sexta-feira, julho 16, 2010

INSATISFEITÍSSIMO DO SATISFATÓRIO...




“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos”. Eclesiastes 5:10

É incrivel como o dinheiro tem um poder e influência sobre as pessoas e os seus próprios caminhos. Na verdade não trazemos nada para o mundo. E nem podemos levar nada para a morte. O dinheiro na verdade é apenas temporal.

Se me perguntarem o que é mais valioso na conquista da vida ...se o dinheiro ou sabedoria...concerteza que prefiro a autenticidade da essência que a ganância do dinheiro. O dinheiro é importante na vida das pessoas.
Todos sabemos disso. Proporciona alegrias desmedidas. Compramos carros, casas, fazemos viagens, compramos roupas, andamos bonitos, cheirosos, proporcionamos a nós e aos outros imensas possibildiades com o dinheiro. Simples notas de papel proporcionam imagens de alegria que perpetuam.

Mas a suficiência da felicidade reside no dinheiro e no que ele nos proporciona? O dinheiro nao produz felicidade de certa forma. Sim e antes dde tudo autosuficiência que leva á felicidade.

O problema é que as pessoas nao aprendem a viver contentes em toda e qualquer situação. Resumem e transportam a sua felicidade a factores externos.

Contentamente acaba por significar uma suficiência interior que nos mantém em paz. A Procura incessante de ter mais dinheiro, de conseguir mais só nos leva a desejar e ambicionar mais e mais. Daí que quando não conseguimos essa autosuficiencia o desespero é enorme. Porque nunca nos habituamos a uma suficiência interior que nos habilite a poder discernir melhor e em paz uma auto-sustentabilidade com pouco dinheiro.

Durante muitos anos..segui a par e passo a minha vida, da familia, dos amigos e conhecidos. E segui observando o seu crescimento e tudo que foram aglomerando e conquistando na sua vida. Uns mais do que outros possuem hoje o que sempre desejaram...outros nunca pediram muito e vivem felizes. Acho que os astros acabam por proporcionar ás pessoas de coração aberto e livre mais do que á corja de gananciosos por esse mundo fora. Engraçado como uma grande percentagem das pessoas ligadas ao dinheiro que cometem suicidios sao...os ricos! Incrivel nao é? 

Supostamente eram os pobres que deveriam cometer mais suicidios...afinal...nao tem dinheiro....

O que me leva a pensar que e a concluir que que os ricos querem sempre acumular mais e mais...e vivem num medo incrivel de perderem tudo. 

Quanto a nós comuns mortais...de classe baixa ou media baixa...ou media alta...seja o que for, vivemos hoje em dia cada vez mais angustiados com o mundo e a vida. O mundo está em completa recessão, desemprego cada vez maior, cada vez é mais dificil ganhar dinheiro se nao formos malandros ou safados...ou termos boas cunhas.

Uns estudam anos a fio, onde grande parte desse dinheiro para pagar a faculdade vai para os cofrs do governo. Pais lutam para que os seus filhos tenham estudos  e tudo fazem para proporcionar isso. Durante anos pagam quantias enormes de dinheiro p ter um bom emprego, com um bom salário. No final uma grande percentagem, sai da faculdade sem a minima ajuda do governo, deixados ao abandono na procura de um trabalho que valorize tudo aquilo que aprendeu.

Muitos saem para a rua, perdidos em busca do seu sonho. Em ter um trabalho na sua área que lhe proporcione segurança, estabilidade.

Alguns conseguem. Outros porém acabam a trabalhar durante meses e ate anos em cafés, restaurantes...até limpezas ou serviços de secretariado. Os anos passam...e aquelas pessoas que sairam de um curso superior com 23/24 anos...muitas caras , tem hoje 35/40 anos. Sem ter aplicado os seus estudos, sonhos naquilo que lutaram. Que o estado, governo pede, exige como máxima educação. Estudem dizem eles! Formem-se! Contratam professores, reformulam as escolas, constroem faculdades e...esquecem-se de proporcionar a essas pessoas.....trabalho!  

Tenho a sensação que os parasitas da sociedade, nao sao os drogados, gays, lésbicas, assassinos, ladrões ou corruptos da máfia. É o proprio governo que ilude. Nao ilude uma pessoa. Ilude uma familia. Ilude um propósito. Um sonho. Uma vida.

Eu sinto as pessoas num corropio louco. Queremos ser felizes mas precisamos todos de dinherio. Temos medo que sem ele ...acabemos infelizes. E na verdade...acabamos sim. Infelizes. Infelizes porque nao podemos ter acesso ao básico. Infelizes porque é gritante e desolador nao ter dinheiro. Eu já tive nessa situação de não ter. Ja tive na situação de querer e nao poder. De passar nas lojas e não poder comprar o basico. Até de passar no supermercado e so ter dinheiro para pão ou leite. E nada mais. Via ás vezes as pessoas a comn o carrinho cheios de compras e o meu sonho era um dia encher um carro cheio de compras.

Uma coisa tão básica naõ é? Simplesmente comprar...comida. Acabei por conseguir fazer isso imensas vezes. E como saía feliz. De ver tantas compras no carro! Sentia-me preenchido!

Eu já quis sair e não pude. Já quis viajar e não consegui ter o suficiente na altura. Mas quando o fiz...senti-me rico, vivo, feliz!

Eu já quis comprar roupa, sapatos, andar bonitão na rua...e não sconsegui. Mas quando o fiz , senti-me enorme. Um modelo saído das revistas.

Sistemáticamente precisamos de dinheiro para tudo. Organizar viagens, sair, divertirmo-nos, encher a cara de vez em quando se tiver vontade, pagar um jantar a um amigo, proporcionar uma bela saída com uma namorada ou amiga. Para isto é necessário ter estrutura, angariar dinheiro, organizar as finanças.

Mas muitas vezes fico desiludido, porque a luta é entre David e Golias. Temos o nosso trabalho, que em muitos casos não nos satisfaz. O que ganhamos é para pagar as contas. Vivemos em casas, gastamos água, luz, tv a cabo, telefone, internet, comida, roupa, passe para o transporte, gasolina para o carro, seguros, enfim.

Trabalhamos para sobreviver e sobrevivemos na ânsia sempre a cada ano que passa, que a vida nos sorria melhor do que no ano anterior. Trabalhamos horas e horas, levantamo-nos cedo a correr para o trabalho que não gostamos ou não nos pagam o suficiente. Queremos sempre mudar de vida, de delinear novas estratégias, de poder sonhar com uma vida melhor,mais completa.

E o que nos completa na verdade? Deus? Amor?Dinheiro? Sexo? Felicidade? Amizade?

O que nos completa? O conjunto?

Uma amiga dizia: O que nos completa não vem do outro, sim de dentro de nós.

Na verdade o que nos completa é a vontade e não a ganância,é  a força e não a insegurança, é a energia e não a instabilidade. È o desejo e não a incoerência.

O que precisamos de aceitar e nos permitir a discernir tudo...de forma a conquistar mais é as nossas limitações. O que eu posso e nao posso fazer. O que consigo e não consigo conquistar.

Eu gosto de colocar em questão a minha própria limitação. A minha negatividade, as trevas que por vezes escuras, negras que pairam sobre o meu coração.

Então nesta prespectiva proponho o seguinte:

O sucesso profissional é importante porém o sucesso no amor é superior.

O amor é o combustível do Universo. É o veículo de comunicação com a felicidade, assim, devemos sempre nos lembrar: Amar a si próprio, permitindo, com auto-respeito, descobrir quem somos, porque agimos de tal forma e qual o caminho para o bem estar, amar a vida, um sentimento de pura integração com toda a existência. É a verdadeira união. A possibilidade de crescer, aprender e enriquecer. Amar ao próximo, a maneira de agradecer à possibilidade de sorrir, viver e dar a sua contribuição para que outros possam usufruir desta deliciosa sensação que é existir.
 
Porque existir faz-nos acreditar que podemos....

Sem comentários: