domingo, agosto 13, 2006

É MAIS IMPORTANTE UM AMOR OU UMA AMIZADE? OU SERÁ O CONTRÁRIO?

FAZ JÁ ALGUM TEMPO QUE TENHO BATALHADO NESTE LINHA DE PENSAMENTO. PARA MIM E NA MINHA OPINIÃO AMOR É IMPORTANTE SIM NA NOSSA VIDA, MAS NÃO HÁ NADA COMO A AMIZADE. AMOR SEM AMIZADE NÃO É AMOR. AMIZADE SEM AMOR NÃO É AMIZADE. SÃO DUAS FORMAS DISTINTAS E DUAS BASES DISTINTAS. UMA AMIGA EM TEMPOS DIZIA-ME QUE AMIZADE É A FORMA MAIS SUBLIME DE SE AMAR. OUTRA PORÉM DIZIA-ME QUE PREFERIA UM AMOR A UMA AMIZADE.

COMO DISSE Camões. “O amor é sublime e miserável, heróico e estúpido, porém, nunca justo”

QUANTO A MIM A AMIZADE CONTINUA A SER UM INVESTIMENTO MAIS LÓGICO QUE O AMOR. AMOR NÃO PASSA DE UMA PROMESSA DE FELICIDADE. DE ALGO QUE DESEJAMOS TANTO QUE POMOS DE LADO A AMIZADE PARA NOS ENTREGARMOS AO AMOR. NÃO EXISTE NADA MAIS TRÁGICO E SOMBRIO QUE ISTO MESMO.

LI ALGURES QUE O terapeuta F. Gikovate tenta responder. Diz que o prazer da companhia dos amigos é tão importante quanto o que existe nas relações chamadas amorosas. A confiança recíproca e a cumplicidade costumam ser até maiores do que as alianças encontradas entre os que se amam. Enquanto o amor erótico entre adultos é “evolução” do processo infantil dos tempos que amávamos nossa mãe, o nosso primeiríssimo amor, a amizade é um tipo de aliança muito mais sofisticada porque não busca a fusão narcisista e delirante com o outro. Porque é da natureza do amor erótico a fagocitação simbólica do outro, que às vezes sufoca com a rotina do cotidiano e termina matando o amor. Infelizmente, fica sem respostas, as outras perguntas.

ENQUANTO A AMIZADE ASPIRA A SER UM SÓ...NO AMOR ASPIRAMOS A SER DOIS. ALMA E CORPO. ACABANDO UMA GRANDE MAIORIA POR PERDER TODO O SENTIDO DO QUE É REALMENTE AMAR.

TANTO SOCRATES COMO CICERO PREENCHIAM A SUA VIDA COM INUMERAS AMIZADES.PORQUE UMA VIDA FELIZ NAO É AQUELA DE UM AMOR APENAS UM DO OUTRO. É DAS AMIZADES, DAS PARTILHAS, DA VONTADE E DO SENTIMENTO INCONDICIONAL QUE TEMOS DE NOS DAR UNS AOS OUTROS.

INFELIZMENTE HOJE EM DIA OLHAMOS MAIS PARA O AMOR COMO ESCAPE DE TUDO. COMO ALGO QUE BUSCAMOS INCESSANTEMENTE E NADA MAIS NOS PODE DETER A NÃO SER A FELICIDADE DE SER AMADA OU AMADO.

COM O AVANÇO DA IDADE E A CONQUISTA DA SABEDORIA COMEÇAMOS A PERCEBER E A ENTENDER QUE DE FACTO O AMOR É EFEMERO...IMCOMPLETO E INCERTO....

Não posso acreditar que aquele que não precisa de nada possa amar alguma coisa: não acredito que aquele que não ama na­da se possa sentir feliz. Em geral fala-se do amor profundo, mas é a amizade que é profunda. Ela cava um ninho no coração e não sai de lá.

PODEMOS AMAR, PODEMOS DESEJAR MAS ACIMA DE TUDO..TER AMIGOS, AMAR DENTRO DESSA PLENITUDE E SABER GERIR TODOS OS ENVOLVIMENTOS INERENTES AO DAR,ESTAR,RECEBER E OUVIR...É UM DOM. E ESSE DOM...UNS PERDEM...OUTROS TROCAM APENAS POR AUSÊNCIA.

MAS É BOM SERMOS DIFERENTES E É BOM OLHARMOS EM NOSSO REDOR E TAMBÉM PODER DIZER..." NISTO EU SOU DIFERENTE"

BRUNO FERNANDES

Sem comentários: