quinta-feira, julho 13, 2006

LIBERDADE


Será que a liberdade é tudo aquilo que nos apeteçe fazer? Será que liberdade é podermo-nos gabar de tudo o que temos e nao temos? Será que a Liberdade é soltar as amarras e fazermo-nos à estrada numa viagem louca pelo mundo? Afinal o que designa a verdadeira Liberdade? Afinal o que é a liberdade senão o próprio medo de não ser livre? A unica liberdade que é possivel alcançar é o verdadeiro conhecimento de nós proprios. A verdadeira liberdade é o nosso eu . Liberdade é poder conhecer-me a mim e os meus proprios medos. Jesus o nazareno, dizia que : "Conhecerão a verdade e ela os fará homens livres” isto porque é a propria verdade que nos liberta. È a propria verdade que nos faz voar. Liberdade é apenas isto:

Ser perdoado do passado;
Ser livre do sentido da culpa;
Ter o poder para escolher e fazer coisas certas;
Ter auto-domínio;
Ter a capacidade de perdoar e amar os outros;
Não ser escravizado por nada;
Ter a paz de Deus.

Enquanto muitos de nós vivermos agarrados ao passado, enquanto massacrarmos os outros e a nós proprios pelos erros, enquanto uns e outros se sentirem agarrados e presos á sua consciencia pelo sentido de culpa, pelo apontamento dos erros, pelo estado de alma magoado ou amargurado, nunca terá o poder de fazer e escolher o que achará certo e correcto dentro de si. Viverá sempre numa teia que muitas vezes perdura na consciência por tempos indeterminados. E é de extrema importância muitas vezes conseguirmos ter e usufruir de algum auto dominio de nós mesmos. A capacidade de perdoar e amar os outros revela-se importantissimo para o seguimento da vida de cada pessoa. Claro que isto e estes pontos são muito mais fáceis de escrever do que falar e fazer. Tudo acaba por ter uma importancia minima e relativa.
Como Humanos é muito complicado esquecermos passados, mágoas, amarguras da vida. È muito dificil porque somos muitas vezes relembrados por qualquer coisa a qualquer momento. O sossego da alma existe apenas quando a alma se liberta de todo um mundo de frustrações. Mesmo tendo novas vidas,novos caminhos,novas formas de ver o mundo...basta estar agarrado a um rol de pensamentos do passado para esse caminho novo estar sempre enebriado pelo trauma em muitas ocasiões de um passado.
È necessário muita força, muita vontade de mudar, de amar, de nos sentirmos bem com todos, de estarmos sincronizados e acima de tudo de podermos e desejarmos mesmo ser felizes da forma que cada um exige e deseja para si mesmo. Mas esta vontade nem sempre existe. Não existe porque não conseguimos descalçar totalmente a bota do passado. Invariavelmente confrontamo-nos quase sempre com um rol de situações que não nos dão descanso nem nos sentimos fortes para dar os passos necessários em frente. A liberdade não é mais do que nos libertarmos de nós mesmos. Em consciencia, em verdade. A nossa verdade. A verdade que achamos também justa e que anda de maos dadas com o que somos. Libertarmo-nos de nós mesmos como pessoas e abrir o coraçao a novos caminhos é mostrar que amamos todas as formas de liberdade. E essa liberdade tem a ver tambem com a nossa mesma liberdade de expressão. Liberdade para fazer, para poder....e para conquistar. Uma pessoa preocupada com a opinião dos outros não é livre.Portanto....

Uma mente preocupada com o que poderá acontecer ou deixar de acontecer no futuro também não é livre. Muito menos livre é a mente apegada ao passado, às realizações ou insucessos passados. Para sermos verdadeiramente livres, precisamos ultrapassar nossos condicionamentos culturais. Libertar-nos para sermos nosso verdadeiro "EU". Esta é a liberdade que o mundo mais precisa hoje, é a liberdade que cada um de nós necessita. O livre arbítrio exige uma mente livre, não uma mente condicionada pelos medos e pelos apegos ou pelos desassosegos. Não tenham medo, encarem de frente todas as formas de condicionamento dessa liberdade, colem-se apenas ao vosso coraçao. Colem-se em consciência com a vossa mente. Com o vosso eu...e Libertem-se de condicionalismos. Sejam livres , vivam a vida de uma forma destemida e alegre. Ninguém veio á terra para sofrer torturas, ser mal tratado, passar por tormentos ou sermos menos ou mais do que outros.
Ninguem nos pode tirar o que somos. Ninguem nos pode mudar o que temos. Ninguem toma decisões por nós. Ninguem nos ama como nós nos amamos a nós proprios. Somos o que somos da forma que somos e da forma que Deus nos Criou. Com facetas justas e injustas. Com formas de ser que nem sempre conseguem compactuar e estar de acordo com outras mentes e outras formas de liberdade. Existe o direito de ir e vir e também o de ser, da liberdade de escolher as nossas opções de vida. As mentes humanas são feitas de mesquinhices, de egoismos e de prontificaçaõ para julgar cada acto , cada estado de alma. A nossa liberdade não é julgar ninguem...é apenas voar.
Há homens que lutam um dia e são bons; Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.
Bruno Fernandes

Sem comentários: