terça-feira, janeiro 27, 2009

1 ANO EM SÃO PAULO!

Não sei se vocês perceberam o que eu escrevi. Mas repito: Faz um ano que estou em São Paulo!! Um ano longe dos meus amigos, da minha querida cidade. De passear pelas docas, de ir a belém, de poder olhar para as amoreiras. Até tenho saudades do Casal Ventoso! Mentira! Disso não tenho saudades nenhumas! Bom...divido o meu ano aqui em 2 fases. Uma fase boa e descansada que deu para conhecer São Paulo, fazer novos amigos e começar a trabalhar. Isto nos primeiros 6 meses. A partir do momento que fui morar sozinho as coisas ficaram mais complicadas. Estão a ver uma novela brasileira, daquelas cheias de Glamour?? Não tem nada a ver com a realidade que encontram aqui. Isto é uma autêntica recruta para quem vem da Europa. Quem vive aqui, tenham a certeza que viver na Cova da Moura é canja para qualquer um. Não me tenho adaptado muito bem.
Gosto das pessoas, são super diferentes. Mais alegres, mais predispostas a ajudar, mais abertas. Por viverem num País de 3 º Mundo existe uma cooperação entre todos muito maior. No entanto na minha visão as pessoas estão a ficar cada vez mais...consumistas e materialistas. Aqui em São Paulo anda sempre tudo a 100 há hora. É um povo meio nervosinho fruto de inumeros factores. É uma luta constante numa cidade que tem mais de 17 milhões de habitantes. A rede de transportes é horrivel. Inumeros autocarros 1 metro e um comboio para uma cidade com tanta gente. As distâncias são enormes. Eu demoro cerca de 2 horas e meia até ao trabalho. Autocarros cheios de gente. Imaginem estarem duas horas no transito com um calor de 35 graus sem se poderem mexer.
Tem muita violência aqui, fruto também da muita pobreza que existe. Aqui matam sem pedir licença. Não vale apena resistir a um ladrão. Aqui resistir significa a morte. Outra situação são a quantidade de Igrejas que aqui existem. De todo o tipo. São Paulo tem cerca de 200 mil congregações! 200 mil numa só cidade!! É incrivel a quantidade de pessoas crentes ou auto-proclamados crentes em alguns casos. Entrei há dois meses numa Igreja com um amigo que tinha cerca de 30 mil fiéis lá dentro. 30 mil pessoas cheias de fé. Fiquei sinceramente impressionado. A aprendizagem aqui tem sido para mim dura. É verdade. Mas tem sido fantástica em termos humanos. Em troca de culturas de perceber uma realidade que em Portugal não existe....felizmente!
Bom...os meus amigos perguntam-me imensas vezes : E aí...as brasileiras como são?
Bom as brasileiras não haja duvidas são completamente diferentes das portuguesas. Se bem que hoje em dia essa distância que podia haver esteja mais curta. As portuguesas, desculpem-me são muito esquesitas. Até em demasia em alguns casos. Aqui elas vem ter connosco, metem conversa e se fôr necessário dizem logo o que querem. Não são de muitas timidezes...e tem quase todas um andamento...façam-me o favor!
Bom...mas tirando isto que não é o mais importante certa pessoa me perguntava o que vim aqui fazer! Aliás todos me perguntam o que deu na cabeça de um portugues para sair da europa e vir para um país que nada tenho a ganhar. Estranho não é? Só há duas pessoas no mundo capazes de conhecer a verdade e essência na minha melhor forma e coração. Conseguem perceber sem que eu tenha que explicar os porquês. E são duas mulheres. Duas amigas fantásticas, duas pessoas que há anos me conhecem como ninguém. Um dia faço um tributo a vocês.
Mas hoje o tributo que acho que é merecido é a uma mulher que tem incessantemente comentado o meu Blog. Que não se cansa de utilizar o seu bom humor e até o seu amor interior, independentemente se somos conhecidos ou não. A forma de amizade se fôr uma amizade bonita, desprendida de interesses é a melhor forma de amor de todas.
Não me interessa ter 50 comentários. Dos 50 comentários provávelmente so tenho 2 ou 3 amigos sinceros. O teu comentário, aliás os teus comentários mostram que continuas "comigo". Obrigado SUNSHINE pelo teu simples comentário mas de extrema importãncia ás vezes conseguir bater todos os outros. És uma "Miúda"porreira!!Heheh!

1 comentário:

' Claudjinha disse...

bom, agora deixaste-me MESMO sem palavras

(um pouquinho de humor: isso aí no Brasiu deixou-te mais lamechas... é das novelas?? :P )

opa.. agora a sério.. fora eu saber que sou uma miuda porreira (ahah), mas por acaso nunca achei que fosses como demostras ser nos ultimos dois post's. achava-te um 'palhaço' que estava sempre a gozar c tudo e com todos, mas que por alguma razão eu não conseguia deixar de ler os teus post's cheios de piadinhas sem graça mas que faziam rir (pelo menos a mim). percebi que és muito mais do que alguém que espera mesmo que eu o vá esperar ao aeroporto de fio-dental vermelho, nestes dois ultimos posts. :D

nunca pensei que Brasil fosse como dizes. quer dizer, nós aqui vemos as novelas brasileiras, como dizes, cheias de glamour, e sempre na praia e n sei que.. sei que é um pais de 3º Mundo e que há muita pobreza e violencia, mas duas horas e meia para chegar ao trabalho?? eu só demoro uma hora e tal para chegar à faculdade (ironia ahah) :P

portanto, a questão é: quando voltas (para a tua querida filha) ?

cá te esperamos e acredita.. estás aqui na barra dos Blogs Favoritos há meses e por muito que te ausentes eu nunca fui capaz de o apagar !! (isto porque normalmente quando um blog nao se actualizar durante mais de duas semanas ou assim, eu apago xD LOL)

Fica bem Cara ! :P