domingo, novembro 21, 2010

Como lutar contra as Frustrações?

Caros amigos,

Quem de nós nunca se deparou com dificuldades geradores de focos de instabilidade ou frustração?
Quem de nós nunca teve momentos de melancolia, tristeza em que tudo parecia perdido para sempre?
Quem de nós cultivou de certa forma durante dias, semanas e até meses momentos de melancolia, relaxamento e deu tantas vezes tanta coisa como "perdido"?

E no meio de isto tudo...quem de nós na verdade com os anos que tem passado por nós...não sobreviveu a isto? Então como lutar contra as frustrações? Como evitar que elas tomem conta de nós como se por momentos a própria frustração vestisse a capa do ser humano fisico e tomasse lugar na nossa vida?

Quem é a frustração? O que ela nos proporciona? De que forma podemos combater isso e como evitar que a nossa vida em muitos casos se torne um caos?

Muitos de nós...vivemos certamente imensos momentos ( dependendo da idade de cada um) formas variadissimas de frustração.

Um amor não correspondido. Uma amizade perdida. Uma traição. Um emprego não conseguido. A falta de dinheiro. As necessidades básicas que em muitos falta. Perder um concerto. Não conseguir comprar o que desejávamos.A espera intensa sem conseguir fazer o que mais queriamos. Imensas coisas que poderia colocar aqui.

Tudo e mais alguma coisa é um factor determinante e gerador de frustração em varíadissimas coisas. Frustração essa que está associada também ao medo. Medo esse que nos leva a uma melancolia muitas vezes mórbida. Muitos de nós e varia de pessoas para pessoa leva meses e até anos para ultrapassar as suas proprias frustrações. O que naturalmente faz com o passar da idade que as pessoas se sintam menos preparadas para a vida, mais medrosas e com receios interiores intensos.

Existe antídoto, para a frustração? Para o receio? Para a falta de atitude em tantos casos? Serão as pessoas culpadas também de um certo relaxe interior que as leva em muitos casos a cometer loucuras? Drogas, suícidos, falta de determinação? Seremos nós culpados de todas as frustrações ou porém e não menos verdade todos os outros que directa ou indirectamente nos levam a ficar no estado que muitos se deixam levar e ficar?

Ninguém na verdade é igual a ninguém. Cada pessoas difere uma na outra na forma fisica e psicológica do seu próprio entendimento da vida. Uns acreditam na força da vida com mais coragem, auto estima elevada, atitude para a vida, outros acreditam em Deus e na força do poder que ele nos proporciona, outros porém acreditam apenas que tudo que causa frustração é a falta do dinheiro, de uma vida melhor e mais descomplicada. Existem pessoas com atitudes diferentes, para razões também elas diferentes e casos no meio disto tudo diferenciais.

Mas na verdade que poder podemos exercer para combater a melancolia e frustração de forma que ela não tome conta da nossa vida e de certa forma não interfira no nosso meio?

Muitas vezes e durante anos falei com pessoas que não conseguiam combater a frustração e tristeza de que eram alvos. Existem pessoas que até hoje vivem na trsiteza de terem o mesmo emprego há anos. De ganharem pouco. De ver os filhos crescer sem nunca poder proporcionar muito mais do que desejavam. Existem pessoas que vivem o drama mesmo casadas ou namorando há anos que vivem no passado de nunca terem casado ou namorado aquele "amor perdido" para sempre.

Muitos acordam hoje em dia com uma mulher ou homem do lado a perguntarem-se " Quem é na verdade esta pessoa do meu lado??". Como estes exemplos existem milhares!

Acho graça as pessoas queixarem-se de trabalhos que tem ha anos e eu questionar: " Mas nunca tentas-te arranjar outro? Receber melhor? Ir a entrevistas? Enviar curriculuns? Fazer pela vida!??

Muita gente e por norma responde: " Nunca surgiu a oportunidade". Mas que oportunidade?? - Questiono muitas vezes eu! A oportunidade surge...ou somos nós que fazemos com que ela surja??


NO PRÓXIMO POST...VOLTAMOS PARA A SEGUNDA PARTE!

Sem comentários: