de nós?
Porque é tão dificil as relações? As pessoas? As formas de entendimento? Porque é mais fácil sermos egoistas? Criminosos? Agitadores? Crueis? Assassinos? Porque é mais fácil o mal...e mais dificil o bem?



Bom...quanto a mim...é mais fácil ser estupido do que inteligente. Simplesmente porque não nos damos ao trabalho de aprender, de escutar, de ouvir pacientemente tudo. Simplesmente porque não estamos prontos. Porque achamos que somos os donos da razão no sentido de que estamos preparados para tudo. Sabemos sempre tudo. Não sabemos é nada. Enquanto não nos olharmos ao espelho e não dissermos " Tu não prestas" vezes sem conta , não conseguiremos ir mais além. E dizer tu "Não prestas" vezes sem conta é começarmos a fazermo-nos interrogações do tipo...Será? Mas....não presto mesmo? Mas....como assim?



Até que ponto é que podemo-nos conhecer de verdade? Eu posso muito bem enganar-me no sentido de me auto-intitular o Profeta da mensagem da paz e do amor. Basta-me ler vezes sem conta, basta-me saber utilizar parabolas e fazer um pouco de teatro no sentido de chegar ao coraçao das pessoas. O que eu quero dizer é que: Descobrir o amor, fraternidade, segurança nas palavras, paz e Harmonia celestial não está apenas nas leituras ou escritos! Está em nós como pessoas...está na forma como nos entregamos ao amor sem medo. Porque ao sentirmos medo de fazermos essa entrega como se fosse algo vergonhoso...é o mesmo que dizer que nao estamos prontos para nada. Às vezes pensamos que já temos o sentido do amor e da alegria pelos momentos da vida. Mas basta ás vezes carregarem no botão errado para esse mesmo sentido de tudo isso , dessa ordem universal se transformar em ódios e raivas.



Até que ponto sabemos mesmo de paz? De amor? Até que ponto sacrificamos isso por outros?Por nós?Até que ponto amamos mesmo para dar todo o amor que temos ? Até que ponto? A nossa vida ás vezes ilude-nos! Para estarmos bem...não precisamos muitas vezes de amor...precisamos que os outros estejam bem connosco. E quanto a mim...o amor deveria ser algo que absorvesse tudo com amor...como um aspirados.Como quem leva numa face e entrega outra.Mas...até que ponto...estamos mesmo preparados para isso?



So nos resta...trabalharmos o amor....apenas isso...



Bruno Fernandes

Sem comentários: