terça-feira, junho 08, 2010

A NEUROSE DA IDADE...






NÃO DUVIDES QUE ESTE CORPO....



FICARÁ ASSIM....



Quando eu era mais novo...tinha o sonho de ficar velho o mais depressa possível. Porque ficar velho para mim era o expoente máximo da liberdade. Muitos jovens, pensam que ficar velho é algo horrivel. Sim...algo horrível porque hoje a sociedade e muito mais do que antigamente é feroz!

Dilacera-nos a alma. A competição, as revistas, as saídas, a forma como olhamos para os outros e os outros olham para nós, o poder de sedução, A verdadeira imagem de que somos naturalmente imortais. Entre os 20 e os 30 consideramos que nunca envelheceremos. Brancos, negros, chineses, seja o que for, pensamos sempre que aquele culto de imagem que fazemos de nós, cheios de vida e saúde, sempre prontos a sair é eterno. O culto á beleza é tão valorizado que olhar para um corpo nú de uma pessoa idosa é significativamente horrivel.

Na verdade o problema não está apenas no significado de olhar. Está no valor que damos a esse mesmo olhar. De certa forma não nos queremos ver assim.Algum dia perderemos aos poucos as nossas faculdades. Visão, olfacto, audição. Ficamos mirrados, corcundas, mal conseguiremos andar, a locomoção mais dia, menos dia comecerá a ser mais dificil. No entanto o expoente máximo de liberdade não é quando somos jovens...sim quando ficamos velhos!

Aos 70/80 anos...sou capaz de conduzir um carro na estrada a 20 kilometros a hora...e ter uma fila de carros atrás buzinando e dizendo:

"...Anda com essa merda depressa, velho fedido!!"

Ao que posso responder:

...Depressa porquê, se eu estou morrendo?"...

Na verdade aproveitamos a vida e temos uma percepção muito maior quando estamos velhos...do que quando somos novos. Somos mais maduros, mais inteligentes, mais sábios e temos toda a liberdade pra dizer o que quisermos.

Hoje se eu assaltasse um banco...eu sei que sofreria as consequencias disso. Novo...com uma vida pela frente...ficar preso...não poder viver a vida do melhor jeito...é ruim!

Mas agora velho??? O que me impede!? Não terei eu muito mais liberdade em velho...do que em novo?
Se eu for preso em velho o juiz vai dizer o quê?

...."Por assalto á mão armada e por atentar contra a vida das pessoas...vc terá prsião perpétua!"...
Prisão perpétua com 80 anos? Não me façam rir! Daqui a umas horas eu morro...cara!rss

Na verdade amigos o medo de ficar velho...essa neurose que eu direi antes que é fruto da solidão da alma está significativamente ligado...á falta de estrutura da nossa propria consciencia. De hoje em dia não sabermos o que queremos. Não sabemos decidir.

 Hoje em dia é necessário ter muita coragem para envelhecer e superar todas as dificuldades que esta fase da vida proporciona. Não se deve ter medo de ficar velho. Preferem o qê?? Morrer novos? Antes ficar velho e viver do que crescer sem ficar velho!

 Como em qualquer idade, novos desafios aparecem. É preciso saber se adequar às novas limitações do corpo e buscar novas atividades. É importante que a pessoa idosa tenha sempre consciência de sua importância, e saiba que é nele que mora a memória do passado, podendo desfrutar das recompensas e satisfações que acompanham a maturidade, mesmo em uma sociedade obcecada pela juventude.

Nas sociedades orientais...os idosos são idolaterados. São vistos como pessoas sábias, seguras de si e é um orgulho alguém estar perto deles.

´Nós temos medo de envelhecer, porque vivemos no medo escandaloso de terminar sozinhos. O tempo vai passando e com o tempo a idade se aproxima a passos largos.

Quantas vezes não olhamos para trás e não pensamos: Se eu soubesse deveria ter feito daquele jeito! Se eu soubesse...teria aproveitado aquele emprego, aquele namorado(a), deveria ter pedido desculpas, deveria ter dado uma tapa. Seja lá o que for. O problema da neurose, tem a ver com a transformação da incondicionalidade do amor...em sistemáticas condicionalidades.

As frustrações, os medos, os receios, as dúvidas, as não tentativas de ir em frente, o deixar andar. E com isso..vai tudo ficando remoído dentro de nós durante anos. Isso  causa instabilidade, saturação, descrença numa vida melhor.

Por isso digo: Saia de casa, vá ver um amigo que não vê ha muito, pedir desculpa a alguém que fez mal, tirar a roupa a dar um mergulho no mar num dia de chuva torrencial. Andar descalço pelas ruas. fale de amor com as pessoas, se dê, viva, experencie! Medo? Tenho é medo que a idade passe...sem que não possa ver o que no tempo certo eu supostamente deveria ter feito. Faça..orgulhe-se e viva cada momento como se fosse o último!

Deixe o medo da vida de lado! Seja você mesmo! A vida, os momentos, todos os desejos você consegue atingir...quando acreditas! Então acredita! Solta a tua alma, as asas do teu desejo!

O medo...nunca será ausência de coragem...

eu ensino isto a ela....



E que ilações vocês tiram?

2 comentários:

Cris Medeiros disse...

Eu tenho e sempre tive muito medo de ficar velha... Por tudo quie já sabemos... Mas ficar velho tem esse lado positivo de se permitir. Vejo minha mãe hoje em dia. Quanta coisa ela se permite fazer ou deixar de fazer, por esse lado realmente é bom...

Beijocas

Su disse...

Envelhecer significa nossa aproximação com a morte,o contato com a única certeza que temos na vida: a finitude. Assim que nascemos, começamos a morrer; por isso concordo com vc quanto a saborearmos cada dia com intensidade, sem medo.Não há uma fórmula mágica para lidar com as fragilidades físicas/psíquicas do processo de envelhecimento, tentar viver uma vida plena,fazendo nossa existencia valer a pena, voltada para o BEM; pode ser determinante para se vivenciar uma terceira idade com orgulho, dignidade, graça e felicidade.