quinta-feira, agosto 09, 2007

A mania dos Porquês e das Divagações!




Todos nós nos fazemos inumeras perguntas durante a nossa vida. Andamos sempre a questionarmo-nos de tudo. Compramos livros de auto ajuda, auto estima, como ultrapassar momentos maus, falamos com amigos chegados,fazemos terapias,vamos a psiquiatras, psicologos, falamos com Deus, pedimos aos Anjos ajuda,agradecemos por estar felizes...mas eis que de repente chegamos ao ponto dos Porquês e das indecisões. Acho que acabamos por não acreditar na verdade, nem em Deus, nem nos Anjos, nem em livros, nem em amigos, ou ajudas externas.Deixamos de acreditar em nós. Questionamos tudo e mais alguma coisa. E no fim...perguntamos muitas vezes...o que fazemos para mereçer tal castigo? O que fazemos para questionar?para mereçer sofrer por auto recriação nossa?Talvez não estejamos preparados, talvez nao sejamos tão fortes como possamos aparentar.







Ás vezes pergunto-me se realmente confiamos em Deus ou nos seus Anjos. Porque se na realidade dizemos que confiamos nele...quando pedimos algo com desejo e força e ele nos coloca á frente essa dádiva...porque é que simplesmente depois descartamos o que o proprio omnipresente nos coloca diante de nós? Ao dizermos Não aquele em quem confiamos é dizer Não também a nós mesmos. È renegar uma oferta que não achamos válida para Nós. Somos corajosos...porque na realidade somos pessoas de pouca fé. Muitas vezes utilizamos Deus e os Anjos como um factor apenas de regozijo para Nós. E depois perguntam-nos ...Mas porque?








Durante anos eu peço e nós pedimos alguem com quem possamos compartilhar uma vida, uma liberdade, um amor, uma cumplicidade. Alguém que de repente encaixe em nós.Apenas para compartilhar bons momentos e ser feliz. Só isso. Bom...ou será que nascemos tambem para ficar sozinhos? Não acredito nessa teoria que somos felizes sozinhos. Eu não quero ficar velho numa cama de Hospital sem ter ninguem á minha volta. Sem ter a companhia de amigos ou familia. Da mesma forma que nao quero passar um natal, sozinho em casa a comer bacalhau com o cão ou o gato.Então...será taõ dificil assim ter alguem do nosso lado? E o que fazemos na realidade para mereçer tamanha desonra e ás vezes humilhação?





Boa parte do sentimento de desilusão que temos , acontece exatamente porque estamos iludidos muitas vezes. Idealizamos coisas, sentimentos, pessoas.Somos culturalmente criados pra acreditar que existe alguém que nos fará feliz. É uma mentira na verdade! Só quem pode nos trazer a felicidade somos nós mesmos. Temos que nos juntar a outras pessoas, casar e coisas assim, por que queremos dividir nossa felicidade, por que queremos companhia.Porque não nos queremos sentir sozinhos e não queremos ficar sozinhos. Não pra encontrar a felicidade.





Outra coisa idealizada aliás é a tal da felicidade. Ela não existe como um lugar ao qual chegamos e pronto, agora somos felizes.Ele é só um estado de espírito, que está sujeito a altos e baixos. E que depende, e muito, de nossa postura e da forma como encarmos o mundo em nosso redor. O ser humano acha-se livre por desconhecer as origens de seus desejos e vontades na realidade. Não sabemos o que queremos ainda. O mundo é tão complicado, cheio de tantas pessoas diferentes, de tantas almas perdidas, de tantas pessoas em busca de tanta coisa, que acabamos sempre por nunca fazer escolhas acertadas na realidade. Estamos constantemente a renovar energias e a perder energias. Estamos constantemente em profunda ebulição connosco mesmo. Por momentos encontramos alguma felicidade mas nao é duradoura.È apenas momentânea. E acabamos por voltar á velha máxima das questões e dúvidas. Será que fiz bem? Será que acertei? Será que errei? Há quem diga...Não pense! Faça....viva e sorria sem olhar para trás!





Quem dera que fosse sempre assim tão fácil e todos pudessemos ter essa força fantastica. Mas não é assim tão linear. Principalmente pelo que temos dentro do nosso coração.







O que tenho visto na realidade é que hoje podemos nao estar bem...mas concerteza estaremos amanha. Às vezes perdemos um amigo hoje ganhamos outro. Não é fácil lidar com tantas perdas na nossa vida. Mas temos em parte culpa própria, fruto das nossas decisões e indecisões. Nem tudo corre como planeamos na nossa cabeça, porque na realidade, nem tudo é fácil. As vezes estamos lá em baixo , passando por tempestades que parecem jamais acabar .Podemos ser injuriados, postos para trás, humilhados, pisados e esquecidos, por toda a gente e mais alguma.





Mas enfim... há um dia que é celebrado pela nossa vitoria e conquista ......Onde tudo parece magico e perfeito , pois todo o esforço só é valido quando se sente o sabor da vitoria . As vezes acreditamos que jamais este dia vai chegar . E por mais que o nosso ego o nosso proprio egoismo não diga , mas transpassa em nossas atitudes sublimes aquele gostinho de vitoria e de conquista que chega.





Valeu a pena olhamos para tras e vermos o caminho percorrido onde enfrentamos tantas lutas e ate dissabores.Porque é na luta e nos dissabores da vida e na forma como os enfrentamos que somos moldados no nosso coração.Quanto mais passamos na vida, quanto mais somos pisados, quanto mais as pessoas olham para nós com descrença...mais justos e fortes vamos sendo.





Como colheita temos a paz o amor e a felicidade é um dom supremo que a vida nos oferece todos os dias . E quando falamos em volta sabemos que o destino é nosso e quando tem que ser será .


Mas existem outras que diante de qualquer motivo , alegre ou triste estao do nosso lado . Ai percebemos o quanto somos amados por todos . É por isso que o mundo dá voltas para estendermos a mao a quem mais precisa de nossa ajuda sempre com amor pois só ele salva e liberta .







No meio de tantas divagações uma certeza em absoluto:





Tudo o que fizermos com amor será devolvido com amor...é simples. Temos de estar prontos e amadurecer com os nossos objectivos traçados em nós. E Esperança amigos...é coisa que não perco para mim e para a minha vida. Não escutes, não oiças, não creias, nao vejas...apenas acredita! Em mim...claro!! Viver a vida de acordo naquilo que acreditamos já é um acto de ser feliz. Não interessa quem nao nos estende a mão....interessa é como nos estendem a mão...são esses os valores que tiro...é esse o amor que tiro para mim. Por isso estou agradecido a quem me amou, a quem me ama, de quem eu gosto, quem me ensinou e a quem tambem eu ensino. Acho que devemos nesta vida estar agradecidos a todos.


Bruno




Sem comentários: