domingo, janeiro 25, 2009

PORQUE É QUE NUNCA MAIS VOLTO??

Todos os dias tenho feito exatamente essa mesma pergunta. Porque é que nunca mais volto? Mas para além desta pergunta, a questão mais proeminente, que me surge sistemáticamente é: Porque é que saí de Lisboa e vim para a um País de 3º Mundo? O que me fez vir? Porque vim? O que me fez vir? Porque não consegui dizer á minha filha que ficava com ela? Um dia li algures que Deus tem propósitos para nós e caminhos que nós mesmos desconhecemos. É uma verdade. Durante anos, andamos numa vida em que muitos momentos pensamos que nada valemos. temos medo, somos inconstantes, somos tão fracos que clamamos pelo pai, mãe, amigos, conhecidos. Não sabemos que força nos pode ajudar, até que descobrimos Deus.

Não vou falar de Deus aqui. Porque daria muitas páginas e páginas de discussões. Muitas delas efémeras. Quero centrar-me no assunto principal. O foco principal na nossa vida normalmente gira em torno do nosso EU. Nós precisamos de tudo. Eu quero tudo. Eu tenho tudo ou eu não tenho nada? A eterna pergunta que muitas vezes me coloco é sobre o abandono. Será que abandonei as pessoas ou as pessoas ao longo do tempo me foram abandonando a mim?

Na verdade e eis para aqueles que querem "Escutar" a culpa com que ferimos os outros não é mais do que uma mentira inventada por nós. Nós somos donos e senhores dos nossos caminhos, escolhas e definições de vida. Na verdade e para ser verdadeiro para mim mesmo, eu fugi de portugal Fugi da filha, dos amigos, da vida que tinha, das dívidas. Da falta de coragem, da solidão. Do desespero. Foi isso tudo que me fez fugir. NO dia que me despedi da minha filha, estava eu ela e a Mãe num café e a minha filha perguntou:

-Pai, porque queres ir para o Brasil??
-O pai vai trabalhar filha, vai ganhar mais dinheirinho, porque as coisas aqui estão complicadas.
(Então com as lágrimas a escorrer nuns olhinhos de menina de 5 anos) disse:
-Por favor, papá, não me deixes.

Hoje, passado um ano e comigo ainda aqui, a resposta está á vista de todos. Deixei a minha filha. Mais importante que todos amigos ou Pais, os nossos filhos são obras de Deus. São os únicos que tem consideração por nós, que choram por nós, que clamam pelo nosso amor. Que n~çao deixam de nos amar. A semana passada a minha filha disse: Tenho tanto orgulho na pessoa que és Papá. Não interessa as riquezas, interessa que eu te amo.

Nenhum amigo me disse isto. Durante 1 ano aqui, percebi quem eram os amigos e quem não eram. Quem me apoiava e quem só sabia dizer " Tu és louco". Sim, é um facto que errei. Sim é um facto que não devia ter vindo. A vida é muito , mas muito complicada aqui. Há meses que pretendo sair e não consigo sair daqui. O trabalho nao me dá o que financeiramente necessito para sair. Ou seja...dinheiro. As alternativas são o de trabalhar mais. E bem sei que quanto mais trabalho, mais tempo passo aqui, mais a minha querida e amada filha fica mais triste. Mas quero que ela aguente firme e hirte! Que confie no pai que tem. Porque o pai não tem riquezas nenhumas. Casas no Algarve, carros, dinheiro no banco. Mas O Pai da Ana Catarina tem um coração enorme. Uma prespectiva e amor em relação á vida que me enche de esperança.

E é a esperança que não nos dve abandonar. É a esperança em fazer melhor que nos mantem vivos. A esperança no amor, no carinho, num abraço, num beijo e principalmente numa frase:

Estou contigo para todo o sempre.

A vida não é fácil amigos. Seja aqui, aí ou em outro ponto qualquer do Globo. Mas sem desculpas esfarrapadas com que temos sempre a mania de nos escapulir de nós mesmos, o caminho ´feito de espinhos, de tristezas, alegrias, momentos maus e bons. A forma como encarams tudo isso depende não só da nossa força, como fé. Fé em nós, em Deus e no momento que esperamos que venha a bonança para nós.

Por isso amigos, podem ter momentos em que estão com medo, receosos, que as coisas demorem mais. Mas não tenham medo. Não desesperem. Tenham fé. Não estão sozinhos!

Volto mais tarde.
Aguardem noticias!

1 comentário:

' Claudjinha disse...

Nem sei que dizer. Adorei este teu 'desabafo' e fiquei mesmo comovida com o que a tua filha te disse. A sério. :)