quinta-feira, agosto 17, 2006

As pessoas não mudam...ou mudam?!

Todos as pessoas tem tendência em permanecer como sempre o foram; é preciso aprender a conviver com os outros como eles são.
As pessoas não mudam. Muitos (as) falam em mudar, mas não mudam. Na verdade, mudam apenas quando não têm outra alternativa.
Os tímidos continuam tímidos, os eufóricos permanecem eufóricos, as mulheres dominadoras seguem sempre na linha desse mesmo dominio, os maridos passivos continuam no mundo, os trabalhadores continuam trabalhando, o hipocondríacos continuam ler revistas e por aí vai. Freud explica. Literalmente.
Depois de tantos anos a presenciar e a conviver com pessoas e a falar com elas cheguei ao ponto máximo de pensar que....as pessoas nao mudam. Podem mudar de trabalho, cortar o cabelo, mudar de roupa, mudar de casa, mudar de cidade de País, mas....as pessoas interissicamente nao mudam.
Precisei de percorrer novamente um caminho distante para tentar perceber se afinal mudam ou nao as pessoas? Há ou nao diferenças gritantes do ontem para hoje e do hoje para o amanhã!As mudanças e é a conclusão que chego , não são necessariamente estruturais, na personalidade ou na índole das pessoas, mas nos seus valores, seus amores, e portanto, seus objetos de devoção...diagamos assim. As pessoas mudam conforme aquilo que acreditam mais.

Muita coisa na nossa vida muda, mas continuamos sendo nós mesmos. A conversão não implica na despersonalização da pessoa. O acreditar nao desacredita o acreditado.Não é que tenhamos mudado – o que mudou foi a maneira como convivemos com o que sempre fomos, e provavelmente vamos continuar a ser. O extraordinário nisso é que já não somos mais obrigados a ser o que sempre fomos. Um paradoxo não?
Não é que tenhamos mudado – o que mudou foi a maneira como convivemos com o que sempre fomos, e provavelmente vamos continuar a ser. O extraordinário nisso é que já não somos mais obrigados a ser o que sempre fomos.O que muda é que nos relacionamos de maneira tão diferente conosco mesmos, que as pessoas ao nosso redor dirão que parecemos outra pessoa. Conhecemos a verdade, e a verdade nos libertou. Na verdade, as pessoas mudam, mas em número, profundidade e velocidade inferiores ao que desejamos: pouca pessoas, mudanças razoavelmente superficiais e lentas. E as pessoas que pensam que mudaram sao aquelas que menos mudaram dentro de si.

Deixo um conselho,
Convivam a partir da gratuidade: paciência nos processos, perdão, mais amor, entrega e serviço do que cobranças, exigências e condições como se nos tratassemos por momentos de meros papeis burocraticos da sociedade. Aprendam a se relacionar-se com os outros da forma que eles são. Não tentem fazer novas as pessoas. Façam novos acordos. Vão ver comoa vida vai mudar. E os outros também...
As pessoas mudam a maneira de agir....nunca a maneira e forma de pensar.
Bruno Fernandes

Sem comentários: